A Importância dos métodos de tiragem de Tarot
Existem muitos métodos de tiragem de tarot (baralho cigano, runas, entre vários outros) e saber como aplicá-los durante as leituras é o que dará ao oraculista o entendimento sobre as questões analisadas, as orientações e mensagens que o oráculo quer transmitir aos consulentes e a expansão da consciência para o autoconhecimento.
Há métodos de tiragem de tarot tão bem elaborados, que apenas com sua abertura sobre a questão ou momento de vida da pessoa, já esclarece muito; outros métodos que servem para revelar algo que atrapalha a situação de vida do consulente, algo que o próprio não enxerga e necessita dessa revelação para que possa resolver, eliminar ou superar e assim poder finalmente abrir os seus caminhos.
Nesse artigo sobre métodos clássicos e modernos de tiragem de tarot, citarei os mais populares e aplicáveis, como também alguns métodos mais atuais; todos muito bem assertivos, diretos e eficazes para as leituras de tarot.
Método de tiragem de Tarot: Para uma análise geral da situação
Um dos métodos de tiragem de tarot muito antigo e bem popular, tanto para quem está estudando e aprendendo a manusear os oráculos, como quem atua profissionalmente ou faz consultas para si mesmo, é o da “Cruz Celta”.
Essa tiragem é abrangente, utiliza-se 10 cartas, cada uma posicionada para um detalhamento sobre a questão em pauta ou para se analisar o momento de vida do consulente.
Tiragem de Tarot: Cruz Celta
A tiragem de tarot utilizando o método Cruz Celta é composto por 10 cartas, cada uma trazendo um aspecto:
CARTA 1: Mostra como está a situação, quais energias estão circulando e como o consulente se encontra no momento.
CARTA 2: Mostra os obstáculos, desafios que precisam ser superados e o que impede o consulente de avançar na vida ou resolver o problema em questão.
CARTA 3: Mostra a sombra do próprio consulente, a energia e ações que a pessoa está vibrando e fazendo, que atrapalham a situação. Dependendo da pergunta, essa carta mostra as energias coletivas alheias que estão em oposição a situação do consulente.
CARTA 4: Nesta carta observamos a energia feminina interior ou que está a favor do consulente. A energia passiva, acolhedora, emotiva e persuasiva. Se caem cartas femininas, está em equilíbrio. Se saem cartas masculinas, está em desarmonia (independente do gênero da pessoa).
CARTA 5: Aqui é analisado o mais alto nível de consciência da pessoa, o “Eu Superior”, que mostra o quão capaz ela é positivamente ou um nível que ela seja capaz de atingir dentro de si mesmo.
CARTA 6: Esta carta manifesta a Energia Masculina presente no consulente ou uma energia masculina atuante em seu momento; uma energia racional, ativa, determinada. Se cair uma carta masculina, está em equilíbrio. Se cair uma carta feminina, está em desarmonia ou vibrando uma energia que se sobressai aquela que deveria estar presente (independente do gênero da pessoa).
CARTA 7: Essa carta mostra a “máscara social” do consulente, como está a encarar a situação diante de outras pessoas e que não é exatamente a verdade que está dentro dela, mas sim a energia ou postura que ela se sujeita para lidar com o fato em questão.
CARTA 8: Aqui é revelado o que está ao redor da pessoa ou da situação, pode ser favorável ou não, vai depender da carta que cair.
CARTA 9: Esta carta irá manifestar os receios do consulente, os desejos, o que a pessoa anseia, pode ser favorável mostrando possíveis alternativas e algum amparo, ajuda que ela possa receber também.
CARTA 10: A última carta que dependerá da análise das anteriores, para mostrar o possível resultado a ser obtido.
Tiragem de Tarot: Método Peladan
Outro Método de tiragem de tarot clássico e bem eficaz, contendo 5 cartas, é o “Peladan” que dá uma visão direta e prática da questão, pode ser colocado em abertura no início de uma leitura para ser analisado o que está ocorrendo com o consulente, como serve também para uma pergunta feita ou situação em jogo.
CARTA 1: Uma casa positiva que diante da situação ou pergunta feita, revela o que está favorável.
CARTA 2: Casa negativa, que revela obstáculos, situações ou posturas do próprio consulente que atrapalham o momento ou a solução do problema.
CARTA 3: Essa casa faz uma previsão de futuro a longo prazo.
CARTA 4: Aqui é revelado um futuro próximo, a energia mais forte da leitura e serve de alerta caso saia uma carta negativa.
CARTA 5: Essa é a casa chave, que mostra possíveis resultados ou forma que o consulente enxerga toda a questão, se a carta for positiva está alinhado com o propósito, se for negativa, é preciso rever toda a situação, postura e fazer uma mudança para que se obtenha um resultado favorável.
Método de tiragem para Leitura de Baralho Cigano – Mesa Real
Esse é um dos métodos de tiragem mais utilizados com o Baralho Cigano, pois são colocadas as 36 cartas de forma bem dinâmica. Cada oraculista e cartomante faz a seu modo, eu posto no formato com 4 fileiras de 8 cartas e uma última fileira com 4 cartas, ao qual são mostrados detalhes a mais para o resultado, trazendo a síntese da leitura ou mesmo orientações ao consulente para receber seus benefícios.
Nesse método são consideradas algumas cartas “temas” para mapear e nortear tanto o consulente como o oraculista a ter o entendimento de como está a vida da pessoa. Por exemplo: para a saúde é analisada a carta da árvore e as cartas que estiverem ao seu redor, são as que mostrarão se está positivo ou negativo essa área da vida. Os sentimentos da pessoa, da mesma forma é analisado o que está ao redor da carta do coração, para relacionamento afetivo, a carta do anel é analisada.
Já na área profissional, a carta da âncora é vista como tema, para o financeiro, a carta dos peixes.
Os conhecimentos, a consciência do consulente ou mesmo os estudos, são mostrados através do que estiver ao redor da carta do livro. E para viagens, projetos futuros, a carta do navio.
Se o consulente for mulher, a carta da Cigana mostrará a posição da pessoa diante das áreas da vida, em que ela está mais ligada e no que ela está mais distante.
Se o consulente for homem, a Carta do Cigano mostrará o mesmo.
Independente do gênero da pessoa, as cartas Cigana/Cigano servem como representação do consulente para avaliar o que está mais próximo de se realizar e o que está distante.
Método de tiragem de Tarot: Templo de Afrodite, uma análise do casal
A tiragem de tarot, Templo de Afrodite esclarece muito bem como cada parceiro dentro da relação enxerga o outro, os sentimentos são analisados, a atração mútua, para avaliar se estão em sintonia ou não.
Serve também para pessoas que estão ficando com alguém já há algum tempo.
Possui esse lindo nome por conta de Afrodite, a Deusa do amor, da sexualidade e das relações.
A esquerda, são postadas as cartas em fileira, uma abaixo da outra, mostrando a energia da pessoa amada ou envolvida afetivamente com o consulente e a direita da mesma forma mostrando a energia do próprio consulente.
Para a tiragem de tarot Templo de Afrodite, ao todo são utilizadas 7 cartas.
CARTA 1 & 4: Mostram os pensamentos e a visão que um tem pelo outro.
CARTA 2 & 5: Mostram os sentimentos que um sente pelo outro.
CARTA 3 & 6: Mostram a “química” do casal, atração sexual e física que um se atrai pelo outro.
CARTA FINAL: aqui é manifestado o rumo da relação ou o envolvimento amoroso, casa de tendências futuras.
Métodos de tiragem de Tarot: Pequeno Mestre
Esse é um método de tiragem de tarot fascinante e incrivelmente objetivo, recomendado para abertura de leitura, para que antes das perguntas, inicialmente o oraculista já análise quais questões pessoais do consulente estão em conflito ou evidência, assim é possível compreender o que está afetando a vida da pessoa nos planos:
Material,
Mental,
Emocional,
Espiritual.
