fevereiro 14, 2020

Falanges na Umbanda

COMPARTILHE

O que são as falanges na Umbanda?

Falanges na Umbanda são agrupamento de espíritos que trabalham para determinado Orixá.

Já falamos em outros artigos que Orixá não incorpora, nosso corpo não aguentaria tamanha energia.

Imagine uma pessoa incorporando Oxalá, ou Exú ou ainda Iemanjá, são energias fortes demais para o corpo humano.

Por isto existem as falanges e seus falangeiros espíritos que trabalham para um chefe de falange, que por sua vez, trabalhar para um Orixá.

Vamos aqui para um exemplo, Exu Caveira, Exu Caveira é um Orixá, por isto não incorpora, mas comanda uma falange de espíritosque incorporam usando o nome de Exu Caveira.

Por esta razão é que podemos encontrar no mesmo terreiro, mais de um Exu Caveira trabalhando incorporados, pois estes espíritos fazem parte da falange do Exu Orixá Caveira.

Como as falanges na Umbanda se dividem?

como-as-falanges-na-umbanda-se-dividem

Para entendermos melhor: a divisão das falanges na Umbandaé muito parecida com os cargos de uma empresa, ou seja, teremos na empresa o Diretor, Coordenador, e os colaboradores, na espiritualidade também teremos uma hierarquia.

Na Umbanda trabalhamos apenas com os Orixás, Oxalá, Iemanjá, Oxum, Iansã, Ogum, Xangô, Oxóssi, Ibejada ou Cosme e Damião e Exú., que diríamos são os diretores.

Não podemos incorporar os Orixás como já foi dito anteriormente, por conta da força de sua energia. Então o que incorporamos são os colaboradores.

Falanges na Umbanda: Quem são os colaboradores?

São espíritos missionários que trabalham em nome de um Orixá, ou seja, ele é um espirito falangeiro daquele Orixá.

Toda falange tem seu chefe de falange, podemos dizer então que este Chefe de Falange é o Coordenador do grupo de espíritos ligados aquele Orixá.

Exemplo: Exu Caveira é chefe de falange (coordenador do grupo), seu Diretor é o Orixá Obaluayê ou Omulu, seus falangeiros(colaboradores), são os que vão incorporar aqui na terra, a mando e comando do Chefe da Falange que é o Sr. Exu Caveira. Rosa Caveira faz parte da falange do Exu Caveira, porém ela também é uma chefe de falange, ou seja, uma coordenadora de espíritos que trabalham para ela e para oscaveiras.

Falanges na Umbanda: Quem compõe as linhas de trabalho?

quem-compõe-as-linhas-de-trabalho

Neste caso vamos falar dos colaboradores, ou espíritos missionários aqueles que incorporam no terreiro.

São os Pretos Velhos, os Baianos, os Marinheiros, os Ciganos, os Boiadeiros, os Caboclos, Os Exus e Pombo Giras, as crianças ou Ibejada.

E cada um destes colaboradores, fazem parte de uma falange, comandada por um chefe de falange, vamos para um exemplo.

Caboclo Pena Branca, este caboclo é um chefe de falange, então ele não incorpora em terreiros, quem incorpora são os falangeiros dele. Pena Branca trabalha para os Orixás Oxóssi e Oxalá, que são seus diretores.

Teremos sempre vários caboclos e caboclas de todos os Orixás, e todos eles têm um chefe de falange e seus falangeiros (coordenadores e colaboradores nesta ordem).

E este exemplo dado serve para as outras linhas de trabalho, Pretos Velhos, Baianos.etc…

Na medida em que os colaboradores vão trabalhando, eles ganham Luz na Umbanda, e podem passar a ser Chefe de Falange, como se fosse uma promoção dentro de uma empresa, percebem.

Falanges na Umbanda: Como sabemos para qual Orixá aquela entidade trabalha?

Na verdade, não existe a necessidade de saber para qual Orixá uma entidade trabalha, de que falange ela é.

