setembro 10, 2018

O Tarot de Marselha e suas 78 cartas: a arte secular de interpretar as cartas

  • Início
  • Blog
  • Tarot
  • O Tarot de Marselha e suas 78 cartas: a arte secular de interpretar as cartas
Tarot de Marselha

O Tarot de Marselha e suas 78 cartas: a arte secular de interpretar as cartas

Criado por Nícolas Conver, na cidade de Marselha, na França, no século XVIII, o Tarot de Marselha é o principal tarot utilizado em todo o mundo.

É composto por 78 cartas com significados distintos que, quando escolhidas aleatoriamente, juntas trazem previsões e orientações para a vida. Atualmente existem várias versões do Tarot de Marselha.

Os arcanos do Tarot de Marselha

Dividido em 22 arcanos maiores e 56 menores, o baralho revela, por meio das imagens das cartas selecionadas, mistérios ocultos relacionados ao passado, ao presente e ao futuro de quem o consulta.

Os arcanos maiores são representações de personagens da sociedade do imaginário medieval. As cartas são O Louco, O Mago, A Sacerdotisa, A Imperatriz, O Imperador, O Papa, Os Amantes, O Carro, A Justiça, O Eremita, A Roda da Fortuna, A Força, O Enforcado, A Morte, A Temperança, O Diabo, A Torre, A Estrela, A Lua, O Sol, O Julgamento e O Mundo.

O significado de cada uma delas no jogo corresponde à maior relevância na vida de quem consulta.

  • O Louco: caos e situações inesperadas
  • O Mago: domínio, habilidade e destreza
  • A Sacerdotisa: mistério, silêncio e reflexão
  • A Imperatriz: desenvolvimento e frutificação do que foi semeado
  • O Imperador: força, autoridade e poder
  • O Sacerdote: moral, confiança e compromisso
  • Os Enamorados: dúvida, dilemas e consciência de fortes desejos
  • O Carro: vitória, obstinação e trajeto linear até o objetivo
  • A Justiça: equilíbrio interior, concentração, distanciamento e autocontrole
  • O Eremita: recolhimento interior, necessidade de manter a concentração no que é essencial e a maturidade adquirida com a experiência
  • A Roda da Fortuna: mudanças; os altos e baixos da vida.
  • A Força: obstinação, sensualidade, noção de corpo e busca pelo autocontrole e pelo domínio das paixões
  • O Pendurado ou O Enforcado: consequências da intransigência, das dificuldades e da dedicação desprendida a uma causa maior
  • A Morte: cortes bruscos, términos e dissoluções necessárias que precedem uma renovação; mudança, transformação
  • A Temperança: equilíbrio, moderação e paciência diante da morosidade; tédio e perseverança
  • O Diabo: paixões e pulsões profundas, o lado animal, instinto e dependências, tudo o que é material e mais denso, ambições
  • A Torre: desmantelamento de falsas estruturas, a libertação das ilusões; ruína e queda
  • A Estrela: purificação, predestinação e simplicidade. Iluminação em meio às trevas
  • A Lua: medos, ilusões, fantasias e perigos
  • O Sol: luz, lucidez e harmonia entre a consciência e a existência; prosperidade e sorte e triunfo nos projetos da vida
  • O Julgamento: revelações de um novo tempo e novidades. Cura e transformação; reerguimento
  • O Mundo: O coroamento de uma ideia ou a conclusão de um projeto. Fama, projeção e benesses.
  • cartas de tarot

Já os arcanos menores do Tarot de Marselha são compostos por quatro naipes: Espadas, Ouros, Copas e Paus. Essas cartas complementam os arcanos maiores.

Cada um dos naipes possui dez arcanos numerados e quatro arcanos com figuras da corte medieval, como Príncipe (Pajem ou Valete), Cavaleiro, Rainha e Rei. O significado de cada uma delas no jogo relaciona-se ao cotidiano, as situações recorrentes e de relevância superficial na vida de quem consulta.