Ainda uma última carta é colocada sobre a mesa, para esclarecimentos finais.
CARTA 1: PLANO MATERIAL
Aqui será analisado como estão tudo o que envolve o plano material da pessoa; fala da saúde física, do trabalho, financeiro, família e lar.
CARTA 2: PLANO MENTAL
Aqui será analisado tudo que envolve o plano mental do consulente; como estão seus pensamentos, quais ideias tem no momento, sonhos, medos provenientes de pensamentos negativos, ilusões e a saúde mental da pessoa.
CARTA 3: PLANO EMOCIONAL
Aqui será analisado o campo emocional da pessoa; como ela está se sentindo no momento, como está o seu amor próprio, a autoestima e sua saúde emocional.
Se ela estiver em um relacionamento afetivo, também é levado em consideração para análise quais emoções estão sendo vivenciadas através da relação.
CARTA 4: PLANO ESPIRITUAL
Aqui é analisado como está a vibração energética da pessoa. Se tem vínculo com espiritualidade, se está vibrando boas energias ou não; é possível (se for o caso) descobrir espíritos obsessores, forças densas e cargas energéticas que afetam negativamente a pessoa ou o contrário de modo positivo.
CARTA FINAL: Uma carta que serve de aconselhamento para o consulente, levando em questão tudo o que foi analisado nas cartas anteriores deste método de tiragem.
Esses são métodos mais diretos e práticos, que com apenas 3 cartas podem responder claramente uma questão ou ser analisado uma situação e passagem do tempo na vida da pessoa.
Método de tiragem de Tarot com 3 cartas: Passado, Presente e Futuro
Para essa tiragem de tarot com 3 cartas, cada carta representará uma época da vida da pessoa, deve ser feita uma pergunta direta para se ter um entendimento melhor.
Por exemplo: Por que meu relacionamento afetivo está em conflito?
Então são colocadas as 3 cartas na mesa, assim:
CARTA 1: PASSADO
Mostrará como era essa relação, como se iniciou e qual energia ficou para trás.
CARTA 2: PRESENTE
Mostrará como é a relação atualmente, e já que só podemos estar no aqui e agora, essa é a carta central que mostrará qual energia está em evidência no momento, o que realmente está faltando ou atrapalhando a relação (com o exemplo de sugestão de pergunta no artigo). Ainda que saia uma carta positiva e de muito amor, é importante se atentar a pergunta feita: “Porque meu relacionamento está em conflito?”, então considerando que saia uma carta positiva, aqui já matamos a “charada” e interpretamos que na verdade o que está em falta nessa relação é a própria energia do amor, do entendimento e harmonia entre o casal.
OBS.: percebam como uma pergunta bem-feita e objetiva, esclarece rapidamente uma questão. Esse é um dos segredos das interpretações dos oráculos!
CARTA 3: mostrará o futuro ao qual essa relação pode rumar, tanto positiva, quanto negativa.
Método de tiragem de Tarot – 3 Cartas: Situação, Orientação e Resultado
Podemos ainda fazer outro tipo de tiragem de tarot com 3 cartas: situação, orientação e resultado, onde é possível fazer uma tiragem prática para analisar o que ocorre com o consulente ou a pergunta que ele faz, receber a orientação que seria um conselho de atitude a ser tomada pelo consulente e o resultado disso.
Por exemplo: Como posso ter mais sucesso no meu trabalho?
CARTA 1: Mostrará como está o movimento desse trabalho, qual energia vibra, se é de prosperidade, impedimento, atrasos, invejas de colegas e afins. Ou pode ser positivo também, revelando que está estável, mas o consulente deseja prosperar mais.
CARTA 2: a orientação que o oráculo dá ao consulente, qual postura, ideias, investimentos, como ele deve e pode agir, o que está favorável nesse no momento para que ele prospere.
