abril 14, 2020

Santa Sara Kali: padroeira e protetora do povo cigano

Considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos desesperados, Santa Sara Kali é a escolhida pelos ciganos para dedicarem toda sua devoção, até por ter sido uma cigana e escrava que enfrentou muitos desafios na vida.

A tradição católica aponta a Santa Sara Kali como a criada de uma das três Marias que seguiram com Jesus até o Gólgota, local onde foi crucificado.

E justamente por ter acompanhado Jesus em sua dolorosa caminhada rumo à crucificação, Santa Sara Kali é tida como a padroeira dos desprotegidos.

Conta a história que Santa Sara Kali enfrentou preconceito e humilhação, mas em nenhum momento perdeu a sua fé em Jesus Cristo, muito menos abandonou os preceitos da Palavra de Deus.

Santa Sara Kali é considerada a padroeira das mulheres grávidas e daquelas que desejam engravidar, por ter sido a responsável pelo auxílio a Maria no momento do nascimento do menino Jesus.

A história de Santa Sara Kali

Santa-Sara-Kali

Sabe-se que Sara foi uma cigana escravizada, e o sobrenome que lhe foi atribuído, Kali, ajuda a atestar isso e diz respeito à sua cor de pele, pois Kali significa “negra”.

Segundo os relatos, Santa Sara Kali teve que enfrentar muitas provocações e humilhações antes de se encontrar com as três Marias que a ampararam.

Logo após a crucificação e morte de Jesus Cristo, os romanos começaram a perseguir os cristãos, e por volta de 48 d.C., a repressão chegou às pessoas que eram mais próximas de Jesus.

Santa Sara Kali, junto de Maria Jacobina – irmã de Maria, mãe de Jesus -, Maria Madalena, Maria Salomé – mãe dos apóstolos Tiago e João – e Lázaro, foi posta em uma embarcação que não possuía remos, velas e muito menos mantimentos. Foram todos lançados à deriva no Mar Mediterrâneo para encontrarem a morte.

Sem nenhuma saída visível diante de tamanha crueldade, todos se apegaram à fé e começaram a rogar por uma intervenção divina, em especial Sara, que além de continuar a levar adiante a Palavra de Deus por onde estivesse, assim como os outros na embarcação, ainda prometeu levar uma vida casta.

A reza e as orações eram constantes, até que por milagre a embarcação atracou em uma pequena cidade na França (na época Gália), hoje chamada de SaintsMaries de La Mer, que traduzindo temos Santas Marias do Mar, onde, segundo as lendas, os seguidores de Jesus foram amparados por um grupo de ciganos.

Conforme prometido, Santa Sara Kali se dedicou à evangelização e passou a usar um lenço sobre a cabeça, um gesto que simbolizava a sua decisão de se manter pura pelo resto da vida, entregando o seu coração somente a Jesus Cristo. Vale ressaltar que este hábito é muito comum entre as mulheres palestinas e indica pureza.

É justamente por este gesto que é muito comum Santa Sara Kali receber lenços em sua imagem, principalmente após uma graça alcançada por algum devoto.

Atualmente há uma imagem de Santa Sara Kali em uma cripta da Igreja de Saint Michel em SaintsMaries de La Mer, onde também são mantidos como relíquia os ossos de Santa Sara.

A canonização de Santa Sara Kali e seu dia de celebração

Somente em 1712 aconteceu a canonização de Santa Sara Kali, e nessa época a Igreja decidiu que o dia para sua celebração seria o dia 24 de maio, o que permanece até os dias de hoje.

Embora Santa Sara Kali só possua um dia litúrgico, também é costumeiro que seja celebrada no dia 25 de maio, em especial na França, onde há visitas a SaintsMaries de La Mer e procissões em prol da santa.

Principalmente os ciganos católicos franceses celebram os dois dias, tanto que anualmente eles realizam uma festa em homenagem a Santa Sara Kali sempre nos dias 24 e 25 de maio, o que marca a reunião de ciganos de todo o mundo.

