Sagrado Masculino – uma jornada interior para resgatar a força, a proteção e a sabedoria que residem em cada homem e… mulher! Afinal, independente de gênero, aqui falaremos sobre as energias que circulam dentro de cada um de nós e no universo.
Em um mundo em constante busca por equilíbrio, o resgate do Sagrado Masculino se torna cada vez mais urgente.
Conectar-se com essa energia ancestral é permitir que a força vital flua livremente, promovendo a cura, a liderança consciente e a construção de relações mais autênticas, saudáveis e respeitosas.
Sagrado Masculino: Um convite à reconexão
Porque buscar?
Após a ascensão do patriarcado, a sociedade buscou inferiorizar o papel da mulher e enaltecer o papel do homem no mundo, seja nas relações afetivas, nas amizades, família ou mesmo no campo profissional. MAS, além disso gerar desigualdades entre os seres, engana-se quem pensa que essa exaltação ao homem seja algo positivo, pois há homens adultos que (por exemplo) sofreram episódios de bullying nas escolas, seja porque eram quietinhos e mais na deles ou mais sensíveis, emotivos e do outro lado tinham os valentões que praticavam o bullying, essas crianças tiveram uma educação interna disfuncional, pois agrediam aos outros, ofendiam com palavras; isso também reflete os episódios de disfunções na vivência do lar, com padrões familiares repetitivos, muitas vezes machistas e castradores. Então, de um lado temos homens adultos que ouviram muitas vezes em sua infância que “menino não chora”, “menino não brinca de coisa de menina”, “você tem que aprender a ser forte” e essas crianças se tornaram adultos rígidos com seus sentimentos, que não conseguem se abrir totalmente para uma relação, com dificuldades em dizer a/o parceira/o “eu te amo”, homens que no campo profissional aprenderam que trabalho é competição e que vença o melhor! E nisso o Ego ferido dessa pessoa, transforma-se num mecanismo de defesa e ataque, como se muitos ao seu redor fossem inimigos, até aqueles o amam. Homens que viveram em ambientes violentos, muitas vezes, com figuras paternas abusivas com a mãe, com os filhos e então a criança reproduz esses comportamentos, tornando-se também uma pessoa violenta, abusiva, ou mesmo aquele pai mais ausente, frio e distante de carinho e gestos de amor, gerando um adulto também que segue ao extremo uma via mais racional, desequilibrando o seu sistema emocional, resultando em constantes rejeições, tanto no doar como no receber amor, carinho de uma/um parceira/o.
Inclusive, o tema da sexualidade masculina também foi distorcido ao longo desses anos de era patriarcal. Os homens cresceram e conviveram com ideias absurdas, como: “todo homem deve ser forte, másculo, expressar a sua força e poder intelectual”, “o homem é viril e totalmente ligado ao sexo e tudo bem ser infiel, porque é da natureza do homem, ele é um ser insaciável e motivado pelas aparências”.
E muitas dessas crianças não curadas, caíram nesse abismo doentio e tornaram-se esses tipos de pessoas.
Sagrado Masculino: Um convite à reconexão
Uma expansão de consciência.
Hoje, principalmente no meio espiritual há pessoas mais despertas com esses temas necessários, que expandem a nossa consciência e nos fazem refletir: o quanto de geração em geração isso tudo foi vivenciado, sem ninguém parar para romper com esses padrões que só geraram dor, sofrimento e ilusão?”.
E isso serve para todos, afinal, em algum momento na vida, toda pessoa já foi exposta á algum tipo de trauma, pressão e necessita ser curado, ressignificado e libertado, para somente assim poder vivenciar uma pessoa melhor para si mesmo e para o mundo! Essa consciência gera um resgate dentro de si, e…as vezes, dá medo sim ou incomoda reviver antigas e tão íntimas memórias, mas esse mergulho na alma desperta o autoconhecimento, que é a base para todo ser, para ele próprio guiar os passos da sua vida, atento aos pensamentos, falas e ações, distinguindo o que é bom ou ruim, apesar e independente de suas experiências passadas, aí também entra o poder do perdão, perdoar lá atrás o que fizeram com você, perdoar a si mesmo por ter permitido de alguma forma e também perdoar as suas más atitudes, porque você estava ferido, talvez você não sabia, sua consciência era outra.
Por isso, essa reconexão é fundamental para a evolução de cada um, em matéria e espírito!
Refiro-me a “RE”conexão, por ser também um resgate do nosso espírito e consciências maiores que existem também em cada um de nós, na nossa alma, que é antiga e sábia, mas com a vida terrena aqui houve separação e esquecimento disso.
O Sagrado Masculino: Um convite à reconexão
Como acessar?
Muito se ouve falar sobre o Sagrado Feminino, já vem sendo mais difundido há alguns anos, com práticas, ritualísticas, retiros espirituais, terapias holísticas e círculos fechados de mulheres.
Já o Sagrado Masculino ainda fica de lado, há propostas de trabalhos, ritualísticas e conduções terapêuticas, porém a procura ainda é menor, infelizmente alguns homens ainda necessitam desse passo para o despertar, mas isso há de mudar! Afinal, ambas as forças devem trabalhar em união dentro de nós, já que assim é gerado e manifestado todo o equilíbrio universal e de toda a vida.
O Sagrado Masculino também deve ser honrado, respeitado e praticado!
Aqui abaixo ficam algumas informações a mais e direcionamento para a sua busca.
* Qualidades do Sagrado Masculino: Coragem, proteção, propósito de vida, conexão com a natureza que nos rodeia e a natureza pessoal, liberdade dos padrões impostos pela sociedade.
* Desafios do homem contemporâneo: Pressão social, modelos tóxicos de masculinidade, busca por identidade.
* Benefícios da reconexão: Melhora da autoestima, fortalecimento dos relacionamentos, desenvolvimento espiritual, libertação de sentimentos reprimidos e expressão dos sentimentos afetuosos.
* Práticas para o resgate: Meditação, trabalho com arquétipos, contato com divindades masculinas, experiências com as medicinas sagradas da floresta, como a Ayahuasca, rapé (e outras). Vivências de contato com o Xamanismo, atividades que trabalham e reequilibram os fluxos energéticos do corpo, como Yoga e as artes marciais do Kung Fu, Tai Chi Chuan e Atendimentos Holísticos que trabalham com a experiência da “Criança Interior”, são alguns exemplos de caminhos que podem ser trilhados, mas claro, existem muitos outros que podem ressoar para você, busque o que te faz sentido!
.
Boa sorte no mergulho de sua alma!
abraços, Luara.