A granola caseira, crocante, saudável, apetitosa e leve, vai deixar feliz não só você se estiver de dieta, mas também toda sua família!
A granola é uma mistura de cereais, frutas secas e mel que se parece um pouco com o muesli.
O muesli é um cereal matinal popular à base de flocos de aveia crus, fruta e frutos secos. Foi desenvolvido pelo médico suíço Maximilian Bircher-Benner para os doentes no seu hospital.
A diferença entre granola e muesli? A primeira é uma mistura cozida, enquanto que a segunda é crua.
Granola caseira, energética e rica em fibras
A granola está muito em voga nas redes sociais porque é feita de produtos naturais e é sobretudo deliciosa para comer no café da manhã ou para mordiscar durante o dia.
O café da manhã, que muitos negligenciam, é uma refeição fundamental para uma alimentação saudável porque permite uma correta distribuição da ingestão calórica ao longo do dia.
Mas a granola também serve como substituta para bolachas e salgadinhos. É útil para evitar que os “buracos” da fome impeçam você de seguir sua dieta corretamente.
É um produto rico em fibras e uma fonte inesgotável de saúde porque favorece a digestão e o bom funcionamento do intestino, além de ajudar a regular a presença de açúcar e colesterol no sangue.
Para fazer granola em casa, você pode usar o cereal que mais gostar! Os cereais são muito importantes para uma dieta saudável e são ricos em proteínas, minerais, lipídios e vitaminas.
Resultado? Se você comer granola no café da manhã, terá muita energia e a determinação certa para enfrentar o seu dia!
As mil variações de granola
A receita que propomos é a básica, mas pode se divertir e mudar os ingredientes. Veja como personalizar sua granola.
– Cereais: diga sim aos flocos de aveia (360 calorias / 100 gramas), cereal que possui o maior teor de sais minerais (cálcio, magnésio, potássio e ferro).
É rico em proteínas e fibras e é uma excelente fonte de tiamina (vitamina B1) Outros cereais, incluindo grãos inteiros, como cevada, milho ou flocos de arroz, também são bons.
– Oleaginosas: as oleaginosas são calóricas, mas também trazem muitos benefícios à saúde.
Consumir uma pequena quantidade de oleaginosas como amendoim, amêndoas, nozes, avelãs, pinhões, pistache ou castanha de caju todos os dias pode ser muito útil porque são uma fonte de nutrientes essenciais para a dieta diária.
As gorduras do bem, provenientes das oleaginosas, são capazes de diminuir o colesterol e de prevenir doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce, entre outros benefícios.
Então deixe sua imaginação correr solta! Misture o que você mais gosta (e também o que consegue comprar no momento), frutas secas e frutas desidratadas, passas, mirtilos, ameixas, enfim, crie seu próprio mix com a (s) fruta (s) de sua preferência.
Açúcar: para evitar o consumo excessivo de açúcar branco, mel, açúcar mascavo, estévia, agave ou xarope de bordo são alternativas saudáveis para variar sua receita!
Granola: como conservar?
Após o cozimento, a granola pode ser armazenada por 2/3 semanas em caixa, num recipiente hermético ou saco térmico.
Você pode saborear sua granola crocante combinada com iogurte, leite de vaca ou vegetal ou com um suco de fruta no café da manhã.
Agora vamos te passar uma possível receita.
Granola crocante com fruta: a receita light
Ingredientes (para 4 porções)
200 g de aveia em flocos
70 g de açúcar mascavo (e/ou 2 colheres de sopa de mel; se quiser mais doce, pode usar os dois)
50 ml de óleo de girassol
40 ml de água
4 colheres de sopa de coco seco
40 g de nozes (e/ou amendoim sem sal)
40 g de avelãs
20 g de pistache (e/ou castanha do pará; e/ou castanha de caju)
50 g de damascos secos
50 g de uvas-passas ou de alguma outra fruta seca que gostar
Instruções
– Preaqueça o forno a 170 graus.
– Coloque os flocos de aveia em uma tigela grande e adicione o coco seco, as oleaginosas e as frutas secas.
– Mexa para uniformizar todos os ingredientes.
– Em uma panela, coloque a água junto com o açúcar e/ou o mel, mexendo sempre. Cozinhe em fogo baixo, mexendo por alguns minutos e retire do fogo assim que começar a ferver.
– Despeje a calda na tigela com os flocos de aveia e as oleaginosas e as frutas secas, mexendo bem.
– Deixe esfriar por alguns minutos e depois acrescente o óleo, mexendo sempre.
– Cubra uma assadeira com papel-manteiga e deite a granola por cima, com a ajuda de uma colher, para criar uma camada uniforme e bem compactada.
– Leve ao forno por 15/20 minutos.
– Abra o forno de vez em quando e misture a granola, para que cozinhe uniformemente e não queime. Em seguida, compacte-a de novo em uma camada uniforme.
– Retire do forno e deixe esfriar.
– Depois que esfriar, vá despedaçando-a com as mãos e coloque-a em uma jarra ou recipiente hermético.
– Pode ser guardada por, pelo menos, uma semana.
Efeitos positivos dessa granola?
Você vai sentir diversos benefícios. Vai começar o dia mais energizado (a), em primeiro lugar.
Seu intestino vai funcionar melhor.
A granola é boa para o coração e os vasos sanguíneos.
Poderá substituir salgadinhos, docinhos e outras guloseimas com muitos conservantes e produtos artificiais por ela.
A recomendação é que distribua mais suas refeições ao longo do dia, sem concentrar tudo só no almoço e na janta, para evitar comer demais.
Estando revitalizado e saudável (a), como consequência também conseguirá perceber melhor as energias mais sutis ao seu redor.
Sua concentração em atividades espirituais também vai melhorar e vai ter mais disposição para realizá-las.
Tenderá a ter bastante disposição durante o dia. Quando o cansaço chegar, será por uma consequência natural das atividades, e não porque você está fraco (a) e tem se alimentado mal.
Em média, a dica é consumir em torno de 40g de granola por dia. Em outras palavras, cerca de quatro colheres de sopa. Se um pouco mais ou um pouco menos, isso altera pouco as coisas.
E você pode comer todos os dias, basta dosar a quantidade diária em cada refeição. Se tiver dúvidas por sofrer de algum problema de saúde, consulte um nutricionista.
Gostou desta receita? Comente e compartilhe em suas redes sociais!