Por quê a meditação é importante no dia-a-dia?

Meditação significa esvaziar a mente. Todos nós somos capazes de meditar, em qualquer local, em qualquer horário. Diferente do que muitas pessoas pensam, meditar não significa refletir. O conhecimento oriental nos ensina que meditar é sinônimo de silêncio, mente vazia e busca pela sabedoria interior.

Quanto mais a gente pensa ou fala, mais ansiedade temos e isso causa um bloqueio no nosso autoconhecimento. É por meio do silêncio, durante a meditação, que nos conectamos com o universo.

Recomenda-se meditar duas vezes ao dia, durante 20 minutos, em um local onde não sejamos interrompidos. Indica-se que esteja em contato direto com o chão – grande dispensador de energia – e respirando espaçadamente enchendo bem os pulmões de ar.

Já vemos em filmes, novelas, canais do YOUTUBE e redes sociais pessoas meditando. Parece fácil. Que é só sentar ali na posição e relaxar. Não é bem assim. É muito difícil meditar logo de primeira. Demora um tempo até dominar a arte de esvaziar a mente por completo ao mesmo tempo em que temos a consciência dos nossos sentidos – visão, audição, olfato, paladar, tato.

Com determinação e força de vontade você chega lá. Confira abaixo o passo-a-passo para iniciantes nesta arte milenar desfrutarem da meditação e colocarem-na entre as atividades desenvolvidas no dia-a-dia.

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Como meditar?

O primeiro passo é identificar o motivo pelo qual você quer fazer isso. Diminuir a ansiedade, ter mais concentração e estabelecer uma conexão espiritual são os principais motivos pelos quais os indivíduos começam a adquirir esse hábito saudável. Não complique demais os motivos, seja simples e relaxe.

O segundo passo é encontrar um local ou momento para meditar. Não pode ser onde você se distraia facilmente com pessoas, tv, celular, animais, trânsito, etc.

Algumas pessoas conseguem meditar com música clássica, instrumental ou mantras.

Usar vela aromática ou incenso cria uma atmosfera agradável. Existe uma almofada chamada zafu. Ela é circular e permite que você mantenha a posição sem sentir dor ou desconforto ao ficar longos períodos com as pernas cruzadas. Outra dica é usar roupas confortáveis, soltas e que permitem a transpiração.

Pode ser difícil manter a concentração ao iniciar. Por isso é ideal meditar quando estiver relaxado, como ao acordar ou antes de dormir. Não adianta, por exemplo, querer meditar como obrigação, de forma rápida, cronometrada, para não se atrasar para o trabalho. Dessa forma não vai funcionar.

É bom manter um alarme perto para que você não fique mais do que o tempo suficiente. É bom colocar um mantra no toque. Assim, você não será arrancado bruscamente do estado de espírito em que está.

Você precisa estar com a postura ereta para concentrar-se na respiração, na inspiração e expiração. Inclinar a cabeça como se estivesse olhando para baixo ajuda a abrir o peito. A boca precisa estar fechada para não prejudicar a respiração. As mãos podem ficar soltas, no colo, unidas como uma “reza”, enfim, precisam estar de uma forma que você não se sinta desconfortável. Afinal, ficará na mesma posição durante todo o tempo da meditação.

O “pulo do gato” na hora de meditar é concentrar-se na sua respiração. Ao invés de tentar não pensar é só prestar total atenção no ato que está fazendo. Assim, automaticamente todos os outros pensamentos sobre o mundo exterior desaparecem.

Por quê a meditação é importante no dia-a-dia?

Tipos de meditação

Meditação transcendental:

Da tradição védica, ela permite atingir níveis refinados da mente até chegar à fonte dos pensamentos através de um mantra individual e sigiloso. Recomenda-se duas meditações diárias de vinte minutos cada mantendo um intervalo de 5 a 8 horas entre elas.

Raja ioga:

Nela compreende-se que é difícil calar uma mente agitada. Por isso, ela trabalha com o pensamento positivo direcionado para um foco pré-determinado.

Kundalini ioga:

Antes de meditar são realizados exercícios de aquecimento e de posturas corporais estáticas e dinâmicas. Depois são entoados mantras e realizados exercícios de respiração. Essa prática beneficia os órgãos e as glândulas eliminando toxinas.

Vipassana:

Seu foco não é a respiração e sim a postura, as sensações do corpo e os estados mentais.

Dança circular sagrada: esse conjunto de danças folclóricas consiste na interação entre os indivíduos, em roda, permitindo que diferentes energias se encontrem. Assim, ao se encontrar com os outros é possível encontrar si mesmo.

Hare krishna:

Seguidores do hinduísmo começam a meditar às 5h da manhã. Em seguida entoam durante horas 1728 vezes o Mahamantra (“Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare”). Ele é entoado com a ajuda do japa mala, com 108 contas.

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Ho’oponopono:

De origem havaiana, a expressão significa “corrigir um erro”. Essa prática purifica o corpo e ajuda a apagar memórias e sentimentos ruins. A repetição da técnica muda o seu estado de espírito do indivíduo tornando-o mais positivo. Tudo que ocorre a sua volta envolve a sua participação, já que você é responsável pelo que pensa e sente. O ho’oponopono busca a cura por meio do perdão a si mesmo. A versão tradicional do ho’oponopono é composta por quatro frases principais: sinto muito; me perdoe; eu te amo; sou grato.

Você também pode usar mandalas para meditar.