maio 21, 2020

O 2 de Paus no tarot de Rider-Waite: O Senhor do Domínio

COMPARTILHE

Falaremos aqui do 2 de Paus, o segundo dos Arcanos menores do naipe de Paus.

Palavras-chave:

* Autoridade

* Domínio

* Riqueza merecida

* Prosperidade

* Bens imóveis

Significado da carta 2 de Paus

carta 2 de Paus

A carta 2 de Paus representa um homem que conseguiu alcançar um alto status social graças ao seu compromisso e ao trabalho duro. Deve-se salientar aqui seu esforço. Seu sucesso é algo que não caiu de mão beijada do céu.

As principais qualidades a cultivar em relação ao 2 de paus são a autodisciplina e a constância: somente tendo domínio sobre a própria natureza é possível dominar o mundo exterior.

É preciso ter uma base estável para viver. E é a partir dela que deve ser exercido o próprio poder.

No nível comportamental, essa base estável pode adquirir definição através de um estilo de vida baseado em hábitos positivos profundamente enraizados.

No plano mental, é bom ter crenças firmes sobre as quais estruturar o trabalho. Caso contrário, se elas forem muito vagas, você poderá não ter como se firmar.

Arcano menor 2 de Paus

O 2 de Paus, o Senhor do Domínio, convida você, em qualquer situação em que se encontre, a confiar em si mesmo e em seus recursos. Este Arcano lembra que você é uma pessoa capaz e inteligente e que possui as qualidades necessárias para enfrentar os obstáculos que encontra pela frente, independentemente do tamanho destes.

Mantenha-se firme, contido, não saia de si mesmo. Não ceda a emoções negativas e cultive o autocontrole. Acredite em si mesmo e esteja ciente do que você tem, mas não ache que tudo está garantido.

O que você conseguiu também é fruto de você ter se portado com cuidado. Pense em como se expressa, em como fala e age.

Caso esse arcano saia no seu jogo, ela pode indicar um momento em que você não deve sair simplesmente expondo suas conquistas. Dê atenção ao aspecto interior e profundo da vitória. Se não percebe ainda nada no seu presente, os frutos poderão vir em breve, mas não faça alarde quando for esse momento.

A riqueza pode ser interna, uma variedade de qualidades positivas.

Simbologia do 2 de Paus

O indício que a riqueza também pode ser externa está no globo segurado na mão direita. Ele representa o controle sobre a realidade material. E a pessoa representada é uma pessoa rica e isso é evidente por suas roupas suntuosas e pelo palácio ou castelo onde se encontra, que lhe pertence.

o mago

Mas a estabilidade geral da sua posição é assegurada pela mão esquerda apoiada em um bastão, o que representa a criatividade e a desenvoltura do elemento Fogo, bem como a retidão moral e o exercício da Vontade e da Iniciativa, como no Ás de Paus e no Mago.

Seu olhar é dirigido para longe: a pessoa não apenas desfruta do que tem, mas usa seus recursos para construir um futuro melhor. O que hoje é um tesouro interno poderá se tornar prosperidade externa.

Seu olhar também está voltado para o horizonte. Portanto, ele se volta para fora. O que, como foi destacado antes, não significa dispersão.

Em outras palavras, o Senhor do Domínio vive na sociedade e trabalha para o bem dos outros, não apenas para si mesmo, mas sem fazer alardes, com ponderação, tanto que ele ainda não se aventurou, não deixou o topo de seu castelo. Seu tesouro interno ou externo serve para o bem e deve ser preservado com cuidado também para não atrair inveja ou mesmo facilitar furtos e roubos.

Ainda que sua base seja sólida, seu olhar é aberto, sempre atento ao que acontece no ambiente em volta e pronto para aproveitar as oportunidades que surgem, ciente de que o mero fato de estar no mundo reflete no próprio mundo. Portanto não são necessários estardalhaços.

O 2 de Paus também pode indicar uma mudança, tanto de casa como de cidade ou mesmo país, a organização de uma viagem ou de férias importantes para você. Uma Lua de Mel, por exemplo.

O 2 de Paus no Amor:

Se você deseja um novo encontro, o 2 de Paus convida você a se abrir para novos conhecidos. Não desista diante do primeiro não. Se você acha que aquela é a pessoa certa, tente de tudo, evidenciando suas qualidades, seu tesouro interno. E se a resposta permanecer negativa, não se desespere, continue olhando do alto de seu castelo e certamente haverá novidades em breve.

Se, por outro lado, você já tem um relacionamento, o 2 de Paus representa um ponto de virada importante na sua vida, um passo importante para o seu relacionamento. Qual poderia ser o próximo passo em vista no horizonte? Vão morar juntos? Um filho? Um casamento? Aqui poderia entrar a Lua de Mel. Mas o que o seu parceiro pensa a respeito? Para se saber mais sobre isso, é preciso examinar com muita atenção o restante do jogo.

Se você está enfrentando um momento de fortes tensões como casal, esta carta convida você a tomar uma decisão drástica: fim de um amor ou tentar novamente? Você é o único que sabe a resposta. Acha que ainda há algo nesse relacionamento pelo que vale a pena lutar? Ainda consegue se ver no mesmo castelo que a pessoa? Conseguem olhar juntos para o horizonte? Se você sentir que a sua paz está em outro lugar, a melhor opção é terminar de vez o relacionamento e dar valor a si mesmo, se colocar nas alturas de novo. Dessa forma, poderá conseguir algo melhor no futuro.

O 2 de Paus no trabalho:

Se você já tem um emprego ou ainda está procurando um, o 2 de Paus de qualquer forma convida você a deixar sua zona de conforto para alcançar novos objetivos profissionais, mais condizentes com o seu verdadeiro potencial. Não espere oportunidades choverem do céu. Se você quiser que algo aconteça, vai precisar se mexer, ainda que fazendo um bom planejamento.

Às vezes, esta carta de tarô convida você a abraçar a possibilidade de ir trabalhar no exterior ou simplesmente o convida a pensar em ampliar seus horizontes e não se limitar à sua cidade.

Combinações positivas para o 2 de Paus:

o sol

2 de Paus e O Sol: Essa combinação indica uma espera que leva a um período de otimismo. Você terá no mínimo ânimo para concretizar seus objetivos.

2 de Paus e o Mundo: Indica um sucesso que vai demorar a chegar, mas tenha fé que ele virá.

Combinações negativas para o 2 de Paus:

a-morte

2 de Paus e a Morte: Pode indicar a chance de sofrer um acidente. Tenha cuidado, pois sair de uma zona de conforto nesse caso pode levar a uma mudança brusca demais.

2 de Paus e o Diabo: Empasses que podem levar a decisões erradas, conduzir a caminhos tortuosos e moralmente duvidosos. Tenha cuidado.

Gostou do artigo? Comente e compartilhe em suas redes sociais.


Compartilhe!


VT-Post-Vanessa-Ramos

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.


Veja também...

setembro 22, 2020

setembro 15, 2020

setembro 8, 2020

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Publicação Anterior
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Próxima Publicação

Deixe seus comentários...

  • Gostaria de registrar minha gratidão pelas palavras, esta carta está sendo minha “carta do dia” em um contexto um pouco conturbado emocionalmente, mas seus dizeres me preencheram muito positivamente.
    Esta sem dúvida é uma das melhores descrições da carta 2 de paus que já li – e olha que faço leituras de tarô há 7 anos, já busquei as representações em inúmeros sites e livros.
    Mais uma vez, obrigada, prosperidade!

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >