Quem é Maria Mulambo ou apenas Dona Mulambo?
Maria Mulambo é Exu mulher, ou seja, uma divindade de Deus assim como o Orixá Exu, portanto a Pombo Gira Maria Mulambo nunca encarnou, já nasceu Orixá e divindade.
Dona Maria Mulambo é chefe de falange, ela não incorpora assim como todos os outros Orixás, o que incorporamos em terreiros, são os espíritos que trabalham em suas falanges.
Mas se navegarmos pela internet, vamos ler muitas histórias sobre Maria Mulambo, mas é a história de quem encarnou, desencarnou e foi se juntar a falange de Dona Maria Mulambo, assim como acontece com as outras Pombo Giras que encontramos nos terreiros.
Sendo assim, cada Maria Mulambo terá uma história diferente, acredito que a mais conhecida é a de que ela foi obrigada a se casar com 15 anos com um homem 25 anos mais velho do que ela.
Casou obrigada, mas nunca amou aquele homem, e não podia engravidar.
Como não gostava de ficar no castelo sem fazer nada, vivia nas vilas ajudando os que precisavam de sua ajuda, com comida, roupas e remédios.
Em um dia que estava na vila apaixonou-se por um homem, que foi amor à primeira vista para ambos, como não podiam viver este amor, fugiram.
O marido dela mandou seus homens atrás da traidora e trazê-la com vida, e assim foi, eles a encontraram e levaram até o castelo, onde o rei mandou aprisioná-la em uma das torres, suas roupas estavam um farrapo quando saiu da torre.
Mas assim que saiu seu marido mandou jogá-la no rio com uma pedra amarrada aos pés, e ela morreu afogada.
Dizem ainda que sete dias depois da morte de Maria, o homem que ela amava a encontrou pois no local onde ela morreu começou a nascer flores.
Esta é a história de uma mulher que depois que desencarnou foi trabalhar na falange de Maria Mulambo, mas existem muitas outras mulheres que também trabalham na falange, mas que não tem a mesma história de vida.
Mas uma coisa é comum a todas elas, são delicadas e sensuais.
- Bebida: champanhe, vinho doce, licor, vai depender da qualidade da Pombo Gira
- Fumo: cigarros e cigarrilhas
- Cor: vermelho, preto e dourado, também vai depender da qualidade da Pombo Gira
- Dia de comemoração: 8 de março para comemorar o dia das mulheres
- Dia da semana: segunda-feira
As falanges de Maria Mulambo
- Maria Mulambo da Encruzilhada,
- Das sete Encruzilhadas,
- Das Almas,
- Da Calunga,
- Da Estrada,
- Do Cabaré,
- Do Lodo,
- Do Cruzeiro das Almas,
- Da Lira,
- Da Lixeira,
- Das Rosas,
- Das sete Catacumbas,
- Da Praia,
- Da Figueira,
- Das Sete Figueiras,
- Dos Punhais,
- Do Cruzeiro
- Dos Sete Cruzeiros.
E elas estão sempre acompanhadas por Exus, aliás formam sempre um par. No geral Exus da Calunga, mas isto vai depender do médium o que ele carrega na coroa.
Mas os Exus que mais acompanham são:
- Exu Marabô,
- Exu Tiriri,
- Exu Tranca Ruas,
- Exu Caveira,
- João Caveira,
- Tata Caveira,
- Exu Capa Preta,
- Sete Sombras,
- Sete Covas, entre outros.
Como é o trabalho de Maria Mulambo
Maria Mulambo atua na limpeza espiritual, desfaz magias negras, atua na abertura de caminho, na saúde, no amor, sem amarrações.
Dá conselhos, ajuda o consulente a entender o momento que está vivendo, ajuda-o motivando para que ele não desista do que deseja, a não ser que o que deseja for o mal, aí ela aproveita para dar uma lição de moral.
Ela trata de todo lixo astral, das energias negativas dos consulentes e dos ambientes.
Pombo Gira de Luz, trabalha para a Lei Maior e por isto não pode e não faz o mal e não vive no lixo como alguns acham, ela trabalha sim, com o lixo astral, mas não vive no lixo o que é muito diferente.
Oferenda para Maria Mulambo.
Nunca faça uma oferenda ou entrega sem que ela tenha sido pedida pela entidade ou Orixá, fazer uma entrega sem fundamentos pode atrair coisas ruins, apesar da boa intenção.
