outubro 21, 2021

Melhorar a vista: 6 soluções naturais para melhorar a visão.

Melhorar a vista: Você está enfrentando dificuldades para ler este ou  outros textos que encontra pela internet?

Talvez não, mas o seu problema pode ser enxergar de mais longe.

Você sente que a sua vista está cada vez mais cansada?

Pois de acordo com a OMS (a Organização Mundial da Saúde), por volta de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de problema de visão e você muito provavelmente deve fazer parte deste grupo.

Já fomos até convencidos que enfrentar uma grande diminuição na capacidade de enxergar é um problema comum e natural com o avançar da idade.

Você já deve ter escutado que não há solução além da cirurgia e do uso de óculos.

Ano após ano, você retorna ao oftalmologista, ele aumenta o seu grau e ainda assim alguns borrões permanecem, as imagens não são mais nítidas como antes e até dirigir se torna mais difícil e você fica mais arriscado a sofrer acidentes.

Os olhos também sofrem com a falta de alguns nutrientes e de hidratação, assim como outras partes do seu corpo.

Mas você pode ajudar a sua vista através de processos simples e naturais, que agem na base da questão.

Vamos elencar aqui 6 possíveis métodos ou receitas (que incluem o consumo de vitaminas, mas não só) para que sua visão melhore, sem que precise passar por nenhum procedimento arriscado.

E são as coisas simples, que você pode começar a aplicar o quanto antes possível!

1- Melhorar a vista: Vitamina B2

Vitamina B2

Começando pela sua dieta, a vitamina B2 está intimamente ligada ao bom funcionamento da visão e à manutenção da saúde ocular: sua deficiência, de fato, pode causar ardor, sensibilidade à luz, coceira, lacrimejamento e até paralisia dos músculos oculares.

Esta vitamina é encontrada em alimentos como fígado, grãos, fermento e ovos.

2- Melhorar a vista: Vitamina C

A vitamina C também desempenha um papel essencial na saúde ocular.

Sendo o antioxidante por excelência, juntamente com a vitamina E, o ácido ascórbico protege o corpo do ataque dos radicais livres.

Por esse motivo, a vitamina C pode ser um auxílio valioso na prevenção de algumas doenças oculares degenerativas.

A vitamina C é útil no tratamento do glaucoma e pode neutralizar a perda progressiva da visão, evitando o “endurecimento” do olho.

vitamina C

Também é usada na prevenção de úlceras da córnea e é útil na eliminação de infecções.

É muito presente em vegetais, em especial é encontrada com fartura em limões, frutas cítricas em geral, e pode ser consumida também através de morangos, pimentões e tomates.

A vitamina C dá uma bela reforçada na imunidade e, em um estudo realizado na famosa universidade King’s College London, na Inglaterra, os pesquisadores descobriram que o consumo constante de Vitamina C diminui em 17% o risco de desenvolver catarata.

Você pode obter os benefícios chupando duas ou três laranjas por dia.

Só que atenção, o suco industrializado não é a mesma coisa, porque, além de ser rico em açúcar, a vitamina C perde o efeito.

Dez unidades de acerola ou quatro de limão também cumprem otimamente essa função.

3- Melhorar a vista: Coma cenouras!

A vitamina A e o betacaroteno) estão envolvidos no mecanismo da visão diurna e crepuscular.

A deficiência de vitamina A, consequentemente, leva ao deficit da visão noturna e à xeroftalmia (olho seco e cegueira por opacificação da córnea).

Isso explica por que essa vitamina muito importante é o ingrediente essencial para a saúde dos olhos.

O ditado “cenouras são boas para os olhos” tem alguma base científica? Sim, porque sua veracidade foi comprovada pela ciência moderna. Na verdade, há uma conexão direta entre a vitamina A, generosamente contida na cenoura, e a saúde ocular.

A falta de vitamina A pode causar graves consequências para a visão: fadiga ocular, sensibilidade à luz, pálpebras secas, diminuição das defesas imunológicas com maior suscetibilidade a infecções, ulcerações e, em casos de maior gravidade, pode provocar a cegueira irreversível.

Devemos nos lembrar, porém, que as deficiências de vitamina A são improváveis, tendo em vista que a natureza oferece uma grande variedade de alimentos ricos nessa vitamina: além da cenoura, temos a abóbora, leite, ovos, fígado e alimentos de origem animal em geral que também são fontes de vitamina A.

Por exemplo, meia cenoura é o suficiente para atender às necessidades diárias de vitamina A do corpo.