OBS.: Lembrando sempre que temos o nosso livre arbítrio e poder de escolhas, então a responsabilidade de seguir ou não o aconselhamento das cartas, vai de cada um.
CARTA 3: o resultado a ser obtivo caso o consulente siga a orientação da carta do oráculo.
Assim é possível analisar se vale a pena seguir a orientação ou melhor deixar as coisas como estão.
Tiragem de Tarot: Sim ou Não
Muitas vezes, necessitamos de um empurrãozinho, não é mesmo? Ou pisar no freio, dependendo da situação.
Portanto esse método de tiragem de tarot é bem simples, mas extremamente direto, pode auxiliar a isso.
São utilizadas apenas 2 cartas e necessita que uma pergunta seja feita. Por exemplo: Vou conseguir concluir minha faculdade esse ano?
Vou passar na entrevista de emprego?
Consigo alugar/comprar minha casa esse mês?
Ou qualquer outro tipo de pergunta que o consulente tenha necessidade de esclarecer, desde que ela se encaixe numa resposta com “sim” ou “não”.
CARTA 1: Deve ser definida como a casa positiva. Então se cair uma carta tendenciosa ao positivo, as chances de a resposta ser “sim”, são grandes, pois está afirmando positivamente.
Agora, se cair uma carta mais tendenciosa ao negativo, ainda que a 1º casa seja positiva, a resposta mais provável é “não”, pois está negativando o poder da casa do “sim”.
CARTA 2: O mesmo vale para a segunda carta que deve ser definida como a casa negativa.
Mas se cair uma carta mais tendenciosa ao positivo, sendo a 2º casa a do negativo, então a resposta é “não”, pois está afirmando o poder da casa do “não”.
Se caso cair uma carta mais tendenciosa ao negativo mesmo, vai depender do que sair na Carta 1. Se a 1º for positiva e na 2º der negativa, a tiragem está lhe dizendo que o “não” está fora de cogitação e a resposta mais provável é “sim/positiva”.
OBS.: Quem lida com oráculos sabe que algumas cartas são mais neutras que outras (principalmente no tarot), por isso é interessante usar 2 cartas, para ter um entendimento melhor e possibilidade de resultado mais assertivo.
Pode acontecer de cair uma carta mais neutra na 1º ou na 2º, mas uma das duas trará uma energia mais ativa, tanto positiva como negativa.
Método de tiragem de Tarot – Tarot do dia
Esse é o método de tiragem de tarot mais simples de todos, mas não se engane em termos de “simplicidade” quando falamos de oráculos, pois 1 única carta carrega uma vasta simbologia para interpretações, orientações e possibilidades.
Esse método de tiragem de tarot serve muito bem para abrir a si mesmo, como também para outros; a intenção aqui é se conscientizar do que está favorável no dia atual ou possíveis acontecimentos não tão favoráveis, mas que se tivermos a consciência a respeito, podemos nos precaver e até evitar de acontecer, para vivenciarmos um dia benéfico.
Afinal, se não para a ciência do conhecimento, para que serviriam os oráculos? Visto que conhecimento é poder e todos somos donos de nossas escolhas diante do destino.
Método de tiragem de Tarot – 1 Carta para a Energia do dia: Preparação
Para essa tiragem de tarot, embaralhe as cartas, respire profundamente e peça que o oráculo te revele o que está propenso a acontecer no seu dia (ou de outras pessoas) e puxe uma carta.
Agora interprete a seu modo, através dos conhecimentos e conexões particulares que você tem com seu próprio oráculo e boa sorte!
Desejo a você que gosta dos oráculos, seja por curiosidade, estudos ou aprimoramento do seu trabalho, que possa se beneficiar com as informações desse artigo.
Método de tiragem para Leituras de Tarot – A Mandala Astrológica
Esse método de tiragem de tarot é um dos métodos mais completos para se fazer leituras oraculares.
A Mandala Astrológica possui esse nome por serem considerados durante sua leitura, os 12 signos do zodíaco e suas respectivas casas astrológicas, que manifestam áreas da vida e aspectos do consulente, como sua personalidade, a vida social, a carreira, mãe, pai, irmãos, filhos e até inimigos, o relacionamento afetivo, saúde e afins.
Leitura de Tarot usando a Mandala Astrológica – Preparo
A Mandala Astrológica pode ser montada com diversos oráculos, como Tarot, Baralho Cigano, Runas e mais.
Vai depender da afinidade e entendimento que o profissional ou Oraculista atua com o método.
Alguns utilizam 12 cartas que são colocadas para cada signo, outros utilizam uma 13° carta que pode revelar uma força central para a leitura; essa carta dará suporte a todas as outras cartas. Ainda considerando a Mandala Astrológica com 13 cartas, esta representaria algo que está oculto, ainda a ser revelado ao consulente, com mais detalhes e informações para complementar a leitura.
Alguns oraculistas se utilizam apenas dos Arcanos maiores (no caso da Mandala Astrológica com Tarot), outros a montam com Arcanos Maiores e Menos juntos ou separadamente.
Existe ainda uma forma mais complexa em que todos os 78 Arcanos do Tarot são utilizados.
Tiragem de Tarot: Mandala Astrológica – Intenções do método
A tiragem de Tarot com o método da Mandala Astrológica possui toda uma estrutura muito bem elaborada para se analisar de modo amplo a vida do consulente, suas necessidades, projetos futuros, relações com as pessoas que o cercam e demais possibilidades.
É uma forma de leitura profunda e bem completa. Geralmente recomendada pelos oraculistas a ser feita durante os períodos de começo de ano, para se ter uma ideia de como as energias estarão atuantes na vida do consulente ou mesmo no final do ano, para ter consciência das energias atuais com maior clareza, poder encerrar um ciclo com harmonia, segurança e prosperidade.
A Mandala Astrológica também pode ser montada de modo em que cada casa represente um mês do ano (12 signos = 12 meses), para que o consulente tenha uma consciência sobre o que cada mês poderá te proporcionar durante o ano todo.
Pode ou não ser utilizada a 13° carta nessa forma de abertura do método, para orientar o consulente com conselhos de atitude que ele possa ter para se beneficiar.
Nesses casos, seria uma leitura mais previsiva.
Mas a Mandala Astrológica é um método tão abrangente e completo, que pode ser aberta em qualquer momento para se analisar o “todo”, já que as casas e signos manifestam áreas da vida em que sempre experienciamos.
Método de tiragem para Leitura de Tarot com a Mandala Astrológica – Casas & Signos
Casa 1 – Signo: Áries
Nesta casa é possível analisar a personalidade do consulente no momento (ou futuramente, no caso de leitura para previsão), os aspectos externos de sua aparência e como os outros enxergam a pessoa.
● Dependendo da leitura, aqui são vistos os avós ou pessoas de maioridade na vida do consulente.
Casa 2 – Signo: Touro
Casa das finanças e bens materiais. São analisados os patrimônios, o fluxo do dinheiro, os excessos ou a abundância, dependendo das cartas que saírem.
Casa 3 – Signo: Gêmeos
Aqui é revelado o plano intelectual do consulente, a sua comunicação, expressão, forma de pensamento e estudos de curto prazo / cursos rápidos.
● Dependendo da leitura, são vistos nessa casa os irmãos do consulente.
Casa 4 – Signo: Câncer
Aqui é manifestado a estrutura familiar do consulente, o lar, ligações com o passado e com a mãe.
Casa 5 – Signo: Leão
Nesta casa é analisado o Ego do consulente, suas inspirações, criatividade, possíveis flertes, vida social e os filhos (caso o consulente tenha) como também seus aspectos infantis ou ainda imaturos.
