dezembro 20, 2019

O que é Umbanda Sagrada?

COMPARTILHE

Toda religião é sagrada, toda Umbanda é Sagrada, independe da sua vertente, mas quando falamos de Orixás estamos falando dos Sagrados.

Mas, existe sim algumas diferenças entre a Umbanda Sagrada e as outras formas de praticar Umbanda.

Acredito que a principal diferença entre a Umbanda Sagrada, tirando a Umbanda Branca, é o sacrifício de animais.

No artigo em que falamos sobre Umbanda Branca, deixamos claro de onde ela surgiu, com os adeptos do Kardecismo, que não podiam incorporar Pretos Velhos, Caboclos, e outras entidades que a Umbanda trabalha.

Por isto foi necessário o nascimento da Umbanda e a partir do seu nascimento, aconteceram as misturas, com o Candomblé por conta dos Orixás, com a Branca por conta dos Kardecistas, até chegar na Umbanda Sagrada.

Na Umbanda Sagrada, usa-se o branco e pés no chão, descalços, os homens usam um tipo de boina que se chama fila, as mulheres usam um pano na cabeça que podemos chamar de torço.

Isto para que o chacra coronário seja protegido de toda influencia ou energias negativas.

Eu disse acima que se trabalha descalço, mas pode se usar meias brancas ou um sapato branco usado apenas para as giras ou trabalhos na Umbanda, este sapato não poderá ser usado para mais nada, apenas para se trabalhar na Umbanda.

Mas a maioria prefere trabalhar descalços, com os pés de fato no chão.

Como é feito o atendimento na Umbanda Sagrada?

Na Umbanda Sagrada, as consultas e atendimentos são feitos pelas entidades, Caboclos, Pretos Velhos, Marinheiros, Ciganos, Crianças e os Exus, não existe o jogo de búzios.

Para saber quem são as entidades que te acompanham ou quem são seus pais de cabeça, precisa passar por atendimento, e nem sempre lhe será dito, pois existe um momento para tudo.

As entidades fazem uso de bebidas e fumo para auxiliar o médium e purificar o consulente.

No médium a bebida tem a função de deixa-lo um pouco mais leve que acaba por auxiliar a atuação da entidade, sem nenhum tipo de interferência do médium.

O fumo serve para as entidades livrar os consulentes de energias negativas, larvas astrais, poderíamos dizer que o consulente está passando por mais uma defumação, além daquela do início dos trabalhos.

As entidades têm total autonomia para passar trabalhos (oferendas ou entregas), assim como banhos e orientações para se acender uma vela, oferecer uma rosa, enfim vai depender da entidade.

Cantos e atabaques e a Umbanda Sagrada

Cantos-e-atabaques

Pontos cantados e atabaques são usados na Umbanda Sangrada, vimos em outro artigo sobre pontos cantados a importância que eles têm, assim como vimos em outro artigo a importância do atabaque bem tocado.

Tanto o ponto cantado, quanto o atabaque, têm por finalidade ajustar as faixas vibracionais dos médiuns para o recebimento do seu Orixá ou a entidade que irá trabalhar naquela noite.

Sabemos que sem o canto e o toque as energias podem ficar desequilibradas, pois não existe uma união de pensamentos e energias.

Cada qual, acaba por pensar em alguma outra coisa, e deixa de estar espiritualmente no terreiro.

Na Umbanda Sagrada, usamos apenas as mãos para tocar o atabaque, mas existe a Umbanda do Ketu que usa a aguidavi, que são varinhas feitas de bambu ou de goiabeira para tocar também os atabaques.

Esta forma de tocar é sagrada como tudo na Umbanda, mas não se usa varinhas na Umbanda Sagrada, apenas as mãos, que às vezes chegam a sangrar, de tanto que se toca em uma gira (trabalhos).

E os pontos cantados podem variar um pouco, na verdade não existe um ponto único para cada situação na Umbanda, existe o ponto certo, o de abertura, bater cabeça, defumação, descarrego, tec., como vimos no artigo Pontos Cantados.

