dezembro 9, 2020

Saturno e os signos: como esse astro, o planeta de número 7 na astrologia, influencia seu signo

COMPARTILHE

Saturno viaja pelos signos do zodíaco por cerca de 28 a 30 anos, completando um ciclo completo.

Saturno

Este planeta representa as estruturas, a disciplina, o tempo, o aprendizado, a perseverança, a força de vontade e o trabalho constante e firme para construir algo, pois a mensagem é a de que sem trabalho, organização e um senso de dever é impossível estruturar algo, como uma casa que é construída e para isto é preciso estudar a planta, o terreno, desenhar  as estruturas, saber o quanto de material e mão de obra serão necessários, para que assim se possa construir algo sólido que dure ao longo de muitos anos.

O grande aprendizado deste planeta é, portanto, que com força de vontade se pode alcançar o que se deseja. Saturno é um planeta cujo sentido maior está ligado à perseverança, a não desistir das próprias causas e a não abandonar as raízes necessárias.

A ação de Saturno é lenta e duradoura e representa na mitologia Cronos, o deus do tempo, assim como as estações do ano, os ciclos da vida. A duração da gestação por exemplo, segue a uma ordem dentro do tempo e da natureza, mostrando-nos que para que algo amadureça e se desenvolva são necessários trabalho, tempo e respeito ao funcionamento do universo.

Os desafios da vida adulta, como trabalhar, estudar, lidar com as próprias limitações e ser responsável por si mesmo são “ensinados” por Saturno, que é um rigoroso porém sábio professor.

A rigidez moral, de pensamentos e de atitudes, e o excesso de crítica, podem, no entanto, nos tornar rabugentos no terreno de Saturno. Sob a influência deste planeta, temos que tomar cuidado para evitar virar “velhos ranzinzas.”

Antigamente ele era o últimos dos planetas da astrologia tradicional e antiga, fazendo parte dos 7 planetas clássicos (o Sol e a Lua, segundo a astrologia, vamos nos lembrar, são planetas também). Isso antes da descoberta de Urano, Netuno e Plutão, quando a humanidade ficou pronta para ir além de seus limites e conhecer através de observação e pesquisas o funcionamento destes planetas no estudo astrológico.

No mapa astral, a posição de Saturno indica onde tendemos a exigir mais de nós mesmos, a querer compensar as nossas fragilidades. É o setor em que achamos os sentimentos de insegurança, mas ao mesmo tempo temos chances de “trabalhar” com afinco para melhorar estas incertezas, aceitando-as e lidando com elas de forma positiva.

O medo, a insegurança e a solidão podem ser transformados em confiança, maturidade e solitude (o estar bem consigo mesmo (a) e em paz, sem a necessidade do outro), mas é somente com o tempo, ao lidarmos com as dificuldades da vida, que conseguimos amadurecer mais.

Acompanhando a passagem do tempo, Saturno rege o envelhecimento, junto com as lições que este processo nos ensina. Aprender as lições da vida é a chave para que este planeta mantenha seu papel de professor.

A majestade da idade mais adulta traz consigo um certo senso de tradição, convencionalismo (nossos padrões de comportamento, em geral, tendem a se tornar menos menos transgressores) e sabedoria, e Saturno está atento a essas características.

Este planeta aplaude nossa perseverança e o fato de termos resistido ao teste do tempo (sim, o tempo volta de novo). A longo prazo, esse status de adulto mais maduro traz consigo uma medida de autoridade, e Saturno governa tudo isso com maestria.

A estrutura, a ordem e a maneira como conduzimos os negócios são coisas regidas por este planeta de anéis. A liderança amadurecida também é importante aqui. Além da relação com antiguidade da alma.

Saturno, novamente em seu papel de professor, está interessado no Karma e nas lições que as experiências passadas podem trazer. Não só de vidas passadas, mas lidamos aqui com as lições que as experiências desta vida mesmo vão trazendo consigo.

Saturno é a foice que ceifa, mas que é necessária, caso contrário seria impossível limpar o terreno e ter uma boa colheita.

Saturno, na mitologia romana, era justamente a divindade da semeadura e do cultivo da videira, que fornecia o vinho tão precioso para os antigos romanos. Era assimilado ao grego Kronos.

Filho de Gaia, ele escapou das garras de seu pai Urano que, com ciúmes de seu próprio filho, queria matá-lo. Saturno se vingou castrando-o e ocupando seu lugar no reino dos céus.

Dessa forma, também na astrologia Saturno “castra” Urano, sendo associado às tradições e aos convencionalismos, enquanto Urano é transgressão e inovação. Um aspecto não é pior ou melhor que o outro, e sim são complementares. Devemos não encarar as coisas com um olhar que vê simples polarização, mas como um que que nota a complementação.

Na mitologia, também matou seus filhos, engolindo-os por medo de que pudessem derrubá-lo.

Júpiter, filho de Saturno, conseguiu escapar e quando cresceu o obrigou a vomitar todas as crianças que havia engolido. Portanto, foi Júpiter que ocupou seu lugar no reino dos céus e Saturno, forçado a fugir, refugiou-se junto a Jano.

Logo abaixo você encontrará algumas interpretações de Saturno pelos signos quando do seu nascimento.

Uma informação importante: para saber a posição deste planeta no signo, é necessário que calcule seu mapa astral. Existem sites que fazem isto gratuitamente, como o astro.com.

Saturno e os Signos:

Saturno em Áries:

Áries

Aqui a impulsividade, a energia ígnea deste signo, está sob o controle deste planeta, tornando a expressão da iniciativa um tanto dificultosa para você, que ao mesmo tempo necessita se autoafirmar no mundo, já que se sente inseguro quanto a si próprio. A raiva e a agressividade podem ficar contidas, mas se expressarem na forma de rigidez e dores de cabeça pela frustração em não conseguir lidar com estes assuntos.

Saturno em Touro:

Touro

O receio da ausência de recursos materiais, o medo da falta, podem se manifestar em quem tem este posicionamento. Existe uma perseverança e vontade firme com este posicionamento, mas que pode fazer a pessoa se deixar levar pela teimosia, pela inflexibilidade e pela não aceitação de mudanças.

Num outro sentido, quando esta posição é bem trabalhada, a pessoa se torna uma grande força tanto para si quanto para os outros.

É possessivo (a) com aquilo que considera “seu”.

Num outro sentido, é preciso aprender a lidar com seu corpo, com o prazer pessoal, e com a sua resposta a isto, de maneira que seja agradável para você desfrutar da vida e daquilo que possa lhe dar aconchego material e emocional.

Saturno em Gêmeos:

Gêmeos

Aqui a planeta da disciplina se envolve com o signo do intelecto, levando com o passar do tempo à necessidade de melhoria das funções do pensamento, do estudo, da curiosidade com relação às coisas que podem levar ao aprendizado.

Por um outro lado, pode haver falta de confiança na expressão de suas ideias, receio que aquilo que diga e pense possa ser criticado. Então pode ter dificuldades para se expressar e ser uma pessoa mais tímida e fechada, introvertida..

Saturno em Câncer:

Câncer

Emocionalmente você pode se sentir inseguro e ter receio em demonstrar e entrar em contato com suas emoções. Isto pode ter sido absorvido na infância, pois aqui o aconchego do útero, ou seja, daquilo que pode lhe trazer uma segurança, emocional, pode parecer ameaçador para você.

Você pode ficar na defensiva em relação às questões dos sentimentos e pode se magoar com facilidade. Assim, quando adquirir uma maior consciência de seus reais sentimentos e aprender a compartilhá-los sem receios, poderá lidar melhor com estas questões. Por um outro lado, pode se sentir responsável por quem gosta, ama e tender a cuidar dos mesmos com dedicação.

Saturno em Leão:

Leão

Você tem um ego poderoso, intenso, orgulhoso, não gostando de ser contrariado, tendendo a exigir demais de si mesmo, que seja o melhor em tudo, por falta de confiança no amor próprio e em suas reais capacidades.

Não gosta de receber ordens e se sente ofendido quando é questionado em suas capacidades. Por um outro lado, é responsável e pode ter um ótimo senso de humor, sendo capaz de rir de suas próprias dificuldades e de assumir seus defeitos, aprendendo a relaxar e a se aceitar com suas qualidades e defeitos. Pode ter dificuldade para se divertir, se retraindo neste sentido, deixando de aproveitar a vida.

Saturno em Virgem:

Virgem

Sua carência está em ser muito exigente consigo e com os outros. Tende a ter muita força, empenho para o trabalho e organização, mas pode ter dificuldades para relaxar. A tendência é que Saturno aqui torne você uma pessoa muito tensa.

