Ossain na umbanda
Ossain é o orixá senhor das plantas sagradas e milagrosas e por isso seu campo de força está em toda as plantas do universo. É delas que o orixá extrai a cura de todos os males que afligem a humanidade.
É o grande defensor da vida saudável através do consumo de alimentos verdes.
Além disso, Ossain possui o dom da feitiçaria e por isso auxilia a todos no sucesso e a alcançar prosperidade e bens materiais.
Por ser o senhor das folhas, utiliza as ervas e as plantas para trazer a cura do corpo e da alma para quem o procura.
No poder das folhas de Ossain, é possível encontrar o axé oculto, que é um dos mais poderosos, já que este poder é oriundo da vibração da terra, que é alimentada pela natureza e pela chuva.
Suas cores principais são o verde e o branco e sua ferramenta tem uma haste central com um pássaro (chamado Pássaro do Poder, que pode ir a todo lugar e trazer relatos) na ponta.
Do meio dessa haste saem sete pontas, e daí vem o pingente Opassanìyn.
Sincretismo e dia de Ossain
O dia da semana é a quinta-feira e o dia de comemoração é o 5 de outubro, mesmo dia de comemoração do santo católico de seu sincretismo, São Benedito, santo negro, protetor dos escravos e afrodescendentes.
Benedito nasceu em uma família de escravos na Itália e ficou conhecido como São Benedito, o Mouro, ou como São Benedito, o Africano.
Segundo algumas versões de sua história, teria nascido no ano de 1524 na Sicília, em família pobre e descendente de africanos escravizados da Etiópia.
Outras versões sustentam que foi um escravo capturado no norte da África, o que era muito comum no sul da Itália nesta época.
Neste caso, ele seria de origem precisamente moura (os mouros são os habitantes do norte da África) e não etíope.
De qualquer forma, foi chamado pelo apelido de “mouro” devido à cor escura de sua pele, já que na época era comum chamarem de “mouro” qualquer africano.
A África um continente rico de florestas, e a floresta é a casa de Ossain, que divide com outros orixás do mato, como Ogum e Oxóssi, o seu território por excelência, onde as folhas crescem em seu estado puro, selvagem, sem a interferência do homem.
Por isso, se diz que não é aconselhável penetrar na mata sem deixar alguma oferenda para Ossain, Oxóssi e Ogum, pois eles são defensores deste local e o seu território é sagrado e deve ser respeitado.
É nas matas mais virgens e profundas que os orixás encontram a emanação mais pura da energia da natureza. Antes de entrar em qualquer vegetação, deve-se pedir licença a esses três Orixás.
Origem de Ossain
Importante saber que Ossain é um Orixá originário da região de Iraó, na Nigéria, muito próxima da fronteira com o antigo Daom. Por isso sua origem é própria da cultura Yorubá, e portanto é mais cultuado nas casas de Candomblé do que em templos de Umbanda.
Sem a força e a presença deste orixá não é possível realizar cerimônias no Candomblé, pois o seu axé é essencial para ativar o sangue verde (proveniente das plantas, folhas e ervas da natureza).
Na Umbanda, seu axé está associado ao de Oxóssi.
Saudação à Ossain
Sua saudação é “Ewé Ó”, com seu significado “Salve as folhas”!
História de Ossain
Conta a lenda que Ossain, filho de Nanã e Oxalá, cresceu aprendendo sobre as folhas e assim, ao chegar à idade adulta, possuía grande conhecimento de algumas plantas e de suas propriedades, pois já as estudava com afinco e disciplina desde muito novo.
Um certo dia, ao passar na região de Àgbàsaláààrinayélòrun (rocha que está no meio do percurso entre o Céu e a Terra), ele encontrou Orunmilá, orixá dos destinos e que é responsável pelos mistérios e interpretações do oráculo de Ifá, que descia do céu carregando inúmeras folhas. Esse orixá então perguntou a Ossain aonde ele ia.
O orixá então respondeu que estava indo buscar folhas para fazer alguns remédios para certos doentes na Terra.
Vendo a dedicação do orixá Ossain aos seres humanos, Orunmilá lhe concedeu todo tipo de conhecimento sobre as folhas, as matas e as ervas. Assim, Ossain aprendeu os nomes, propriedades e a como utilizar cada uma.
Os dois orixás desceram com todas as folhas para a Terra e as espalharam pelo planeta.
Características dos filhos de Ossain
São pessoas extremamente reservadas e de extrema inteligência. Não julgam ninguém através da primeira impressão, pois sabem que para compreender melhor uma pessoa e seus mistérios é necessário que haja paciência.
Assim, devido ao mesmo fator, um filho de Ossain também não confiará em ninguém tão brevemente, o que os torna pessoas de sentimentos reclusos.
São curiosos e por tal razão ótimos em descobertas e estudos aprofundados. Geralmente a ansiedade não faz parte do dicionário destes indivíduos, já que possuem a paciência e a disciplina de seu pai, que teve a paciência para absorver todo o conhecimento das folhas. Atuam portanto de forma racional e justa.
Os filhos de Ossain são pessoas extremamente equilibradas e cautelosas, que não permitem que as suas simpatias ou antipatias interfiram nas suas opiniões sobre os outros.
Controlam perfeitamente os seus sentimentos e emoções. Possuem grande capacidade de discernimento e são frios e racionais nas suas decisões.
Oferenda para Ossain
Ossain prefere acaçá, feijão (ewa), milho vermelho (àgbado), farofa e fumo de corda.
Já sua quizila é a ventania, por isso é preferível que suas oferendas sejam entregues nas matas virgens.
Suas principais oferendas são o fumo, o mel e a cachaça.
Inhame para Ossain
Ingredientes: azeite de oliva, folhas de fumo e 3 quilos de inhame, mel e sal.
Materiais: velas brancas e 1 alguidar.
Modo de preparo: cozinhe os inhames descascados e amasse-os usando um pilão ou as mãos. Lave o alguidar utilizando água e mel, na sequência forre-o com as folhas do fumo lavadas, coloque a massa de inhame por cima e regue com azeite e acrescente sal.
Observação: velas não devem ser acesas, pois Ossain não suporta que suas ervas queimem.
Abacate para Ossain.
Ingredientes:
– 01 abacate
– 500g. de amendoim
– 250g. de açúcar
– fumo em corda
– 7 folhas de louro
Modo de preparo: Corte o abacate ao meio e retire o caroço. Coloque as duas partes numa travessa com a polpa virada para cima. Numa panela misture o amendoim e o açúcar e mexa até derreter o açúcar. Derrame essa mistura sobre o abacate.
Enfeite com pedaços de fumo em corda e as 7 folhas de louro.
As oferendas podem ser deixados em uma mata fechada, sempre pedindo licença ao orixá antes de entrar e entregue as oferendas com gratidão e pedindo uma vida saudável e próspera.
Lembre-se que toda oferenda deve ser orientada por algum dirigente da Umbanda ou Candomblé e cada orixá possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião. Oferendas feitas sem o pedido da entidade não tem fundamento.
Oração à Ossain
“Ossain, senhor da cura e do axé das folhas!
Que os obstáculos e entraves sejam afastados dos meus caminhos;
Que as encruzilhadas da vida sejam livres e abençoadas;
Senhor das folhas!
Que no outono as folhas protejam meus caminhos;
Que na primavera as folhas enfeitem meu destino;
Que no inverno as folhas aqueçam minha jornada;
Que no verão as folhas alegrem minha vida.
Amém!”