fevereiro 18, 2021

Vinagre de maçã, conheça seus benefícios.

Com o seu forte aroma inconfundível, o vinagre de maçã tornou-se um protagonista das mesas, mas também entre os remédios naturais.

Você sabia que este tipo de vinagre tem muitas propriedades benéficas para a saúde?

O vinagre de maçã na história

Hipócrates sabia disso com certeza, na verdade parece que ele o usava muito na área médica, junto com o mel, para acalmar a tosse.

É preciso dizer que até então era mais conhecido como condimento, porque na verdade já havia sido descoberto na Mesopotâmia. Estamos falando de 5000 a.C.

Os chineses descobriram que o vinagre de maçã era excelente para a saúde em 1200 a.C.

Também é comentado no Antigo e no Novo Testamento.

Vinagre de maçã

Todos nos lembramos da esponja ensopada dada a Jesus na cruz para que bebesse algo, mas não sabemos se ela estava umedecida em vinagre de maçã ou de vinho.

Os romanos o utilizavam para neutralizar as possíveis doenças contidas na água.

Esse conhecimento passou para os conquistadores das Américas, que trouxeram barris inteiros para combater o escorbuto.

Também se sabia que era excelente como um remédio rápido para combater piolhos, indigestão e cheiros ruins.

Como o vinagre de maçã é obtido?

A cidra é fermentada, não o mosto, em barris de madeira. Depois de atingir um determinado nível de acidez, é colocado na garrafa ou deixado para amadurecer como o vinho.

Que partes da maçã são utilizadas?

Nada deve ser desprezado, pois a maioria das substâncias benéficas está nos resíduos!

Como você pode reconhecer um bom vinagre de maçã?

O melhor é aquele não pasteurizado, que fica um pouco mais turvo e, portanto, mantém a maior parte de suas propriedades intactas.

Propriedades e nutrientes contidos no vinagre de maçã

Beber vinagre de maçã pela manhã pode ajudar na nossa saúde?

O vinagre de maçã diluído em água é um ótimo remédio natural para várias doenças.

Este tipo de vinagre contém:

    fósforo

    cálcio

    enxofre

    flúor

    silício

    ferro

    cobre

    magnésio

    potássio

    sódio

    vitaminas A, B1, B2, B6, C, E

    pectina

    ácido acético

    betacaroteno

Com todos esses nutrientes preciosos, o vinagre de maçã não pode deixar de trazer muitos benefícios ao nosso corpo.

Os benefícios do vinagre de maçã

Antienvelhecimento: o vinagre de maçã retarda a oxidação celular, que é o efeito dos radicais livres e, portanto, nos faz permanecer jovens por mais tempo. Vinagre ou elixir?

Benefício cardiovascular: de acordo com alguns estudos, parece que o vinagre ajuda a combater o colesterol e também a fortalecer as paredes venosas e arteriais;

Vinagre de maçã

Benefícios intestinais: a pectina ajuda a promover a regularidade e o bom funcionamento do intestino, restaurando a flora bacteriana e prevenindo o desenvolvimento dos temidos sacaromicetos. É também um excelente remédio natural para a disenteria;

Tonificação: todos os órgãos se beneficiam do benefício de tonificação, não apenas o sistema cardiovascular e os órgãos excretores;

Emagrecedor e diurético: você sabia que esta bebida estimula a diurese, desperta o metabolismo e ajuda a queimar gorduras?

Desintoxicante: sim, este tipo de vinagre ajuda o corpo a purificar-se e a expelir toxinas; regula também o pH do sangue;

Fortalece o sistema imunológico: graças ao alto teor de vitamina C e cálcio, ajuda o corpo a se fortalecer, a combater a degeneração óssea e a absorver o ferro;

Refrescante: o vinagre de maçã é um excelente refrescante, ajuda a combater inflamações, aftas e a halitose;

Expectorante: poucos sabem que as fumigações com vinagre são excelentes para diluir o catarro;

Antipirético e anti-inflamatório: em caso de febre alta, são usadas esponjas com vinagre na nuca e nos pulsos, enquanto podem ser massageadas quentes nas articulações doloridas.

Regulador glicêmico: você sabia que o vinagre de maçã ajuda a regular os níveis de glicose no sangue?

Anticancerígeno: parece que tomá-lo ajuda a prevenir a formação de células cancerosas (atenção: ele não cura câncer).

Além disso, o vinagre de maçã ajuda a combater cabelos oleosos, caspa, a melhorar a digestão, a reduzir a pressão arterial, a recuperar energia, a aliviar cãibras musculares, a eliminar calosidades, a aliviar dores de cabeça e a tratar micose e dermatite.

Remédios naturais com vinagre de maçã.

Se você tem uma garrafa de vinagre de maçã em casa e não sabe como usá-lo, aqui estão alguns remédios naturais simples.

