dezembro 1, 2020

Jogo de Búzios: Tudo que você precisa saber!

COMPARTILHE

O Jogo de Búzios trata-se de um oráculo sagrado e é utilizado como um meio de comunicação entre o médium que consulta e os Orixás e entidades que estão presentes espiritualmente na sessão ou jogo para responder as perguntas do consulente, assim como fazer as devidas previsões.

Jogo de Búzios: Tudo que você precisa saber!

O ato em si de jogo de búzios é uma das formas mais milenares de consulta ao astral, através de um sistema ocular e está ligado diretamente a prática da Umbanda e do Candomblé, devendo ser apenas jogado por pessoas iniciadas na religião, como pais e mães de Santos.

O jogo de búzios é popularmente chamado de o Éérìndínlógúnna África, e pelo dicionário Yorubá significa “dezesseis”. Por extensão Éérìndínlógún virou sinônimo das dezesseis conchas oraculares. É na posição de caída das conchas quase tema sustentação para a interpretação do jogo.

Já a concha ou búzios na língua Yorubá é conhecido como Odús. Nesta tradição milenar africana existem dezesseis Odus maiores no corpo literário Odù Ifá. Combinados, resultam em um total de 256 Odus, nos quais referem-se a todas as situações, circunstâncias, ações e consequências na vida. Constituem a base do conhecimento tradicional espiritual e todos os sistemas de adivinhação Yorubá.

Para os integrantes das religiões que o pratica, o jogo de búzios é utilizado para estabelecer uma relação mais próxima com as divindades e assim encontrar resposta para possíveis dúvidas, problemas e questionamentos.

Método do Jogo de Búzios

Existem muitos métodos de jogo, porém o mais comum se realiza através do lançamento de um conjunto de 8 ou 16 búzios sobre uma peneira, chamada de urupema previamente preparada. Tal cesta ou peneira pode conter elementos dos Orixás que representarão o consulente e ficam dispostos em formato de cruz.

Método do Jogo de Búzios

Para atrair o sagrado sobre o jogo de Búzios se utiliza pó de pemba (giz de formato cônico-arredondada feito de calcário que pode ter diferentes cores, usado ritualisticamente em religiões afro-brasileiras como o Candomblé, a Umbanda, a Quimbanda e a Quiumbanda), fitas do Senhor do Bonfim, assim como não pode faltar o adjá, que é uma sineta, um otá, uma vela branca, os fios de Oxalá e demais Orixás, água, moedas, obi, favas, coco de Ifá, imã, orobô e as sementes de fava.

Inicialmente o consulente junto com o pai ou mãe de santo que está conduzindo o jogo reza e saúda todos os Orixás e ao sagrado presente e pede que o espiritual auxilie no esclarecimento da caída e na tiragem, de maneira que ele responda a todas as perguntas.Sabe-se que as divindades afetem o modo como os búzios se espalham pela peneira, dando assim as respostas às dúvidas que lhes são colocadas.

O chefe da sessão então coloca no topo da cruz na peneira o elemento que indicará o consulente, embaixo um elemento que indique seu lado oposto e seu problema, já nas laterais considera-se o presente e futuro. Em seguida joga os búzios e analisa quais caíram para baixo, para cima, próximo ao elemento do consulente, que direcionam para o futuro, para resolução do problema e os motivos que afetam o presente.

O mais importante a se saber e a primeira coisa que se observa é se caíram búzios abertos próximo ao elemento superior, que representa a pessoa que consulta. O lado aberto dos búzios é considerado sempre positivo, e o lado considerado “fechado”, será sempre negativo.

Existe também o método que é dado um significado para cada búzio, sendo a um deles, normalmente o maior, atribuída a qualidade de representante de Deus, e recebe o nome de Oxalá. Os outros falam através dele. Um exemplo:

Depois de lançar as pedras do jogo de Búzios, o bico do búzio maior (Oxalá) vai verificar qual os búzios que caíram em sua direção. Esses que caíram na linha deste búzio que falam no jogo de acordo com a sua característica. Os que caíram atrás do búzio, ou seja, que não estão na frente do bico do búzio, falam pelo passado.

Os dezesseis Odus principais são:

  • Oxum – Oxê;
  • Ogum eIbeji – Ejioko;
  • Exú – Okaran;
  • Oxóssi,LogunEdé e Xangô – Obara;
  • Oxalufan – Ofum;
  • Omolu, Oxóssi e Oxalá – Odí;
  • Oyá, Yewá e Iemanjá – Ossá;
  • Obaluayê, Ogun – Etaogunda;
  • Oyá, Ogum e Exú – Owarim;
  • Yemanjá, Oyá – Iorosun;
  • Ossain e Oxumaré – Iká;
  • Xangô, Obá, Iroko – Egilexebora
  • Oxaguian – Egionilo;
  • Nanã – Egioligibam;
  • EwaEoobá, Ogum – Obeogundá
  • Todos os outros orixás Orixalá – Alafia.

Para saber qual Orixá ou Orixás que estão na frente da caída, ao lançamento dos búzios, deve-se observar quantos caíram fechados e quantas conchas caíram abertas. Por exemplo: Uma caída com seis búzios abertos e dez fechados representam que a mensagem vem do Orixá Oxóssi, enquanto que dez abertos e quatro fechados é direcionado a Xangô. Já as repostas estão representadas na localização de cada um dos 16 búzios, ou seja, se estão nos cantos, no centro ou próximo aos demais elementos sobre a peneira.

Entendimento da leitura e finalidade do Jogo de Búzios

O jogo tem como uma das suas finalidades a comunicação com o nosso Orixá (Ori=Cabeça + Ixá=guardião). Desse modo, o jogo é sustentado pelo Anjo da Guarda (Orixá) do consulente. Toda a comunicação dos búzios é feita por intermédio do Orixá Exú.

Além da função de previsões futuras através da resposta dos Orixás, o jogo de Búzios é o único jogo que permite descobrir se alguém fez algum trabalho espiritual, feitiço ou simpatia contra você e, desta forma, sob a orientação dos Orixás, desfazer as magias!

Mitos e Verdades sobre os Jogos de Búzios

1 – Existem Odús bons e Odús ruins?

Mitos e Verdades sobre os Jogos de Búzios

Existem Odús que aceleram ou retardam o desfecho de uma situação ou o resultado desejado. Odús ligados ao Fogo e Ar, por exemplo, são mais rápidos que os outros, pois Fogo e Ar são elementos mais ágeis. Estes elementos estão intimamente ligados ao Orixá que está coroando a caída dos búzios. Por exemplo: Se a caída direcionar para Iemanjá, já sabemos que os Odús estão ligados a água.

Já Odús ligados a Terra significam que tudo dependerá da boa reflexão das coisas e das intenções, que devem ser claras o suficiente. São Odús que reforçam a necessidade de ser o mais objetivo possível, tentando não deixar o emocional de lado, apontando os recursos e o empenho para atingir um objetivo. Por fim, Odús ligados a Água chamam atenção para o excesso de energia em relação à determinada questão, que pode acabar sendo exagerada, então é preciso saber dosar. Ele traz a necessidade de calmaria.

2 –  Jogar pela internet não é a mesma coisa que uma consulta presencial?

Tanto em uma consulta presencial quanto uma leitura online o jogo funciona do mesmo jeito. Algumas pessoas acreditam que pela internet a “energia” não é a mesma, mas a verdade é que ninguém deveria se prender a essa crença que tantas vezes se mostra infundada. Vale dizer de modo enfático: a energia está em todo lugar.

Quando se joga búzios, a prioridade deve ser a informação que ele traz e não o formato em que ela chega até o consulente. Além disso, online ou presencial, o que importa é a energia e a fé que se coloca no momento da consulta e acreditar na verdade da resposta.

3 – É possível jogar no lugar de outra pessoa?

Jogar com o intuito de saber previsões para uma pessoa conhecida não é aconselhável. É importante deixar claro que o oráculo oferece informações pessoais de quem o consulta, já que entra na sua energia.

Gostou do artigo? Comente aqui e compartilhe em suas redes sociais.


Compartilhe!



Veja também...

março 2, 2021

março 1, 2021

fevereiro 23, 2021


Deixe seus comentários...

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>