maio 19, 2021

O óleo essencial de lavanda, para que serve.

óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é obtido da Lavandula angustifolia, uma planta da família das labiatas, ou lamiáceas. Conhecida por suas inúmeras propriedades, é útil em casos de insônia, dores menstruais e cistite.

Vamos descobrir mais sobre isso!

Propriedades e benefícios do óleo essencial de lavanda

O óleo essencial extraído da planta de lavanda exerce ação reequilibradora do sistema nervoso central, sendo ao mesmo tempo tônico e sedativo; acalma a ansiedade, a agitação e o nervosismo; alivia as dores de cabeça e as doenças causadas pelo estresse; ajuda a dormir em caso de insônia,

Antisséptico e antibiótico, é um remédio muito eficaz no tratamento de todos os sintomas de gripe e resfriado: tosse, constipação, sinusite, catarro.

Antiespasmódico, acalma as dores abdominais e os espasmos e pode ser benéfico para aliviar os incômodos das cólicas menstruais (no entanto, deve ser evitado em caso de menstruações abundantes).

Antisséptico, se diluído no detergente íntimo ou em lavagens internas, neutraliza diversos problemas do aparelho geniturinário, como as cistites.

Anti-inflamatório, analgésico, usado em loções e óleos de massagem, alivia as dores causadas por rupturas musculares e reumatismo e auxilia na estagnação linfática causada pela presença de celulite.

Cicatrizante, é utilizado na pele, mesmo na pele das crianças, como um excelente remédio em casos de queimaduras e feridas, traz alívio na presença de picadas de insetos, de erupções solares, de irritações causadas por águas-vivas.

O óleo essencial de lavanda no tratamento de males infantis

Esta é uma essência excelente para crianças: cólicas, irritabilidade, resfriados e inquietação noturna, podem ser aliviados com uma massagem no pescoço ou no peito com óleo essencial de lavanda ou com algumas gotas da essência colocadas no travesseiro antes de dormir.

Descrição da planta

Descrição da planta

A lavanda é um arbusto perene de pequeno tamanho (60-100 cm). Com caules eretos, lenhosos na base, e ramos laterais ligeiramente curvados.

Tem folhas de cor verde acinzentada. As flores, perfumadas, ficam agrupadas em finas espigas de um azul violeta.

Parte usada para o óleo

Os topos floridos. As folhas e o caule não tem utilidade neste caso.

Método de extração

Destilação a vapor

Tipo de aroma do óleo essencial de lavanda

Bastante doce, um aroma levemente floral.

Uso e conselhos práticos sobre o óleo essencial de lavanda.

Para o ambiente: 1 gota de óleo essencial de lavanda para cada metro quadrado do ambiente em que se quer espalhar seu aroma, fazendo isso por meio de um queimador de essências, fazendo isso para aliviar dores de cabeça, tensão nervosa, estresse, insônia.

Banho tonificante: coloque 10 gotas na água de uma cuba, misture agitando vigorosamente a água, a seguir mergulhando por 10 minutos para aproveitar a ação descongestionante para o sistema muscular e para aliviar dores reumáticas e articulares

Aplicação local: use 1 ou 2 gotas de óleo essencial de lavanda diluído em um pouco de óleo de amêndoa doce, para massagear o abdômen, em caso de cólicas, ou para aliviar picadas de insetos e pequenas queimaduras.

Contraindicações de óleo essencial de lavanda

Em todos esses casos é aconselhável usar o óleo essencial de lavanda por inalação ou por fricção local.

O óleo essencial de lavanda é considerado seguro, portanto, não há precauções especiais a serem seguidas.

No entanto, em caso de excessos, de doses muito além das recomendadas quando se utilizam óleos essenciais, podem ocorrer problemas mesmo ao se usar óleos que, como o de lavanda, são considerados seguros.

Algumas informações históricas

Originária do sul e oeste da Europa, a lavanda provençal, do sul da França, é a mais famosa. Já era uma planta preciosa para os antigos romanos, que colocavam cachos de suas flores nas águas das termas, que eram seus locais de banhos públicos.

A lavanda já era usada então como base para perfumes refinados e para preparar decocções e infusões usadas para a beleza da pele e dos cabelos.

Em um passado mais recente, sabemos que em cada cidade ou casa de campo não havia guarda-roupa ou cômoda que não tivesse saquinhos de lavanda para perfumar a roupa e afastar as traças.

Este delicado costume começa a voltar aos poucos e nos lembra de antigas tradições de limpeza e de cuidados com a casa.

O químico francês Renè Maurice Gattefossé, a quem se atribui a  invenção do termo “aromaterapia” em 1928 e que contribuiu para o renascimento do interesse no uso de óleos essenciais para fins terapêuticos, notou por conta própria que o óleo essencial de lavanda, que ele usava para misturas de perfumes, tinha uma capacidade notável de curar feridas que eram fruto de queimaduras.

Na verdade, enquanto trabalhava em perfumes, acidentalmente queimou o braço e, como reação, colocou-o no líquido mais próximo que tinha à disposição.

Aconteceu que aquele líquido era na verdade óleo essencial de lavanda, que o fez se curar da queimadura em muito pouco tempo.

Banho de lavanda com sal grosso para limpeza espiritual

Banho de lavanda com sal grosso para limpeza espiritual

Aqui vamos apresentar um banho que pode ajudar você espiritualmente.

Este banho pode ser também realizado conjuntamente com um ritual de purificação espiritual da casa.

Não é recomendável fazê-lo diariamente, pois o poder da lavanda de purificar as energias do seu espírito pode desequilibrar seu campo áurico.

Ingredientes:

    1 litro de água

    Óleo essencial de lavanda

    Uma mão cheia de sal grosso

    1 vela branca

Um recipiente grande para misturar os ingredientes

Como preparar e concretizar o banho:

Primeiramente, acenda a vela branca e pronuncie uma oração. Pode ser uma com a qual você se identifica mais, ou então sugerimos que faça uma prece para proteção e limpeza espiritual.

Mescle o sal grosso com a água e algumas gotas de óleo de lavanda, sem perder a atenção do seu pedido de limpeza e purificação.

Tome então o seu banho normalmente.

Ao concluir o banho, recolha a água preparada e jogue do pescoço para baixo. Mais uma vez, faça mentalmente o seu pedido, expresse seu desejo de limpeza.

Para concluir, nossa sugestão é que não saia pela rua depois do banho. De preferência, tome-o antes de dormir, para que não haja energias internas interferindo no seu campo e a limpeza se complete da melhor forma.



Dúvidas no Amor?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

agosto 27, 2021

julho 19, 2021

julho 15, 2021

>