dezembro 18, 2018

Coisas que você deve saber sobre ser gentil e sobre a gentileza

Coisas que você deve saber sobre ser gentil e sobre a gentileza

Coisas que você deve saber sobre ser gentil e sobre a gentileza

Existem exatamente três maneiras de definir a palavra “gentil”, de acordo com o dicionário.

A primeira é a capacidade de “dar prazer ou alegria”. A segunda define gentileza como “atraente ou de boa qualidade”. A terceira é simples e direta: alguém que é bom é “gentil, educado e amigável”.

Mas a pergunta é: a vida está sendo gentil com você? Isso mesmo, gentil. As pessoas que fazem parte da sua vida são amorosas com você? Seu chefe é gentil com você? Ele te trata com respeito? Seus colegas te dão respostas atravessadas?

E sua saúde? Você está cuidando dela, praticando a gentileza com seu corpo, ou negligencia os cuidados básicos?

Caso a resposta para essas questões seja negativa, talvez você precise também começar sendo gentil com a vida, ou seja, com seus relacionamentos, seu trabalho, sua saúde.

Cuidar de você é o primeiro passo, mas em seguida você precisa também ser gentil com os outros. Muitas vezes, as outras pessoas são grosseiras porque você já foi grosseiro e ríspido com elas.

Você pratica a gentileza? Se sim, de que forma? Muitas vezes nos pegamos pensando em como seria um mundo mais gentil, mas esquecemos de fazer nossa parte e alegrar a vida do outro. Sua mãe, seu pai e seu filho podem precisar de carinho e gentileza hoje, faça sua parte!

Abaixo estão algumas questões importantes que você deve propor a si mesmo sobre gentileza. Isso vai mudar sua forma de ver a vida e ajudar no seu caminho espiritual e de bem-estar.

A vida está sendo gentil com você?

Essa questão é fundamental. O que ela significa?

Se a vida esta sendo gentil com você, você provavelmente está se sentindo feliz, de bem com a vida, de bem com seus relacionamentos, trabalho e saúde.

Porém se você não está se sentindo em paz com essas questões, talvez a vida não esteja sendo gentil com você e isso quer dizer que você precisa agir, mudar seus pensamentos e atitudes.

Às vezes a vida não está sendo como idealizamos porque precisamos agir, sendo gentis conosco e também com quem faz parte da nossa vida.

Você precisa cuidar de você, física, mental e emocionalmente, cuidar de cada área da sua vida, sem negligenciar nenhuma.

A gentileza deve ser exercida nas áreas de relacionamentos, saúde, amor, dinheiro e profissão.

Quando tudo estiver ajustado e sendo cuidado, você vai ver sua vida sendo gentil e trazendo milagres que nunca imaginou. Isso porque tudo o que acontece no nosso exterior é reflexo do nosso interno.

A Lei do Retorno não é acontecer o que desejamos que aconteça. É acontecer no mundo externo o que temos dentro de nós. Como a luz do Sol se refletindo. Se temos gentileza em nosso coração, o mundo será mais gentil conosco.

Já se formos ríspidos, grosseiros e pessimistas, o mundo será mais duro, os obstáculos serão difíceis e teremos um peso para carregar nas costas.

Como você retribui o que você recebe?

Outra questão importante é se você retribui o que você recebe. Por exemplo, você é simpático quando alguém é bondoso com você? Quando alguém te faz um favor ou quando alguém te dá um presente?

Você externa seu agradecimento? Ou não diz nada?

Essa questão é muito importante, pois se você não retribui o que você recebe, é normal que a vida não esteja correndo bem. 

Você precisa dar mais do que recebe e sentir gratidão em tudo.

Claro, há momento difíceis, que nos deixam muito aborrecidos e tensos. Mas não podemos deixar que essas horas desagradáveis pautem nosso dia e nossas atitudes. A gentileza precisa vencer o que se apresenta como uma maneira de nos tirar do eixo.

Você pratica a gentileza?

Não importa como seu dia está indo, seja gentil. Isso melhora seu dia sem que você nem perceba, trazendo pessoas gentis e bondosas para a sua vida, que o ajudarão a sentir gratidão.

A gratidão precisa vir de dentro mesmo quando o mundo parece estar conspirando para te prejudicar. Afinal, você tem um presente à disposição: a vida. E enquanto estiver vivo, terá a oportunidade para melhorar a si mesmo e ao mundo ao seu redor.

Se cultivar a gentileza, será mais fácil encontrar pessoas dispostas a te ajudar em momentos difíceis. Se não cultivá-la, a tendência será muitas portas se fecharem.

Temos aqui uma oração de gratidão que também pode te ajudar:

Oração de agradecimento.

Como seria um mundo gentil?

Como você idealiza um mundo gentil? Seria um mundo repleto de pessoas boas e gentis o tempo todo? Um mundo sem pobreza e violência?

Pense em como seria um mundo gentil e haja da forma como você gostaria que fosse. Isso faz com que você trabalhe para tornar o mundo melhor e assim seu dia será repleto de alegria.

Ser gentil significa sentir-se mais alegre e melhor com relação a nós mesmos e aos outros, tornando o mundo mais gentil. Afinal, gentileza gera gentileza.

Por onde estiver, distribua gentileza e reverbere amor.

O poder transformador da gentileza

Ser gentil é uma forma saudável e equilibrada de ser muito funcional nas relações interpessoais, é uma atitude profunda que inclui generosidade, humildade e disponibilidade, vem de uma verdadeira disposição interior que se traduz em fatos concretos.

Hoje em dia, a vontade de se impor ao outro e a vontade de se sobressair são exaltadas em muitos meios, inclusive no trabalho há pessoas que acham que precisam passar por cima dos colegas.

No entanto, a gentileza, do nosso ponto de vista, tem muito mais a acrescentar. Ela não traz as reações nocivas que vêm a nós em consequência de comportamentos negativos.

O bullying ou a agressão não são os caminhos certos a seguir. Aqueles que são realmente fortes não precisam ser tão presunçosos, aqueles que são realmente fortes sabem usar a inteligência e o diálogo (e consequentemente a gentileza) e não a coerção ou a imposição. Aqueles que são fortes por dentro podem se permitir ser gentis em seu comportamento.

Diante da gentileza, nos tranquilizamos. Um gesto ou palavra gentil tem o poder de derrubar resistências e preconceitos e é capaz de libertar quem o recebe das emoções negativas, pois cria aquela empatia que nos deixa mais relaxados.

Além disso, o bom tratamento mútuo promove a harmonia pessoal e o cérebro libera endorfinas, que têm um efeito benéfico tanto do ponto de vista físico quanto do psicológico.

Responder a pessoas agressivas com a mesma atitude apenas gera um ciclo vicioso de emoções negativas.

Sempre lembramos que temos o poder do livre-arbítrio. É verdade que não temos total controle sobre os eventos, mas temos controle sobre como decidir interpretá-los.

Se temos certeza do que é bom e certo para nós, podemos decidir como reagir, temos a possibilidade de escolher e a oportunidade de viver aquele momento com sabedoria.

Como Mark Twain disse que a gentileza é uma linguagem que os surdos podem escutar e os cegos podem enxergar, estamos profundamente convencidos de que ela é um grande valor social, uma das maneiras mais simples e eficazes de transformar a nós mesmos e nossas vidas.



Dúvidas no Amor?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

agosto 20, 2021

agosto 6, 2021

julho 20, 2021

>