setembro 24, 2021

Nossa Senhora da Conceição: quem é essa santa?

Nossa Senhora da Conceição nada mais é do que Maria, mãe de Jesus, celebrada em sua Imaculada Conceição, ou seja, livre da mancha do pecado original.

A Imaculada Conceição é uma das festas mais importantes da religião católica. Cai no dia 8 de dezembro e nela se celebra a figura da Virgem Maria.

O dogma de Pio IX

A Imaculada Conceição é um feriado oficial desde 1854, quando um dogma proclamado pelo papa Pio IX naquele ano, com sua bula Ineffabilis Deus, fixou com clareza naquele texto uma antiga tradição cristã de vários séculos.

No Oriente, a festa já era celebrada desde século VI e, com a decisão de Pio IX, entrou no calendário da Igreja Católica.

Nossa Senhora da Conceição e a concepção imaculada

Imaculada Conceição significa literalmente concepção ou nascimento imaculado.

Nossa Senhora da Conceição e a concepção imaculada

Embora seu nome possa enganar, não está relacionado à virgindade de Maria e à concepção de Jesus Cristo por meio da obra do Espírito Santo.

A figura de Nossa Senhora da Conceição e sua festividade se concentram única e exclusivamente na figura feminina, celebrando o fato de que a Virgem Maria foi preservada imune do pecado original desde o primeiro momento de sua concepção.

Como lemos na bula de Pio IX, “a bendita Virgem Maria se tornou, pela graça e privilégio particular de Deus Todo-Poderoso, em antecipação dos méritos de Jesus Cristo, o Salvador da humanidade, imune de toda mancha do pecado original desde o primeiro instante de sua concepção e, portanto, deve ser objeto de uma fé certa e imutável para todos os fiéis.”

Nossa Senhora da Conceição e a relação com a Natividade de Maria

Nossa Senhora da Conceição está, portanto, ligada à concepção de Maria por seus pais São Joaquim e Santa Ana.

A data de 8 de dezembro foi definida por Pio IX justamente em relação ao nascimento da Virgem e à festa da Natividade de Maria, introduzida no Ocidente pelo Papa Sérgio I no século VII, e marcada para 8 de setembro.

A Imaculada Conceição, portanto, antecipa a Natividade de Maria em exatamente nove meses, contando a partir de setembro.

A aparição de Lourdes

Em confirmação do dogma, a Igreja Católica cita o que aconteceu em Lourdes em 1858, quando Bernadette Soubirous, de 14 anos, disse ao seu pároco que viu numa caverna uma “pequena jovem senhora”, que, erguendo os olhos para o céu e unindo-lhe as mãos em sinal de oração, disse-lhe “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Anteriormente, em 1830, Catherine Labouré, noviça no mosteiro da Rue de Bac, mandou cunhar uma medalha com o texto de uma oração vista durante uma aparição da Virgem Maria: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a ti.”

Temos aí nos dois casos a presença de Nossa Senhora da Conceição.

O que diz o catecismo católico sobre Nossa Senhora da Conceição

Nossa Senhora da Conceição

Deus – diz o Catecismo da Igreja Católica – escolheu livremente Maria desde toda a eternidade para ser a Mãe do seu Filho.

Para cumprir esta missão, ela foi concebida imaculada.

Isso significa que, pela graça de Deus e em antecipação aos méritos de Jesus Cristo, Maria foi preservada do pecado original desde a sua concepção.

De fato, segundo o dogma católico, não se pode pensar que Deus, suprema perfeição e suprema pureza, tenha sido recebido, em sua encarnação como Cristo, no ventre de uma criatura humana tocada, ainda que brevemente, pelo pecado.

Nossa Senhora da Conceição na Umbanda e no Candomblé

No sincretismo, Nossa Senhora da Conceição pode ser associada a diferentes orixás, dependendo da região do Brasil em que estamos e da corrente afro-brasileira em questão.