Os elementos pedidos para a oferenda, vai depender da necessidade de cada pessoa, mas no geral usamos:
- Rosas
- Alguidar
- Farinha de rosca e champanhe ou pinga (para fazer o padê)
- Velas
- Champanhe ou vinho
- Cigarros
No geral é isto, mas se o caso for mais sério, o pedido poderá ser diferente.
O local de entrega vai depender da qualidade da Pombo Gira e da necessidade do consulente, que pode ser no cemitério, nas encruzilhadas, na praia, mas nunca em lixões, nunca faça entrega em lugares sujos, desorganizados, isto influencia muito no resultado.
Oração para pedir ajuda à Maria Mulambo
Saravá respeitosamente à sua banda, Saravá donos de encruzilhadas, cemitérios, caminhos, campos, matas, becos e lugares ocultos e perigosos do Astral inferior, Senhores que habitais o liminar entre as trevas e a luz.
Orixás neutros executores das causas e efeitos.
A vocês me dirijo solicitando abrir os meus caminhos, desatando o nó que amarra minha vida e atividades, Deem-me sorte nos meus negócios.
Ajudem-me a conquistar ou conservar a mulher ou homem que desejo, afastando rivais ou causa que possa afastar de mim a pessoa que tanto gosto.
Anulem a inveja, o ciúme, o mau-olhado e os trabalhos enfeitiçantes que por ventura foram intentados contra mim.
Afastem as pedras de tropeços escorregadios que ocasionem quedas em meu caminho, sejam meus protetores de esquerda para haver perfeito equilíbrio com os Orixás de direita.
Defendem-me dos quiumbas, rabos de encruza e Eguns que procuram obsediar-me ou sugar-me a vitalidade como autênticos vampiros do mundo das sombras.
Ó sábios manipuladores da magia astral, utilizem em beneficio deste(a) devoto(a) e protegido(a) na obtenção daquilo que pretendo movimentando forcas e falanges do mesmo plano vibratório para formação de energia poderosa em meu favor.
Peço que me designe um auxiliar da linha encruzilhada, a Pomba-gira Maria mulambo
para atender o pedido particular que tenho a fazer [aguarde um minuto antes de fazer ou digitar seu pedido].
Ó Pomba-gira Maria Mulambo peço que [fazer seu pedido aqui]
Não duvido nem descreio que receberei de vocês o que lhe pedi graças à fé e a confiança em você depositada, com o seu poder mágico, através de forcas ocultas, sei que trabalhará para conseguir o que lhe peço.
Com toda lealdade e presteza que te são próprios.
Em retribuição prometo dar-lhe um presente que consiste em objeto ou coisas que você aprecia, e de conformidade com minhas posses.
Saravá minha boa e gloriosa amiga.
Saudação a Exu…
Laroyê exu, Exu é Mojubá
Pomba Gira Maria Mulambo. Conclusão:
Quando falamos de Maria Mulambo, todos acreditam que ele vem vestida de farrapos, que adora trabalhar no lixo, principalmente a Maria Mulambo da Lixeira, mas isto não é uma verdade.
Dona Maria Mulambo, é elegante, sensual, delicada, calma em suas falas e em seus jeitos, mas nem por isto deixa de fazer o seu trabalho, não importa qual seja, do mais simples ao mais complicado, isto visto por nós, porque não existe o que não possa ser desfeito.
Vimos neste artigo que não podemos incorporar a Dona Maria Mulambo, que é Exu mulher e por isto um Orixá, o que se incorpora nos terreiros são espíritos de mulheres que já viveram uma vida na terra e quando desencarnadas, foram trabalhar na falange de Maria Mulambo.
Eu carrego Maria Mulambo na minha coroa, e sei que o trabalho dela, apesar de delicado e gentil e firme e tem muita força.
A minha quando risca seu ponto no chão, usa também três rosas vermelhas e uma vela, às vezes vermelha, às vezes preta, esta é a forma da minha Maria Mulambo trabalhar, que pode ser diferente para outra Maria Mulambo, que apesar das diferenças não deixam de ser Mulambos.
Não brinque com Maria Mulambo, pois ela é quem faz as brincadeiras e não os consulentes.
Quando encontrar com Maria Mulambo, chame-a de Dona Maria Mulambo.
Laroyê Exu!
Salve as Pombo Giras, Saravá!
Gostou do artigo?