setembro 1, 2020

Solidão: Por que me sinto só? Como mudar esse sentimento.

COMPARTILHE

O que é exatamente a solidão?

A solidão é uma condição de vida em que várias pessoas podem ficar, principalmente aquelas que perderam o companheiro / companheira de sua vida.

Pode acontecer com idosos, mas também entre jovens.

Podem ser afetados pela solidão os solteiros por escolha, circunstância ou necessidade.

Às vezes, apesar da escolha firme em permanecer só, por priorizar carreira, estudo ou qualquer outra coisa, ou por não acreditar no amor, a pessoa simplesmente se percebe triste por estar se sentindo só.

Até porque às vezes, além de faltar um parceiro amoroso, também tem poucos amigos ou parentes.

Quando a solidão ocorre?

quando-a-solidao-ocorre

A solidão pode também ir além da falta de um parceiro amoroso ou de amigos.

Você também pode estar sozinho em família, ou entre amigos, ou em todas aquelas situações em que está rodeado de pessoas que fazem parte da sua vida.

A solidão não se limita à presença física, é um sentimento e, para sermos precisos, indica um desconforto.

Você pode se sentir só porque não encontra pessoas afins com as suas ideias, mesmo que as pessoas ao seu redor te amem.

Há quem consiga disfarçar a própria solidão se apegando a objetos. Por exemplo isso acontece com aquela pessoa que mora sozinha em casa, mas ama sua casa de forma exaustiva, muito intensa, e isso não é assim tão raro, pelo contrário: ela aparentemente não se sente só.

“Estou com Deus!” Ela diz, e pode insistir que está satisfeita com isso.

No entanto, será que lá no fundo isso é mesmo verdade?

Há pessoas que se apegam a animais, e pegam por exemplo muitos cachorros e gatos. A companhia de animais pode de fato aliviar bastante a solidão, além de distrair a cabeça da pessoa, que tem que levar o bichinho para passear (se for um cachorro), dar comida, etc

Mas mesmo assim há quem apesar de ter um animal sinta falta de contato humano.

Pode-se dizer também que há diversos níveis de solidão.

No nível mais profundo, solidão é ter o vazio por dentro, significa não ter nada sobre o que despejar seu afeto ou sua atenção.

Quem tem um hobby, como pintar, escrever ou praticar atividades físicas, tende a não chegar no nível mais agudo da solidão, porque tem algo para amar, algo que preenche seus dias, mesmo depois de terminar de fazer uma maquete, ler um livro, cultivar uma horta, até porque então ficará ali olhando sua obra, cheio de satisfação.

Se sentirá bem consigo mesmo e em sua condição de solteiro, começando depois a trabalhar com algo novo.

Também se sentirão menos sozinhos aqueles que amam a natureza e têm prazer em caminhar no parque.

Mesmo que sozinhos, estarão sempre na companhia do que amam, já que adoram a natureza, olhar as árvores, fazer tai chi ou yoga ao ar livre, observar os pássaros.

A solidão se torna um grande problema porém quando você passa a ter o coração seco, e não tem nada para amar.

Entre as causas da solidão temos a timidez, que é a dificuldade de agir de modo leve e solto com os outros, e a apatia, que é a falta de vontade de se relacionar com os outros ou de amar algo ou alguém.

O apático vê a vida passando por ele e não tem energias para fazer as coisas melhorarem.

O tímido até tem energias, o problema é a insegurança em si mesmo e a falta de confiança nos outros. A tendência de achar que os outros estão caçoando dele e coisas do tipo.

Muitas vezes esses problemas têm raízes na infância, como naquela menina que era gordinha e as outras zombavam dela por isso. Ou no garoto introvertido e magrelo que se via como feio porque as garotas riam dele e apanhava de meninos mais robustos.

Essas pessoas podem se sentir sozinhas desde essas épocas, quando às vezes não eram entendidas nem pelos pais.

Na idade adulta, se esses traumas não foram solucionados, é bom buscar atividades e práticas que ajudem a resolver isso, como a meditação, ou a ajuda terapêutica.

Além de ser sempre positivo começar a se cuidar mais para levantar a autoestima.

Solidão positiva ou negativa

solidao-positiva-ou-negativa

O sentimento de solidão pode ser um problema que pode levar à depressão.

Essa é a solidão negativa.

E pode se manifestar mesmo quando você está rodeado de pessoas. Não à toa é um mal comum em cidades grandes, em metrópoles.

A solidão pode ser positiva quando você sente necessidade dela, ou quando quer colocar um foco especial em uma questão particular, como passar no vestibular ou em um concurso.

Sim, podemos sentir necessidade de solidão. Às vezes depois de sair de um relacionamento sufocante. Então solidão se torna liberdade.

Como vencer a solidão?

Se o seu problema é a solidão negativa, poderiam te dizer que você precisa sair mais.

Mas a questão não é tão simples, não é?

Em primeiro lugar, é bom, se você está sozinho mesmo, sem mais ninguém como companhia física, começar a ter uma atividade que ame praticar, que te ajude a passar o tempo e possa também te ajudar a melhorar como pessoa.

Nesse caso você pode tentar aprender um outro idioma, ler um livro, comprar um livro de imagens para colorir, meditar.

Então, quando sentir vontade, também pode sair um pouco, ou programar uma viagem! Se quer um parceiro amoroso, não é tão raro assim encontrar casais que se conheceram em viagens.

Se você está rodeado de pessoas e mesmo assim se sente só, o problema é mais profundo.

Pergunte-se o porquê se sente assim. Faça uma lista do que incomoda você ou te deixa melancólico/a.

Todos os dias, assim que levantar, você pode rezar uma Ave-Maria e um Pai-Nosso. Peça ao seu anjo da guarda para que guie os seus caminhos, retirando deles todo o sofrimento, a dor e a saudade que talvez sinta de alguém ou de certos momentos de sua vida.

Ao longo do dia, sempre que se sentir mal por causa da solidão ou do fim de um relacionamento, pense que seu anjo da guarda está ao seu lado, te dando forças para superar essa fase difícil.

Se for algo muito prolongado e não estiver encontrando solução com hobbies ou saindo mais de casa, não tenha vergonha de buscar ajuda.

A solidão no Tarot

a-solidao-no-tarot

O Quatro de Espadas pode indicar um momento de solidão negativa, medo, inquietação, receio e agitação interna.

Já o Eremita pode significar de fato solidão, isolamento, mas de uma forma positiva, carregando a luz de esperança e estimulando em você um crescimento interior.

Gostou do artigo? Comente aqui e compartilhe em suas redes sociais.

Gratidão, Paz e Luz.


Compartilhe!


VT-Post-Vanessa-Ramos

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.


Veja também...

setembro 24, 2020

setembro 21, 2020

setembro 17, 2020

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Publicação Anterior
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Próxima Publicação

Deixe seus comentários...

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>