outubro 31, 2019

O Eremita, carta 9 do Tarot – significados e características.

  • Início
  • Blog
  • Tarot
  • O Eremita, carta 9 do Tarot – significados e características.

O Eremita ou o Ermitão é uma carta que traz o significado da sabedoria encontrada por meio da solidão e da introspecção. Além disso, fala de guiança, sabedoria e de novas perspectivas na vida.

É uma carta que fala também de paciência e espera, pois é uma carta que mostra soluções lentas, o Eremita tende a pensar muito, analisar e planejar suas ações, com essa carta nada acontece por impulso.

A figura que vemos no tarot é muito similar à representação  tradicional do ermitão. Um homem idoso, com barba branca, usando uma lanterna à moda antiga e um cajado.

Essa figura representa o sábio que resolveu viver longe da sociedade, buscando conhecer a si mesmo e o mundo através do silêncio e da contemplação interna. Ele possivelmente vive em uma caverna ou cabana, em um contato direto com a natureza e longe das pessoas.

Uma carta que profunda e enigmática, o eremita indica a solidão como um caminho para encontrar a verdadeira sabedoria e uma nova perspectiva sobre a vida.

Além disso, o eremita é um conselheiro. A depender de sua situação, é possível que o tarot esteja indicando uma saída por meio do aconselhamento com uma pessoa sábia e alheia ao problema.

No entanto, muitas vezes esse guia sábio é a sua própria consciência, que precisa ser ouvida. Entenda mais sobre esse processo introspectivo na explicação completa abaixo!

O significado do Eremita no tarot

O Eremita

Nem sempre a solidão é vista com bons olhos em nossa sociedade. Para falar a verdade, hoje em dia é cada vez mais difícil ficar realmente sozinha(o), já que temos a sensação de estarmos o tempo todo nos comunicando com a ajuda das redes sociais.

O eremita no tarot nos lembra da necessidade de reservarmos um tempo para nós mesmos, aproveitando os frutos de nos aprofundarmos em nossos espírito.

A solidão, nesse caso, não significa uma situação forçada e de abandono. Pelo contrário! Trata-se de um respeito consigo mesma. É preciso desse cuidado para entendermos quem somos realmente.

É por isso que o ermitão deixa a sociedade para traz e vai viver em seu retiro, nas montanhas ou florestas. Ele aprecia o silêncio e a meditação. Ele busca deixar para trás o que foi programado em sua vida por padrões sociais e familiares, para encontrar a verdadeira essência de si mesmo.

Vivemos no mundo moderno e esse carta não está te aconselhando a abandonar a vida cotidiana e ir morar no campo!

No entanto, a ideia é respeitar os momentos em que ficar sozinha(o) é uma necessidade da mente e do espírito.

Você já percebeu quantos ruídos a gente vai adquirindo na mente com o passar dos dias? São muitas ideias boas ou ruins, pensamentos sobre o que as pessoas pensam da gente, pressões, desejos, vontades. Em suma: um monte de vozes em nossa mente dizendo quem somos, quem devemos ser e o caminho que devemos seguir.

Às vezes é preciso desligar tudo isso e voltar-se para o silêncio. Relembrar! Diminuir o ritmo e, além disso, descansar!

Você não precisa ir morar no mato, mas quem sabe passar um fim de semana em contato com a natureza? Ou apenas aproveitar um bom livro a sombra de uma árvore?

Quando buscamos esse contato interior e verdadeiro, percebemos que a guiança verdadeira vem de nossos corações e não de fatores externos. Somos nossos próprios mestres nessa longa jornada da vida! Só precisamos aprender a ouvir o nosso interior.

Quando o significado do Eremita no tarot é bom?

O eremita traz uma mensagem positiva todas as vezes em que a situação pede que a gente pare, fique em silêncio e preste atenção ao que nossa intuição quer nos dizer.

É uma carta de sabedoria adquirida pela meditação e pela introspecção. Se a sua vida está muito confusa ou bagunçada, essa pode ser uma maneira de encontrar uma saída que seja condizente com o que você é e não com o que os outros esperam de você.

Quando o significado do Eremita no tarot é ruim?

O tarot é uma carta de solidão voluntária e introspecção. Porém, existe um limite para isso. Esse limite é o isolamento.

Quando essa carta aparece invertida ou em situações em que é preciso “voltar para a realidade” ela pode estar apontando para a necessidade de, literalmente, “sair da caverna”.

O maior problema do eremita é que muitas vezes ele descobre verdades incríveis em seu retiro. Mas quando ele volta para o mundo, não consegue comunicar o que aprendeu para as pessoas.

Vale lembrar que equilíbrio é tudo e que viver sozinha(o) todo o tempo não é uma opção para uma vida feliz. Exercite o equilíbrio, entendendo quando é o momento certo para socializar e quando é melhor ficar sozinha(o).

Combinações com a carta O Eremita do Tarot

O Eremita + A Morte: Período difícil e mudanças intensas. Você se sente fraco. Isolamento social, dor repentina intensa (e possível mudança).

Você pode acabar “escapando” por meio do uso de drogas, álcool ou algum outro vício. Isso se deve à tendência do Eremita de se isolar, enquanto que A Morte indica o vício.

Risco de depressão. Mas também existe o potencial para uma nova vida, para novas possibilidades sobre as quais você nunca teria pensado.

O Eremita + A Temperança: Apesar do isolamento, é muito provável que um novo amor chegue e você se sinta muito espiritual. Prossiga com calma.

O Eremita + O Diabo: Está sozinho, mas disposto a satisfazer seus desejos. Você tem que ter cuidado. Se invertido com o Diabo, pode indicar uma pessoa idosa e forte que pode criar problemas.

O Eremita + A Torre: Mudança inevitável e talvez dolorosa, que pode levar a um difícil isolamento. Ou então o contrário, pode forçá-lo a sair do isolamento. A direção e as consequências do processo dependerão das outras cartas ao redor.

O Eremita invertido com a Torre: prisão, erros, pouca autoconfiança.

O Eremita + A Estrela: Você se sente sozinho e isolado, mas há esperança para o futuro! Sucesso que vem depois de muito tempo de espera.

Significado da carta O Eremita para o amor

Existem no mínimo duas opções para o eremita em uma leitura sobre o amor. Uma delas pode estar dizendo que é o momento de você ficar um pouco sozinha, refletir sobre seus motivos e sentimentos em um estado de contemplação.

A outra opção pode sugerir que o momento é de “sair da caverna” e explorar seus sentimentos com as pessoas que você ama.

Qual será o seu caso? Comente abaixo!

Experimente nosso tarot grátis e faça sua consulta!



Dúvidas no Amor?

Dinheiro?

Emprego?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

abril 8, 2021

março 29, 2021

março 24, 2021

>