Em Sergipe e no Sul do Brasil, associa-se Maria mais frequentemente à senhora dos rios, das águas doces, do poder feminino, do amor e da beleza: ou seja, Oxum. Até porque Oxum, em suas representações, pode ser mostrada com um neném no colo.

Já em outros estados do Nordeste e em São Paulo, há uma mudança, e Nossa Senhora da Conceição tende a estar relacionada a Iemanjá, até pela questão da maternidade e da fertilidade.

Além disso, Iemanjá se veste de azul, assim como Nossa Senhora em muitas representações desde a Idade Média.

Não é por acaso que são numerosos os terreiros em Pernambuco que festejam o dia da orixá Iemanjá justamente no dia 8 de dezembro, o dia de Nossa Senhora da Conceição

As características da força arquetípica de Oxum nos falam de uma Mãe de fecundidade, criatividade, procriação, renovação e regeneração.

De uma força que confere fertilidade para a concepção de uma nova vida, além de também criatividade artística e intelectual.

É a força regeneradora dos tecidos, da transformação da matéria do corpo físico, da renovação biológica e do renascimento psíquico.

Como água doce, confere ao ser humano frescor, pureza, ternura, doçura e sensualidade.

É o fluxo incessante de água que derrete a rigidez e limpa os resíduos do passado.

Preside todos os fluidos sexuais femininos e protege as mulheres menstruadas e grávidas.

Iemanjá, por sua vez, dispensa apresentações.

É considerada a grande mãe, a mãe dos orixás, além de ser a deusa do mar.

Ela protege marinheiros e pescadores. É muito poderosa e se preocupa com todos os aspectos da feminilidade, da fertilidade e da família; ela também é a protetora das crianças.

Muitas vezes Iemanjá é retratada como uma sereia e está sempre vestida de branco ou azul.

Oração de Nossa Senhora da Conceição (oração à Imaculada Conceição)

“Rainha do Céu e da Terra, pura na vossa Conceição, permaneceis sem mácula na vida e na morte; vossa pureza excede muito a dos Espíritos celestes!

Quanto é admirável ver-vos, Virgem humilde, diante do Anjo Gabriel que vos anuncia a Encarnação do Verbo e vos saúda: Cheia de graça!

Vós que sois modesta, recolhida, silenciosa, brilhando de pureza como lírio entre os espinhos!

Vossa Santidade encanta e cativa todos os corações, sois perfeitamente bela, maravilhosa, e em vós não há mancha.

Amém.”

Oração a Nossa Senhora da Conceição para realizar algum pedido

Oração a Nossa Senhora da Conceição para realizar algum pedido

Se você quer obter alguma dádiva, que um seu pedido seja realizado, faça esta oração com fé por, pelo menos, sete dias.

Pode ser um pedido em qualquer área da sua vida: finanças, amor, saúde, espiritualidade.

Só não pode interferir no livre-arbítrio de ninguém, porque nesse caso é claro que Nossa Senhora da Conceição não irá atendê-lo (a)!

Vamos à oração:

Virgem Santíssima,

que foste concebida sem pecado

e por isso mereceste o título

de Nossa Senhora da Imaculada Conceição;

Evitaste todos os outros pecados,

e por isso o Anjo Gabriel chamou-te

“Ave Maria, cheia de graça”!

Peço-te que me alcances o auxílio

do teu divino Filho

para vencer as tentações e evitar os pecados.

E já que te chamo Mãe,

atende-me com carinho maternal esta graça (faça o seu pedido);

para que possa viver como digno filho teu.

Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós.

Aqui concluímos nosso artigo. Gostou? Dê sua opinião abaixo e compartilhe nas suas redes sociais!



Marcello Salvaggio
logotipo amazon

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.

Dúvidas no Amor?

Dinheiro?

Emprego?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

outubro 18, 2021

outubro 15, 2021

outubro 11, 2021

>