junho 19, 2020

O 10 de Paus no tarot de Rider-Waite: O Senhor da Opressão

COMPARTILHE

Palavras-chave do 10 de Paus:

* Responsabilidade

* Grande esforço

* Cansaço

* Trabalho

* Serviço

Significado 10 de Paus

O Senhor da opressão mostra um homem com a cabeça baixa e as costas curvadas, se esforçando muito para carregar uma carga pesada.

O Arcano menor 10 de Paus representa um momento em que há muito trabalho a ser feito ou um fardo pesado a suportar.

Não há como escapar aos próprios deveres, isso é certo; portanto, é melhor tirar algo de bom nesse momento e fazer da necessidade uma virtude.

Esta carta aconselha o consulente a aceitar suas responsabilidades com serenidade: o caminho para o crescimento passa pelo serviço e, algumas vezes, pelo sacrifício.

O Arcano menor 10 de Paus

10 de paus

O 10 de Paus mostra uma pessoa que está trabalhando duro, carregando 10 paus enquanto vai em direção a um edifício distante. Não sabemos por que o personagem ali desenhado está nessa situação, nem qual é o seu humor no momento, até porque não se vê sua expressão facial, mas podemos deduzir que esteja cansado.

Quando você está sobrecarregado de compromissos, primeiro pergunte a si mesmo como chegou lá, como chegou a essa situação. Talvez você não tenha muita escolha e agora se encontra com muito trabalho a fazer. Ou você mesmo assumiu grandes responsabilidades. Reflita um pouco a respeito.

Simbologia do 10 de Paus

Pergunte a si mesmo, em primeiro lugar, por que você está com tanto peso para carregar, se realmente precisava e se tem força para suportar toda essa carga. E você tem que fazer tudo sozinho?

Em segundo lugar, decida qual atitude tomar. Talvez o homem da figura, cujo rosto não vemos, ainda que cansado, esteja sorrindo, feliz por dar sua contribuição para a sociedade, simbolizada pelo edifício ao fundo. Talvez ele esteja satisfeito, feliz por praticar uma ação altruísta, por estar ajudando alguém, ás vezes até sem nem mesmo esperar ou desejar grandes frutos disso.

Ou então não, ele está com raiva e ressentido. Talvez esteja xingando alguém, reclamando do destino e da situação, dominado pela carga que ele tem que suportar. Nesse caso, ele sofre duas vezes: sofre de fadiga e esforço físico e sofre porque não aceita a situação em que se encontra.

De qualquer forma, a pessoa não está parada, não descansa. Continuar em frente, às vezes, é a única coisa que você precisa e deve fazer: continue e não desista.

Mas se o seu desenvolvimento interior é importante para você, há mais um passo que você pode tomar quando tiver compromissos pesados: decida com firmeza que atitude mental você deseja manter. Se um trabalho nobre é realizado de má vontade ou mesmo com ressentimento, todo o mérito que poderia advir dele é perdido. Pelo contrário, a alma é fortalecida por um trabalho intenso, totalmente aceito no coração, realizado para o bem de si e dos outros.

O sentido profundo e simbólico deste arcano é que a opressão só existe quando não é aceita. O sofrimento surge da resistência. Se você abraçar o que precisa fazer, haverá um profundo crescimento e também satisfação.

Em um contexto espiritual, o 10 de Paus pode sugerir que você se perdeu um pouco com tanta carga nas costas ou que perdeu o foco. Você pode sentir que saiu do curso de seu caminho espiritual ou que o estresse e a carga de sua vida, com tanto trabalho no dia a dia, o afastaram do caminho. Saiba que seu caminho está sempre lá e você está sempre sendo guiado de volta a ele. Se você se sentir perdido, simplesmente mude de direção e o universo o guiará de volta.

Atenção também à saúde. O 10 de Paus indica que o estresse ou os encargos estão tendo um impacto negativo na sua saúde e podem estar se manifestando fisicamente em doenças ou contusões e machucados.

Você precisa cuidar de si mesmo em primeiro lugar. Você não pode cuidar de mais ninguém se sua própria saúde falhar. Portanto faça de si próprio uma prioridade.

Também pode representar seu corpo se recusando a sucumbir a uma doença.

O 10 de Paus no amor

Se você estiver em um relacionamento, o 10 de Paus indica que você está sobrecarregado e não pode dar atenção ao parceiro ou então está sobrecarregado pelo relacionamento. Você pode sentir que seu parceiro o considera como algo adquirido e garantido, sem ter medo de te perder.

