fevereiro 4, 2021

Sucesso: você também pode chegar lá!

Você já nasceu sendo uma pessoa de sucesso ou pode se tornar uma?

sucesso

Para ter sucesso, é essencial ter uma posição social elevada ou bastante dinheiro disponível na conta? Ou talvez o sucesso seja apenas uma questão de sorte?

A noção de sucesso é certamente muito subjetiva, mas para abordar esse tópico de forma precisa e científica, vamos pegar a escala da famosa pirâmide de necessidades de Maslow como referência.

Primeiro vamos explicar o que é essa escala.

A pirâmide de necessidades de Maslow

O psicólogo americano Abraham Maslow desenvolveu, entre 1943 e 1954, o conceito de “hierarquia de necessidades ou vontades” que representou como uma escala piramidal dividida em cinco níveis contendo diferentes necessidades: desde a mais elementar e básica, necessária para a sobrevivência do indivíduo (como por exemplo a comida), às mais complexas, que são de carácter social.

Piramide de Maslow

Estas últimas necessidades são as que remetem ao conceito mais partilhado e comum de “sucesso”, pretendido justamente como afirmação social, no trabalho ou no amor.

Mas qualquer pessoa pode alcançar o sucesso desejado?

Claro que há fatores na vida que são imprevisíveis, como acidentes e doenças.

Mas é possível sim se programar para ter muito mais chances de alcançar o sucesso na vida.

Vamos ver algumas estratégias para se chegar ao sucesso.

Aumente a autoconfiança agindo, mesmo que uma ação possa levar a um fracasso temporário

Aumente a autoconfiança agindo

Katty Kay e Claire Shipman, autoras de obras na área da autoconfiança, realizaram um estudo sobre o tema, destacando que o sucesso depende tanto da confiança quanto das habilidades da pessoa.

A baixa confiança se traduz em inércia. É aquela pessoa que por medo de falhar não age, não vai para a frente.

Se você agir e tentar, ao contrário, mesmo que erre o erro lhe ensinará algo de valioso. E você poderá chegar ao sucesso não repetindo o erro que o levou a fracassar no passado.

Se você se arrisca e começa a ter pelo menos pequenos resultados, então a confiança já começa a crescer também.

E assim, por meio do trabalho duro, você pode aumentar a proporção dos bons resultados.

Melhore suas habilidades sociais

Segundo pesquisa realizada pela economista Catherine Weinberger, da Universidade da Califórnia, a maioria dos empreendedores mais bem-sucedidos se destacam tanto em habilidades de conhecimento em suas áreas quanto nas de interação social.

A cada 10 anos, o governo dos EUA examina uma amostra representativa de alunos do ensino médio e os testa para conhecer suas aptidões e habilidades.

Em seguida, os indivíduos desta amostra são acompanhados por cerca de 10 anos, para que então se estude a posição alcançada por cada um no mundo do trabalho.

Usando esses dados, Weinberger cruzou uma amostra de adolescentes de 1972 com a de 1992, concluindo que:

“Pessoas mais inteligentes e socialmente capazes ganham mais em seus empregos hoje do que trabalhadores com habilidades semelhantes em 1980.”

Isso se deve também ao fato que o mundo cresceu em termos de interações sociais com a internet. Logo, os jovens de hoje costumam ter mais habilidades sociais do que os de 20 ou 30 anos atrás.

Uma boa para você aumentar suas habilidades sociais é fazer cursos a respeito ou mesmo terapia, caso, por exemplo, precise se livrar da timidez e aprender a falar melhor em público ou usando a internet.

Atrase um pouco as recompensas

Em 1972 foi realizada a seguinte experiência.

Um marshmallow foi colocado na frente de uma criança, com a promessa de um segundo marshmallow se ela conseguisse resistir a comer aquele pedaço fofo e de aparência saborosa durante a ausência do pesquisador de controle. Uma ausência que duraria 15 minutos.

Estudos de acompanhamento ao longo dos seguintes 40 anos descobriram que as crianças que forma capazes de resistir à tentação de comer os marshmallows se tornaram pessoas com melhores habilidades sociais, que pontuaram mais alto nos testes escolares e entre elas houve menor incidência de abuso de substâncias nocivas.

Elas se tornaram pessoas capazes de alcançar maior sucesso, em suma.

Além disso, as ex-crianças que eram capazes de resistir aos marshmallows estavam, em média, em melhor forma física quando cresceram e muito mais resistentes ao estresse do que aquelas que sucumbiram à tentação quando crianças.

O que isso quer dizer?

Simplesmente que muitas vezes nos deixamos levar pelo momento, nos distraímos, e deixamos de lado coisas que podem nos levar ao sucesso.

Por exemplo, abrimos mão de trabalhar um pouco mais naquele dia para assistir ao episódio de uma série ou de uma novela.

Não precisamos nos matar de estudar e trabalhar. Mas aquele esforcinho a mais hoje pode fazer a diferença no futuro.

Comprometa-se a fazer algo todos os dias

Comprometa-se a fazer algo todos os dias

Os melhores em todos os campos (atletas, músicos, empresários, artistas) são todos mais consistentes e disciplinados do que seus pares.

Eles mantêm sua perseverança intacta em suas rotinas, dia após dia, enquanto todos os outros ficam atolados nas pequenas grandes urgências da vida diária e no eterno conflito entre procrastinação e motivação.

Mesmo que um dia estejam sem vontade de fazer nada, eles continuam treinando e estudando, se aplicando em suas áreas, nem que seja um pouquinho, durante os dias mais atribulados.

Também não desistem facilmente diante do primeiro fracasso.

Em caso de erro ou fracasso, examinam o que erraram e tiram o acontecimento como aprendizado para continuar melhorando.

Demonstre paixão e perseverança por metas de longo prazo

A psicóloga Angela Duckworth passou anos estudando crianças e adultos e descobriu uma única característica que prediz o sucesso de forma mais significativa: em português, o termo pode ser traduzido como “paixão” ou mesmo “raça”, como aquela raça que um jogador de futebol coloca em campo quando quer vencer a qualquer custo.

Ter paixão significa agir por seu futuro, dia após dia, não apenas por uma semana, não apenas por um mês, mas por muitos anos, trabalhando muito duro para tornar esse futuro uma realidade.

A paixão por metas a longo prazo é viver a vida como se fosse uma maratona, não uma corrida de cem metros.

É não desistir quando se tropeça, mas trabalhar para superar cada obstáculo que aparecer no caminho.

Faça com que a sua seja uma mentalidade aberta

Segundo uma pesquisa levada a cabo nos Estados Unidos, o modo como as pessoas percebem sua personalidade influencia em sua capacidade de serem felizes e terem sucesso

Pessoas com mentalidade fechada acreditam que qualidades como caráter inteligência e criatividade sejam imutáveis e que a capacidade de evitar o fracasso seja o modo de demonstrar a própria habilidade e inteligência.

As pessoas com uma mentalidade aberta acreditam que qualquer um possa fazer qualquer coisa.

Qualquer um com a motivação correta poderia se tornar alguém considerado pelos outros como diferente ou especial.

A inteligência pode ser desenvolvida e o verdadeiro potencial de uma pessoa despertar através de anos de esforço, paixão, e aprimoramento constante, que muitas vezes são fruto de uma mentalidade aberta, que aceita sugestões e busca sempre novos conhecimentos e abrir os próprios horizontes.

Cultive suas relações pessoais

O amor é a chave do sucesso pessoal. Falamos aqui do amor pelo próximo, pelo seu trabalho, pelas suas metas.

Você deve aprender a ser mais paciente.

Isso em todos os campos de sua vida.

Não negligencie um campo para favorecer apenas outro. Pesquisas descobriram que homens de negócios que se dedicam apenas ao trabalho não costumam ser felizes em suas vidas pessoais.

Você pode tanto cultivar valores como a caridade, a atenção ao próximo, e ser bem-sucedido no seu trabalho.

Seja autêntico

Em primeiro lugar seja você mesmo. Este pode parecer um conselho banal, mas na verdade é essencial que você exerça sua personalidade no que faz e nos ambientes em que atua.

Não se acanhe. Busque fazer o que gosta e se aprimorar o máximo possível nisso. Em algum momento você terá alguma espécie de reconhecimento. Só não tenha pressa.

Não tenha medo também de pedir ajuda. Às vezes um cargo mais alto uma função mais importante pode assustar você. Mas não se intimide e continue fazendo aquilo em que acredita. Se estiver com dificuldades, peça ajuda a uma pessoa em que confie.

Só tome cuidado para não pedir ajuda a qualquer um. Pedir ajuda a uma pessoa não confiável pode deixar você à mercê de fofocas e fazer com que perca a credibilidade.

