outubro 20, 2020

São Francisco de Assis: o amor pela simplicidade

COMPARTILHE

Nascimento e início da vida

São Francisco de Assis nasceu em Assis entre dezembro de 1181 e setembro de 1182. Alguns indicam a provável data de nascimento em 26 de setembro de 1182. Seu pai, Pietro Bernardone dei Moriconi, era um rico comerciante de tecidos e especiarias, enquanto sua mãe, Pica Bourlemont, era de origem nobre.

Sao Francisco de Assis

Reza a lenda que São Francisco de Assis veio à luz durante a viagem do casal à Terra Santa.

Foi batizado por sua mãe com o nome de Giovanni, mas teve seu nome mudado para Francisco após a volta de seu pai de uma viagem de negócios à França. Como a viagem teria sido muito bem-sucedida, parece que foi uma forma do pai homenagear este país.

Ele estudou latim, música e poesia e seu pai também lhe ensinou francês e provençal, a língua mais usada no sul da França na época, com o objetivo de introduzi-lo ao comércio. Como precisaria viajar, era bom que conhecesse muitas línguas.

Ainda adolescente, ele trabalha atrás do balcão da loja de seu pai.

Aos vinte anos, participa da guerra entre as cidades de Assis e Perugia, em uma época em que a Itália não era um país unificado, mas uma série de pequenos principados, reinos e cidades independentes.

O exército em que São Francisco de Assis luta é derrotado e ele fica prisioneiro por um ano. A prisão é longa e difícil e ele volta para casa gravemente doente.

Depois de se recuperar graças aos cuidados maternos, ele partiu rumo ao sul. Mas durante a viagem teve uma visão mística pela primeira vez, o que o levou a abandonar a vida de soldado e voltar para Assis.

A conversão de São francisco de Assis

A conversão de sao francisco de assis

A sua conversão teria começado em 1205. São contados vários episódios que datam deste período: desde aquele em que, em 1206, trocou a sua roupa com a de um mendigo romano e começou a mendigar em frente à Basílica de São Pedro, até o encontro com o leproso na planície em frente a Assis.

Os amigos que já não o reconheciam como o companheiro alegre das diversões do passado, ele que era bastante boêmio, e o abandonaram.

O pai então começa a compreender que suas expectativas que São Francisco de Assis será seu herdeiro no comércio não serão realizadas, e entra em franco atrito com ele. Mas São Francisco de Assis não se abate, agora decidido a seguir um caminho de santidade.

Um dia, enquanto está rezando na igreja de São Damião, o crucifixo ganha vida para lhe pedir que conserte a igreja em ruínas.

Para atender ao pedido divino, ele enche o dorso de um cavalo com tecidos retirados da loja de seu pai e os vende.

Então, percebendo que o dinheiro não é suficiente, ele até vende o cavalo.

Depois desse episódio, o confronto com seu pai fica cada vez mais difícil, até que Pietro decide deserdá-lo. Mas Francisco, em plena praça pública de Assis, renuncia a seus bens paternos: é 12 de abril de 1207.

O caminho místico e os milagres de São Francisco

A partir deste momento em que renuncia à herança do pai, Francisco sai de Assis e vai para Gubbio, onde, do lado de fora das muralhas, se depara com o terrível lobo que aterroriza os habitantes da cidade.

Ele consegue domar o animal feroz simplesmente falando com ele. É assim que acontece o que é considerado seu primeiro milagre.

Francisco costura para si uma camisa de lona crua, amarrada na cintura por um cordão de três nós, usa sandálias e fica no território de Gubbio até o final de 1207.

Sempre carrega uma sacola cheia de ferramentas de pedreiro, com as quais restaura pessoalmente a igreja de São Damião e a pequena igreja de Santa Maria degli Angeli, que se torna sua casa.

Este é o período em que ele concebeu os primeiros esboços do que mais tarde se tornaria a Regra Franciscana.

Ler o Evangelho de Mateus, capítulo X, inspira-o a ponto de induzi-lo a entendê-lo ao pé da letra. Diz o trecho inspirador: “Não busque ouro, prata ou dinheiro para seus bolsos, nem uma bolsa de viagem, nem duas túnicas, nem sapatos, nem mesmo uma bengala; pois o trabalhador tem direito ao seu sustento!”.

O primeiro discípulo oficial de Francisco é Bernardo de Quintavalle, magistrado, seguido de Pietro Cattani, cônego e doutor em direito.

A estes dois primeiros discípulos se juntam: Egidio, fazendeiro, Sabatino, Morico, Felipe Longo, padre Silvestro, Giovanni della Cappella, Barbaro, Bernardo Vigilante e Angelo Tancredi.

Ao todo, os seguidores de Francisco são doze, como os apóstolos de Jesus, elegendo para o seu convento primeiro a Santa Maria degli Angeli e depois o Tugúrio di Rivotorto.

A ordem franciscana nasceu oficialmente em julho de 1210, graças ao Papa Inocêncio III. A regra principal da ordem franciscana é a pobreza absoluta: os frades não podem possuir nada.

Tudo o que precisam, inclusive o abrigo, deve ser fruto de doação. E então, para dar um teto aos franciscanos, os beneditinos, em troca de uma cesta de peixes por ano, concedem a eles a igrejinha de Santa Maria degli Angeli em uso perpétuo.

Em 1213, Francisco de Assis partiu para uma missão, primeiro na Palestina, depois no Egito, durante uma das cruzadas, onde conheceu o sultão Melek el-Kamel, e finalmente no Marrocos.

Uma de suas viagens o leva ao santuário de Santiago de Compostela, na Espanha, mas é forçado a voltar devido à deterioração de sua saúde.

Em 1223, ele se dedicou a reescrever a regra de ordem, passando todo o outono nessa atividade.

Infelizmente, frade Leão e frade Bonifácio a perdem, mas Francisco volta a trabalhar de boa vontade, demonstrando sua grande paciência.

O final da vida de São Francisco

O final da vida de Sao Francisco

Em dezembro de 1223, Francisco construiu seu presépio em uma caverna. Este é o que agora é considerado o primeiro presépio da história. Desde então, todo Natal estamos acostumados a ver realizada esta magnífica obra de arte cristã.

No ano seguinte, ele realiza o milagre da água que escorre de uma rocha e recebe os estigmas.

Apesar do cansaço e do sofrimento físico, compõe também o famoso “Cântico das Criaturas”, que ajuda a consagrá-lo no imaginário coletivo como o frade que prega aos pássaros.

Francisco tinha um grande amor pelos animais. O que começara no episódio do lobo de Gubbio fora se tornando cada vez maior.

No entanto, nesse período sua saúde piora cada vez mais: ele está até quase cego.

Os estigmas também são um fardo pesado, e exigem muito de seu corpo.

Francisco de Assis morreu em sua pequena igreja de Santa Maria degli Angeli em 3 de outubro de 1226, com apenas 44 anos.

No entanto, a força de sua mensagem, de seus milagres e de sua presença dura até hoje. Não por acaso até mesmo o papa dos nossos dias decidiu assumir seu nome.

O seu ensinamento é um ensinamento de simplicidade e caridade, de alguém que colocou o serviço ao próximo e a Deus acima de sua própria vida.

Gratidão, Paz e Luz

Gostou do artigo? Comente aqui e compartilhe em suas redes sociais.


Compartilhe!


VT-Post-Vanessa-Ramos
logotipo amazon

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.


Veja também...

novembro 24, 2020

novembro 23, 2020

novembro 20, 2020

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Publicação Anterior
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Próxima Publicação

Deixe seus comentários...

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>