setembro 17, 2021

Óleo essencial de laranjeira: para que serve?

O óleo essencial de laranjeira traz vários benefícios para o nosso corpo. Ajuda no combate ao estresse e na desintoxicação do organismo entre outras benesses.

Para melhor explicar os efeitos do óleo essencial de laranjeira no nosso organismo vamos analisar de forma mais detalhada, os seguintes tópicos:

            . o que é óleo essencial de laranjeira

            . quais são os tipos de laranja

            . como são extraídos os óleos essenciais de laranjeira

            . modos de utilização

            . benefícios do óleo essencial de laranjeira

            . outras informações importantes

O QUE SÃO ÓLEOS ESSENCIAIS?

ÓLEO ESSENCIAL DE LARANJEIRA

Primeiramente, vamos explicar o que são óleos essenciais.

São substâncias voláteis, ou seja, elas mudam da forma gasosa facilmente. Por isto podem ser utilizados através da inalação ou pela absorção através da pele indo então para a corrente sanguínea, sendo então metabolizados pelo corpo.

São extraídos de plantas aromáticas, através das flores, frutos, sementes, raízes, folhas. Praticamente de todas as partes das plantas. Tem grande utilização nas indústrias medicinal, farmacêutica, cosmética e alimentícia.

Por serem substâncias orgânicas puras e extremamente potentes, elas são consideradas a alma das plantas.

Como os óleos essenciais têm uma grande riqueza de componentes químicos, possuem diversas propriedades terapêuticas tais como fortalecimento, equilíbrio e recuperação da nossa saúde mental e física.

Podemos usar até três óleos simultaneamente, pois eles se recombinam entre si, podendo apresentar mais resultados do que o uso de apenas um óleo específico.

Mas atenção, devem ser ministrados com cuidado e diluídos devido à alta concentração de determinados elementos químicos neles.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE LARANJA

QUAIS SÃO OS TIPOS DE LARANJA

São conhecidas centenas de tipos de laranja. Mas na verdade, podem ser divididas em duas espécies: doces e azedas.

A primeira espécie são as consideradas laranjas doces. O nome científico é Citrus Sinensis. Temos como exemplo a lima, bahia, serra d’água, pera entre outras São utilizadas além do consumo puro, na confecção de doces, sucos e conservas.

A segunda espécie são as laranjas azedas, as Citrus Aurantium. Como exemplos desta espécie podemos citar a laranja azeda. É nesta espécie que se concentra os tipos mais ácidos. São fabricados doces com sua casca e polpa.

De ambas as espécies são extraídos óleos essenciais.

COMO SÃO EXTRAÍDOS OS ÓLEOS ESSENCIAIS DE LARANJEIRA

Os óleos essenciais das laranjas são extraídos através da pressão a frio da casca das frutas. Neste processo, a camada externa da fruta é rompida por meios mecânicos. Assim o sabor picante e a essência são pressionados para fora, na forma de óleo. Este processo é utilizado em todas as frutas cítricas.

 O processo basicamente é o mesmo nas duas espécies, mas existe uma diferença fundamental.

O óleo essencial nas laranjas doces é retirado da fruta madura enquanto da laranja amarga é retirado da fruta ainda verde.

A árvore de laranjeira amarga também permite a extração de mais dois tipos de óleo essencial, que são muito utilizados tanto na perfumaria como na aroma terapia.

Das folhas é extraído o óleo essencial de Pettigrain e das flores, o óleo essencial de Néroli. Este óleo é muito delicado e alcança valor de mercado muito alto.

Óleo essencial de laranjeira: modos de uso

MODOS DE UTILIZAÇÃO

O óleo essencial de laranjeira é utilizado de duas formas. Através da inalação e pela absorção pela pele (massagens, banhos, perfumes).

Pela inalação, através das vias olfativas, tem efeito sobre as outras partes do cérebro, o sistema límbico que é uma das áreas primitivas da consciência. Tem a capacidade de penetrar profundamente na psique, relaxando a mente, auxiliando no tratamento do desânimo e depressão, à longo prazo.

Pela absorção através da pele, ele vai para os vasos sanguíneos e daí transferido para várias partes do organismo, principalmente para os sistemas glandulares, onde traz muitos benefícios para o organismo. É usado em massagens e banhos.

Recomenda-se cuidado após o uso, principalmente após a massagem, quando se deve usar um protetor solar acima de 30 FPS, imediatamente após.

Benefícios do óleo essencial de laranjeira.

O óleo essencial de laranjeira beneficia o corpo de várias maneiras sendo muito utilizado em vários tipos de terapia e de forma medicinal. Ajuda no relaxamento e combate ao estresse, sendo ideal para depressão ou ansiedade, em um tratamento a longo prazo. São estes os principais benefícios do óleo essencial de laranja doce:

  1. Alívio no estresse e na depressão.

Tem o efeito de liberar a energia estagnada no corpo, desta forma ajudando a maior tranquilidade e serenidade para que o corpo possa lidar melhor com as emoções fortes e destrutivas, como a raiva e o ódio.

Com a liberação de energia, é ótimo para aqueles que se sentem desanimados ou sem coragem para enfrentar situações adversas.

Traz força para agir de forma positiva.

  • Promove a desintoxicação do corpo

Seu efeito de desintoxicação do corpo ocorre através da revitalização dos sistemas digestivo e circulatório, fazendo operar de uma forma bem mais eficiente.

Também incentiva a produção de urina, o que ajuda o corpo a se livrar da água em excesso além de toxinas, gorduras e poluentes.

  • Combate as células cancerígenas

Por possuir elevados teores de monoterpeno, que são hidrocarbonetos com a capacidade de auxiliar no tratamento e na prevenção de alguns tipos de câncer, principalmente quando o diagnóstico ocorre no início da doença.

  • Melhora a aparência da pele

Também pode atuar como antioxidante, graças a sua riqueza em vitamina C. É empregado no tratamento de pele seca e rugas.

Muitos nutricionistasafirmam que se acompanhado de uma dieta balanceada ajuda no combate ao envelhecimento da pele.

  • Ajuda a melhorar o funcionamento das glândulas do corpo

O óleo essencial de laranja doce pode melhorar o funcionamento de todas as glândulas, tanto no sistema endócrino quanto no sistema exócrino. Este óleo é particularmente eficaz quando é utilizado para estimular a menstruação, lactação, bile, hormônios e enzimas.

  • Melhora a absorção de nutrientes importantes para o corpo

Como é rico em vitamina C, o óleo essencial de laranja doce tem a capacidade de aumentar a absorção de ferro, obtidos de alimentos de origem vegetal. Desta forma ajuda na prevenção de anemias. Isto ocorre devido ao fato da vitamina C conseguir modificar a estrutura química do ferro, transformando-a numa forma mais fácil de ser absorvida pelo organismo.

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES

É preciso ficar atento para alguns cuidados que devem ser tomados.

Como todo elemento cítrico, o óleo essencial de laranja contém substâncias que causam fotossensibilidade na pele. Assim, é recomendável não se expor ao sol após o uso em massagens e ou banhos. Recomenda-se o uso de protetor solar acima de 30 FPS, de forma imediata ao término da massagem.

Assim como os demais insumos vegetais e animais, não deve ser consumido sem o acompanhamento e orientação de um profissional devidamente qualificado e de sua confiança.

O Ministério da Saúde informa que não existem estudos científicos publicados que confirmem os efeitos dos óleos essenciais.



Marcello Salvaggio
logotipo amazon

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.

Dúvidas no Amor?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

outubro 21, 2021

outubro 12, 2021

outubro 5, 2021

>