outubro 1, 2018

Você sabe o que é magia? Veja como moldar as energias a seu favor

magia

Você sabe o que é magia? Veja como moldar as energias a seu favor

Em diversos dicionários, encontramos a definição para a palavra magia como uma arte, uma ciência e uma prática que se apoia em crenças. Quem crê na magia vê a possibilidade de alterar o curso dos acontecimentos terrestres por meio da intervenção do oculto, de fórmulas e de rituais. Através destas práticas, viriam à tona entidades e energias de outros planos da existência.

De acordo com a história esotérica, os magos do passado descobriram que tinham a capacidade de moldar as energias para obter o que desejavam.

Eles descobriram que, ao aplicar uma intenção sobre algo, mantendo a mente, o sentimento e a concentração focados, com a ajuda de ervas, cristais, água ou fogo potencializando a ação, conseguiam resultados no mundo concreto.

Francis Barrett, autor de Magus, define a magia como “uma ciência muito boa e louvável da qual uma pessoa pode tirar proveito, tornando-se sábia e feliz. Sua prática está longe de ser ofensiva a Deus ou ao Homem, pois a própria raiz ou fundamento de toda a magia brota das Escrituras Sagradas. E, por essa razão, os sábios eram chamados Magi.” , um termo de origem persa. Lembremo-nos dos Magos que aparecem para homenagear o nascimento de Jesus.

A magia acaba sendo a arte de exercer a própria intenção na realidade.

Bibliografia 

Para quem está iniciando nos estudos da arte da magia e mesmo para quem já possui algum conhecimento, listamos abaixo alguns livros que representam diferentes vertentes.

  • História da Magia, escrito por Eliphas Levi, é uma enciclopédia com sete livros abordando as origens, a formação do dogma, a relação entre a magia e cristianismo e como ela se insere na civilização, entre outros temas. É recomendado para quem está iniciando e precisa ter uma noção ampla.
  • Dogma e Ritual da Alta Magia, escrito por Eliphas Levi é dividido em dois volumes: dogma e ritual. Aqui são aprofundados temas específicos, como o Triângulo de Salomão, o Tetragrama, o Pentagrama, a Cabala, a astrologia, a medicina oculta e a alquimia, entre outras questões. É um grande clássico da magia ocidental, um dos principais livros da história do ocultismo.
  • O Livro da Magia Sagrada de Abramelin, escrito por Abraão, o Judeu, é outro livro de enorme importância na história do ocultismo.

     

    Conta a história de um mago egípcio chamado Abraham ou Abra-Melin, que ensinou um sistema oculto a Abraão, o autor, um judeu em Worms, na Alemanha, que teria vivido entre 1362 e1458 d.C.

    O sistema mágico deste livro recuperou popularidade nos séculos 19 e 20, em parte devido à tradução de Samuel L. MacGregor Mathers, que estabeleceu sua importância dentro da Ordem Hermética da Aurora Dourada (Golden Dawn em inglês) e mais tarde dentro do sistema místico de Thelema (criado em 1904 por Aleister Crowley).

    Contudo, Mathers usou a cópia do manuscrito menos confiável como base para sua tradução, e ela contém muitos erros e omissões.

    A tradução posterior para o inglês, feita por Georg Dehn e Steven Guth, baseada na primeira e mais completa das fontes, é mais erudita e abrangente.

    Dehn atribuiu a autoria do Livro de Abramelin ao rabino Yaakov Moelin, um talmudista judeu alemão. E o livro apresenta uma lista de espíritos que podem ser evocados, mas sempre sob a proteção e orientação do Santo Anjo Guardião, cuja interação com o mago exige uma rigorosa preparação.

  • Dicionário de Magia e Esoterismo, escrito por Nevill Drury. Como o próprio título diz, é um dicionário com mais de três mil verbetes. Ele apresenta também biografias de personalidades do esoterismo e do ocultismo. É uma obra fundamental na biblioteca de qualquer estudioso da arte.
  • A Golden Dawn – A Aurora Dourada, escrito por Israel Regardie, é um livro que conta a história da Ordem que citamos pouco acima ao falarmos do Livro de Abramelin, fundada na Inglaterra, em 1888, pelos maçons Willian Robert Woodman e William Wyn Westcott e pelo ocultista MacGregor Mathers. A Golden Dawn foi a precursora do renascimento do paganismo entre os séculos XIX e XX.

Alta x baixa magia

Grosso modo, a Alta é praticada por magos – aqueles que têm acesso aos livros e aos instrumentos precisos para realizar os rituais. É menos acessível e exige mais estudo do praticante do ponto de vista da erudição. 

Já a Baixa é praticada por bruxas – que passavam o conhecimento verbalmente entre os familiares e faziam os rituais na natureza utilizando aquilo que estava disponível nela.

A bruxaria conta com um maior número de adeptos por ser mais acessível. As curandeiras, por exemplo, podem ser enquadradas como praticantes de Baixa Magia. O que não implica que seja uma magia “inferior”. Mas é uma magia que lida com forças mais densas, mais ligadas ao plano terreno.

Os diferentes tipos 

De acordo com os estudiosos, existem seis tipos de magia, conforme listado abaixo:

Magia Negra:

É utilizada para destruir a existência das coisas. É considerada a inversão dos Dez Mandamentos. É baseada na soberba e praticada por almas perdidas. Não respeita o livre-arbítrio. Veja aqui um artigo mais detalhado sobre ela.

Magia Cinza:

Visa alcançar o domínio sobre a natureza, em especial sobre as plantas. Os quatro elementos (ar, água, fogo e terra) são os responsáveis pelas transformações que são estudadas nesta arte.

Magia Vermelha:

O agente magnético mais poderoso do organismo é o sangue, devido à sua composição, que faz a ponte entre as forças orgânicas e as forças astrais. Por isso ele é utilizado neste tipo de arte mágica.

Magia Azul:

Utilizada por seres humanos para contatar o além. É muito usada para fazer pedidos. Ela se dá por meio de cinco etapas: penitência, purificação, confirmação, vocalização e transformação.

Magia Branca:

Os magos pertencentes à Fraternidade Branca têm a missão de ajudar a humanidade e praticam e ensinam esse tipo de magia, que nunca pede nada em troca, a não ser a dedicação do praticante.

Ela é realizada por meio de cinco etapas: chegar, conquistar, amar, sacrificar e desaparecer (dissolução do ego).

Trabalha com anjos, deuses, seres celestiais, mestres ascensos, espíritos santos, com a Divindade em si.

 

Agora você já sabe um pouco mais sobre magia.

Gostou do nosso Artigo?

Adoraríamos conhecer a sua opinião. Comente e compartilhe em suas redes sociais.

Gratidão



Dúvidas no Amor?

Dinheiro?

Emprego?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

setembro 16, 2021

setembro 9, 2021

setembro 7, 2021

>