julho 15, 2021

Os Ciclos Femininos e a Aromaterapia

O mundo dos óleos essenciais é muito rico e amplo.  Quando começamos a aprender e a sentir os efeitos da Aromaterapia nos Ciclos Femininos, ficamos com ainda mais vontade de conhecer e nos aprofundar nos segredos dos óleos essenciais.

Esse mundo é tão mágico e misterioso, assim como o universo feminino! Sendo que cada aroma nos ajuda em um determinado ciclo. Devido a essa semelhança tão poderosa entre esses dois mundos, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a Aromaterapia e os Ciclos Femininos.

O que é Aromaterapia?

O que é Aromaterapia

A Aromaterapia é um estudo da medicina natural que estuda e aplica as propriedades das plantas e ervas, que, neste caso, são óleos essenciais e vegetais.

Eles atuam em prol da manutenção e da promoção da saúde. É considerada uma terapia integrativa e aplicada para equilibrar o organismo de forma natural.

Dentre as diversas propriedades terapêuticas dos óleos essenciais, hoje vamos falar sobre os seus principais benefícios nas alterações dos Ciclos Femininos, como o equilíbrio hormonal e emocional, o alivio dos sintomas da TPM, as cólicas menstruais, a gestação, o parto, o pós parto, a menopausa e o inicio do envelhecimento.

Ciclos Femininos – Óleo Essencial para as Emoções

No nosso dia a dia, ocorrem muitos desafios, principalmente para nós mulheres: cumprir metas de trabalho, desentendimentos em relacionamentos, cuidar da casa; tudo acontece ao mesmo tempo e esses desafios podem desencadear desequilíbrios emocionais.

Estresse, ansiedade e insônia, são sintomas que são considerados cada vez mais frequentes. Reduzir esses desconfortos usando os óleos essenciais é uma opção para quem busca a medicina natural e é simples de adicionar à sua rotina. Devido à relação direta e única entre emoções e olfação no cérebro, o óleo essencial pode ajudar a “desbloquear” as memórias e emoções armazenadas.

Ao inalarmos um óleo essencial, o aroma segue até o cérebro no nosso sistema límbico, que é o responsável por lidar com a resposta emocional.

A função hormonal, o comportamento, a motivação, a memória de longo prazo, o olfato e a resposta emocional estão interligados, mostrando que os óleos e as emoções essenciais andam de mãos dadas. A maioria dos desconfortos que sentimos, relacionados com o nosso dia a dia, têm raízes emocionais; e a Aromaterapia tem o poder de amenizá-los, harmonizando o que está em desequilíbrio.

Ciclos Femininos – A importância do cuidado em cada fase

É essencial que as mulheres tenham o conhecimento da sua saúde. Se cuidar garante longevidade, além de uma qualidade de vida e bem-estar ainda melhor. São muitas as vantagens em usar óleo essenciais, principalmente para as mulheres, que sofrem diversas alterações dos ciclos hormonais durante toda a vida. Saber lidar com essas transformações pode garantir bem-estar em todas as idades.

Uma rotina repleta de cuidados pessoais, durante essas alterações dos Ciclos Femininos, facilita muito o seu próprio autoconhecimento e diminui os impactos das mudanças de fase. É importante também sempre observar em qual fase do seu ciclo pessoal você está e qual é a fase da Lua que está no céu e procurar se harmonizar com o ciclo interno e externo e suas correlações.

Ciclos Femininos – As 4 fases da mulher

  • Infância e transição para adolescência: dos 8 aos 18 anos – Óleo de laranja e lavanda
As 4 Fases da Mulher

A menina, quando criança, está em uma fase onde se encontra mais comunicativa, alegre e divertida.

Quando vai chegando a adolescência, o nosso corpo começa a se transformar. É nessa fase que começa a alteração hormonal. Os seios começam a crescer, a primeira menstruação chega, os pelos aparecem, crescemos rapidamente e os nossos pensamentos, desejos e sentimentos já não são mais os mesmos.

Por isso, nessa fase de alteração dos Ciclos Femininos é essencial trabalharmos com óleos mais tranquilos, como o óleo essencial de laranja e lavanda. Vamos aprender mais sobre eles.