Umbanda Sagrada, oferendas, trabalhos ou ainda as entregas

Umbanda-Sagrada

Estamos falando da mesma coisa, só muda o nome que podem encontrar por aí, ou seja, quando uma entidade nos pede um trabalho, ela está pedindo uma oferenda ou uma entrega.

Os nomes podem variar de casa para casa, de acordo com o Pai de Santo ou da própria entidade, que sempre diz: você precisa fazer isto ou aquilo e entregar em tal lugar.

Mas, se estamos falando de Umbanda Sagrada, não haverá a solicitação de sacrifício de animais.

Os pedidos sempre serão de frutas, bebidas, velas ou um prato especial, como padê de Exu ou Pombo Gira, acarajé de Iansã, manjar de Mãe Iemanjá, enfim, coisas deste tipo nunca de animais.

Ás vezes um Caboclo pode pedir um pombo branco, mas este não será sacrificado, será solto no momento em que a entrega for feita, assim que tudo estiver preparado e arriado (colocado no chão), o pombo será solto.

Têm situações em que os quiumbas (espíritos que ainda não encontram a luz e por isto não trabalham para a Lei Maior), exigem frangos, bodes, isto tudo para deixar alguém em paz, livrar esta pessoa de suas mazelas, que foram provocadas pelos próprios quiumbas a mando de alguém.

Para estas situações, podemos usar a magia, existem casas de Umbanda que trabalham com a magia do fogo, ou das pedras, das águas, e estas magias podem retirar o obsessor, no caso os quiumbas, sem precisar usar o sacrifício de animais para isto.

Para falar sobre magia precisaríamos de um artigo a parte, já que este assunto é bem mais amplo.

Como se incorpora um quiumba?

Umbanda-Sagrada

Acima neste mesmo artigo falei sobre os quiumbas, que são espíritos que estão a caminho da luz, por isto podem se passar por quem eles quiserem, no geral eles usam a aparência e o nome dos Exus e Pombo Giras.

O médium que não está preparado, que não tomou seus banhos de defesa para o trabalho, ou por conta de uma perturbação qualquer, pode acabar incorporando um quiumba sem saber que é um quiumba, ele, o médium acaba por achar que é o seu Exu de trabalho que esta ali incorporado com ele.

E nestas ocasiões os quiumbas pedem e fazem qualquer coisa para ganhar o que pediu, um exemplo claro disto é amarração de pessoas no amor, Pombo Gira de Luz não faz isto, mas um quiumba se passando por uma Pombo Gira em um médium não tão equilibrado, faz.

Por isto a importância dos banhos que preparam os médiuns para os trabalhos, a concentração e firmeza nos trabalhos, e conhecer bem as energias de seus guias de trabalho.

Umbanda Sagrada, conclusão:

O que “denomina” uma Umbanda de outra é a forma de trabalhar e as misturas que tem em sua raiz.

A Umbanda é genuinamente Brasileira, não surgiu a partir do Candomblé, na verdade o Candomblé só existe no Brasil, falamos sobre isto em outro artigo.

Na África o que temos é o culto de Nações, ou seja, uma vila pertence a Pai Ogum, todos que moram naquela vila são filhos de Ogum e cultuam Ogum, outra vila é de Iemanjá, todos são filhos de Iemanjá e cultuam a Mãe Iemanjá.

O que une e faz confundir às vezes a origem de cada religião, são os Orixás que são cultuados em todas as religiões chamadas de Afro Brasileiras.

Isto então quer dizer que o que indica se a Umbanda praticada em uma casa é sagrada, mista ou Umbandomblé, é a ritualística, principalmente das roupas e da forma de se falar.

Salve todas as formas de se fazer Umbanda!

Salve a Umbanda Sagrada!

AXÉ

Gostaram do artigo?

Se sim compartilhe em suas redes sociais.

Ficou alguma dúvida, quer fazer algum comentário?


Compartilhe!



Veja também...

abril 23, 2020

abril 14, 2020

abril 3, 2020

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Publicação Anterior
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Próxima Publicação

Deixe seus comentários...

  • Excelente matéria já não se sabe mais fazer umbanda como era a alguns anos existe muitos médiuns abrindo casas sem saber oque estão fazendo um verdadeiro desrespeito.

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >