setembro 9, 2021

Sonhar com os mortos: o que pode significar?

O que significa sonhar com os mortos? Como interpretar sonhos em que os parentes mais próximos parecem tristes ou deixam um recado?

Este artigo irá examinar a questão da passagem da morte física e do retorno dos mortos em nossos sonhos, questionando qual é o significado dessa presença e que poder ela tem no processamento dos sentimentos de perda.

Sonhar com os mortos é algo comum?

Sonhar com os mortos é algo comum?

Sonhar com os mortos é talvez o sonho mais frequente de todos os tempos e o que traz à tona as maiores emoções e vulnerabilidade.

A dor e a alegria se alternam em igual medida nesses sonhos e muitas vezes há uma sensação de que tudo é real, que nunca houve uma separação e que a pessoa sonhada ainda está viva.

Sonhar com os mortos põe o sonhador em contato com o mistério da morte, com a passagem para uma dimensão desconhecida que desperta todos os nossos medos, como o da solidão que temos que encarar durante a passagem extrema. Afinal, todos chegamos a este mundo e o deixamos sozinhos.

O que significa sonhar com os mortos?

Sonhar com os mortos: o que pode significar?

Se por um lado o sonhar com o morto lembra o vínculo que existia com aquela pessoa, por outro indica também a NOSSA passagem, a própria morte e todas as incógnitas e dúvidas que estão ligadas a ela.

Desde em épocas muito antigas o homem se pergunta: os sonhos com os mortos são contatos reais com eles? São formas que eles encontram para se comunicar conosco? Ou são apenas fantasias? Ou há alguns sonhos que são experiências reais, enquanto outros são mesmo simples sonhos?

Há os sonhos em que os mortos parecem felizes, cumprimentam o sonhador, oferecem-lhe ajuda, deixam-lhe mensagens e até números para jogar na loteria.

Ou então temos sonhos angustiantes em que o falecido parece doente, infeliz e necessitado. E sonhos que refletem tristeza ou situações conflitantes relacionadas ao sonhador, como por exemplo um filho que tinha conflitos com o pai sonha com o pai que lhe dá uma bronca.

Há sonhos em que parece que nosso parente não está “em paz” após a passagem.

Sonhando com os mortos: um contato com a alma?

Uma das perguntas mais frequentes sobre os sonhos com os mortos é se é legítimo pensar em um contato real entre as almas, se o sonho é uma porta que se abre entre dois mundos, uma dimensão na qual ainda é possível tocar alguém que se foi, se comunicar com um ente querido falecido.

Esta pergunta ainda não pode ser respondida com absoluta certeza, porque diz respeito a territórios que saem do conhecimento e da simples lógica humana, mas é certo que os sonhos com os falecidos apresentam, por vezes, qualidades premonitórias e parecem ser independentes do tempo linear a que estamos habituados na terra. .

Sonhando com os mortos: um contato com a alma?

Embora raros, são registrados sonhos ou visões em que a mãe distante aparece para uma última despedida.

Também há sonhos em que mães ou pais dizem a seus filhos para tomar uma determinada decisão e está se mostra acertada, e às vezes salvam a vida dessa pessoa.

Mas são realmente pessoas falecidas ou o anjo da guarda ou o mentor da pessoa que assumem a aparência dessa pessoa e se comunicam com ela dessa forma para passar mais confiança? Ou é o próprio Eu Superior da pessoa que está agindo?

Não podemos saber com certeza, mas são episódios que nos confrontam com o mistério da morte e também evidenciam a força dos laços de sangue que parecem sobreviver para além da dimensão terrena.

Mesmo as pessoas mais racionais, ao sonharem com um ente querido, se deixam às vezes seduzir por esse pensamento de comunicação com o falecido, pela possibilidade de um contato entre “essências” independente das regras físicas.

Sonho com os mortos como despedida.

É comum sonhar com entes queridos que acabamos de perder se despedindo de nós. O que isso significa?

Pode ser tanto a comunicação com o outro lado que mencionamos acima. Como também pode ser uma projeção da própria dor da pessoa, que precisa dessa “despedida” para superar o luto.

O que a pessoa vai considerar vai depender do grau de realismo e intensidade do sonho.

Há muitas pessoas que fazem as seguintes perguntas:

“Acabei de sonhar com meu parente recentemente falecido olhando para mim sem falar, o que isso significa?”

“Ontem à noite sonhei com minha mãe sorrindo para mim e me dizendo para fazer algo. O que devo fazer? Devo seguir esse conselho?”

“Eu sonhei com meu pai que faleceu há dois meses, mas ele parecia chateado.”

“Eu tenho sonhado com meu marido morto há um tempo. Por que isso acontece?”

Em todos esses casos, fará bem à pessoa fazer ou interpretar a situação de acordo com o que diz seu coração, o que sua intuição está lhe sugerindo, desde que não seja algo que lhe será prejudicial ou prejudicial a um terceiro.

Reze para o falecido se sente necessidade. De preferência fora de sua casa, em um lugar neutro, como numa igreja. Rezar pelos mortos dentro de casa pode atrai-los de alguma forma em uma hora imprópria.

Lembre-se que quem está do outro lado precisa viver as experiências do outro lado, e não ficar aqui.

Claro que podem ocorrer visitas autorizadas pelos espíritos superiores, mas isso é algo decidido de cima, que você não deve proporcionar ou forçar, a não ser que faça isso sob a instrução de alguém, como acontece em determinados rituais. Mas estes têm regras precisas a serem seguidas para que seja algo seguro tanto para o vivo como para a pessoa falecida.

Sonhar com os mortos como superação da dor

Sonhar com os mortos pode ser considerado um aspecto do luto em que os sentimentos e emoções vividos pelo sonhador são revividos.

Às vezes reaparecem situações de conflito, sentimento de culpa, episódios do passado, pendências ligadas ao falecido.

Rever o falecido em sonhos lembra o que o sonhador sentia por ele, tanto de positivo como de negativo. E pode servir para que ele possa administrar e superar esses sentimentos.

O sonho com os mortos pode ter a função de restaurar o equilíbrio e a aceitação do ocorrido. E assim é uma oportunidade de encontro também consigo mesmo, para que examine o que ficou para trás na sua relação com quem se foi.

A vida do homem moderno é uma corrida louca, cheia de estímulos poderosos que o desviam do contato consigo mesmo.

A dor individual vem acompanhada da inflação da dor coletiva, de imagens de sofrimento, morte, guerra e violência que chegam em nossos lares através da mídia, cuja repetitividade e virtualidade anestesiam todas as emoções.

Nesse sentido, o sofrimento vivenciado ao sonhar com os mortos faz com que nos voltemos à experiência interior e com isso à importância dos sentimentos íntimos, da vivência das relações interpessoais e do caminho de evolução espiritual, que vem sempre acompanhado de pequenas e grandes mortes (reais e simbólicas).

Sonhar com um ente querido falecido também representa a maneira pela qual ele foi internalizado pelo sonhador quando ele ainda estava vivo.

Pode ser uma experiência equivalente a buscar dentro de si a pessoa amada e perdida, a buscar a função que ela tinha em sua vida (como, por exemplo, amor, afeto, ou a proteção dos pais ou de um parceiro).

O sonho será então uma compensação pelo que falta ou faltou, e poderá servir como parte de um processo de cura para entendermos do que sentimos mais falta em nossas vidas.



Dúvidas no Amor?

Dinheiro?

Emprego?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

fevereiro 10, 2021

maio 22, 2020

maio 14, 2020

>