O óleo essencial de laranja é conhecido como o óleo da felicidade, alegria e expansão. É um grande aliado para aliviar medos e traumas infantis. Isso ocorre porque traz segurança, conforto e equilíbrio. Quando colocado no ambiente, é um poderoso estimulante do apetite, tônico e fortalecedor do estômago, onde ajuda a digerir grande parte das emoções.

A lavanda traz a tranquilidade, a paz e o aconchego familiar. Excelente para ótimas noites de sono, é relaxante. Seu aroma é levemente adocicado e confortante, e dessa forma permite que a comunicação fique mais fácil entre você e a criança ou o adolescente.

No ambiente, a empatia é estimulada e fica mais fácil a conexão entre as pessoas com situações específicas diferentes. Então, para desenvolver um melhor relacionamento com crianças e adolescentes, utilize o óleo de lavanda.

Ciclos Femininos – Cuidados especiais com a cólica

10 gotas de Óleo Essencial de Lavanda e 3l de água morna.

Modo de Usar: Misture o óleo essencial na água morna e faça compressas durante 15 minutos. Utilize 2 panos de maneira alternada para não esfriar a região.

Ciclos Femininos – Cuidados emocionais – Medo

No ambiente, usar difusor com água e aplicar 10 gotas de laranja.

  • Inicio da fase adulta: dos 18 aos 30 anos – Óleo de Ylang Ylang e gerânio

A mulher e o seu corpo passam por diversas alterações dos Ciclos Femininos e quando falamos de saúde da mulher, há precauções que são essenciais em cada fase. Essas alterações dos ciclos femininos, como a menstruação e a produção de hormônios, precisam ser observadas com cuidado.

Nessa fase, a mulher se mostra mais centrada, focada e atenta. O cérebro continua se desenvolvendo depois dos 20 anos, trabalhando de maneira mais rápida e eficiente. É a fase da “mãe, centrada, focada e atenta para a construção”, é o momento propicio para a formação de uma família. É a fase da busca constantemente o equilíbrio emocional, mental e físico.

Sua libido está em alta e sua capacidade de sedução também. É um período de adaptação que coincide com a fase da descoberta, em que ela irá começar a entender como o corpo responde aos novos estímulos que estão acontecendo em seu interior.

É a fase da adaptação e essa fase começa a partir da primeira menstruação, onde o início e o desenvolvimento da sexualidade devem ter um vinculo de afetividade e consciência com o parceiro, para que ela mesma demonstre respeito com relação ao seu próprio corpo.

O óleo essencial de gerânio proporciona aconchego e, junto com o óleo de Ylang Ylang, é capaz de estimular a sua libido e o poder da sensualidade.

Ciclos Femininos – Cuidados emocionais – Equilíbrio e concentração

No ambiente, usar difusor com água e aplicar 5 gotas de gerânio e 5 gotas de Ylang Ylang.

  • Mulher adulta: dos 32 aos 45 anos – Gerânio e palmarosa
Ylang Ylang

Nesse momento, a mulher se encontra com certa baixa hormonal e o inicio do climatério.

Esse período de alteração dos Ciclos Femininos se dá quando a mulher passa da fase reprodutiva para a fase não reprodutiva, sendo marcada por uma diminuição progressiva da quantidade de hormônios produzida. As emoções aqui estão afloradas

Aos 40 anos poucos óvulos podem se desenvolver. A qualidade é bem inferior se comparada com uma mulher aos 20 anos. Isto pode provocar algumas alterações nos Ciclos Femininos, como dificuldade na ovulação, fertilização, implantação e desenvolvimento do embrião, portanto temos uma menor chance de gravidez.

É a fase da feiticeira, o pico do poder e da sensualidade feminina, quando há o encontro com a nossa sombra, mas também é um período de beleza, transformação e força interna. É o momento certo para reavaliar valores e iniciar uma fase de novos hábitos que visam agir positivamente no dia a dia dessa mulher.

O óleo essencial de palmarosa age diretamente na autoestima e no físico, auxiliando na hidratação da pele em geral, e ajuda nos tratamentos de flacidez e de rugas. Em sinergia com o óleo de gerânio, estimula o equilíbrio dos hormônios femininos que nessa fase se encontram em baixa, já que a mulher provavelmente entrará na menopausa ou caminha para esse momento.

