fevereiro 17, 2021

O óleo essencial de Alecrim seus benefícios e aplicações.

O óleo essencial de alecrim é obtido da Rosmarinus Officinalis, uma planta da família das labiadas. Conhecida por suas propriedades estimulantes e purificantes, é útil, entre outras coisas, como cardiotônico e anticelulite.

Vamos descobrir isso melhor!

Propriedades e benefícios do óleo essencial de alecrim

óleo essencial de Alecrim

Estimulante do sistema nervoso se inalado, dá energia, promove a concentração e melhora a memória, principalmente em períodos de forte pressão para atividades intelectuais.

Se usado pela manhã, tem ação tonificante geral; ele afrouxa e estimula nossos componentes emocionais, infunde coragem, fortalece a vontade.

Verdadeiro inimigo das ilusões, ensina-nos a olhar para longe e a perceber com clareza as nuances da vida.

Cardiotônica, essa essência beneficia fortemente o coração, por isso é indicada em casos de astenia, hipertensão, fraqueza e fadiga, inclusive mental.

Depurativo, 2-3 gotas em meia colher de chá de mel, estimula a drenagem biliar e a digestão, remove os resíduos e dissolve a estagnação do corpo, apoiando a atividade desintoxicante do fígado.

Anticelulite, é utilizado como ingrediente em produtos cosméticos e tratamentos com lama contra celulite ou adiposidade localizada, graças à sua ação lipolítica (ação que dissolve gorduras), estimulando a circulação periférica e drenando o sistema linfático.

Antiinflamatório, se massageado localmente diluído em óleo de amêndoa doce, alivia dores articulares e musculares, dissolve o ácido úrico e cristais que endurecem os tecidos epidérmicos, formando edemas, inchaços e retenção de água.

Adstringente, tem efeito tônico, antisséptico e purificante na pele. É útil no tratamento de acne e de manchas escuras da pele.

Por essas propriedades também é utilizado como ingrediente em loções e xampus para cabelos oleosos, com caspa e para neutralizar sua queda, pois estimula a circulação, promove a oxigenação dos tecidos e o crescimento capilar.

Partes usadas

Folhas, copas floridas, galhos

Método de extração

Destilação a vapor

Aroma do óleo essencial de alecrim

Aroma amadeirado, balsâmico, canforado.

Uso e conselhos práticos sobre o óleo essencial de alecrim

Difusão ambiental: 1 gota de óleo essencial de alecrim para cada metro quadrado do ambiente em que se espalha, por meio de um queimador de óleo essencial ou na água de umidificadores para refrescar e desodorizar o ar e promover a concentração.

Uso e conselhos práticos sobre o óleo essencial de alecrim

Óleo anticelulite: Diluia 100 ml de óleo de amêndoa doce em 5 a 10 gotas de óleo e esfregue bem, combatendo assim a celulite, que envolve retenção de água, gordura e má circulação localizadas nas coxas e nádegas.

Banho tonificante: diluia de 10a 15 gotas de essência em uma banheira com água, para recuperar a calma e neutralizar as tensões, combater o estresse e, na presença de reumatismo, dores musculares, artrite, hematomas e dor ciática.

Shampoo antiqueda: despeje algumas gotas em um shampoo neutro e prossiga com a lavagem em caso de cabelos fracos, quebradiços, oleosos e com caspa ou alopecia. No final, nos cabelos úmidos, esfregue algumas gotas no couro cabeludo. Fazer isso será uma panaceia, uma cura e tanto.

Contraindicações do óleo essencial de alecrim

O óleo essencial de alecrim não é irritante, mas deve ser usado sempre diluído, e não por longos períodos.

Preste atenção nas quantidades porque em altas doses em uso interno pode ser tóxico.

Contraindicado na gravidez, em indivíduos epilépticos e para crianças.

Acenos históricos

Os egípcios conheciam os efeitos bactericidas e antissépticos dessa essência e a usavam em suas tumbas.

Já na Grécia, seus ramos eram queimados em templos em lugar do precioso incenso árabe.

Os antigos romanos cultivavam alecrim nas tumbas, como símbolo da imortalidade. Ovídio, nas Metamorfoses, conta que a planta foi fruto da transformação da princesa Leucotoe, pelo deus do sol, Apolo, que se apaixonou por essa linda moça, filha do rei da Pérsia, e a seduziu.

O pai a puniu com a morte e os raios de sol em seu túmulo transformaram o corpo na planta aromática.

Suas propriedades curativas e culinárias sempre foram conhecidas. Em muitos escritos, inclusive em alguns de Dioscóride, é encontrado como remédio para o fígado, cérebro e coração.

Na Idade Média, uma lei de Carlos Magno em 812 obrigava os camponeses a cultivar uma planta de alecrim nos jardins, cujo perfume se acreditava conter a alma da terra; enquanto que na tradição popular era usado contra peste e doenças infecciosas.

Propriedades esotéricas do alecrim

Certas ervas possuem um sentido específico no contexto do esoterismo.

Propriedades esotéricas do alecrim

O alecrim é até bastante célebre como uma das plantas mais potentes para o erotismo, para chamar o amor para a vida da pessoa.

Ela corresponde de certa forma ao que é a arruda para a fortuna, tendo também um cheiro intenso e profundo. Traz sorte às questões do coração.

Se está com a intenção de atrair essa sorte, espalhe a essência ou então deixe alecrim em diversos cantos da casa, sendo importante também pendurar raminhas na janela, de forma tal a garantir o bem-estar amoroso e a atração de pessoas que tenham boas vibrações para se desenvolver um relacionamento.

Também cabe dizer que uma simpatia com o alecrim, eficaz para o amor quando já se está com alguém e se quer melhorar o relacionamento, é queimar por toda a última semana de cada mês um pouco de alecrim em casa.

Isso parece contribuir para o fortalecimento do casal que mora na casa.

O alecrim como erva que atrai o amor a paz de espírito

O alecrim e sua essência nos defendem de espíritos ruins e más vibrações. Por consequência nos ajuda a enfrentar pesadelos e ansiedade.

Caso tenha problemas dessa espécie, coloque um raminho de alecrim dentro da fronha do seu travesseiro e tranquilize-se para ter um bom sono.

Mais uma virtude especial do alecrim é, como já acenamos, prestar ajuda para quem quer atrair um grande amor.

Nesse caso, algo bem simples é colocar um galhinho da planta num patuá, levá-lo com você como um amuleto e partir sem medo para a paquera!

Banho e simpatia para atrair sorte com o alecrim

Material a ser empregado:

Um ramo de arruda

Mel

Um ramo de alecrim

Como preparar?

Para começar, ferva o ramo de alecrim, a arruda e uma colher de mel em nem mais nem menos do que dois litros de água.

Então deixe essa mistura esfriar.

Aguarde por uma manhã de Sol de domingo.

Tome banho com em mente boas vibrações e a seguir despeje a mescla de alecrim com arruda no seu corpo.

Nada de se enxaguar. Em vez se seque como sempre faz, com em mente um foco positivo de que, após aquele banho, a sua sorte será transformada e as suas vontades vão se concretizar.

Caso queira aumentar a força desta simpatia, prenda nos cabelos um pedaço bem pequeno de alecrim e vá fazer suas coisas como em qualquer dia, buscando manter o pensamento positivo sempre.

Gostou do artigo? Comente aqui e compartilhe em suas redes sociais.



Já consultou nossos Tarólogos?

A partir de R$ 9,90


Faça sua consulta online agora mesmo!


Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas sobre Amor, Dinheiro, Emprego etc.


Veja também...

setembro 14, 2021

setembro 13, 2021

setembro 6, 2021

>