Em relação ao corpo, pode se sentir inadequado. Os detalhes se tornam importantes para você, mas não deve perder a visão do todo.

Saturno em Libra:

Saturno e os signos: como esse astro, o planeta de número 7 na astrologia, influencia seu signo

Este posicionamento de Saturno poderá levar a inseguranças nas relações com os outros, no casamento, nas associações e ou nas relações amorosas.

É exigente no amor e as cobranças podem tornar estas questões difíceis de lidar. Com o tempo, amadurece nestes temas, aprendendo também a ser disciplinado.

É dotado de bom senso e facilidade para estruturar a beleza das coisas (facilidades com arquitetura, design de interiores e tudo o que tiver a ver com arte e estética).

Se este planeta estiver neste signo e na 6ª casa ou for o regente dela, pode levar a problemas nos rins.

Saturno em Escorpião:

Escorpião

Intenso, do tipo que vai até o fim num desafio, mas pode ter dificuldade em lidar com mudanças, transformações e quando a vida “leva embora” algo que trazia um senso de segurança.

Este posicionamento aponta que é importante lidar com seus medos mais profundos e com questões relacionadas à morte, à sexualidade e aos seus sentimentos mais intensos. Tem facilidade para a pesquisa, para perceber o lado mais “sombrio” das coisas e “enxergar” aquilo que está abaixo, além das superfície das coisas.

Saturno em Sagitário:

Sagitário

Olhar para o horizonte e assim ir buscar por um objetivo além pode fazer com que se sinta receoso e será preciso superar suas próprias limitações e acreditar, como diz a música, que “além do arco íris” pode existir “um mundo melhor”.

Quem tem Saturno nesta posição tem suas próprias crenças e precisa aprender a ser flexível e a perceber as oportunidades que estão à sua volta, saindo de sua zona de conforto.

Saturno em Capricórnio:

Capricórnio

Aqui este planeta está em seu signo de domicílio. As questões da ambição e da conquista dos seus objetivos se tornam algo importante em sua vida, mas você pode ser muito autocrítico e com isto exigir demais de si, travando seu crescimento.

Assim, o medo deve ser vencido pela confiança e a perseverança. Com o tempo, tende a ser um indivíduo cuidadoso, organizado, com muita força de vontade, necessitando somente ser mais tolerante consigo e com os outros.

Saturno em Aquário:

Aquário

O aspecto visionário de Aquário e das amizades se alia aqui à necessidade de estrutura de Saturno. Quem tem este posicionamento pode se sentir inseguro nas relações com os amigos, podendo se cobrar demais neste sentido ou exigir muito dos outros nas relações. A consciência de grupo com Saturno neste signo precisa ser bem fundamentada e há uma sensação de responsabilidade por estas questões.

É leal nas amizades, mas pode ser demasiado racional e as pessoas podem interpretá-lo (a) como muito frio e distante. Inteligente, pode se tornar um chato para os outros.

Saturno em Peixes:

Peixes

Este planeta lida com as estruturas, com aquilo que é palpável, e Peixes com o sonho, a imaginação, o mundo abstrato e a psique.

Assim, podem existir preocupações excessivas com as coisas, e tende a pairar o paradoxo entre a realidade e aquilo que escapa à compreensão dos 5 sentidos. O desafio aqui é equilibrar as emoções com um senso de realidade, evitando o isolamento excessivo, a autopiedade e o receio da não realização dos seus desejos. Seria interessante fazer terapia como forma de lidar com estas questões.

Se você deseja saber mais sobre como “funciona” Saturno em seu mapa astral, assim como sobre o posicionamento dele por casa, os aspectos que faz e outras indicações, faça seu mapa astral comigo.

Até breve!

Gostou do artigo? Comente aqui e compartilhe em suas redes sociais!


Compartilhe!


Flávio Versannio
logotipo amazon

Flávio Versannio


Sou sagitariano, astrólogo, terapeuta floral e tenho alguns livros publicados no site da Amazon. Realizo consultas de astrologia, florais de Bach e cursos.

Clique aqui para saber mais sobre o meu atendimento.

Já consultou nossos Tarólogos?

A partir de R$ 9,90


Faça sua consulta online agora mesmo!


Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas sobre Amor, Dinheiro, Emprego etc.


Veja também...

março 1, 2021

dezembro 22, 2020

dezembro 21, 2020


Deixe seus comentários...

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>