Janeiro é o mês de Oxóssi

Oxóssi é das matas, das florestas, dos animais, da natureza de uma forma geral. Considerado um guerreiro sábio, vive em harmonia com o meio ambiente e é responsável por tudo que ocorre dentro do ecossistema.

Em 20 de janeiro é comemorado o dia Oxóssi – sincretizado na figura do santo de origem católica São Sebastião.

Já o seu dia da semana é toda quinta-feira. Representado no Candomblé com um arco e flecha nas mãos, ele é um dos principais orixás nas religiões de matriz africana.

Infelizmente, a região em que era cultuado sofreu perdas históricas e culturais irreparáveis, quando o povo foi dizimado e escravizado no século XIX. Seus filhos consagrados foram escravizados no Brasil, nas Antilhas e em Cuba.

Por aqui, a tradição africana sobreviveu graças aos descendentes que ensinaram seus filhos e netos o culto a Oxóssi e aos outros orixás. Sua presença é forte nos Candomblés de Salvador e do Rio de Janeiro.

Seu nome é de origem iorubá e significa “guardião popular”. Em geral as pessoas que lhe fazem oferendas estão em busca de um emprego e de proteção à família. É o responsável por prover refeições e afortunar os que o procuram.

História de Oxóssi

Em algumas lendas aparece como irmão de Ogum e de Exú. Em outras: como filho de Oxalá e de Yemanjá. É considerado o Rei de Ketu, pois quebrou o feitiço lançado por Eleyé – na forma de um pássaro maligno – sobre a população com apenas uma flecha – matando seu alvo em cheio.

Conta-se ainda que encontrou Iansã sob a forma de um grande elefante na floresta. Após, transformar-se em mulher, casaram-se, tiveram muitos filhos, mas ela o abandonou. Posteriormente, ele apaixonou-se perdidamente por Oxum – que criou seus filhos. Alguns mitos relatam que ele viveu um amor proibido com Oxum, descoberto quando esta ficou grávida. Essa relação foi muito instável e baseada em questões de ordem sexual.

Cores

O verde, o azul e o azul-turquesa representam este orixá. São as cores encontradas nas florestas. Assim, roupas, guias e contas são confeccionadas nestes tons e costuma-se usar elementos que recordem seu habitat, como, por exemplo, sementes.

Instrumentos

Durante os cultos usam objetos de caça, como, por exemplo, o arco e flecha (ofá), lanças e facas.

Saudação

Òké Aro!!! Arolé! que significa “Salve ao Rei!”

Oferendas

É importantíssimo que oferendas sejam orientadas por um responsável no Candomblé ou na Umbanda. Eles têm anos de prática e conhecem a fundo os orixás a ponto de guiar com responsabilidade os rituais.

Não pode colocar mel de abelhas nas oferendas de Oxóssi, pois elas são consideradas animais de Eléye. Para substituir utiliza-se o melaço da cana-de-açúcar. Entre suas comidas favoritas estão: coco seco, melão, milho vermelho e vinho branco.

Características dos filhos

Agradáveis, comunicativos, bem humorados, guerreiros, cheios de vida e energia, possuem raciocínio rápido, adoram sair à noite e, às vezes, movidos por acessos de fúria utilizam palavras para ferir.

Em relacionamentos são fiéis, não aceitam traição (na verdade não suportam ser enganados por ninguém) e são dedicados com o ser amado. Magoam-se facilmente.

Sincretismo de São Sebastião

De acordo com a tradição católica, ele teria se alistado no exército romano em 283 d.C. para difundir o Cristianismo entre os colegas. Sem saber disso, o imperador Diocleciano o designou para a guarda pessoal.

Três anos depois, por conta de sua conduta branda com prisioneiros cristãos, foi julgado como traidor e tentaram matá-lo a flechadas. Por isso, ele foi associado, no sincretismo, a Oxóssi.

Após ter o corpo atirado em um rio, ele sobreviveu e apresentou-se novamente ao imperador. Então foi espancado até a morte e teve o corpo jogado no esgoto de Roma. De onde foi retirado, limpo e sepultado.

Oração

MEU PAI OXÓSSI! VÓS QUE RECEBESTES DE OXALÁ O DOMÍNIO DAS MATAS, DE ONDE TIRAMOS O OXIGÊNIO NECESSÁRIO Á MANUTENÇÃO DE NOSSAS VIDAS DURANTE A PASSAGEM TERRENA, INUNDAI OS NOSSOS ORGANISMOS COM A VOSSA ENERGIA, PARA CURAR DE NOSSOS MALES!

VÓS QUE SOIS O PROTETOR DOS CABOCLOS, DAI-LHES A VOSSA FORÇA, PARA QUE POSSAM NOS TRANSMITIR TODA A PUJANÇA, A CORAGEM NECESSÁRIA PARA SUPORTARMOS AS DIFICULDADES A SEREM SUPERADAS!DAI-NOS PAZ DE ESPÍRITO, A SABEDORIA PARA QUE POSSAMOS COMPREENDER E PERDOAR AQUELES QUE PROCURAM NOSSOS CENTROS, NOSSO GUIAS, NOSSOS PROTETORES, APENAS POR SIMPLES CURIOSIDADE, SEM TRAZEREM DENTRO DE SI UM MÍNIMO DA FÉ.

DAI-NOS PACIÊNCIA PARA SUPORTARMOS AQUELES QUE SE JULGAM OS ÚNICOS COM PROBLEMAS E DESEJAM MERECER DAS ENTIDADES TODO O TEMPO E ATENÇÃO POSSÍVEL, ESQUECENDO-SE DE OUTROS IRMÃOS MAIS NECESSITADOS!

DAI-NOS TRANQÜILIDADE PARA SUPERARMOS TODAS AS INGRATIDÕES, TODAS AS CALÚNIAS!

DAI-NOS CORAGEM PARA TRANSMITIR UMA PALAVRA DE ALENTO E CONFORTO AQUELES QUE SOFREM DE ENFERMIDADES PARA QUAIS, NA MATÉRIA, NÃO HÁ CURA!

DAI-NOS FORÇA PARA REPELIR AQUELES QUE DESEJAM VINGANÇAS E QUEREM A TODO CUSTO MAGOAR SEUS SEMELHANTES!

OKE ARÔ OXÓSSI!