O que significam algumas cartas do Tarot de Marselha

A Sacerdotisa, por exemplo, é uma carta do Tarot de Marselha que indica a sabedoria e a paciência. Está fortemente ligada à intuição e à piedade. As palavras-chave desta carta são intuição, fé, mistério, revelação, sabedoria e resignação. Ela aponta para a necessidade do autoconhecimento e de manter planos em sigilo até o momento de pô-los em prática.

Já a carta Roda da Fortuna, por exemplo, indica a realização de projetos e objetivos que há tempos vêm sendo cultivados e também representa os ciclos da vida. Se o seu ciclo não se iniciou nem se fechou, ela tem o sentido de ciclo vicioso, no qual determinado fato se repete até que a lição seja aprendida ou até que a pessoa tome uma decisão diferente. Muitas vezes, por conta do nome do arcano, as pessoas interpretam erroneamente como ganhos materiais e dinheiro. Mas a Fortuna, no sentido antigo, era vista como cega.

O Pajem ou Valete de Copas, por exemplo, é uma carta que fala sobre nascimentos. Pode ser em âmbito familiar (uma criança), de trabalho (projetos, novo emprego), no amor (novo relacionamento), e assim por diante. Ela prenuncia um momento de total compreensão das emoções. É um arcano de empatia, afinidade e generosidade. Implica em criatividade e boas notícias.

Interpretação do jogo do Tarot de Marselha

A arte secular de interpretar as cartas do Tarot de Marselha não é para qualquer um. Recomenda-se realizar a consulta com quem possui muito estudo e anos de prática do jogo. Dessa forma, a interpretação fica o menos comprometida possível.

Temas como amor, saúde, trabalho, família, evolução pessoal e amizades estão entre os que podem ser interpretados.

O Tarot de Marselha baseia-se no princípio da aleatoriedade e trata-se de um oráculo.

Respostas para temas e perguntas diretas – tais como “o que será importante na minha vida nos próximos 30 dias?” – são reveladas por meio da interpretação do tarólogo (alguém com muita sensibilidade, responsabilidade e experiência com o jogo).

Consultas virtuais com o Tarot de Marselha

Atualmente popularizaram-se os jogos virtuais, nos quais o sistema interpreta os resultados ou a própria pessoa que tira as cartas consegue, por meio de pesquisas na internet, ter uma noção para interpretar os resultados do jogo.

Para jogar é preciso mentalizar a questão em que gostaria de obter uma orientação, clicar sobre a carta que mais lhe chamar a atenção (notar que as cartas estarão com suas faces desenhadas voltadas para baixo) e em seguida ler a interpretação.

No entanto, não é recomendado realizar o jogo do Tarot de Marselha sozinho, porque as interpretações podem ser equivocadas ou errôneas. A energia, os pensamentos e os sentimentos da pessoa podem interferir na tiragem e na interpretação de uma forma diferente em relação a como aconteceria com alguém que não está envolvido nas questões do consulente.

É um baralho para questões profundas e o ideal é que seja utilizado por quem já possui experiência.

Se você se interessou pelo Tarot de Marselha e gostaria de experimentar uma leitura, no site Vida Tarot, por exemplo, é possível consultar-se com Tarólogos virtualmente a preços populares.

O procedimento é rápido, seguro e sigiloso. As consultas custam em torno de R$ 1,97 por minuto.

Para realizar sua consulta utilizando o Tarot de Marselha, acesse o site www.vidatarot.com.br entre as 8h e as 2h.

Gostou do nosso artigo? Adoraríamos conhecer sua opinião. Comente e compartilhe em suas redes sociais.

Gratidão



Já consultou nossos Tarólogos?

A partir de R$ 9,90


Faça sua consulta online agora mesmo!


Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas sobre Amor, Dinheiro, Emprego etc.


Veja também...

abril 8, 2021

março 29, 2021

março 24, 2021

>