julho 24, 2020

O 5 de Copas no tarot de Rider-Waite: O Senhor da perda do prazer

COMPARTILHE

Palavras-chave:

* Desprazer

* Amargura

* Arrependimento

* Tristeza

* Reflexão

Significado do 5 de Copas

No naipe de Copas, o 5 descreve uma situação em que ocorreu uma perda cujos efeitos podem ser sentidos, acima de tudo, em um nível emocional.

Essa perda dificilmente diz respeito a algo extremamente sério, como a morte de um ente querido; mais provável que seja o fim de um relacionamento ou amizade, ou mesmo a perda de confiança em alguém.

Amargura, arrependimento e tristeza são as principais emoções expressas pela carta. Isso é simbolizado pelo olhar do homem voltado para os cálices derramados no chão.

No entanto, nem tudo está perdido. Mesmo que a pessoa não esteja olhando para eles no momento, ainda existem dois cálices intactos atrás dela.

O Arcano menor 5 de Copas

O 5 de Copas quer que você saiba que, para sair de um lugar sombrio e doloroso, você deve aprender a perdoar e parar de viver no passado.

Você deve levar todas as lições com você, mas nunca ficar preso nos arrependimentos e erros do seu passado.

Lembre-se de que tudo o que acontece na sua vida acontece por uma razão. Você pode não entender agora, mas a verdade será revelada a você no momento certo.

A autopiedade e o arrependimento não servem em nada para ajudar. O 5 de Copas está dizendo para você seguir em direção a uma mentalidade melhor e mais positiva e começar a viver a vida que deveria estar vivendo.

O simbolismo do 5 de Copas

5-de-Copas-Arcanos-menores-Vida-Tarot

O 5 de Copas é uma carta que indica perda, desespero, arrependimento e decepção. É uma carta que significa lidar com perdas e dificuldades, semelhante ao 5 de Ouros.

A carta do 5 de Copas mostra uma figura geralmente de preto ou de roupa escura em pé sob um céu vazio, com ao fundo uma paisagem desolada. A figura se afasta, escondendo o rosto, mas uma parte do rosto fica exposta, embora não exposta o suficiente para revelar quaisquer características.

À esquerda da figura, um rio corre. Ao longe, fica a periferia de uma cidade. Há também uma ponte que poderia levar a pessoa da imagem até o outro lado do rio.

Cinco cálices estão sob os pés da figura humana da carta, três deles com o conteúdo derramado e desperdiçado. Atrás da figura humana, os outros dois cálices estão de pé, como dissemos anteriormente.

O 5 de Copas representa sua dificuldade em abandonar os erros do passado e aprender com eles. Você está preso e continua revisitando o passado, fazendo com que perca novas oportunidades no presente.

A pessoa representada na carta também pode ter sentimentos de vergonha ou culpa por uma atividade enganosa ou antiética.

As memórias continuam a assombrá-lo. O arrependimento toma conta de você. A culpa inunda a sua vida. Pode parecer debilitante, mas o 5 de Copas quer que você saiba que existe uma maneira de sair disso.

Não há como mudar o passado. Ele não pode ser desfeito. Mas você pode mudar o curso de sua vida a partir de hoje, para ter um futuro completamente diferente.

Os dois cálices de pé simbolizam o fato que você ainda tem algo sobrando. Nem toda a esperança se foi.

É tudo sobre como você vê a situação, se o copo está meio vazio ou se o copo está meio cheio.

O 5 de Copas no amor

Quando se trata de amor e relacionamentos, o 5 de Copas indica tristeza. Pode ser qualquer coisa relacionada ao relacionamento, mas quase sempre o que acontece é que um, ou ambos, foram profundamente feridos.

Você pode ter perdido seu homem para outra mulher. Ou sua mulher para outro homem. Você pode ter se decepcionado ou ter sido traído.

Você pode ter terminado o relacionamento ou está prestes a começar o processo complicado de terminar.

Ele ou ela pode ter terminado com você e você nunca viu isso acontecer.

Pode ser um momento para repensar todo o relacionamento. Dessa forma, você pode decidir se ele ainda pode ser salvo, se os dois cálices atrás estão mesmo de pé, ou se é o momento de seguir em frente.

Pode ser um bom momento para se avaliar como parceiro. E para refletir se o relacionamento ainda é aquele que traz o melhor de você.

O relacionamento pode estar terminando, mas você não precisa estar. Lembre-se de que não é o fim do mundo nem da sua vida. A dor será inacreditável, sim. Vai doer mais do que qualquer coisa que você tenha experimentado antes. Mas você poderá sim reerguer a cabeça.

Você não é a primeira pessoa no mundo que experimentou uma dor no amor nem será a última. Olhe para quem já sofreu. Em geral essas pessoas ainda estão de pé e vivendo sua vida. Você também pode fazer isso!

Permita-se algum tempo para curar e depois aprenda com toda a experiência. Acabou porque não era para ser. Você deve estar na vida e no destino de outra pessoa, em um relacionamento em que realmente desejaria estar. As taças de pé podem simbolizar esse relacionamento futuro que virá depois que todo o leite derramado já tiver evaporado.

O 5 de Copas no trabalho

Quando se trata de trabalho, dinheiro e finanças, o 5 de Copas pode significar algum tipo de perda financeira ou uma perda de emprego.

Pode ser que você tenha emprestado a alguém uma quantia em dinheiro e essa pessoa ainda não tenha lhe pago de volta, ou pode ser que um investimento financeiro não tenha sido tão lucrativo quanto você imaginou.

Um conselho do 5 de Copas: certifique-se de que as questões legais estejam resolvidas e organizadas, caso sejam necessárias algumas mudanças em relação aos seus negócios.

Não se preocupe muito com suas finanças. Você não irá à falência do dia para a noite. A melhor maneira de parar de se preocupar com dinheiro é ser generoso e compartilhá-lo com as pessoas que precisam.

Você pode optar por fazer uma doação para uma causa em que acredita. Ou pode ser o parceiro silencioso de um projeto que poderá mudar e melhorar a vida das pessoas.

Se você trabalhava e perdeu seu emprego, siga em frente e busque algo novo, que poderá inclusive ser melhor do que o que perdeu.

Combinações positivas com o 5 de Copas

O 5 de Copas com O Eremita: Solidão. Por outro lado, você pode aproveitar o momento sozinho para refletir sobre sua vida e planejar seus próximos passos.

O 5 de Copas com O Ás de Copas: Um relacionamento que sofreu baques, mas que pode ser curado e salvo. Há esperanças para vocês.

Combinações negativas com o 5 de Copas

o louco

O 5 de Copas com O Louco: Um novo começo desapontador.

O 5 de Copas com O Mago: Você está emocionalmente para baixo. Alguém pode tê-lo enganado ou você pode ter enganado alguém e se culpa por isso.

O 5 de Copas com O Carro: Você está fugindo dos problemas.

Gostou do Artigo? Comente aqui e compartilhe em suas redes sociais

Gratidão, Paz e Luz.


Compartilhe!


VT-Post-Vanessa-Ramos

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.


Veja também...

setembro 22, 2020

setembro 15, 2020

setembro 8, 2020

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Publicação Anterior
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Próxima Publicação

Deixe seus comentários...

  • Eu só queria agradecer por este trabalho fantástico. Iniciei recentemente os estudos no Tarô e esse site é minha principal referência para buscar conhecimento. Aguardo ansiosamente as publicações. Gratidão!

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >