julho 19, 2021

Óleos essenciais: o que são e para que servem?

Os óleos essenciais são compostos naturais de origem vegetal.

Óleos essenciais

Também conhecidos como “essências”, os são caracterizados pela presença de substâncias voláteis à temperatura ambiente que conferem ao produto aromas e fragrâncias diferentes.

Não é por acaso, portanto, que os óleos essenciais também sejam conhecidos como “óleos voláteis” e seus componentes sejam definidos como “aromáticos”.

O que são óleos essenciais?

Podem ser definidos como compostos naturais de origem vegetal que consistem em misturas de substâncias voláteis à temperatura ambiente.

Ou seja, um óleo essencial não é composto por uma única molécula, mas por uma mistura de diferentes moléculas.

As características e propriedades de cada óleo essencial podem variar de acordo com a mistura que o constitui.

No entanto, é possível identificar algumas características comuns a todos os óleos essenciais.

Do ponto de vista químico, essas substâncias são caracterizadas por:

1. Uma volatilidade acentuada (presença de compostos de baixo ponto de ebulição, isto é, evaporam facilmente);

2. Uma composição muito complexa baseada principalmente em compostos de baixo peso molecular.

Já do ponto de vista biológico, os óleos essenciais são caracterizados por, entre outras coisas, ser produzidos por células específicas e depois despejados ou recolhidos em estruturas especializadas dentro das plantas que os produzem.

Em algumas plantas, usando diferentes partes e diferentes métodos de extração, é possível extrair diferentes tipos da mesma planta.

Este é o exemplo da laranja amarga (Citrus aurantium): o chamado óleo essencial de  laranja amarga é extraído da casca da fruta; das flores é possível obter um óleo essencial conhecido como néroli; enquanto que um óleo essencial conhecido como petit-grain pode ser obtido das folhas.

Quais são as propriedades dos óleos essenciais?

São reconhecidas várias propriedades aos óleos essenciais, difíceis de elencar, pois cada essência possui características próprias que lhe são atribuídas pela sua composição individual.

Quais são as propriedades dos óleos essenciais?

Frequentemente, contribuem – juntamente com outros componentes – para fortalecer as propriedades atribuídas a numerosas plantas medicinais e ervas.

Geralmente, a atividade antimicrobiana é compartilhada pela maioria dos óleos essenciais.

Algumas essências são tóxicas e perigosas para o corpo, por isso não devem ser utilizadas de forma alguma; enquanto outras mostraram que são capazes de realizar certas atividades com respeito a certos tipos de funções ou sistemas.

Com relação ao último ponto, alguns exemplos são dados a seguir:

Sistema nervoso central: alguns usados na aromaterapia, parecem ter a capacidade de interferir no humor e nas sensações do indivíduo a nível nervoso, consciente e inconsciente

As substâncias voláteis presentes nas essências podem induzir reações de bem-estar ou mal-estar.

Aparelho digestivo: certos óleos essenciais contêm compostos que, por sua capacidade irritativa, em contato com as mucosas do estômago, estimulam diretamente a produção de uma maior quantidade de suco gástrico.

Sistema urinário: alguns componentes dos óleos essenciais são capazes de exercer uma ação diurética devido à irritação exercida nos túbulos renais.

Sistema respiratório: diferentes componentes de diferentes óleos essenciais têm atividades expectorante, antitússica e antiinflamatória; é exemplo disso o eucaliptol no óleo essencial de eucalipto.

As propriedades expectorantes devem-se a uma leve irritação das mucosas das vias aéreas superiores e dos brônquios, o que aumenta a secreção de muco mais fluido, favorecendo o deslizamento do mais denso.

Utilização e segurança no uso de óleos essenciais

Os usos de óleos essenciais são muitos; seu uso é particularmente difundido na produção de vários tipos de produtos cosméticos, como perfumes, óleos de massagem, produtos de limpeza para o corpo e cabelo, cremes, etc.

Ao mesmo tempo, os óleos essenciais são os ingredientes básicos da aromaterapia (uma forma de terapia que visa resolver doenças e melhorar o bem-estar do corpo por meio do uso de essências).

Em alguns casos, os óleos essenciais também são usados nos alimentos (obviamente devem ser consumidos apenas os produtos com certificação de segurança).

Em qualquer caso, independentemente do tipo de uso, os óleos essenciais precisam ser diluídos antes do uso. Na verdade, em seu estado puro, todas as essências – de forma mais ou menos acentuada – são capazes de causar irritação na pele e nas mucosas.

Tipos de óleos essenciais

Os óleos essenciais podem ser divididos em três categorias:

ÓLEOS DE BASE: aqueles obtidos da casca e da raiz, simbolizados pelo quadrado. Essas essências tem baixa frequência energética e evaporam lentamente.

Um óleo de boa qualidade pode durar até 24 horas e as essências básicas firmam as energias, nos conectam com a terra, estabilizam e relaxam. Essas essências incluem sândalo, patchouli e vetiver.

ÓLEOS DO CORAÇÃO: óleos obtidos de flores e pétalas. Seu símbolo é o círculo e evaporam em tempos intermediários, durando de 4 a 6 horas.

As essências intensas e sensuais são usadas para reequilibrar as energias físicas e psíquicas e agir sobre a afetividade, o amor. As essências do coração são lavanda, néroli e rosa.

ÓLEOS DE CABEÇA: são óleos essenciais obtidos de frutas cítricas e cascas de frutas, simbolizados pelo triângulo. Evaporam muito rapidamente (cerca de 2 horas).

Este tipo de essência impulsiona as energias para cima, tem efeitos dinamizadores, estimulantes e revigorantes adequados para atividades intelectuais. Incluem bergamota, limão, laranja e tangerina.

Uso esotérico dos óleos essenciais

Os óleos essenciais sempre foram usados em rituais esotéricos. Cada essência tem suas peculiaridades e é por isso que os óleos devem ser usados com conhecimento e não sem critério.

Uso esotérico dos óleos essenciais

Sua função é importante e não apenas quando se trata de esoterismo. Por exemplo, os óleos permitem que você solte os músculos se o ritual for voltado para o relaxamento, mas eles também podem realizar outras funções importantes.

Esotericamente, os óleos são usados para inúmeras práticas, algumas até mesmo desconhecidas para aqueles que não estão particularmente familiarizados com velas.

Geralmente os óleos essenciais em ritos esotéricos são usados na unção de velas, combinados com outros óleos básicos para compor misturas específicas.

Eles são usados para preparar o incenso como amálgama e aromatizante, mas não apenas: os óleos essenciais também são empregados para purificar não só pessoas como também lugares.

Durante rituais específicos, os óleos essenciais podem desempenhar ainda outra função: são usados para traçar sinais em objetos ou em si mesmos e, se misturados com alguns tipos de ervas, podem ser úteis para lançar feitiços.

Em suma, as funções dos óleos essenciais nos rituais esotéricos são tantas que dependem do tipo de ritual que se segue.

Os significados dos óleos essenciais

Cada óleo essencial tem um significado diferente, que você deve conhecer para obter os melhores resultados.

Portanto, é necessário coletar todas as informações possíveis antes de iniciar um ritual de qualquer tipo, se quiser chegar à linha de chegada, ao seu objetivo.



Marcello Salvaggio
logotipo amazon

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.

Dúvidas no Amor?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

agosto 27, 2021

julho 15, 2021

julho 8, 2021

>