Palavras-chave:
* Sephirot
* Cabala
* Hermetismo
* Judaísmo
* Árvore da Vida
* Cristianismo
A Sephirah Yesod
Yesod (em hebraico: יסוד , ou seja, “fundamento”) é a Sephirah localizada perto da base da Árvore da Vida cabalística.
É a Sephirah abaixo de Hod e Netzach e acima de Malkuth (o Reino).
É vista como um veículo que permite o movimento de uma coisa ou condição para outra (o poder da conexão).
É o fundamento no qual se enraíza toda transformação.
Yesod segundo a Cabala Judaica
Segundo a Cabala Judaica, é o fundamento sobre o qual Deus construiu o mundo. Também serve como transmissor ou conexão entre as Sephirot que estão acima e a realidade inferior (“Acima como Abaixo”).
A luz das Sephirot superiores se reúne em Yesod e é canalizada até Malkuth, que está abaixo. Dessa maneira, está associado aos órgãos sexuais.
Yesod, sendo uma Sephirah de energia masculina, reúne as forças vitais das Sephirot que estão acima e transmite essas energias criativas e vitais para Malkuth, que é feminina e se encontra abaixo.
Yesod canaliza. Malkuth recebe. Simplificando, é assim que ocorre.
É através de Malkuth, por sua vez, que a Terra é capaz de interagir com a divindade.
Yesod desempenha o papel de coletar e equilibrar as energias diferentes e opostas de Hod e Netzach, e também de Tipheret acima, armazenando e distribuindo-as por todo o mundo.
É comparada à “sala de máquinas” da criação. Os querubins são o coro angelical conectado a Yesod, encabeçado pelo arcanjo Gabriel.
Em contraste, a ordem demoníaca na esfera de Qliphoth que existe em oposição a Yesod é Gamaliel, governada pelo arquidemônio Lilith.
Yesod do ponto de vista cristão
Segundo a filosofia cabalística judaica, Yesod é responsável pelos poderes de comunicação, conexão e contato com a realidade externa dentro da alma, unificando o mundo material de Malkuth com as outras Sephiroth.
Portanto, alguns cristãos comparam Yesod à terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo.
O Espírito Santo é definido por alguns cristãos como um aspecto do Deus Trino.
Esses cristãos acreditam que o Espírito Santo é o aspecto de Deus que unifica Deus à humanidade, que conecta o acima e o abaixo.
Yesod para o hermetismo e o esoterismo
Na filosofia esotérica ocidental, de acordo com o escritor Dion Fortune, Yesod é considerada como sendo uma Sephirah “de suprema importância para o ocultista prático”, pois sem ela seria impossível se conectar às esferas mais altas.
Yesod é o lugar onde todas as emoções estão concentradas, é a base secreta da personalidade, das aspirações ocultas, dos ideais, das atrações emocionais.
Esta esfera também governa a capacidade de mesclar tudo o que você precisa reunir e direcioná-lo para a pessoa certa na hora certa.
Sua localização no corpo físico se dá na área dos órgãos sexuais; Yesod, portanto, controla a vida sexual, cuja expressão correta é a base sobre a qual basear a evolução espiritual. A energia sexual bem dirigida permite à kundalini subir. E nesse sentido, no Yoga e na sabedoria indiana, pode ser comparado ao chara sexual.
Yesod é a qualidade da Verdade, entendida como uma característica indispensável para a realização feliz das relações humanas. É aquela Verdade que nos permite conectar o acima e abaixo.
A falsidade e a mentira nos levam a ficar presos; já a verdade nos liberta e nos autoriza a subir.
Do ponto de vista macrocósmico, se analisarmos a Árvore da Vida, percebemos que Yesod ocupa um lugar estratégico e muito importante para a Terra e para o homem.
Yesod não apenas representa o ponto de equilíbrio do “Triângulo Astral”, como uma Sephirah funcional para equilibrar os dois opostos, Hod e Netzach, como também está diretamente conectada com Tiphereth através da coluna central da Árvore da Vida.
Tiphereth (ou Tiphareth), por sua vez, é a Sephirah que equilibra as forças e energias de Geburah e Chesed, com as quais forma o “Triângulo Ético”. E se conecta, também através da coluna central da Árvore, com Kether, o vértice do “Triângulo Supremo”, que tem Chokmah e Binah como base.
Assim, vemos que Yesod coleta as forças e energias de todas as Sephiroth da Árvore da Vida. O que torna ainda mais claro o porquê dela ser o “Fundamento”, o receptáculo de todas as Emanações. É a única Sephirah que comunica diretamente a força e a energia divinas para a Terra.
Yesod filtra as energias para que a Terra possa recebê-las.
É considerada o Éter dos Sábios, que depois se transforma nos quatro elementos, ou a Luz Astral da Terra, que conecta este mundo aos mundos superiores.
É a substância de nossa natureza psíquica, aquela que nos permite tomar consciência da existência de outros planos e então alcançar a Consciência superior. É o fundamento de nossa ascensão.
Do ponto de vista microcósmico, é o primeiro passo em que o desejo por verdade, luz e consciência é despertado. É onde encontramos a necessidade de conhecer melhor a divindade que permeia a criação.
Em Malkuth, cansados da vaidade de uma vida repetitiva, inteiramente dedicada aos valores materiais, elevamos nossos desejos para cima, procurando padrões de comportamento diferentes dos habituais.
Buscamos canais ou caminhos a seguir para sair da escuridão. E encontramos a raiz desses caminhos em Yesod.
Yesod também fala de caridade: Yesod é um canal de comunicação através do qual nos oferecemos ao outro, ao próximo. Nos conectamos a Deus para trazer sua energia para iluminar nosso semelhante ao mesmo tempo que iluminamos a nós mesmos. E aqui entra de novo a Verdade: não devemos obstruir nosso canal de comunicação com mentiras.
As mentiras tendem a ferir o próximo e são primeira característica de uma pessoa envolvida em um relacionamento errado consigo mesmo, com os outros e com Deus. Ela não consegue canalizar uma energia pura e dessa forma sua caridade muitas vezes é falsa, apenas aparente. Esta pessoa “ajuda” com a intenção de aparecer, de parecer generosa e caridosa.
Quanto mais sinceros e genuínos somos com os outros, mais fácil se torna se conectar aos aspectos elevados de cada um.
E isso vale sobretudo em um relacionamento amoroso: quanto mais nos dedicamos ao parceiro com pureza, e vice-versa, mais simples se torna alcançar a elevação de si mesmo através das energias sexuais regidas por Yesod. Nos afastamos de Lilith e nos aproximamos de Gabriel, o anjo que anunciou a Maria o nascimento de Jesus.