As falanges se formam por conta das afinidades espirituais de cada grupo, um espirito desencarnado, se já for sua hora, poderá escolher em qual grupo (falange) deseja trabalhar.

Mas, o que identifica o Orixá daquela entidade é o nome que carrega, por exemplo: Cabocla da Praia, trabalha para Mãe Iemanjá, por conta da praia em seu nome, outro exemplo Caboclo Folhas Verdes, trabalha diretamente para Oxóssi sem nenhuma mistura.

Caboclo Águia Branca, trabalha para quem? Já saberiam dizer?

Este caboclo trabalha na linha de Pai Oxalá, por conta do branco em seu nome.

Preto Velho Pai Benedito de Aruanda, ele trabalha na linha de Pai Oxalá, pois Aruanda quer dizer céu

Caboclo Pena Branca, ele trabalha na linha de Oxóssi e Oxalá, isto porque todo caboclo é antes de Oxóssi para depois servir em uma outra linha.

Pedrinho da Praia, trabalha na falange de Mãe Iemanjá.

Falanges na Umbanda: E quanto aos Exus?

Os Exus têm suas falanges, seus colaboradores (falangeiros) que trabalham usando o nome do chefe de falange, que foi o exemplo que dei acima com o Exu Caveira, mas vamos reforçar o exemplo.

Exu Marabô é chefe de falange, que pode trabalhar para Oxóssi, Ogum (diretores), quem incorpora em seu nome são os falangeiros ou espíritos afins daquela energia e vibração (colaboradores).

Um falangeiro (colaborador), será sempre um falangeiro?

Não, na medida em que ele evolui, ele ganha luz e ganhando luz ele pode se tornar chefe de uma falange.

Falanges na Umbanda. Os Exus se dividem em:

os-exus-se-dividem-em

Exus de Cemitério ou Calunga Pequena: são Exus que trabalham para o Rei do Cemitério, Omulú e são muito sérios.

Exus de Encruzilhadas: estes servem a todos os Orixás, não são tão sérios como os de cemitério e nem tão brincalhões como os da estrada.

Exu da Estrada: nesta linha trabalham outros espíritos como os Ciganos e a Malandragem que chamamos de povo da Rua, são mais brincalhões, mas nunca brinque antes deles, a brincadeira e descontração deve partir do Exu e não do consulente.

Nesta linha da Estrada também trabalham outros espíritos que mesmo já alcançando uma maior evolução, optaram por trabalhar na linha dos Exus, como por exemplo: Exu Mangueira, Zé Pelintra, Exu do Tempo, Dona Maria Padilha, Sr. Tiriri, Dona Rosa Caveira, Dona Cigana entre outros.

Todos que foram citados aqui são Chefes de Falangee comandam se grupo de espíritos afins, ou seja, os falangeiros.

Falanges na Umbanda. Conclusão:

A espiritualidade tem uma organização muito superior à nossa aqui na terra e que nem podemos ter acesso a tudo, mas as falanges na Umbandaé uma forma de organizar os espíritos que vão trabalhar na incorporação.

Vimos que as falanges são compostas por Chefe de Falange que seria o Coordenador de uma empresa e os falangeiros que são os colaboradores desta empresa, os que incorporam.

Na medida que os falangeiros ganham luz em seus trabalhos de auxílio, passam a ser chefe de falange, que por sua vez terá mais espíritos evoluídos que serão também chefes de falange.

Basta que saibamos que toda esta organização é para que tenhamos enquanto espíritos, a possibilidade de evolução e quem sabe um espirito se torne chefe de falange.

Gostaram do artigo?

Se sim, compartilhe em suas redes sociais.

Ficou com alguma dúvida, ou quer fazer algum comentário ou sugestão?

Até o próximo artigo.


Compartilhe!



Veja também...

abril 23, 2020

abril 14, 2020

abril 3, 2020

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Publicação Anterior
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Próxima Publicação

Deixe seus comentários...

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>