Se você estiver com dor de cabeça, coloque um pouco de vinagre de maçã em um copo e cheire o seu aroma; você sentirá depois um alívio da dor.

Você acha que ingeriu alimentos que não estavam exatamente frescos? Despeje uma colher de vinagre em um copo de água, misture e beba. Isso provavelmente irá evitar um ataque de diarreia. Essa mistura, bebida antes das refeições, por outro lado, ajuda na digestão.

Halitose? Beba meia colher de vinagre de maçã ou gargareje.

Os gargarejos também são bons para combater afecções da boca, gengiva e garganta, as terríveis aftas por exemplo.

Importante: não enxágue a boca com água a seguir, caso contrário o efeito será perdido.

Tosse persistente? Beba uma colher de sopa de vinagre de maçã misturada com uma colher de chá de mel, ou faça fumigações dissolvendo um copo de vinagre de maçã em uma bacia com água quente.

Dor de garganta? Se você tiver dor de garganta, gargareje com uma colher de chá de vinagre adicionado a meio copo de água. No final do gargarejo, engula tudo. Isso serve para desinfetar as partes profundas da garganta.

Catarro? Em um copo de água quente, misture duas colheres de sopa de vinagre de maçã e gargareje. Ou você pode fazer algumas fumigações para ajudar a dissolver o catarro.

Febre persistente: se uma febre não passa, pegue uma esponja embebida em vinagre de cidra de maçã e coloque por meia hora na nuca e nos pulsos.

Cabelo oleoso, seboso, opaco ou com caspa? Enxágue com vinagre de maçã após a lavagem e esfregue bem. Em seguida passe um jato rápido de água fria.

As lavagens com este vinagre também são excelentes para eliminar os piolhos.

Dores articulares? Dissolva um pouco de vinagre de cidra de maçã e massageie a área.

Costuma ser um excelente remédio também para dermatites e micose, mas antes de usar consulte o seu médico.

Pés inchados e cansados? Basta diluir um pouco de vinagre de maçã em uma tigela com água morna e mergulhar os pés. Quase imediatamente, você sentirá alívio. Como alternativa, você pode fazer compressas com vinagre de maçã nas áreas afetadas pelo inchaço.

Se você tem problema de pele oleosa e acne, o ideal é usar vinagre de maçã como tônico, passando-o no rosto. Também tem um excelente efeito antienvelhecimento!

No verão, em época de mosquitos, lembre-se de aplicar vinagre de maçã nas picadas para evitar coceira e inchaço.

Vinagre de maçã para perder peso: realmente funciona?

Está cientificamente comprovado que o vinagre de maçã ajuda a emagrecer porque estimula o metabolismo, mas, é preciso dizer, não faz milagres: a única maneira de realmente perder peso é praticar atividade física e seguir uma dieta hipocalórica, também combinada com o consumo de vinagre de maçã como purificador.

Uso esotérico do vinagre de maçã

Você pode usar o vinagre de maçã para:

Proteger o interior da casa: mescle o vinagre na água (uma porção de vinagre para quatro de água) e lave o chão, principalmente da cozinha e do banheiro, onde se acumula mais sujeira física e energética.

Proteger a casa: borrife o vinagre (sem dissolvê-lo em nada) nas frestas e cantos de janelas e portas, ou em qualquer outra abertura da casa, como, por exemplo, em goteiras do teto ou em lugares onde há vazamentos. Você pode também limpar a calçada da frente da sua casa com o vinagre.

Banhos de descarrego, para se livrar de feitiços, mau olhado e mau agouro: dissolva o vinagre em água (para cada parte de vinagre, utilize cinco partes de água morna) e lave o corpo do pescoço para baixo. Depois de alguns minutos, tome banho novamente, agora só com água corrente.

Se livrar de pessoas indesejadas e negativas, com auras pesadas, e de pessoas intrometidas: faça uma mescla de vinagre com sal grosso (para cada parcela de vinagre, meia parcela de sal grosso). Jogue a mistura na soleira da porta e perto dela. Se morar em casa, pode jogar na rua, de forma discreta.

Limpeza pessoal: pegue algumas gotas do vinagre e espalhe nas suas mãos, pés, barriga e faces. Isto irá distanciar de você a negatividade e limpará a sua aura. Fique atento apenas a não exagerar na quantidade. Bastam aproximadamente 10 gotas para cada área.

Curas à distância: besunte velas diante das quais irá orar e a foto da pessoa que precisa ser curada.



Já consultou nossos Tarólogos?

A partir de R$ 9,90


Faça sua consulta online agora mesmo!


Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas sobre Amor, Dinheiro, Emprego etc.


Veja também...

setembro 14, 2021

setembro 13, 2021

setembro 6, 2021

>