Como os mantras afetam a sua vida e como usá-los
Os mantras são uma maneira antiquíssima e ancestral de conectar nossas energias às vibrações altas. Esses cantos são definidos pela repetição constante e por palavras com significados profundos.
Você já deve ter ouvido falar que as palavras têm poder. Não precisamos nos aprofundar muito para reconhecer essa verdade. Já notou a diferença entre pensar e falar?
Já pensou que o que você diz para alguém pode mudar o seu destino, alterar todo um caminho de vida? Você já notou como as palavras podem machucar, agradar, emocionar?
O som é um fenômeno físico que absorve e espalha intenções. É por isso que uma caixa de som faz nosso peito vibrar ao tocar uma música que gostamos.
Da mesma forma, o mantra possui uma intenção, uma programação que busca criar uma conexão entre o que está dentro e o que está fora de nós; entre nosso ser interior e o universo.
Até mesmo a palavra mantra, de origem no sânscrito, significa algo como “o objeto da meditação, que traz a libertação”.
Podemos dizer que os mantras são cantos mágicos. Porque as palavras colocam nossas ideias, emoções e sensações no plano material. Elas traduzem nosso pensamento e nosso estado interior para uma linguagem sonora.
É por isso que os mantras podem curar, ajudar a meditar, alterar ambientes e nos auxiliar a ter paz de espírito.
Veja abaixo alguns efeitos positivos que os mantras podem ter em nossas vidas!
Mantras curam energias estagnadas em nosso corpo
Todos nós acumulamos energia durante nossas vidas cotidianas. Enfrentamos problemas familiares, questões no trabalho, relacionamentos, etc. Durante esse processo, nosso corpo pode criar bloqueios, nós energéticos e até mesmo alguns chakras podem ser afetados.
Nesse sentido, podemos ver nosso corpo como um ambiente, uma casa. Temos que limpar nossas casas frequentemente. Louças acumulam, cantos ficam empoeirados e o lixo tem que ser posto para fora. Com o nosso corpo, a situação é muito parecida.
Quando entoamos um mantra, nosso corpo vibra de acordo com as palavras que vão se tornando vibrações cada vez mais profundas em nosso corpo e espírito.
Um mantra adequado pode remover energias estagnadas e substituir a canseira do espírito por uma sensação de frescor e renovação.
Mantras nos ajudam a entrar em estados alterados de consciência
Estados alterados de consciência são formas naturais de conseguir aumentar a percepção para entrar em contato com nosso inconsciente em união com o todo.
Esse estado de união é conhecido também como gnosis, e pode ser atingido de diversas formas.
Uma dança, exercícios físicos, meditação profunda e até mesmo jejuns são formas de se alcançar estados alterados de consciência. É quando você se sente em outra frequência, sintonizando energias que até o momento estavam passando despercebidas.
Os mantras ajudam a criar estados de consciência diferentes do estado comum do dia a dia, especialmente por conta da repetição nos cantos, aliada à prática de uma respiração intercalada.
Esse ritmo constante permite que a mente se concentre, desviando-se dos obstáculos do ego, para se chegar em um estado de percepção superior.
Os mantras na cultura védica hindu
Os Vedas são os antigos textos sagrados da religião hindu.
Na mais antiga literatura védica, o Rig Veda, o mantra tem essencialmente o significado e a função de evocação aos devas (os deuses), para obter vitória na batalha, bens materiais ou uma vida longa.
Tradicionalmente, os mantras védicos são recitados em voz alta pelos sacerdotes hindus (brâmanes) e cada ritual específico exige uma escolha cuidadosa dos mantras necessários.
Seu objetivo principal é entrar em comunicação com a divindade escolhida (deva).
Nesse sentido, o encontro com a divindade implica em alcançar um estado alterado de consciência que envolve o mantra e a meditação, tudo dependendo da qualidade da concentração de quem leva adiante o ritual.
Mantras ajudam a meditar
A meditação é uma prática muito importante no dia a dia, especialmente se você busca se manter em um estado de mente equilibrado e adquirir maior controle sobre seus pensamentos.
Meditar significa deixar a mente quieta, é um exercício que exige foco e persistência.
Nessa tarefa, os mantras podem ser de grande utilidade. Os mantras não precisam ser nem mesmo muito longos ou complexos para que grandes efeitos sejam alcançados. Na verdade, a expressão mântrica mais elementar é representada por apenas duas letras, o OM.
O significado dessa simples palavra é, na verdade, muito complexo. O OM seria o próprio som do universo, e representa a união entre a mente e o espírito e é o cerne da prática do Yoga.
Portanto, se você não sabe como começar a praticar mantras ou meditação, comece com o OM. Use as suas cordas vocais para produzir esse som cheio, mas sem se preocupar demais com o resultado. Apenas se concentre com a mente e o coração no sentido dessa palavra.
O OM ainda não expressa uma intenção, é somente a mais pura relação cósmica que um mantra pode realizar. Sinta essa completude enquanto recitar a palavra, compreenda que sua existência é ao mesmo tempo ínfima e imensa. Você tem em si a singularidade de um detalhe e a potência divina de tudo o que existe.
Aceitar essa sabedoria é entender o poder de todos os mantras.
Pesquise, crie e pratique
Se você quer começar a praticar e entoar mantras, existem centenas dos tradicionais em sânscrito ou budistas para você conhecer. Comece com o OM (você verá que muitos deles se iniciam com a palavra OM) e depois avance, descobrindo os sentidos tradicionais.
Um dos nossos mantras favoritos é o Om Mani Padme Hum, um mantra do budismo tibetano simples de recitar e muito poderoso.
Se você busca por uma prática mais pessoal, saiba que é possível criar seus próprios mantras. Até mesmo uma oração pode se tornar um mantra se repetida em uma frequência constante.
O que importa é aliar repetição e intenção em um mantra que atinja sua aura e seu coração.
E você? Quer começar a praticar mantras? Estamos ansiosos para conhecer mais sobre a sua prática! Comente abaixo e enriqueça nosso site com a sua experiência!