Os carotenoides são pigmentos que tingem as plantas com as cores vivas típicas: e entre os carotenoides, destacam-se a luteína e a zeaxantina, duas substâncias que previnem o aparecimento de doenças oculares.

A luteína é conhecida por suas propriedades de proteção da visão: é encontrada principalmente no espinafre, na alface, na ervilha e no repolho.

A zeaxantina está presente em pimentões, na gema de ovo, na manga e no espinafre. Sua deficiência pode causar cegueira em idosos.

Vale ressaltar que o olho seco é a principal doença ocular que embaça os olhos, especialmente em quem passou dos 50. Isso acontece por causa de um processo chamado degeneração macular.

Através da ação da vitamina A e do betacaroteno, dois poderosos antioxidantes, este processo de desgaste da mácula é interrompido.

4- Melhorar a vista: A gordura que combate a miopia

Cerca de metade da população mundial vai precisar usar óculos até 2050, segundo uma pesquisa da Universidade de Houston, nos Estados Unidos.

Este estudo indicou que as pessoas que passam boa parte do dia em casa ou no escritório diante das telas dos computadores e celulares podem ser atingidas pelo que os pesquisadores definem como uma epidemia global de miopia.

É necessário, para você combater esse problema, que amplie o consumo de boas fontes de um ácido gordo chamado DHA.

O DHA (Ácido docosa-hexaenóico) é uma espécie de gordura saudável naturalmente presente nas nossas células e também achada em peixes como cavala e sardinha.

É excelente para a visão, além de beneficiar o corpo como um todo, especialmente o cérebro.

O DHA melhora a sinalização entre os neurônios e a elasticidade do músculo que permite focar a imagem para perto e para longe.

A oftalmologista e pesquisadora Dra. Karine Koller já chegou a afirmar que, com uma suplementação adequada, muitos pacientes conseguem diminuir a utilização de óculos.

Os ácidos graxos desse suplemento combatem a inflamação, preservam a membrana interna dos vasos sanguíneos e linfáticos, e, principalmente, defendem a camada que contorna a córnea, chamada também de endotélio.

Só que a Dra. Koller também adverte: ‘’não é qualquer DHA que funciona. Precisa ser um produto de boa procedência, ou então o óleo oxidado pode fazer o efeito contrário.

5- Melhorar a vista: Tome Sol sem filtro

Tome Sol sem filtro

Uma pesquisa da Universidade Nacional Australiana e publicada na conceituada revista médica “The Lancet” comprovou que a falta de exposição aos raios solares gera miopia em crianças.

Por isso, deixe os óculos escuros em casa, já que o uso frequente dos óculos escuros enfraquece a íris e deixa os nossos olhos bem mais sensíveis à claridade.

A luz é um alimento para os olhos. Por isso tome bastante Sol!

Se não puder sair, tome-o em casa, aproveitando de algum lugar em que possa fazer isso, perto de uma janela, por exemplo.

Meia hora por dia vai abastecer seus estoques de vitamina D e também beneficiar sua visão.

6- Melhorar a vista: Vitamina E

A vitamina E, ou tocoferol, também tem potencial antioxidante: por isso pode ser útil na prevenção de doenças oculares como catarata e degeneração macular na idade adulta.

A vitamina E pode diminuir a gravidade da fase aguda da fibroplasia reticular (alteração severa das estruturas visuais atrás do cristalino, que muitas vezes leva à cegueira).

Além disso, a vitamina E também trouxe resultados positivos no fortalecimento dos músculos oculares e na prevenção da visão turva.

Sua deficiência pode ser uma causa contribuinte no descolamento da retina.

A vitamina E é encontrada em alimentos como cereais, amêndoas, óleo de milho, óleo de gérmen de trigo, avelãs.

Conclusão

Assim como o corpo se beneficia de uma dieta correta, a ingestão de uma boa quantidade de vitaminas também é essencial para a saúde ocular.

Deve-se lembrar, contudo, que a ingestão excessiva de vitaminas também pode causar distúrbios visuais de vários graus. Por exemplo, a suplementação excessiva de vitamina D pode causar calcificação da conjuntiva e da córnea, ainda que seja improvável de ocorrer.

Diz um antigo ditado que os olhos são o espelho da alma: a medicina natural completa o provérbio, afirmando que o olho também representa o espelho do corpo, da saúde e das doenças a ele ligadas.



Já consultou nossos Tarólogos?

A partir de R$ 9,90


Faça sua consulta online agora mesmo!


Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas sobre Amor, Dinheiro, Emprego etc.


Veja também...

novembro 8, 2021

outubro 12, 2021

outubro 5, 2021

>