Oração: a forma de conversar com Deus nas mais diversas religiões

A oração é uma prece dirigida a Deus que faz parte de diversos rituais das mais variadas religiões. Uma das orações mais conhecidas é o Pai-Nosso. De acordo com a Bíblia, Jesus Cristo a ensinou como um modelo de contato direto com Deus.

Algumas religiões a adotam integralmente, outras realizam orações tomando essa como modelo. Ou seja, não necessariamente ela precisa ser repetida. O ato de orar pode ser individual ou coletivo. O mais importante é ter fé, agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas e se concentrar no momento da oração.

leitura Tarot orientação clara e objetiva

Como são as orações em cada uma das religiões?

A oração é uma súplica, um agradecimento, um pedido, um louvor e uma adoração. Ela pode ser feita individualmente ou coletivamente sendo mencionada em palavras ou realizada na mente em pensamentos. Não só os cristãos fazem orações. Religiões de matriz africana, hindus, budistas, entre outros, também entoam orações em seus rituais.

Os budistas rezam em casa e em templos diante de um relicário com a imagem de Buda, cercado de velas, incenso e flores. Em geral o fiel junta as mãos, ajoelha, curvando-se três vezes diante da imagem. Oferendas, como flores, velas e alimentos também são oferecidos no ritual.

Os católicos rezam com um rosário de 165 contas, correspondente a 15 vezes o Pai-Nosso e 150 a Ave Maria. O sinal da cruz encerra a prece. Católicos rezam ajoelhados e com as mãos unidas.

Os judeus rezam na sinagoga. Suas preces estão no livro sagrado da religião – a Torá. Conforme a seqüência de preces, o fiel levanta-se, ajoelha-se e senta-se novamente. Os homens usam o solidéu (chapéu), em sinal de respeito a Deus.

Os hindus rezam sentados sobre uma almofada com as pernas cruzadas e a coluna e a cabeça eretas. Usam um rosário de 108 contas.

Os muçulmanos rezam em cinco horários: 5:00, 12:30, 16:00, 18:30 e 20:00. Rezam na Sala de Oração da Mesquita. Durante a prece, o fiel se inclina para a frente, prostrado no chão, em sinal de respeito a Deus. A testa toca o tapete especial para esse ritual.

Club vida tarot

As orações mais populares no Brasil

 

Ave Maria

Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Pai Nosso

Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Credo

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria , padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Sinal da Santa Cruz

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Glória ao Pai

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Conheça nossas Tarologas

Oração para São Jorge

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por Nós. Amém.

Oração para Oxum

Ora ie ieu Oxum,
Salve dourada senhora
Da pele de ouro!
Benditas são suas águas,
e essas mesmas águas lavam meu ser
e me livram do mal.
Oxum, Divina Rainha, bela Orixá,
venha a mim,
caminhando na Lua Cheia.
Traga, mãe, em suas mãos,
os lírios do amor e da paz.
Torna-me doce, sedutora,
suave, como és.
Mamãe Oxum, me proteja, Orixá.
Faça que o amor seja
constante em minha vida
Que eu possa amar a
tudo o que existe.
Me proteja contra as
mandingas e feitiçarias.
Daí a mim o néctar de sua doçura
e que eu consiga o que desejo
Mãe do ouro, da beleza e do amor,
Senhora do mais puro Axé,
valei-me hoje e sempre.
Aiêê Mamãe Oxum!

veja os depoimentos

Gostou do nosso Artigo? Adoraríamos conhecer sua opinião. Comente e compartilhe em suas redes sociais.

Gratidão