Você sabe o que é magia? Veja como moldar as energias a seu favor
Em diversos dicionários, encontramos a definição para a palavra magia como uma arte, uma ciência e uma prática que se apoia em crenças. Quem crê na magia vê a possibilidade de alterar o curso dos acontecimentos terrestres por meio da intervenção do oculto, de fórmulas e de rituais. Através destas práticas, viriam à tona entidades e energias de outros planos da existência.
De acordo com a história esotérica, os magos do passado descobriram que tinham a capacidade de moldar as energias para obter o que desejavam.
Eles descobriram que, ao aplicar uma intenção sobre algo, mantendo a mente, o sentimento e a concentração focados, com a ajuda de ervas, cristais, água ou fogo potencializando a ação, conseguiam resultados no mundo concreto.
Francis Barrett, autor de Magus, define a magia como “uma ciência muito boa e louvável da qual uma pessoa pode tirar proveito, tornando-se sábia e feliz. Sua prática está longe de ser ofensiva a Deus ou ao Homem, pois a própria raiz ou fundamento de toda a magia brota das Escrituras Sagradas. E, por essa razão, os sábios eram chamados Magi.” , um termo de origem persa. Lembremo-nos dos Magos que aparecem para homenagear o nascimento de Jesus.
A magia acaba sendo a arte de exercer a própria intenção na realidade.
Bibliografia
Para quem está iniciando nos estudos da arte da magia e mesmo para quem já possui algum conhecimento, listamos abaixo alguns livros que representam diferentes vertentes.
- História da Magia, escrito por Eliphas Levi, é uma enciclopédia com sete livros abordando as origens, a formação do dogma, a relação entre a magia e cristianismo e como ela se insere na civilização, entre outros temas. É recomendado para quem está iniciando e precisa ter uma noção ampla.
- Dogma e Ritual da Alta Magia, escrito por Eliphas Levi é dividido em dois volumes: dogma e ritual. Aqui são aprofundados temas específicos, como o Triângulo de Salomão, o Tetragrama, o Pentagrama, a Cabala, a astrologia, a medicina oculta e a alquimia, entre outras questões. É um grande clássico da magia ocidental, um dos principais livros da história do ocultismo.
- O Livro da Magia Sagrada de Abramelin, escrito por Abraão, o Judeu, é outro livro de enorme importância na história do ocultismo.
Conta a história de um mago egípcio chamado Abraham ou Abra-Melin, que ensinou um sistema oculto a Abraão, o autor, um judeu em Worms, na Alemanha, que teria vivido entre 1362 e1458 d.C.
O sistema mágico deste livro recuperou popularidade nos séculos 19 e 20, em parte devido à tradução de Samuel L. MacGregor Mathers, que estabeleceu sua importância dentro da Ordem Hermética da Aurora Dourada (Golden Dawn em inglês) e mais tarde dentro do sistema místico de Thelema (criado em 1904 por Aleister Crowley).
Contudo, Mathers usou a cópia do manuscrito menos confiável como base para sua tradução, e ela contém muitos erros e omissões.
A tradução posterior para o inglês, feita por Georg Dehn e Steven Guth, baseada na primeira e mais completa das fontes, é mais erudita e abrangente.
Dehn atribuiu a autoria do Livro de Abramelin ao rabino Yaakov Moelin, um talmudista judeu alemão. E o livro apresenta uma lista de espíritos que podem ser evocados, mas sempre sob a proteção e orientação do Santo Anjo Guardião, cuja interação com o mago exige uma rigorosa preparação.
- Dicionário de Magia e Esoterismo, escrito por Nevill Drury. Como o próprio título diz, é um dicionário com mais de três mil verbetes. Ele apresenta também biografias de personalidades do esoterismo e do ocultismo. É uma obra fundamental na biblioteca de qualquer estudioso da arte.