Você pode estar carregando todo o peso do relacionamento nos ombros, enquanto o parceiro fica tranquilo. E você talvez se sinta sobrecarregado com todo o estresse e a responsabilidade do relacionamento.

Este Arcano menor indica que a diversão e a espontaneidade desapareceram do relacionamento e foram substituídas por dever e obrigação, tornando todos os dias uma luta difícil e pesada. Você pode estar nesse relacionamento só por obrigação.

Se você é solteiro, o 10 de Paus pode indicar que a simples diversão acabou em sua vida amorosa, que chegou o momento de assumir algo mais sério.

Você também pode estar estressado e sobrecarregado a ponto de não ter tempo para namorar ou conhecer alguém novo, e a emoção foi substituída pelo trabalho.

Se você quer amor em sua vida, precisa reservar um tempo para isso, ou então será muito difícil conseguir alguém ao seu lado.

O 10 de Paus no trabalho

No trabalho e na carreira, o 10 de Paus representa estresse, carga e sobrecarga. Você pode ter abocanhado muito mais do que pode mastigar quando esta carta aparece na sua leitura de Tarô.

Você pode ter assumido novos projetos ou tarefas com a impressão de que eles seriam ótimos para sua carreira, mas agora percebe que se sobrecarregou de trabalho à toa. Você perdeu o entusiasmo e sua capacidade de executar bem o trabalho é afetada. Está deixando você esgotado, irritado e exausto.

Pode ser necessário negociar com seu chefe e verificar se você pode compartilhar e dividir parte do trabalho e tirar férias.

Ou então, se você é o chefe, será necessário delegar funções ou contratar uma equipe extra para aliviar a carga.

Numa leitura financeira do Tarô, o 10 de Paus representa encargos e responsabilidades financeiras. Esta carta dos Arcanos Menores pode significar que você está lutando para sustentar a si mesmo ou a sua família com seu salário e isso está causando estresse.

Ou então você assumiu muito em termos de dívidas e agora está lutando para manter os pagamentos. Qualquer que seja o problema, agora você percebe que precisa se sentar e descobrir como se livrar desse fardo. Encontrar um consultor financeiro profissional e pensar em como reestruturar sua dívida pode ajudar!

Combinações positivas com o 10 de Paus

o eremita

O 10 de Paus + O Eremita: Você no alto de um grupo ou organização. Poderá ter bastante poder, mas também muitas responsabilidades.

O 10 de Paus + A Estrela: Você está trabalhando duro por um futuro melhor.

O 10 de Paus + 2 de Copas: Um relacionamento duradouro.

O 10 de Paus+ Rei de Copas: O trabalho duro ajudará você a chegar ao topo.

O 10 de Paus + 8 de Copas: Trabalhe duro para realizar seus sonhos.

Combinações negativas com o 10 de Paus

o enforcado

O 10 de Paus + O Enforcado: Está trabalhando duro nos bastidores para fazer com que tudo pareça bem, mas nem sempre está.

O 10 de Paus + A Sacerdotisa: Uma chefe exigente.

O 10 de Paus + A Imperatriz: Cuidado ao tentar agradar a todos..

O 10 de Paus + O Hierofante: Manipulação emocional no local de trabalho

O 10 de Paus + O Mundo: Está em uma função de trabalho muito exigente.

O 10 de Paus + Nove de Copas: Você não é dono dos seus bens, mas eles são seus donos. Dá importância demais às coisas.

O 10 de Paus + Valete de Copas: Um adolescente infeliz. Está querendo escapar da responsabilidade.

O 10 de Paus + Dois de Ouros: Está trabalhando duro sem chegar onde quer.

O 10 de Paus + Cinco de Ouros: Está trabalhando duro para sair das dificuldades financeiras.

10 de Paus + Cinco de Espadas: Estão tirando vantagem de você no trabalho. Está sendo intimidado ou está sofrendo ameaças no trabalho.

10 de Paus + Rainha de Espadas: Está casado com seu trabalho.


Compartilhe!


VT-Post-Vanessa-Ramos

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.


Veja também...

setembro 22, 2020

setembro 15, 2020

setembro 8, 2020

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Publicação Anterior
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"b4fbe":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"b4fbe":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"b4fbe":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Próxima Publicação

Deixe seus comentários...

  • Chocada… embarelhei meu tarot e tirei o 10 de paus!! Vc disse absolutamente tudo q está acontecendo nesse momento… e q eu precisava ouvir!! Que coisa misteriosa é o tarot….

  • {"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
    >