Uma doença do corpo e da alma
Proteção anticâncer: O câncer é uma doença extremamente temida e podemos dizer que ela é um mal tanto físico como espiritual.
Físico porque tem causas físicas e prejudica o corpo de uma forma como poucas doenças fazem.
Espiritual porque podem existir possíveis causas kármicas em alguns casos de tumores e também porque afetam a pessoa também na alma, podendo fazer com que fique desanimada e desesperançosa em relação à vida devido ao pode de destruição da doença.
Mas há coisas que podem ser feitas para reduzir o risco de desenvolver câncer, que é uma das principais causas de morte no mundo depois das doenças cardiovasculares.
Um recente relatório do Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer, tratando sobre a prevenção da doença, coloca especial atenção na dieta. E não poderia ser de outra forma, se, depois do fumo, o sobrepeso e a obesidade representam o segundo maior fator de risco para doenças oncológicas.
Que fique claro: não existem alimentos ou nutrientes que salvam vidas sozinhos. Mas a combinação certa de dieta balanceada, atividade física e atividades de redução de estresse, como a meditação, nos tornam menos suscetíveis ao câncer.
Proteção anticâncer: O câncer e a importância de uma boa dieta
De acordo com relatórios preparados com base em evidências coletadas em laboratórios, pelo menos um a cada três diagnósticos de câncer é consequência de uma alimentação desequilibrada.
Entre as áreas mais afetadas pelo que comemos, temos a boca, o cólon, o reto, as mamas, o pâncreas, a vesícula biliar, o fígado, o ovário, o rim, o esôfago, a próstata e o colo do útero.
As doenças nessas partes do corpo estão em crescimento nos países ocidentais. Isso ocorre porque a dieta ocidental vem sendo prejudicada por diversos alimentos de má qualidade, como por exemplo comidas prontas industrializadas e fast food.
Vivemos em um ambiente que incentiva o consumo desses produtos e que representa portanto um terreno fértil para a disseminação do câncer.
Sem uma reviravolta, o impacto dessas doenças tende a crescer.
AS DEZ DICAS
Quais são as dez dicas para se proteger do câncer? Vamos vê-las agora!
Proteção anticâncer: Sempre mantenha seu peso dentro dos limites normais
Cuidado quando perceber que está ganhando muito peso e depressa.
Não se trata de um ganho eventual, como o que podemos ter em festas de fim de ano. Falamos aqui de um ganho constante, e que por exemplo pode fazer uma pessoa ganhar vinte quilos de um ano para o outro ou mesmo em poucos meses.
O aumento da obesidade também tem levado a outras doenças, e não por acaso a quantidade de cirurgias bariátricas cresceu muito em tempos recentes (pelo menos até o começo da pandemia de COVID-19).
Proteção anticâncer: Pratique atividade física
Até para manter seu peso em dia, praticar atividade física é fundamental.
Mas não só por isso: a atividade física feita corretamente ajudará você a prevenir outras doenças além do câncer, como problemas de coluna, que podem surgir causados por um excesso de sedentarismo e de enfraquecimento da musculatura.
Se não conseguir fazer todos os dias, tente pelo menos 3 vezes por semana. Até mesmo meia-hora de exercícios caseiros já ajudam bastante.
Proteção anticâncer: Tenha uma dieta rica em grãos inteiros, frutas, vegetais e legumes
Coma bastante grãos inteiros, legumes, verduras e frutas.
Para nos mantermos saudáveis e prevenirmos o câncer por meio da alimentação, devemos escolher alimentos ricos em antioxidantes, substâncias capazes de combater as células cancerosas.
Aqui está uma lista com alguns dos principais:
– repolho
– nabo
– couve-flor
– alcachofras
– tomates
– pimentas
– cenouras
– salada de rúcula
– cebolas
– bananas
– limões
– amoras
– laranjas
– ameixas
– romã
– hortelã
– açafrão
– nozes e amêndoas
– azeite de oliva extra-virgem
– chocolate escuro (em pequenas quantidades)
Esses alimentos podem trazer melhorias não só na fase preventiva, mas também durante o tratamento e cura de tumores, principalmente no que se refere à redução dos efeitos colaterais da terapia.
No entanto, claro que é necessário avaliar caso a caso com o seu médico e/ou seu nutricionista.
Proteção anticâncer: Limite o consumo de alimentos prontos e processados
De vez em quando, uma ou duas vezes por mês, você até pode comer uma lasanha pronta comprada no mercado.
O problema é quando você faz isso com muita frequência, a uma distância de poucos dias.
Esses alimentos são ricos em gordura e conservantes o que aumenta o risco de câncer.
Proteção anticâncer: Limite o consumo de carnes vermelhas e processadas
A carne vermelha por si só não é necessariamente um vilão. É uma importante fonte de ferro e proteínas.
Por outro lado, cuidado com o excesso. Nada de churrasco todos os dias, e mesmo uma vez por semana já é uma frequência que pode ser danosa.
Principalmente a fumaça de carvão, tão usada nos churrascos, aumenta em muito o risco de câncer.
Quanto à carne vermelha em si, o motivo de se ter cautela no consumo diz respeito ao fato que ela modifica a composição das colônias de bactérias que vivem em nosso intestino, aumentando o risco de desenvolver câncer de cólon.
Além disso, a carne de criação intensiva, que é diferente da saudável carne de caça consumida pelos nossos antepassados, costuma estar carregada de antibióticos, aditivos, sulfatos e até mesmo resíduos de glifosato, de modo que a recomendação geral é limitar o consumo de carne vermelha a 1 ou 2 vezes por semana.
No caso dos frios, também modere no consumo devido aos aditivos colocados neles, que podem se tornar prejudiciais à sua saúde. Isso além do fato de serem alimentos muito ricos em sal.
Proteção anticâncer: Não exagere com bebidas açucaradas
Principalmente os refrigerantes têm quantidades muito grandes de açúcar e de aditivos químicos.
Beba de vez em quando se gosta muito. Mas o consumo diário é fortemente desaconselhado.
Proteção anticâncer: Reduza o consumo de álcool
O vinho pode até ser benéfico se consumido em pequenas quantidades diárias. Mas lembre-se: precisam ser quantidades realmente pequenas.
Com relação às outras bebidas, o consumo diário tende a fazer mal e, além do câncer, elas podem desencadear outros problemas sérios de saúde.
Modere portanto, deixando a cervejinha para o final de semana.
Proteção anticâncer: Diminua o consumo de açúcar
Na dieta anticâncer, é essencial reduzir o consumo de açúcar.
Infelizmente, ele está presente em muitos alimentos industrializados, doces e salgados, muitas vezes insuspeitos e considerados saudáveis.
Por isso uma boa dica é ler atentamente os ingredientes dos produtos que compramos.
Proteção anticâncer: Pratique meditação
A meditação pode ajudar você a reduzir os níveis de estresse.
Ela também ajuda, através das diferentes técnicas, a melhor sua capacidade respiratória.
É portanto algo positivo tanto para o corpo como para a alma!
Proteção anticâncer: Cultive uma atitude positiva.
Evite encarar a vida como se fosse um fardo.
Proteja-se do pessimismo e busque sempre desenvolver alguma atividade que gosta, por exemplo ter um hobby, mesmo que o dia a dia esteja estressante e/ou enfadonho.
Tristeza, ressentimentos, raiva, depressão: todas essas coisas podem derrubar a sua imunidade e aumentar os riscos de câncer. Portanto, busque se ligar no lado positivo das coisas.
Gostou do artigo? Comente aqui embaixo. A sua opinião é muito importante para nós!