- A Golden Dawn - A Aurora Dourada, escrito por Israel Regardie, é um livro que conta a história da Ordem que citamos pouco acima ao falarmos do Livro de Abramelin, fundada na Inglaterra, em 1888, pelos maçons Willian Robert Woodman e William Wyn Westcott e pelo ocultista MacGregor Mathers. A Golden Dawn foi a precursora do renascimento do paganismo entre os séculos XIX e XX.
Alta x baixa magia
Grosso modo, a Alta é praticada por magos - aqueles que têm acesso aos livros e aos instrumentos precisos para realizar os rituais. É menos acessível e exige mais estudo do praticante do ponto de vista da erudição.
Já a Baixa é praticada por bruxas - que passavam o conhecimento verbalmente entre os familiares e faziam os rituais na natureza utilizando aquilo que estava disponível nela.
A bruxaria conta com um maior número de adeptos por ser mais acessível. As curandeiras, por exemplo, podem ser enquadradas como praticantes de Baixa Magia. O que não implica que seja uma magia "inferior". Mas é uma magia que lida com forças mais densas, mais ligadas ao plano terreno.
Os diferentes tipos
De acordo com os estudiosos, existem seis tipos de magia, conforme listado abaixo:
Magia Negra:
É utilizada para destruir a existência das coisas. É considerada a inversão dos Dez Mandamentos. É baseada na soberba e praticada por almas perdidas. Não respeita o livre-arbítrio. Veja aqui um artigo mais detalhado sobre ela.
Magia Cinza:
Visa alcançar o domínio sobre a natureza, em especial sobre as plantas. Os quatro elementos (ar, água, fogo e terra) são os responsáveis pelas transformações que são estudadas nesta arte.
Magia Vermelha:
O agente magnético mais poderoso do organismo é o sangue, devido à sua composição, que faz a ponte entre as forças orgânicas e as forças astrais. Por isso ele é utilizado neste tipo de arte mágica.
Magia Azul:
Utilizada por seres humanos para contatar o além. É muito usada para fazer pedidos. Ela se dá por meio de cinco etapas: penitência, purificação, confirmação, vocalização e transformação.
Magia Branca:
Os magos pertencentes à Fraternidade Branca têm a missão de ajudar a humanidade e praticam e ensinam esse tipo de magia, que nunca pede nada em troca, a não ser a dedicação do praticante.
Ela é realizada por meio de cinco etapas: chegar, conquistar, amar, sacrificar e desaparecer (dissolução do ego).
Trabalha com anjos, deuses, seres celestiais, mestres ascensos, espíritos santos, com a Divindade em si.
Agora você já sabe um pouco mais sobre magia.
Gostou do nosso Artigo?
Adoraríamos conhecer a sua opinião. Comente e compartilhe em suas redes sociais.
Gratidão
Veja também...
Lilith, quem é ela? – Antes de Eva, houve uma outra companheira para Adão, chamada Lilith. Segundo os antigos testamentos da bíblia, Lilith durante o ato sexual com Adão, recusou-se a trocar de posição e ficar por baixo dele. Deixando de lado a mensagem direcionada ao sexo, pode-se compreender que Lilith apenas não queria ficar
Read More
Simpatia da Cigana Carmem – Quase todo mundo já passou por algum relacionamento amoroso que não deu certo, seja porque foi abusivo, tóxico ou simplesmente acabou e os envolvidos tiveram que romper seus laços afetivos e seguir a diante rumo a caminhos diferentes, ainda que algum dos parceiros ainda nutra sentimentos de amor pelo outro,
Read More
Exu Capa Preta – Na vastidão do panteão afro-brasileiro, Exú Capa Preta se destaca como uma figura enigmática e poderosa. Sua presença evoca mistério e respeito, muitas vezes mal compreendido por aqueles fora dos círculos da Umbanda. Neste artigo, mergulharemos nas profundezas desse orixá, explorando sua essência, símbolos, papel dentro da prática religiosa, suas falanges,
Read More