Tarot de Marselha, a arte secular de interpretar as cartas

Criado por Nícolas Conver, na cidade de Marselha, na França, no século XVIII, o Tarot de Marselha é o principal tarot utilizado em todo mundo. Composto por 78 cartas com significados distintos que, quando escolhidas aleatoriamente, juntas trazem previsões e orientações para a vida. Atualmente existem várias versões do Tarot de Marselha.

Os arcanos do Tarot de Marselha

Divididas em 22 arcanos maiores e 56 menores, o baralho revela por meio das imagens das cartas selecionadas mistérios ocultos relacionados a passado, presente e futuro de quem consulta.

Os arcanos maiores são representações de personagens da sociedade do imaginário medieval. As cartas são O Louco, O Mago, A Sacerdotisa, A Imperatriz, O Imperador, O Papa, Os Amantes, O Carro, A Justiça, O Eremita, A Roda da Fortuna, A Força, O Enforcado, A Morte, A Temperança, O Diabo, A Torre, A Estrela, A Lua, O Sol, O Julgamento e O Mundo. O significado de cada uma delas no jogo corresponde a maior relevância na vida de quem consulta.

Os arcanos menores são compostos por quatro naipes: Espadas, Ouros, Copas e Paus. Essas cartas complementam os arcanos maiores. Cada um dos naipes possui dez arcanos numerados e quatro arcanos com figuras da corte medieval, como Princesa, Príncipe, Cavaleiro, Rainha e Rei. O significado de cada uma delas no jogo relaciona-se ao cotidiano, as situações recorrentes e de relevância superficial na vida de quem consulta.

O que significam algumas cartas do Tarot de Marselha

A Sacerdotisa, por exemplo, é uma carta do Tarot de Marselha que indica sabedoria e a paciência. Está fortemente ligada a intuição e a piedade. As palavras-chave desta carta são intuição, fé, mistério, revelação, sabedoria e resignação. Ela aponta para a necessidade do autoconhecimento e de manter planos em sigilo até o momento de pô-los em prática.

Já a carta Roda da Fortuna, por exemplo, indica a realização de projetos e objetivos que há tempos vêm sendo cultivados e também representa os ciclos da vida. Se o seu ciclo não iniciou ou fechou, ela tem o sentido de ciclo vicioso, no qual determinado fato se repete até que a lição seja aprendida ou até que a pessoa tome uma decisão diferente. Muitas vezes, por conta do nome do arcano, as pessoas interpretam erroneamente como ganhos materiais e dinheiro.

A Princesa de Copas, por exemplo, é uma carta que fala sobre nascimentos. Pode ser em âmbito familiar (uma criança), trabalho (projetos, novo emprego), amor (novo relacionamento), etc. Ela prenuncia um momento de total compreensão das emoções. É um arcano de empatia, afinidade e generosidade.

Interpretação do jogo do Tarot de Marselha

A arte secular de interpretar as cartas do Tarot de Marselha não é para qualquer um. Recomenda-se realizar a consulta com quem possui muito estudo e anos de prática do jogo. Dessa forma, a interpretação fica menos comprometida possível.

Temas como amor, saúde, trabalho, família, evolução pessoal e amizades estão entre os que podem ser interpretados.

O Tarot de Marselha baseia-se no princípio da aleatoriedade e trata-se de um oráculo. Respostas para temas e perguntas diretas – tais como “o que será importante na minha vida nos próximos 30 dias?” – são reveladas por meio da interpretação do tarólogo (alguém com muita sensibilidade, responsabilidade e experiência com o jogo).

Consultas virtuais com o Tarot de Marselha

Atualmente popularizaram-se os jogos virtuais, nos quais o sistema interpreta os resultados ou a própria pessoa que tira as cartas consegue, por meio de pesquisas na internet, ter uma noção para interpretar os resultados do jogo.

Para jogar é preciso mentalizar a questão que gostaria de obter uma orientação. Clicar sobre a carta que mais lhe chamar atenção (notar que as cartas estarão com suas faces desenhadas voltadas para baixo) e em seguida ler a interpretação.

No entanto, não é recomendado realizar o jogo de Tarot de Marselha sozinho. Pois, as interpretações podem ser equivocadas ou errôneas. É um baralho para questões profundas e deve ser utilizado por quem já possui experiência.

Se você se interessou pelo Tarot de Marselha e gostaria de experimentar, no site Vida Tarot, por exemplo, é possível consultar-se com Tarólogos virtualmente a preços populares. O procedimento é rápido, seguro e sigiloso. As consultas custam em torno de R$ 1,70 por minuto. Para realizar sua consulta utilizando o Tarot de Marselha acesse o site www.vidatarot.com.br entre 8h e 2h.