agosto 26, 2021

Yesod: O Fundamento

Palavras-chave:

* Sephirot

* Cabala

* Hermetismo

* Judaísmo

* Árvore da Vida

* Cristianismo

A Sephirah Yesod

Yesod (em hebraico: יסוד , ou seja, “fundamento”) é a Sephirah localizada perto da base da Árvore da Vida cabalística.

yesod

É a Sephirah abaixo de Hod e Netzach e acima de Malkuth (o Reino).

É vista como um veículo que permite o movimento de uma coisa ou condição para outra (o poder da conexão).

É o fundamento no qual se enraíza toda transformação.

Yesod segundo a Cabala Judaica

Segundo a Cabala Judaica, é o fundamento sobre o qual Deus construiu o mundo. Também serve como transmissor ou conexão entre as Sephirot que estão acima e a realidade inferior (“Acima como Abaixo”).

A luz das Sephirot superiores se reúne em Yesod e é canalizada até Malkuth, que está abaixo. Dessa maneira, está associado aos órgãos sexuais.

Yesod, sendo uma Sephirah de energia masculina, reúne as forças vitais das Sephirot que estão acima e transmite essas energias criativas e vitais para Malkuth, que é feminina e se encontra abaixo.

Yesod canaliza. Malkuth recebe. Simplificando, é assim que ocorre.

É através de Malkuth, por sua vez, que a Terra é capaz de interagir com a divindade.

Yesod desempenha o papel de coletar e equilibrar as energias diferentes e opostas de Hod e Netzach, e também de Tipheret acima, armazenando e distribuindo-as por todo o mundo.

É comparada à “sala de máquinas” da criação. Os querubins são o coro angelical conectado a Yesod, encabeçado pelo arcanjo Gabriel.

Em contraste, a ordem demoníaca na esfera de Qliphoth que existe em oposição a Yesod é Gamaliel, governada pelo arquidemônio Lilith.

Yesod do ponto de vista cristão

Segundo a filosofia cabalística judaica, Yesod é responsável pelos poderes de comunicação, conexão e contato com a realidade externa dentro da alma, unificando o mundo material de Malkuth com as outras Sephiroth.

Portanto, alguns cristãos comparam Yesod à terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo.

O Espírito Santo é definido por alguns cristãos como um aspecto do Deus Trino.

Esses cristãos acreditam que o Espírito Santo é o aspecto de Deus que unifica Deus à humanidade, que conecta o acima e o abaixo.

Yesod para o hermetismo e o esoterismo

yesod

Na filosofia esotérica ocidental, de acordo com o escritor Dion Fortune, Yesod é considerada como sendo uma Sephirah “de suprema importância para o ocultista prático”, pois sem ela seria impossível se conectar às esferas mais altas.

Yesod é o lugar onde todas as emoções estão concentradas, é a base secreta da personalidade, das aspirações ocultas, dos ideais, das atrações emocionais.

Esta esfera também governa a capacidade de mesclar tudo o que você precisa reunir e direcioná-lo para a pessoa certa na hora certa.

Sua localização no corpo físico se dá na área dos órgãos sexuais; Yesod, portanto, controla a vida sexual, cuja expressão correta é a base sobre a qual basear a evolução espiritual. A energia sexual bem dirigida permite à kundalini subir. E nesse sentido, no Yoga e na sabedoria indiana, pode ser comparado ao chara sexual.

Yesod é a qualidade da Verdade, entendida como uma característica indispensável para a realização feliz das relações humanas. É aquela Verdade que nos permite conectar o acima e abaixo.

A falsidade e a mentira nos levam a ficar presos; já a verdade nos liberta e nos autoriza a subir.

Do ponto de vista macrocósmico, se analisarmos a Árvore da Vida, percebemos que Yesod ocupa um lugar estratégico e muito importante para a Terra e para o homem.

Yesod não apenas representa o ponto de equilíbrio do “Triângulo Astral”, como uma Sephirah funcional para equilibrar os dois opostos, Hod e Netzach, como também está diretamente conectada com Tiphereth através da coluna central da Árvore da Vida.

Tiphereth (ou Tiphareth), por sua vez, é a Sephirah que equilibra as forças e energias de Geburah e Chesed, com as quais forma o “Triângulo Ético”. E se conecta, também através da coluna central da Árvore, com Kether, o vértice do “Triângulo Supremo”, que tem Chokmah e Binah como base.

Assim, vemos que Yesod coleta as forças e energias de todas as Sephiroth da Árvore da Vida. O que torna ainda mais claro o porquê dela ser o “Fundamento”, o receptáculo de todas as Emanações. É a única Sephirah que comunica diretamente a força e a energia divinas para a Terra.

Yesod filtra as energias para que a Terra possa recebê-las.

É considerada o Éter dos Sábios, que depois se transforma nos quatro elementos, ou a Luz Astral da Terra, que conecta este mundo aos mundos superiores.

É a substância de nossa natureza psíquica, aquela que nos permite tomar consciência da existência de outros planos e então alcançar a Consciência superior. É o fundamento de nossa ascensão.

Do ponto de vista microcósmico, é o primeiro passo em que o desejo por verdade, luz e consciência é despertado. É onde encontramos a necessidade de conhecer melhor a divindade que permeia a criação.

Em Malkuth, cansados da vaidade de uma vida repetitiva, inteiramente dedicada aos valores materiais, elevamos nossos desejos para cima, procurando padrões de comportamento diferentes dos habituais.

Buscamos canais ou caminhos a seguir para sair da escuridão. E encontramos a raiz desses caminhos em Yesod.

Yesod também fala de caridade: Yesod é um canal de comunicação através do qual nos oferecemos ao outro, ao próximo. Nos conectamos a Deus para trazer sua energia para iluminar nosso semelhante ao mesmo tempo que iluminamos a nós mesmos. E aqui entra de novo a Verdade: não devemos obstruir nosso canal de comunicação com mentiras.

As mentiras tendem a ferir o próximo e são primeira característica de uma pessoa envolvida em um relacionamento errado consigo mesmo, com os outros e com Deus. Ela não consegue canalizar uma energia pura e dessa forma sua caridade muitas vezes é falsa, apenas aparente. Esta pessoa “ajuda” com a intenção de aparecer, de parecer generosa e caridosa.

Quanto mais sinceros e genuínos somos com os outros, mais fácil se torna se conectar aos aspectos elevados de cada um.

E isso vale sobretudo em um relacionamento amoroso: quanto mais nos dedicamos ao parceiro com pureza, e vice-versa, mais simples se torna alcançar a elevação de si mesmo através das energias sexuais regidas por Yesod. Nos afastamos de Lilith e nos aproximamos de Gabriel, o anjo que anunciou a Maria o nascimento de Jesus.

yesod


Marcello Salvaggio
logotipo amazon

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.

Já consultou nossos Tarólogos?

A partir de R$ 9,90


Faça sua consulta online agora mesmo!


Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas sobre Amor, Dinheiro, Emprego etc.


Veja também...

outubro 14, 2021

outubro 7, 2021

outubro 4, 2021

>