Santa Sara Kali na Umbanda

santa-sara-kali-na-umbanda

Na Umbanda, Santa Sara Kali é vista como a Princesa da Beleza Negra. Ela é sincretizada com a Orixá Egunitá, que também é conhecida como Oro Iná.

A figura associada a Santa Sara Kali na umbanda é a de uma divindade africana, com muita força, um exemplo de liberdade e que aplica a justiça divina.

Oração de Santa Sara Kali

Geralmente, as preces direcionadas a Santa Sara Kali estão relacionadas à intercessão em prol das mulheres grávidas e daquelas mulheres que desejam engravidar e não conseguem, mas também existem diversas orações que servem para pedir riqueza e prosperidade.

Vamos reproduzir uma das orações a Santa Sara Kali abaixo:

“Santa Sara, tu que és a única santa cigana no mundo. 

Tu que sofreste todas as formas de preconceitos e humilhações. 

Tu que foste amedrontada e jogada ao mar para que morresses de sede e de fome.

Tu que sabes o que são o medo, a fome, a mágoa e a dor no coração. 

Não permitas que meus inimigos zombem de mim ou me maltratem (faça seu pedido neste momento com muita fé).

Que tu sejas minha advogada diante de Deus.

Que tu me concedas sorte e saúde, e que abençoes minha vida. Amém!”

Novena a Santa Sara Kali

Santa Sara Kali: padroeira e protetora do povo cigano

Você pode fazer uma novena a Santa Sara Kali. Para isto, durante nove dias consecutivos, faça a oração e repita os passos abaixo:

“Sara, Sara, Sara!

Foste escrava de José de Arimatéia.

No mar foste abandonada, seus milagres no mar se sucederam, e como santa te tornaste, à beira do mar chegaste e os ciganos te acolheram.

Sara, rainha, mãe dos ciganos, tu os ajudaste e a ti eles consagraram como sua protetora e mãe vinda das águas.

Sara, mãe dos aflitos.

A ti imploro proteção para o meu corpo, luz para meus olhos enxergarem até no escuro, luz para o meu espírito e amor para todos os meus irmãos brancos, negros e mulatos; enfim, a todos os que me cercam.

Aos pés de Maria Santíssima, tu, Sara,me colocaras e a todos que me cercam, para que possamos vencer as agruras que a terra oferece.

Sara, Sara, Sara, não sentirei dores nem tremores, espíritos perdidos não me encontrarão e assim como conseguiste o milagre do mar, a todos os que me desejarem mal, tu com as águas me farás vencer.

Sara, Sara, Sara, não sentirei dores nem tremores.

Continuarei caminhando sem parar assim como as caravanas passam, no meu interior tudo passará e a união comigo ficará e sentirei o perfume das caravanas que passam deixando o rastro de alegria e felicidade. Teus ensinamentos deixarás.

Amai-nos Sara, para que eu possa ajudar a todos que me procuram, auxiliados pelos poderes de nossos irmãos ciganos. Serei alegre e compreensivo com todos que me cercam.

Corres no céu, corres na terra, corres no mundo e Sara, Sara, Sara, estarás sempre na minha frente, sempre atrás, do lado direito e do lado esquerdo, e assim dizemos: somos protegidos pelos ciganos e pela Sara que me ensinará a caminhar e a perdoar. ”

Ao final da oração, você deve fazer o pedido da seguinte forma:

“Eu (dizer seu nome) te suplico: Sara, fiques sempre na minha frente, sempre atrás de mim, do meu lado direito e do meu lado esquerdo, assim somos protegidos como os ciganos, e tu, Sara, me ensinarás a caminhar e a perdoar. Amém!”

Depois, reze três vezes a Ave Maria e o Pai Nosso.

Que Santa Sara te abençoe com o pão, o sal e o ouro!

OPTCHÁ

Gostou do nosso artigo? Comente aqui e compartilhe em suas redes sociais.



Dúvidas no Amor?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

setembro 20, 2021

agosto 13, 2021

julho 23, 2021

>