janeiro 18, 2019

Oxóssi, Orixá das matas e Florestas. Defende, protege e Cura

Oxóssi

Caraterísticas de Oxóssi

Oxóssi é das matas, das florestas, dos animais, da natureza de uma forma geral. Considerado um guerreiro sábio, vive em harmonia com o meio ambiente e é responsável por tudo que ocorre dentro do ecossistema.

Em 20 de janeiro é comemorado o dia Oxóssi – sincretizado na figura do santo de origem católica São Sebastião.

Já o seu dia da semana é toda quinta-feira.

Representado no Candomblé com um arco e flecha nas mãos, ele é um dos principais orixás nas religiões de matriz africana.

Infelizmente, a região em que era cultuado sofreu perdas históricas e culturais irreparáveis, quando o povo foi dizimado e escravizado no século XIX. Seus filhos consagrados foram escravizados no Brasil, nas Antilhas e em Cuba.

Por aqui, a tradição africana sobreviveu graças aos descendentes que ensinaram seus filhos e netos o culto a Oxóssi e aos outros orixás. Sua presença é forte nos Candomblés de Salvador e do Rio de Janeiro.

Seu nome é de origem Iorubá e significa “guardião popular”. Em geral as pessoas que lhe fazem oferendas estão em busca de um emprego e de proteção à família. É o responsável por prover refeições e afortunar os que o procuram.

História de Oxóssi

Em algumas lendas aparece como irmão de Ogum e de Exú. Em outras: como filho de Oxalá e de Yemanjá. É considerado o Rei de Ketu, pois quebrou o feitiço lançado por Eleyé – na forma de um pássaro maligno – sobre a população com apenas uma flecha – matando seu alvo em cheio.

Conta-se ainda que encontrou Iansã sob a forma de um grande elefante na floresta. Após, transformar-se em mulher, casaram-se, tiveram muitos filhos, mas ela o abandonou. Posteriormente, ele apaixonou-se perdidamente por Oxum – que criou seus filhos. Alguns mitos relatam que ele viveu um amor proibido com Oxum, descoberto quando esta ficou grávida. Essa relação foi muito instável e baseada em questões de ordem sexual.

Cores de Oxóssi

O verde, o azul e o azul-turquesa representam este orixá. São as cores encontradas nas florestas.

Assim, roupas, guias e contas são confeccionadas nestes tons e costuma-se usar elementos que recordem seu habitat, como, por exemplo, sementes.

Ferramentas de Oxóssi

Durante os cultos usam objetos de caça, como, por exemplo, o arco e flecha (ofá), lanças e facas.

Saudação à Oxóssi

Òké Aro!!! Arolé! que significa “Salve ao Rei!”

Oferendas para Oxóssi

É importantíssimo que oferendas sejam orientadas por um responsável no Candomblé ou na Umbanda. Eles têm anos de prática e conhecem a fundo os orixás a ponto de guiar com responsabilidade os rituais.

Não pode colocar mel de abelhas nas oferendas ao Rei das Matas, pois elas são consideradas animais de Eléye.

Para substituir utiliza-se o melaço da cana-de-açúcar.

Entre suas comidas favoritas estão: coco seco, melão, milho vermelho e vinho branco.

Características dos filhos de Oxóssi

Agradáveis, comunicativos, bem humorados, guerreiros, cheios de vida e energia, possuem raciocínio rápido, adoram sair à noite e, às vezes, movidos por acessos de fúria utilizam palavras para ferir.

Em relacionamentos são fiéis, não aceitam traição (na verdade não suportam ser enganados por ninguém) e são dedicados com o ser amado. Magoam-se facilmente.

Sincretismo de Oxóssi

Sincretizado na figura de São Sebastião. De acordo com a tradição católica, ele teria se alistado no exército romano em 283 d.C. para difundir o Cristianismo entre os colegas. Sem saber disso, o imperador Diocleciano o designou para a guarda pessoal.Sao-Sebastiao-Oxossi

Três anos depois, por conta de sua conduta branda com prisioneiros cristãos, foi julgado como traidor e tentaram matá-lo a flechadas. Por isso, ele foi associado, no sincretismo, ao Senhor das matas.

Após ter o corpo atirado em um rio, ele sobreviveu e apresentou-se novamente ao imperador. Então foi espancado até a morte e teve o corpo jogado no esgoto de Roma. De onde foi retirado, limpo e sepultado.

Oração à Oxóssi

Senhor das matas e da vida silvestre, neste momento, Pai, sou sua flecha.
Sou a força do seu arco, sou tudo o que é, a agilidade e a sabedoria.
Faça de mim soberano caçador, uma pessoa de sucesso, e que haja fartura em minha casa.
Dê a mim sabedoria para agir, paz para construir meus ideais, força para seguir sempre.
Oxóssi, rei das matas, da lua, do céu azul, que eu seja leve como o pássaro que voa, livre como o cavalo que corre, forte como o carvalho na mata, direto como a sua flecha.
E que eu vença e seja feliz sempre !!!
 
Okê Arô

Ponto cantado de Oxóssi

OXÓSSI NA MATA É REI
OXÓSSI NA MATA É
QUEM ANDA DENTRO DA MATA
SEM DEIXAR MATA DE PÉ [2X]

CABOCLO NÃO DESACATA
CABOCLO SABE QUEM É
ELE ANDA DENTRO DA MATA
SEM DEIXAR MATA DE PÉ

OXÓSSI NA MATA É REI
OXÓSSI NA MATA É
QUEM ANDA DENTRO DA MATA
SEM DEIXAR MATA DE PÉ

ELE TEM FLECHA E BODOQUE
ELE TEM LANÇA E COCAR
A MATA É O SEU REINO
E NA MATA REINARÁ
+ refrão

Gostou do nosso artigo? Comente aqui e compartilhe em suas redes sociais.

Gratidão

Axé



Já consultou nossos Tarólogos?

A partir de R$ 9,90


Faça sua consulta online agora mesmo!


Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas sobre Amor, Dinheiro, Emprego etc.


Veja também...

agosto 13, 2021

julho 23, 2021

julho 9, 2021

>