março 12, 2020

Reiki, a Energia Vital Universal. Equilíbrio e Cura

Reiki é um método terapêutico de canalização energética e imposição de mãos utilizado nas medicinas holísticas, que são terapias que atuam nas áreas energéticas, mentais e emocionais do ser.

Elas são praticadas em colaboração com os tratamentos médicos convencionais, dando assim sua contribuição para a cura física.

A palavra Reiki significa “Energia Vital Universal”.

Através de profissionais iniciados na técnica, é possível captar e transmitir essa força presente nos planos astrais, empregando uma série de símbolos que os Reikianos recebem durante seus estudos e sua iniciação, seja em pessoas, animais, plantas e até nos ambientes.

REIKI – Uma breve história

Reiki, a Energia Vital Universal. Equilíbrio e Cura

A técnica foi desenvolvida por Mikao Usui em 1922. Por isso, dentre os variados sistemas, existe o Reiki Usui, que é um dos, se não o mais, conhecido sistema.

Mikao Usui praticava um treinamento budista de 21 dias, com meditação, jejum e mantras.

Durante essa profunda e intensa prática devocional, no vigésimo primeiro dia, ele teria recebido o conhecimento sobre o Reiki. Além de poder se autoaplicar (como todos os reikianos fazem), ele poderia aplicar a técnica, de consciência espiritual elevada, em outras pessoas.

E assim foi feito; Mikao Usui fundou uma instituição onde (dizem as pesquisas) que ele iniciou mais de 2000 pessoas e outros alunos seus, após sua morte, continuaram a atender e a ensinar o sistema, difundindo o conhecimento por todo o mundo.

REIKI – Níveis de atuação

Tradicionalmente, o Reiki possui quatro níveis de iniciação.

O Mestrado é o último nível de conhecimento e atuação, quando o Mestre em Reiki pode iniciar outras pessoas na terapia.

Contudo, não é obrigatório se qualificar em nenhum nível após a primeira iniciação reikiana. Fica a critério do iniciado se deseja avançar nos níveis de aprendizado e se tornar ou não um Mestre.

Nível 1 – O Despertar

Este é o primeiro contato com a energia Reikiana, o nível em que é aprendida a posição das mãos sobre cada parte do corpo. Aqui também se aprende a respeito de como flui o fluxo energético.

Nesse nível, o iniciado aprende a autoaplicação.

Nível 2 – A Transformação

É neste nível que o aprendiz recebe os símbolos desta arte mística para enviar a energia à distancia. E também aprende sobre o contato físico da imposição das mãos.

São aprendidos os símbolos que funcionam também como mantras (palavras sagradas): CHO-KU-REI, SEI-HEI-KI e HON-SHA-ZEN-SHO-NEN.

Chokurei

Atua diretamente na matéria, no corpo físico e na realização da energia no plano terreno.

Seiheiki

Atua no emocional dos necessitados, agindo em seus sentimentos, limpando mágoas, depressão, auxiliando em processos de perdão e em tudo que gera emoções negativas que bloqueiam o fluxo saudável das emoções positivas.

Honshazenshonen

Atua na área intelectual, trabalhando em todo o campo mental, removendo e protegendo de pensamentos nocivos, impulsos energéticos, pensamentos conturbados, etc.

Promove clareza, inspiração e sabedoria, para se ter uma saúde mental mais equilibrada e cultivar pensamentos organizados.

Nível 3 – A Realização

É neste nível que se recebe o símbolo conhecido como DAI-KO-MYO; ele atua em todo o campo vibracional e espiritual, podendo assim o iniciado enviar a energia Reikiana para os ambientes, na intenção de descarregá-los, reenergizá-los e/ou transmutá-los.

Ele também serve como um potencializador energético dos outros símbolos, caso necessário, nos envios da energia ao seu destino, seja nos ambientes, pessoas, animais, etc.

Nível 3B (Nível Mestre)

Nesse nível, o iniciado recebe a capacitação e a responsabilidade de se tornar um Mestre, tendo a qualificação para iniciar outros aprendizes na Terapia da Energia Vital Universal.

REIKI – UMA PSEUDOCIÊNCIA?

REIKI-PSEUDOCIÊNCIA

Como outras terapias energéticas, o Reiki sofre certo preconceito e é encarado pela comunidade científica como uma pseudociência (um ramo de estudos que envolve práticas sem comprovação científica).

No entanto, são numerosos os relatos que reforçam a eficácia de sua prática.

É por isso que, de alguns anos para cá, alguns hospitais reconheceram essa terapia energética e a introduziram em determinados tratamentos.

Aqui no Brasil, é possível receber Reiki nas unidades do SUS.

REIKI – ÉTICA E MORAL

Mikao Usui, enquanto desenvolvia o sistema de Energia Vital Universal, uniu, aos seus aprendizados da filosofia budista, preceitos de conduta e moral, estruturando a postura profissional que é de fundamental importância para a ética do terapeuta que irá aplicar suas técnicas.

Esses princípios trazem uma consciência mais elevada para o terapeuta, ajustando sua moral com a energia Reiki, que está ligada com amorosidade, respeito e humildade para com todos os outros seres.

REIKI – 5 PRINCÍPIOS

Reiki, a Energia Vital Universal. Equilíbrio e Cura

Só por hoje: Não me irrito

Só por hoje: Não me preocupo

Só por hoje: Sou grato

Só por hoje: Trabalho com dedicação e honestidade

Só por hoje: Sou gentil com todos os seres

Todas as manhãs e à noite, junte as mãos em meditação e ore com o seu coração.

Afirme na sua mente e cante com a boca.

Para a melhoria da mente e do corpo.

– Mikao Usui

Reiki terapêutico – considerações finais:

O Reiki é um sistema terapêutico que atua na saúde energética, contribuindo em tratamentos para o corpo físico.

Segundo as Terapias Holísticas, um fluxo energético em desarmonia, ou então bloqueado, pode ser a causa de muitas doenças que se manifestam na saúde física.

Esse princípio vale não só para o Reiki, mas para muitas outras práticas, como a Acupuntura, a medicina Ayurvédica e o Shiatsu.

O tratamento, nas terapias holísticas, visa uma atuação direta na raiz do problema, que pode ter começado a se manifestar por meio de alguma dor, desconforto ou doença no corpo.

A raiz, no entanto, pode ter despontado por causa de uma mágoa, de um luto, de uma depressão; ou pode até mesmo ter origem em algum Carma, que continua a incomodar e pode até fazer a pessoa adoecer.

A questão é profunda.

É aí então que a Energia Vital Universal atua, na causa e não no sintoma!

Mas quem recebe esse tratamento pode sim amenizar os sintomas e, com a colaboração de um tratamento vinculado à medicina convencional, pode acelerar seu processo de cura.

Para se iniciar nessa filosofia / terapia, é necessário buscar uma instituição qualificada, que dê um curso preparatório e profissionalizante. Ou então você pode ser iniciado por um Mestre Reikiano.

Gostou do artigo? Comente aqui embaixo e compartilhe em suas redes sociais!



Vanessa Ramos

Vanessa Ramos


Praticante de Bruxaria, terapeuta holística, apaixonada por esoterismo. Minha ligação com a espiritualidade trouxe magia à minha vida, na escolha da área profissional e nos hábitos do dia a dia. Adoro ler, escrever e estudar os mistérios ocultos.

terapeuta vanessa ramos

Dúvidas no Amor?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

outubro 12, 2021

agosto 27, 2021

julho 19, 2021

>