O Tarot de Marselha e suas 78 cartas: a arte secular de interpretar as cartas
Criado por Nícolas Conver, na cidade de Marselha, na França, no século XVIII, o Tarot de Marselha é o principal tarot utilizado em todo o mundo.
É composto por 78 cartas com significados distintos que, quando escolhidas aleatoriamente, juntas trazem previsões e orientações para a vida. Atualmente existem várias versões do Tarot de Marselha.
Os arcanos do Tarot de Marselha
Dividido em 22 arcanos maiores e 56 menores, o baralho revela, por meio das imagens das cartas selecionadas, mistérios ocultos relacionados ao passado, ao presente e ao futuro de quem o consulta.
Os arcanos maiores são representações de personagens da sociedade do imaginário medieval. As cartas são O Louco, O Mago, A Sacerdotisa, A Imperatriz, O Imperador, O Papa, Os Amantes, O Carro, A Justiça, O Eremita, A Roda da Fortuna, A Força, O Enforcado, A Morte, A Temperança, O Diabo, A Torre, A Estrela, A Lua, O Sol, O Julgamento e O Mundo.
O significado de cada uma delas no jogo corresponde à maior relevância na vida de quem consulta.
- O Louco: caos e situações inesperadas
- O Mago: domínio, habilidade e destreza
- A Sacerdotisa: mistério, silêncio e reflexão
- A Imperatriz: desenvolvimento e frutificação do que foi semeado
- O Imperador: força, autoridade e poder
- O Sacerdote: moral, confiança e compromisso
- Os Enamorados: dúvida, dilemas e consciência de fortes desejos
- O Carro: vitória, obstinação e trajeto linear até o objetivo
- A Justiça: equilíbrio interior, concentração, distanciamento e autocontrole
- O Eremita: recolhimento interior, necessidade de manter a concentração no que é essencial e a maturidade adquirida com a experiência
- A Roda da Fortuna: mudanças; os altos e baixos da vida.
- A Força: obstinação, sensualidade, noção de corpo e busca pelo autocontrole e pelo domínio das paixões
- O Pendurado ou O Enforcado: consequências da intransigência, das dificuldades e da dedicação desprendida a uma causa maior
- A Morte: cortes bruscos, términos e dissoluções necessárias que precedem uma renovação; mudança, transformação
- A Temperança: equilíbrio, moderação e paciência diante da morosidade; tédio e perseverança
- O Diabo: paixões e pulsões profundas, o lado animal, instinto e dependências, tudo o que é material e mais denso, ambições
- A Torre: desmantelamento de falsas estruturas, a libertação das ilusões; ruína e queda
- A Estrela: purificação, predestinação e simplicidade. Iluminação em meio às trevas
- A Lua: medos, ilusões, fantasias e perigos
- O Sol: luz, lucidez e harmonia entre a consciência e a existência; prosperidade e sorte e triunfo nos projetos da vida
- O Julgamento: revelações de um novo tempo e novidades. Cura e transformação; reerguimento
- O Mundo: O coroamento de uma ideia ou a conclusão de um projeto. Fama, projeção e benesses.
Já os arcanos menores do Tarot de Marselha são compostos por quatro naipes: Espadas, Ouros, Copas e Paus. Essas cartas complementam os arcanos maiores.
Cada um dos naipes possui dez arcanos numerados e quatro arcanos com figuras da corte medieval, como Príncipe (Pajem ou Valete), Cavaleiro, Rainha e Rei. O significado de cada uma delas no jogo relaciona-se ao cotidiano, as situações recorrentes e de relevância superficial na vida de quem consulta.
O que significam algumas cartas do Tarot de Marselha
A Sacerdotisa, por exemplo, é uma carta do Tarot de Marselha que indica a sabedoria e a paciência. Está fortemente ligada à intuição e à piedade. As palavras-chave desta carta são intuição, fé, mistério, revelação, sabedoria e resignação. Ela aponta para a necessidade do autoconhecimento e de manter planos em sigilo até o momento de pô-los em prática.
Já a carta Roda da Fortuna, por exemplo, indica a realização de projetos e objetivos que há tempos vêm sendo cultivados e também representa os ciclos da vida. Se o seu ciclo não se iniciou nem se fechou, ela tem o sentido de ciclo vicioso, no qual determinado fato se repete até que a lição seja aprendida ou até que a pessoa tome uma decisão diferente. Muitas vezes, por conta do nome do arcano, as pessoas interpretam erroneamente como ganhos materiais e dinheiro. Mas a Fortuna, no sentido antigo, era vista como cega.
O Pajem ou Valete de Copas, por exemplo, é uma carta que fala sobre nascimentos. Pode ser em âmbito familiar (uma criança), de trabalho (projetos, novo emprego), no amor (novo relacionamento), e assim por diante. Ela prenuncia um momento de total compreensão das emoções. É um arcano de empatia, afinidade e generosidade. Implica em criatividade e boas notícias.
Interpretação do jogo do Tarot de Marselha
A arte secular de interpretar as cartas do Tarot de Marselha não é para qualquer um. Recomenda-se realizar a consulta com quem possui muito estudo e anos de prática do jogo. Dessa forma, a interpretação fica o menos comprometida possível.
Temas como amor, saúde, trabalho, família, evolução pessoal e amizades estão entre os que podem ser interpretados.
O Tarot de Marselha baseia-se no princípio da aleatoriedade e trata-se de um oráculo.
Respostas para temas e perguntas diretas – tais como “o que será importante na minha vida nos próximos 30 dias?” – são reveladas por meio da interpretação do tarólogo (alguém com muita sensibilidade, responsabilidade e experiência com o jogo).
Consultas virtuais com o Tarot de Marselha
Atualmente popularizaram-se os jogos virtuais, nos quais o sistema interpreta os resultados ou a própria pessoa que tira as cartas consegue, por meio de pesquisas na internet, ter uma noção para interpretar os resultados do jogo.
Para jogar é preciso mentalizar a questão em que gostaria de obter uma orientação, clicar sobre a carta que mais lhe chamar a atenção (notar que as cartas estarão com suas faces desenhadas voltadas para baixo) e em seguida ler a interpretação.
No entanto, não é recomendado realizar o jogo do Tarot de Marselha sozinho, porque as interpretações podem ser equivocadas ou errôneas. A energia, os pensamentos e os sentimentos da pessoa podem interferir na tiragem e na interpretação de uma forma diferente em relação a como aconteceria com alguém que não está envolvido nas questões do consulente.
É um baralho para questões profundas e o ideal é que seja utilizado por quem já possui experiência.
Se você se interessou pelo Tarot de Marselha e gostaria de experimentar uma leitura, no site Vida Tarot, por exemplo, é possível consultar-se com Tarólogos virtualmente a preços populares.
O procedimento é rápido, seguro e sigiloso. As consultas custam em torno de R$ 1,97 por minuto.
Para realizar sua consulta utilizando o Tarot de Marselha, acesse o site www.vidatarot.com.br entre as 8h e as 2h.
Gostou do nosso artigo? Adoraríamos conhecer sua opinião. Comente e compartilhe em suas redes sociais.
Gratidão