Casa 6 – Signo: Virgem
A casa que representa a metade do caminho da vida do consulente; fala sobre sua rotina de trabalho, colegas desse meio e seu dia a dia pessoal. Também aponta sobre a saúde, dependerá da carta que cair, seu elemento e/ou naipe deixará em evidência quais planos da saúde necessitam de cuidados e atenção (plano físico, emocional, mental ou energético).
Casa 7 – Signo: Libra
Nesta casa serão analisados as parcerias profissionais, como também o relacionamento afetivo e a pessoa amada (se houver). Assuntos de processos judiciais, acordos, negociações, até disputas ou oposições com outras pessoas (inimigos).
Casa 8 – Signo: Escorpião
Essa é uma das casas (a meu ver) que mais merece atenção, pois aqui são analisados os segredos do consulente, alguma ação ou desejo que ele faz ou queira realizar. Fala de morte (não necessariamente física, mas se estiver num processo de luto, essa casa contribui para uma clareza maior desse enfrentamento), desapegos e transmutações. Aqui é revelada a sexualidade como prática ou fantasias da pessoa e também fala sobre magia, possíveis ataques espirituais ou cargas energéticas; a interpretação dependerá das cartas que caírem.
Casa 9 – Signo: Sagitário
A casa dos ideais, as filosofias e práticas de aperfeiçoamento do consulente. Tem relação com viagens em pról de conhecimentos sobre novas culturas, temas ligados a espiritualidade como fonte de expansão de consciência. Diferente da Casa 3, que analisa o intelecto de modo mais ágil, aqui na Casa 9 são analisados os estudos a longo prazo, acadêmicos, faculdades e afins.
Casa 10 – Signo: Capricórnio
Aqui é analisado a carreira profissional do consulente, tudo que envolva contatos e ligações com autoridades, assim como a ligação com o pai.
Casa 11 – Signo: Aquário
Nesta casa é possível ter ideia dos planos futuros do consulente. Por ser uma casa de análise previsíva, é revelado o que poderá estar favorável a longo prazo, com base no momento atual mostrado durante a leitura da Mandala Astrológica.
Também são levadas em consideração as qualidades sociais da pessoa, como algum trabalho voluntário ou participação de causas coletivas.
Casa 12 – Signo: Peixes
Outra casa ao qual eu particularmente, acho uma das mais importantes a se analisar, pois aqui é revelado ao próprio consulente algo que está presente em seu inconsciente, ou seja, algum aspecto, necessidade, lamento e afins, que ele mesmo não está consciente totalmente e que pode estar a afetá-lo (seja de modo negativo ou positivo).
Essa é a casa em que a sombra recebe a luz; é uma casa de desafios, sacrifícios; é ligada a espiritualidade elevada, a fé e que coloca o consulente frente a frente consigo mesmo para trazer á sua consciência aquilo que ele não está se dando conta.
Tiragem de Tarot com a Mandala Astrológica – Trígonos dos Elementos
São Chamados de Trígonos as associações das casas dos signos que fazem parte de um mesmo elemento. São eles:
Trígono do fogo: Casa 1 – Áries, Casa 5 – Leão e Casa 9 – Sagitário que evidenciam o entusiasmo, a iniciativa e novidades para o consulente.
Trígono da Terra: Casa 2 – touro, Casa 6 – Virgem e Cada 10 – Capricórnio que evidenciam a estabilidade e o poder de materialização do consulente.
Trígono do Ar: Casa 3 – Gêmeos, Casa 7 – Libra e Casa 11 – Aquário que evidenciam as ideias, invenções e planos mentais do consulente.
Trígono da Água: Casa 4 – Câncer, Casa 8 – Escorpião e Casa 12 – Peixes que evidenciam as emoções, a intuição e o aspecto interior do consulente.
Desejo a você que gosta dos oráculos, seja por curiosidade, estudos ou aprimoramento do seu trabalho, que possa se beneficiar com as informações desse artigo
Com carinho, Luara