Seja sincero mas não demonstre fraqueza. Guarde as suas fraquezas para você mesmo ou para as pessoas nas quais realmente confia. Isso vale tanto no trabalho como no começo de uma relação amorosa.

Até porque, se saiu desabafando sobre seu passado com alguém que acabou de conhecer, acabará assustando essa pessoa e parecendo frágil e vulnerável demais.

Portanto, não confunda ser autêntico com se escancarar para o mundo. A autenticidade, nesse caso, deve andar junto com a assertividade e a firmeza do caráter.

O sucesso profissional

Você pode conseguir sucesso profissional se aprimorando constantemente

Busque sempre se atualizar, fazer novos cursos.

Examine com atenção cada nova tendência da sua área. Fique de olho nas notícias.

Se por acaso quiser mudar de área, estude bem o campo em que está inserindo.

Estude sobre o potencial de mercado dessa nova área. Veja quais são as vagas, ou então os possíveis clientes.

Se estiver infeliz no seu trabalho de momento, não tenha medo de mudar. Mas evite fazer mudanças bruscas e sem planejamento. Sempre se programe quando for começar algo novo.

Se quiser crescer dentro de uma empresa, procure dar sempre o melhor de si, o que não significa aceitar qualquer coisa que seja imposta.

Mostrar personalidade é sempre importante para crescer.

Se você se mostrar fraco e sede por qualquer coisa, será visto como um capacho e não como alguém que quer crescer.

Por isso também evite a as fofocas e outras situações que possam indispor você com os seus colegas.

Até porque seus colegas também podem ajudar você a crescer. Cultivar boas relações no ambiente de trabalho é fundamental, assim como em qualquer outro campo da sua vida.

O sucesso no amor

Para ter sucesso no amor, você não deve buscá-lo desesperadamente.

Deixe que as coisas aconteçam naturalmente. Não fique em cima da pessoa.

Expresse-se e deixa ela se expressar. Não tenha pressa. Fique atento aos sinais.

Muitas vezes nos iludimos com falsos sinais. Por isso a observação atenta é fundamental.

Caso já esteja em um relacionamento, dedique-se a ele. Esteja aberto ao diálogo e não deixe de ouvir seu parceiro.

Lembre-se que o amor é uma arte. E quanto mais você se dedica a ele, mais a felicidade pode se abrir para você.

Não seja preguiçoso. Faça coisas novas. Isso vale tanto para o amor como para todas as outras áreas da sua vida.

É muito fácil se sentir desencorajado. Afinal, nós enfrentamos muitas frustrações e adversidades ao longo de nossas vidas.

Mas temos que ter sempre em mente que enquanto estivermos vivos teremos sempre novas chances.

Nossa chance só se esgotam quando termina a nossa passagem aqui na terra. Por isso não desanime. São muitas as histórias de realização por aí. Leia sobre casais felizes. Leia sobre como eles conseguiram se harmonizar.

As histórias dos outros podem servir de exemplo e inspiração. Evite ficar lendo e ouvindo sobre histórias negativas, de fracassos e frustrações.

Quanto mais você se encher de positividade, melhores serão as oportunidades que conseguirá atrair.

Se sentindo bem consigo mesmo, as pessoas irão reconhecer uma postura digna de alguém que merece ser amado e admirado. Isso muitas vezes acontece no nível inconsciente.

Não precisa se forçar. Um pouco a cada dia será o suficiente. Não é uma questão de se cobrar e sim de agir.

E de repente irá perceber que você mudou. Em consequência disso, a sua vida também mudará.

Nossa vida é um reflexo do que somos por dentro. Reflita sobre isso e não se esqueça: não desista nunca!

Faça desse pensamento um mantra e leve-o adiante pelo resto de sua vida. Você pode mudar, se transformar, conquistar novos espaços e ter novos interesses. O que não pode fazer é renunciar a você mesmo. Você continua ali, sempre, mesmo quando alguns objetivos mudam!

Seu sucesso, no fim das contas, é um apenas um fruto da árvore cuja raiz você precisa regar com atenção e cuidado ao longo de sua vida.

Gostou do artigo? Comente aqui e compartilhe em suas redes sociais.



Marcello Salvaggio
logotipo amazon

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.

Dúvidas no Amor?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

setembro 17, 2021

setembro 14, 2021

setembro 13, 2021

>