setembro 7, 2021

Netzach: Vitória alcançada através da resistência.

Palavras-chave:

* Sephirot

* Cabala

* Hermetismo

* Judaísmo

* Árvore da Vida

* Cristianismo

A Sephirah Netzach

Netzach é a Sephirah da Vitória.

É a esfera que rege Vênus.

Suas cores são esmeralda, âmbar, verde, azeitona, o branco manchado de ouro.

Características de Netzach

Netzach

Netzach é a vitória. É frequentemente traduzida também como “eternidade” ou perpetuidade. E assim é a vitória alcançada através da resistência, da persistência, a vitória firme e duradoura, que pode até ser “perpétua” no sentido de ficar para a posteridade, para os descendentes.

Governada por Vênus, Netzach é uma Sephirah de intuição, sensibilidade e sentimentos. É a primeira Sephirah do Triângulo Astral (Netzach-Hod-Yesod). É instinto, inovação e emoção, enquanto seu oposto, Hod, é intelecto e tradição.

E aqui, novamente, temos que enfatizar como os opostos devem se equilibrar. Pois sem Hod, temos sentimentos não controlados pela razão, emoções desregradas. Ou então, vice-versa, sem Netzach, temos a razão não regulada pelos sentimentos, o que pode leva a uma frieza muito destrutiva.

Netzach e as forças da natureza

Netzach é uma Sephirah à qual são atribuídas as forças da natureza. É a esfera de Vênus/Afrodite, a deusa do amor e da beleza, de tudo o que é estético, da beleza natural e espontânea.

E como o nome é “Vitória”, entendemos que a vitória está apaixonada.

O amor, aqui, não implica em uma atração sexual (embora esta possa estar incluída aqui), mas em um sentimento de empatia e amor espiritual por todas as coisas, pela vida, pela natureza, pelo próprio corpo. Daí também a conexão com a dança, com tudo o que é uma força natural do corpo humano.

Netzach e o feminino

Pode ser difícil de entender, mas é uma Sephirah feminina em um pilar masculino.

Contudo, não podemos ser estreitos em nosso raciocínio: homem e mulher são características físicas humanas que não podem ser aplicadas aqui ao pé da letra.

Em Netzach, percebemos as coisas através da intuição. Nisso ela é feminina. É intuitiva. E é também dinâmica, rege as as transformações, assim como o corpo da mulher também se transforma mais do que o do homem. Basta lembrar de situações como gravidez e menstruação.

Contudo, o homem, em seu aspecto feminino, em sua anima, para usarmos um termo na psicologia de Jung, também se transforma e muda.

Netzach obtém a vitória através da transformação.

Netzach na cabala judaica

Dentro das Sefiroth, Netzach fica geometricamente em frente a Hod.

É uma sefiroth “tática”, o que significa que seu objetivo não é inerente a ela mesma. Em vez disso, ela se  comporta como um meio para outra coisa.

Sefiroth deste tipo, nos triângulos que formam, marcam um ponto de viragem.

Os outros dois triângulos de Sefiroth lidam com a vontade intrínseca de Deus, com o que Ele deseja conceder ao homem. Já o que é formado por Hod, Netzach e Hod se concentra no homem:

Qual é a maneira mais apropriada do ser humano receber a mensagem de Deus? Como a vontade de Deus pode ser implementada de maneira mais eficaz?

Netzach refere-se a ações de Deus que são Chesed (‘bondade”), em essência, mas que são apresentadas ao homem através de um prelúdio de aspereza que precisa ser transmutado. Por isso é uma Sephiroth de viragem, de transformação.

Netzach é “resistência”. É a coragem e a paciência para seguir adiante em suas paixões mesmocom um começo difícil, áspero.

Em um grupo, Netzach é liderança, a capacidade de reunir as pessoas em torno de uma causa e de motivá-las a agir. Para isso, é necessária muita intuição e um espírito acolhedor.

Já Hod, no grupo ou comunidade, é a capacidade de fazer o trabalho necessário para levar as ideias adiante e fazê-las acontecer

Netzach é identificada com a nossa perna direita quando a Árvore da Vida é retratada na forma humana, enquanto Hod fica à nossa esquerda.

A ordem angélica é a ordem dos Elohim, cujo arcanjo regente é Haniel ou Anael. Um arcanjo muito ligado à esfera do amor e associado ao planeta Vênus.

Netzach, em suma, é a capacidade de estender e realizar o amor de Chesed no mundo, dando-lhe durabilidade e estabilidade e superando os obstáculos que impedem as boas intenções.

É a sensação de segurança que permeia aqueles que sabem que estão apoiados no lugar certo.

É constância e decisão, é a capacidade de vencer, mas também, não podemos nos esquecer, de não ficarmos embriagados com a vitória.

Não devemos nos deixar levar pelo orgulho e pela comemoração excessivas, que podem nos impedir de subir, fazendo com que nos acomodemos ou mesmo com que desçamos,

Netzach no cristianismo

Netzach é considerada um dos frutos do Espírito nas epístolas de São Paulo.

Netzach no cristianismo

Em Gálatas 5:22: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”

Em Romanos 5: 3:  “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, ” são as tribulações e asperezas que devem ser transformadas para se alcançara vitória.

Vitória esta que é sobretudo uma semente de amor voltada à geração de uma árvore que sobe até Deus.

A ligação entre Netzach e Hod

As Sephiroth Netzach e Hod também correspondem às duas grandes tendências presentes em cada indivíduo e em cada cultura: a conservadora e a progressista.

A saúde espiritual consiste em possuir em si as duas e em saber dosá-las e se preciso usá-las juntas. Há momentos em que temos que ser mais conservadores, em outros mais transformadores. Há pontos de vista conservadores com os quais podemos nos sentir mais à vontade, enquanto em outros aspectos podemos nos sentir mais progressistas.

O ser humano não é um bloco monolítico e não precisa ficar apegado a uma polaridade como se fosse um time de futebol.

Já se disse que em Netzach residem a resistência e a coragem que derivam dos sentimentos que surgem no caminho reto de Hod, que abrange o reconhecimento dos valores antigos e tradicionais.

Temos aqui sentimentos que nascem como um pensamento, mas que vão crescendo e se tornando cada vez mais intensos.

A vitória final não pode escapar daqueles que perseveram na decisão de se firmar no equilíbrio e assim fazer o bem.

Se as qualidades ou valores de Hod predominarem em demasia, teremos um forte componente de insatisfação que nos levará a pesquisas incessantes e cansativas.

Em Netzach encontramos o amor e o prazer que nos trazem satisfação, que nos levam a perseverar porque tornam a busca algo agradável, permitindo também um repouso no colo de Vênus.



Marcello Salvaggio
logotipo amazon

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.

Dúvidas no Amor?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

outubro 14, 2021

outubro 7, 2021

outubro 4, 2021

>