março 7, 2024

Lilith, quem é ela? Lilith – A primeira Mulher

Lilith

Lilith, quem é ela? – Antes de Eva, houve uma outra companheira para Adão, chamada Lilith.

Segundo os antigos testamentos da bíblia, Lilith durante o ato sexual com Adão, recusou-se a trocar de posição e ficar por baixo dele.

Deixando de lado a mensagem direcionada ao sexo, pode-se compreender que Lilith apenas não queria ficar por baixo de Adão, no sentido de um status de inferioridade; em alguns textos bem antigos, Lilith questiona ao Deus da bíblia porque ela deveria aceitar ficar por baixo do homem? Se ele tinha tal direito, ela também deveria ter!

Segundo esses antigos textos, então Lilith não servia para Adão, afinal ela se rebelou, não aceitou o que lhe foi imposto e questionou o porquê das coisas, então fora expulsa do paraíso.

Nessa época o mundo já havia sido tomado pelo patriarcado, o que deturpou tanto mulheres quanto homens, em brigas de poder, status e desigualdades.

Lilith, quem é Ela? Lilith – A Deusa

Muito antes de Lilith ser citada em passagens bíblicas como a primeira mulher que se rebelou contra a submissão do homem, ela era considerada nas mitologias das regiões mais antigas do mundo (mesopotâmia, suméria e babilônia), como uma força da natureza de figura feminina.

Para muitas culturas espiritualistas, forças da natureza são manifestações divinas, por isso Lilith pode ser interpretada como uma Deusa.

Segundo esses mitos, ela regia o céu noturno, os ventos, sua vibração energética é muito sensual e sedutora, por isso há de se compreender a sua “rebeldia”. Afinal, quem pode com as forças da natureza?

Lilith, quem é ela? A distorção da imagem da Deusa

Lilith

Com a vinda do patriarcado, muitas Deusas foram marginalizadas, para serem derrubadas pela nova concepção de divindade: Um único Deus masculino que cria sozinho as coisas “do nada”.

Essa ideia faz com que se deixe o papel da mulher (na sociedade e na vida) como algo secundário, assim como ocorreu com o mito de Lilith na bíblia.

Essa passagem é um exemplo do que ocorre com muitas mulheres ainda atualmente; criaram histórias sobre Lilith que após ser expulsa do paraíso se tornou um Demônio que suga a energia vital dos homens, através do sono (chamados de súcubos), devoradora de crianças e causadora de doenças que desequilibram o mental e o emocional.

Isso ocorreu por conta da vibração energética de Lilith, mal compreendida numa era patriarcal e cega de questionamentos.

No universalismo atual, presente em diversas filosofias religiosas e espirituais, a intenção é resgatar essa consciência e força sobre o papel do feminino sagrado para o empoderamento (necessário á todos nós), assim como Lilith fez em seus mitos: ter a coragem em questionar o porquê das coisas, quando os seus direitos são inferiorizados, exigir ser tratada igualmente com respeito e se assim não for, saber dizer “Não” e for embora quando sentir que não é “bem-vinda”.

Lilith, que é Ela? Uma nova visão sobre Lilith

Uma mulher consciente do seu poder magnético e sensual, que deseja viver a vida com prazer, muitas vezes é escandalizada pela sociedade. Uma mulher, por exemplo, que não deseja ter filhos, é vista como o Demônio Lilith, que não gosta de crianças. Uma mulher que sabe que é livre igualmente como os homens, para fazer suas escolhas de vida, é vista como desequilibrada, rebelde, louca…

Lilith é o reflexo da força feminina que expressa tais fatos, é essa força divina feminina que necessita ser resgatada em cada mulher (e homens também, já que somos seres que vibramos a dualidade energética feminina e masculina).

Lilith pode sim ter sido a primeira mulher, uma Deusa antiga esquecida, mas Ela foi e é, principalmente, a primeira feminista que escutou a voz do seu feminino e deu valor a isso!

