novembro 10, 2021

Instrumentos de poder utilizados na Bruxaria Natural

Vou citar alguns dos instrumentos de poder utilizados na magia natural, tais instrumentos são fundamentais e são basicamente utilizados nas práticas de Bruxaria de modo geral, o que acontece é que os praticantes da Bruxaria Natural podem focar mais na utilização desses instrumentos do que praticantes de outras vertentes de Bruxaria.

Também citarei seus respectivos significados e formas de utilizações para as demais necessidades e intenções, durantes os feitiços, rituais ou na rotina diária e sagrada de uma bruxa natural, afinal, essa filosofia trata de cada simples ato, como um momento de magia, desde os temperos que você coloca em seus alimentos, até a forma como você varre e tira o pó dos cômodos da sua casa. Toda ação é magia e encantamento, na filosofia da Bruxaria Natural.

Instrumentos de poder utilizados na Bruxaria Natural – Vassoura

Um dos instrumentos da bruxa, mais conhecidos popularmente.

É muito comum ver uma vassoura e já ouvir comentários como “olha a vassoura de bruxa!”.

Existem mitos de que as bruxas voavam em vassouras, muita gente no passado acreditou que isso era verdade e inclusive causou medo e crendice entre as demais pessoas.

vassoura de bruxa

Essa história foi criada, porque antigamente as bruxas durante seus rituais em meio a natureza, seguravam as vassouras e subiam nelas, dando grandes pulos em meio as plantações, para que elas crescessem em abundância e fartura; uma forma ritualística e simbólica de pedirem bênçãos da mãe natureza e dos deuses, para que não lhes faltasse alimentos durante as épocas de plantio e colheita das estações.

Imagine: alguém de fora do culto, vendo mulheres nuas ou seminuas em cima de vassouras, dando altos pulos em meio ao matagal. Daí surgiram histórias inventadas que ressoam até hoje.

Mas afinal, para que se utilizam da vassoura?

A representação simbólica da vassoura é o equilíbrio entre as energias masculina e feminina, o cabo é uma forma de representar o órgão sexual masculino e a piaçava o órgão sexual feminino. Unidos, eles formam a alquimia das polaridades.

Antigamente, bruxas untavam os cabos das vassouras com óleos mágicos, feitos de ervas, plantas, gordura animal ou mesmo o sangue menstrual, com a intenção de criarem feitiços para fertilidade e amor.

A vassoura é um instrumento de poder utilizado para fazer limpezas, tanto físicas quanto energéticas de ambientes e pessoas.

É também um instrumento de proteção e banimento das energias indesejadas.

Já ouviu aquele ditado: “coloque uma vassoura atrás da porta, para aquela visita chata ir embora”?

Pois é, está aí uma ferramenta poderosa para literalmente “varrer” o que não serve.

Na magia natural é interessante criar a sua própria vassoura, com um galho encontrado na natureza e palhas ou folhas amarradas nas pontas e decorar como desejar, por exemplo: colar cristais de proteção, pintar símbolos de poder e o que mais o praticante se identificar.

Instrumentos de poder utilizados na Bruxaria Natural – Varinha

Esse é um outro instrumento de poder muito conhecido popularmente.

A varinha é como uma extensão do braço da bruxa.

varinha de bruxa

Durante as práticas e feitiços, são lançados decretos, pois a fala tem poder e as bruxas utilizam muito disso, portanto, a varinha seria uma ferramenta para ser apontada para uma direção ou para se ter um direcionamento da magia lançada pelo praticante.

Pois todo feitiço (mesmo o mais simples), deve-se ter um comando, para que o mundo astral compreenda as intenções e os objetivos que o praticante deseja realizar.

Na Bruxaria Natural, também é interessante que se crie a própria varinha com os achados em meio a natureza e assim como a vassoura, decorá-la da forma como o praticante sentir de fazer.

Normalmente é colado um cristal pontiagudo como o cristal lemuriano, na ponta, deixando a varinha ainda mais poderosa.

A varinha pode simbolizar também o falo, que é uma representação das energias do desejo, força e materialização.

Instrumentos de poder utilizados na Bruxaria Natural – Caldeirão

Caldeirão de bruxa

Ele representa o útero, onde tudo é gerado, por isso o caldeirão serve para fazer comidas, poções, queimar pedidos e ervas, juntamente com a energia do elemento fogo, na intenção de dar vida aos nossos desejos e intentos.

Também serve para purificação e descarrego, assim novamente numa queima de pedidos e ervas, com o elemento fogo que ajuda em feitiços de desapego e transmutação.

O caldeirão com água, pode servir de instrumento para feitiços de cura e amor, por exemplo.

Pode ainda simbolizar os antigos espelhos que eram as águas escuras dos lagos ou lagoas, em noites de luar ou para feitiços de expansão de consciência e intuição, em que as bruxas olhavam para dentro das águas, estimulando e desenvolvendo seus dons psíquicos.

E o caldeirão simplesmente vazio, é um instrumento de poder que representa a energia feminina do inconsciente, dos mistérios da magia.