Ciclos Femininos – Cuidados emocionais – Auto confiança

No ambiente, usar difusor com água e aplicar 5 gotas de gerânio e 5 gotas de palmarosa.

  • Mulher madura: dos 45 anos em diante – Sálvia, Gerânio, Grapefruit, Laranja Doce e Lavanda

A chegada dos 45 anos marca inúmeras alterações nos Ciclos Femininos e no corpo de uma mulher. Dentre elas estão as mudanças hormonais, a redução do metabolismo, a perda da densidade óssea e a perda de massa muscular.

A menopausa pode ter inicio aos 40 anos, mais especificamente entre os 45 e 55 anos, quando a menstruação passa a ser mais irregular e surgem sintomas como ondas de oscilação da temperatura do corpo e produção do suor. A menopausa traz a paz e a consciência de que a mulher já passou por todos os seus Ciclos Femininos. Permita-se curtir o seu corpo de forma introspectiva e sábia.

É o momento feminino onde o eu e o seu ser superior falam mais alto do que o ego. Ótima oportunidade para trabalhar o seu espiritual, principalmente rituais e trabalhos voltados à ancestralidade, onde é mais fácil o entendimento do passado se tornar mais claro e revelador. Esse período é mais conhecido com a fase da anciã.

O óleo essencial de sálvia pode ser transformador e, junto com óleos cítricos como Laranja Doce e florais como gerânio e lavanda, pode equilibrar as dores de cabeça e as sensações de calor.

É um grande momento para a conexão com filhos, filhas, com a natureza, com animais, com o planeta, entendendo que o amor pode ser incondicional e muito mais potente do que o vivido em todas as outras fases. É a hora de aproveitar e viver a vida sorrindo e dormir tranquila com a sensação de dever cumprido.

O cuidado com a saúde precisa continuar mesmo depois da menopausa, acompanhando com muita atenção os órgãos femininos.

A prevenção da saúde e da sua energia é a melhor forma de manter o bem estar e a qualidade de vida para um envelhecimento mais saudável. Práticas como atividades físicas e uma boa alimentação são os principais aliados para que esse momento aconteça de forma natural e adequada.

Ciclos Femininos – Cuidados especiais com a menopausa:

5ml de Óleo Vegetal de Abacate;

1 gota de Óleo Essencial de Ylang Ylang

1 gota de Óleo Essencial de Grapefruit;

1 gota de Óleo Essencial de Lavanda

1 gota de Óleo Essencial de Gerânio.

Modo de Usar: Misture o óleo essencial no óleo vegetal e aplique como um hidratante para o corpo após o banho.

A Aromaterapia se mostra muito eficaz para auxiliar toda essa alteração dos Ciclos Femininos e no resgate da identidade feminina. As mulheres estão sempre em busca do resgate ou do “despertar” da sua identidade feminina e nada melhor do que utilizar de técnicas terapêuticas nas quais você pode se conectar com o seu ciclo natural de alegrias e tristezas, seu ciclo menstrual, enfim, se conectar com os seus próprios sentimentos e pensamentos.

Se você está na busca da saúde integrativa e quer acessar as suas forças curativas e o contato com seu feminino, embarque nesse universo da Aromaterapia e dos óleos essenciais e viva de forma mais saudável, benéfica e harmônica.



Natalia Martin

Natalia Martin


Terapeuta Integrativa em São Paulo. Facilitadora de Medicinas Naturais, Personal Organizer e Aromaterapeuta. Faço Atendimentos e Consultorias em Harmonização Pessoal e de Ambientes. Trabalho com Terapias Holísticas há 4 anos e trago uma bagagem de conhecimento onde meu intuito final é organizar e amenizar desconfortos físicos e emocionais. Ajudar as pessoas a se conectarem consigo mesmas e trabalhar o autoconhecimento, de forma a atrair mais prosperidade, saúde e oportunidades na sua vida pessoal e profissional.

terapeuta vanessa ramos

Dúvidas no Amor?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

agosto 27, 2021

julho 19, 2021

julho 8, 2021

>