Perdão: Como perdoar o próximo pode te fazer bem
Perdoar, deixar para trás o erro ou a ofensa sofrida, que pode ser uma traição ou não, e fechar um assunto inacabado, às vezes pode ser difícil.
No entanto, sempre há bons motivos para perdoar: e um deles está na nossa saúde.
As pesquisas na área estão cada vez mais se movendo na mesma direção: o perdão é bom, muito bom. Aumenta a autoestima, treina os neurônios que ajudam a desenvolver boas relações humanas e empatia.
E, de maneira mais geral, quem sabe perdoar fica menos doente e está destinado a viver mais.
A importância do perdão
O perdão é talvez uma das coisas mais difíceis de fazer na vida.
O ressentimento às vezes é muito forte e pode até haver desejo de vingança. Que pode ser algo justificado, ter suas razões. Não é um ressentimento gratuito. Mas o quanto ele pode valer a pena?
Faça-se a pergunta: “Você é capaz de perdoar?”
Diante dessa simples pergunta, muitas pessoas admitem o próprio desamparo e a incapacidade de dar uma resposta convicta para uma pergunta tão direta.
No entanto, todos nós, sem distinção, precisamos redescobrir o perdão.
Os benefícios do perdão: efeitos emocionais benéficos
Entendemos que perdoar algo grave não é fácil para ninguém. Quando nos sentimos magoados por uma traição, por um companheiro ou amigo, por um familiar próximo ou por um colega de trabalho, ou quando arde dentro de nós a ferida de uma injustiça grave, a tendência é ficarmos ressentidos.
No entanto, perdoar é bom para nossa saúde, para nosso equilíbrio mental e espiritual e prolonga a vida.
Por que perdoar? Por que evitar a vingança? E o que o perdão muda em nós?
Em primeiro lugar, o perdão é acompanhado por uma agradável paz interior, por uma espécie de encerramento de contas com relação a quem ou o que nos magoou.
Em segundo lugar, nos permite ver a nossa história de uma maneira diferente e até descobrir uma face antes desconhecida da nossa personalidade. Neste sentido, o perdão é uma expressão muito forte de liberdade.
E ainda: o perdão, fazendo-nos sentir os nossos limites, pois nunca estamos livres de sermos magoados, está ligado por natureza a valores positivos da vida, como a esperança, a gratidão e o altruísmo.
Todos fatores que permitem ao ser humano prolongar a sua vida e olhá-la com olhos otimistas.
Já a vingança, dizia com bom humor um programa de tevê que muitos assistíamos ou ainda assistimos, “mata a alma e envenena”. Ela faz com que nos sintamos mal, nos estimula a cultivar a raiva e, mesmo que não sintamos culpa, pode gerar um ciclo de ressentimentos e vinganças que não vai ter fim tão cedo.
Só quando alguém decidir perdoar.
O perdão ajuda você a se relacionar melhor com os outros
Um estudo publicado na revista estrangeira Personality and Social Psychology Bulletin revelou que o perdão ajuda a restaurar pensamentos, sentimentos e comportamentos positivos em relação à pessoa que causou a ofensa.
Isso quer dizer que o perdão retorna o relacionamento ao estado positivo anterior à ofensa. E os benefícios do perdão podem se estender a comportamentos positivos em relação a outras pessoas de fora do relacionamento. Desta forma, o perdão está associado ao voluntariado, à doação, a ações de caridade e outros comportamentos altruístas.
Perdão e saúde: efeitos físicos benéficos
As atitudes contrárias ao perdão, ou seja, o ressentimento e o ódio, custam caro e penalizam o nosso bem-estar e o nosso corpo.
Eles aumentam a pressão, acumulam estresse, nos expõem a riscos cardiovasculares, se traduzem em formas de somatização como úlceras e gastrites.
Enquanto que pesquisas recentes demonstram que perdoar e se sentir mais leve beneficia o coração, o fígado e o estômago.
Resumindo: não perdoar é gravemente prejudicial à saúde. E viver com ressentimento e ódio é uma verdadeira perda de tempo e saúde.
Efeitos espirituais do perdão
Espiritualmente, o perdão vai ajudar você a afastar presenças e energias negativas da sua vida.
Vai limpar seus chakras de energias nocivas que depois poderiam vir a prejudicar seus órgãos (físico e espiritual, tudo está ligado),
O perdão vai limpar a sua aura, deixá-la mais brilhante.
Vai atrair coisas boas porque você automaticamente vai começar a pensar mais em coisas boas, a se voltar para o positivo.
Oração do perdão de Chico Xavier
Senhor Jesus! Ensina-nos a perdoar, conforme nos perdoaste e nos perdoas, a cada passo da vida.
Auxilia-nos a compreender que o perdão é o poder capaz de extinguir o mal.
Induza-nos a reconhecer nos irmãos que a treva infelicita os filhos de Deus, tanto quanto nós, e que nos cabe a obrigação de interpretá-los na condição de doentes, necessitados de assistência e de amor.
Senhor Jesus, sempre que nos sintamos vítimas das atitudes de alguém, faze-nos entender que também somos suscetíveis de erros e que, por isso mesmo, as faltas alheias poderiam ser nossas.
Senhor, sabemos o que seja o perdão das ofensas, mas compadece-te de nós e ensina-nos a praticá-lo.
Assim seja!
Perdoe e siga em frente
Quando perdoamos, nos libertamos, eliminamos nossa condição de escravidão. Nós nos desligamos da dor e do ressentimento que carregávamos como uma grande pedra em nossos ombros e nos abrimos para a libertação. Quando perdoamos, também acabamos com as questões pendentes de nosso passado.
O perdão significa aceitar o que aconteceu para nos libertar não apenas das ações ou palavras de outras pessoas que nos ofenderam, mas também de nossas próprias ações negativas.
Na verdade, devemos não apenas aprender a perdoar os outros, mas também refletir sobre o que devemos perdoar em nós mesmos.
O perdão é bom para a saúde do corpo, da mente, das relações interpessoais e ajuda a encontrar o lugar e o papel da pessoa no mundo. Isso deve ajudar você a se convencer de que é muito melhor deixar o rancor para trás e perdoar.
Perdoe e siga em frente, porque não adianta ficar carregando um fardo que é um atraso de vida. Se você perdoar, com os olhos para a frente, para o futuro, sua vida vai seguir em frente. Enquanto que ficar ressentido é ficar preso ao passado. Liberte-se do passado! Ele passou, enquanto você tem muito a construir.
Gostou do artigo? Comente aqui e compartilhe em suas redes sociais