Instrumentos de poder utilizados na Bruxaria Natural – Athame / Punhal

Ligados ao elemento fogo e ar, esses instrumentos servem para cortes (simbólicas) de energias negativas no ar, para abrir ou fechar um círculo de poder durante rituais e cortar ervas, madeiras e afins.

Instrumentos de poder utilizados na Bruxaria Natural – Colher de pau

Este é um instrumento mais específico, utilizado para a culinária mágica, misturar ervas, preparação de poções dentro do caldeirão ou panela para preparar os alimentos com ingredientes poderosos para finalidades específicas, voltadas para a cozinha (para as bruxas, esse ambiente é o coração da casa, aonde acontece as grandes alquimias, por exemplo, transformar alimentos em refeições e abençoá-las com propósitos de cura, prosperidade, amor e proteção).

Instrumentos de poder utilizados na Bruxaria Natural – Almofariz / Pilão

Muito utilizado nas práticas de magia natural, para macerar ervas, plantas, flores, preparar óleos, confeccionar pós mágicos, fazer poções.

Também simbolizam a união das energias femininas e masculinas.

Instrumentos de poder utilizados na Bruxaria Natural – Cálice / Taça

Ligado ao elemento água, o Cálice ou Taça torna-se um instrumento de poder, para beber ou fazer libação durante os rituais e feitiços.

Cálice / Taça de bruxa

As bruxas modernas utilizam vinho, suco de uva ou suco de beterraba, que simbolicamente representariam o sangue (sangue representa vida, como na bruxaria natural não ocorrem matanças, essas bebidas se destinam a essa finalidade).

Libação é o ato de derramar algum líquido na terra ou dentro do caldeirão, para honrar os deuses, a natureza ou fazer pedidos as forças astrais.

Em rituais de limpeza e purificação, utiliza-se água, para propósitos como fertilidade, saúde, recomenda-se usar leite que é um alimento ligado as energias maternas e de nutrição.

Instrumentos de poder utilizados na Bruxaria Natural – Diário Mágico

Aqui é onde se registra os feitiços, rituais, receitas e experiências que os praticantes vivenciam, como um diário. Na Bruxaria de modo geral, utiliza-se também o LIVRO DAS SOMBRAS, em que possui a mesma função do DIÁRIO MÁGICO, mas no Livro das Sombras também são refistrados os sabás e outros rituais ao qual quem faz parte de um Coven ou Tradição de Bruxaria, são escritos as orações e costumes do grupo.

São instrumentos de poder similares, com apenas alguns desses detalhes que fazem diferença entre eles.

Instrumentos de poder utilizados na Bruxaria Natural – Suas próprias mãos

Também são instrumentos de poder, pois movimentam a sua energia pessoal e para o manejo de outros instrumentos, itens, ingredientes.

Nossas mãos são poderosas ferramentas para abençoar, curar e direcionar as energias aos propósitos que desejamos e necessitamos.

* Observação:Existem outros instrumentos nas práticas da Bruxaria, mas estes são os principais utilizados nas práticas de magia natural.

Instrumentos de poder utilizados na Bruxaria Natural – Consagração

A própria Bruxa Natural, pode utilizar outros instrumentos e consagrá-los para deixá-los encantados para as suas práticas.

Passando-os pela fumaça de incensos e decretando palavras de poder, é uma das formas mais simples, porém eficaz.

Palavras como:

“Eu limpo, purifico e consagro este objeto agora, para que se torne um instrumento de poder encantado, para as minhas práticas de magia. Assim seja!”

Ou as palavras que sentir no coração.

No próximo artigo:

Trarei a você leitor, algumas das ervas mais importantes e utilizadas nas práticas da Bruxaria Natural, para ter o conhecimento correto e assertivo na utilização de feitiços e rituais.

Aguarde! 😉

Conclusão:

Por muitos anos a Bruxaria foi alvo de perseguição e até hoje algumas pessoas não sabem ao certo o porquê disso, mesmo com o passar dos anos, ainda existe muita falta de entendimento e preconceito a respeito dessa prática que não tem intenção alguma de provocar o mal.

A Bruxaria é uma arte que respeita a natureza, as leis do universo e faz com que seus praticantes tenham maior consciência sobre os ciclos da vida, as estações do ano, os alimentos que consome, os estudos que podem fazê-lo evoluir e tornar-se uma pessoa melhor, com base nos ensinamentos dos ancestrais e que através do poder da magia dos elementos ao redor e dentro de si mesmo, é possível resgatar e acessar tais conexões.

A Natureza é divina e como filhos dela, carregamos a centelha divina capaz de transformar o mundo e as situações em algo melhor.

Essa é uma das principais missões daqueles que percorrem o caminho dos povos antigos, principalmente por meio da Bruxaria Natural.



Vanessa Ramos

Vanessa Ramos


Praticante de Bruxaria, terapeuta holística, apaixonada por esoterismo. Minha ligação com a espiritualidade trouxe magia à minha vida, na escolha da área profissional e nos hábitos do dia a dia. Adoro ler, escrever e estudar os mistérios ocultos.

terapeuta vanessa ramos

Dúvidas no Amor?

Dinheiro?

Emprego?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

novembro 26, 2021

outubro 29, 2021

junho 11, 2020

>