Lilith, quem é Ela? Interpretações dos Símbolos de Lilith

Visto que Lilith carrega a força da liberdade e igualdade entre todos, mas inclusive o despertar da mulher para o seu poder pessoal, vamos entender um pouco sobre alguns dos seus simbolismos mais marcantes.

Segundo estudos e informações históricas, Lilith é uma força sagrada feminina ligada à lua negra, a fase da lua ao qual não a enxergamos no céu (é um aspecto da lua minguante em seus últimos estágios, 3 dias antes do surgimento da lua nova), isso representa que ela é muito antiga, cheia de mistérios e sabedorias que ainda não desvendamos.

*Uma curiosidade: em nosso mapa astral há um aspecto chamado Lilith, que simboliza a nossa “Lua Negra”: essa influência astrológica explica os anseios da alma, necessidades de curas, libertações e potenciais ocultos em nós.

Ela possui asas, que representam a liberdade de ir e vir, Lilith é movimento, ligada aos ventos que também enviam e recebimento mensagens e inspirações.

Na maioria de suas figuras, é retratada com pés de coruja, um animal noturno, com poderes de enxergar o que é obscuro aos demais, representa também sabedoria antiga.

Lilith, que é Ela? A Serpente do Éden

Lilith, quem é ela? Lilith - A primeira Mulher

Em algumas interpretações (ao longo dos anos), sobre a passagem da bíblia e nos mitos de Eva e Adão, compreendem que Lilith pode ter sido a própria serpente que seduziu Eva a comer a maçã.

A serpente é um animal que representa magia, transmutação, novos ciclos, desapegos, sensualidade, sedução e cura, símbolos que condizem com a força de Lilith.

Ela pode então ter sido a serpente que trouxe o despertar da consciência para Eva reconectar-se com a sua força feminina, livre para fazer suas escolhas, escutando a própria intuição e expressando sua essência feminina, assim como faz uma Sacerdotisa da magia, mais experiente e sábia, que inicia uma aprendiz, como uma mãe que conversa com a filha, uma irmã e amiga que encaminha a outra.

Lilith sendo a serpente foi o meio de fazer com que Eva aprendesse sobre os mistérios da vida que estavam ocultos a ela, já que a maçã era um fruto proibido, por vir da árvore do conhecimento!

E Eva, seduzida pelos encantos da força feminina, foi experimentar “o sabor do saber” e compartilhou com Adão, assim como representação das energias sagradas feminina e masculina fazem, elas interagem e se complementam, dentro e fora de nós.

Lilith, quem é Ela? Conclusão

Lilith expressa a importância da sonoridade necessária entre as mulheres, que devem praticar em prol da união, do respeito umas às outras, gerando o reequilíbrio com a força do seu poder interior, que desperta, empodera, cura, acolhe, ama, respeita e merece ser respeitada, e a conscientização aos homens sobre essa força que também existe dentro deles, podendo ambos se relacionarem em igualdade!

Esse é um poder de todos nós, independente de gênero, status, poder aquisitivo. Lilith, como Deusa e bem interpretada, manifesta esses saberes, desde os tempos antigos, muito antes da era patriarcal.

por Luara em parceria com Vida Tarot!!!


Luara Tarologa vida tarot

Luara - Consultora VidaTarot


Olá Sou a Luara. Trabalho com os oráculos quase uma década. Utilizo Tarot, Cartas Ciganas, Baralho de Maria Padilha, entre outros. Também sou Terapeuta Holística e Numeróloga. Em meus atendimentos, eu priorizo as necessidades dos consulentes interpretando da melhor forma as mensagens dos oráculos, para proporcionar bem estar e trazer clareza às dúvidas que atrapalham o momento de vida. Sou Espiritualista, iniciada na arte da Bruxaria e os conhecimentos da magia Cigana, que fazem parte da minha ancestralidade. Estou disposta a te orientar no que for necessário, especialmente nas questões amorosas, financeiras e energéticas.


Veja também...

fevereiro 29, 2024

fevereiro 19, 2024

novembro 27, 2023


Já consultou nossas Tarólogas?

Faça sua consulta agora mesmo!

A partir de R$ 1,97/min

taróloga com anel de aranha