outubro 14, 2019

A história dos búzios

Muitos acreditam que o jogo de búzios veio da África juntamente com os negros escravizados que vieram para o Brasil.

E isto é uma verdade, o que talvez alguns não saibam é que o jogo de búzios veio da Turquia, quando eles invadiram a África, já que os turcos também estiveram amplamente envolvidos no tráfico de escravos.

E os africanos passaram a usar este jogo associado aos orixás para que pudessem fazer adivinhações.

No início, apenas as mulheres podiam usar este oráculo, isto porque as mulheres eram mais sensíveis à espiritualidade.

No entanto, com o passar do tempo isso foi se modificando e hoje, Pais e Mães de Santo, do Candomblé ou da Umbanda, podem jogar búzios, desde que tenham afinidades e poder espiritual para isto.

Como é feito o jogo de búzios?

jogo de búzios

A preparação da mesa é muito importante para se jogar búzios; a mais conhecida chama-se Urupema, uma espécie de peneira onde são arremessadas as peças.

Mas não podem faltar na mesa água, fios de contas de Oxalá e Oxum, um adjá, um otá, moedas, obi, favas e suas sementes, orobô, imã e coco de ifá.

Antes de começar o jogo, o Pai ou Mãe de santo faz suas orações para todos os orixás que vão ou não responder as perguntas, e no geral é mais de uma Orixá que se apresenta.

O consulente diz o seu problema e os búzios são lançados, no total de 16, mas pode-se jogar com 8 também, com a pergunta feita mentalmente pelo Pai ou Mãe de Santo.

Quando os búzios caem, na forma como eles caem, abertos ou fechados, que é a posição do búzio apenas, está contida a resposta.

A força e desenvolvimento espiritual de quem está jogando é fundamental para que se possa obter alguma resposta e ainda saber quem está respondendo à pergunta, qual o orixá que responde.

Conforme a “caída”, se obtêm as respostas.

Qualquer pessoa pode jogar búzios?

Qualquer pessoa pode jogar búzios?

Não, só os preparados para isto, e é algo que não se tem como ensinar, já que a ligação é espiritual, quem comanda o jogo tem com os orixás uma grande ligação e afinidade para entender o que aqueles búzios estão dizendo.

A prática do jogo de Búzios

Embora algumas casas de Umbanda joguem búzios, esta é uma prática que pertence ao Candomblé.

Raros são os umbandistas que jogam búzios, só conseguimos encontrar esta prática naquilo que é na verdade a Umbanda mesclada ao Candomblé, o que é chamado de Umbadaoblé.

Mas no Candomblé o jogo é muito usado, com a finalidade de estabelecer as obrigações e oferendas que uma pessoa precisa cumprir, ou seja, os ebós, e de fornecer a confirmação de quem são os pais de cabeça de alguém,

No Candomblé, não há consulta com os orixás incorporados, pois o orixá não incorpora.

O que acontece é vir alguma linha somente para dar o seu axé e encaminhar para o jogo de búzios.

Logo, pode-se dizer que todo o trabalho, toda a consulta, todo ebó, é sugerido pelos búzios, o jogo marcado com o Pai ou Mãe de Santo.

Odus: o que são?

Na forma mais simples, poderíamos dizer que o odu é o caminho de vida de uma pessoa, o seu destino, o que ela veio fazer aqui, e como se comporta diante dos problemas da vida.

Quando jogamos búzios, jogamos com 16 búzios que podem dar uma combinação de até 256 odus, ou seja, outros caminhos para aquele momento.

O que você veio fazer aqui, a sua missão, estão na data de nascimento.

A melhor forma de descobrir é somando a sua data de nascimento e reduzi-la até 16 no máximo.

Por exemplo: eu nasci em 30 de maio de 1966, então a soma será: 3+5+1+9+6+6 +=30= 3, que seria o Etá Ogundá que é regido por Ogum, ou seja, eu sou regida por Ogum, apesar de não ser filha de Ogum.

Este é o meu odu de nascimento, mas em um jogo de búzios existe a mistura de odus, de caídas, e cada uma delas leva em consideração o meu odu de nascimento.

Para se estudar todo os odus, leva-se no mínimo 2 anos, porque existe uma complexidade na junção de cada um deles, de 16 podemos chegar a 256 combinações.

E para cada combinação há uma resposta à sua pergunta.

Percebem o quão difícil é jogar búzios se não tiver um poder espiritual bastante elevado e uma forte ligação com os Orixás?

Nem todo mundo nasceu para isso.

Exemplos de respostas de um jogo de búzios

Em uma jogada onde caem:

2 búzios abertos

14 búzios fechados

Quem responde é Ibeji e Obaluayê, revelando que a influência destes dois orixás traz para a vida do consulente um conceito de extremos.

Outro Exemplo:

14 búzios abertos

2 búzios fechados

Aqui respondem Oxumaré, Ossain e Ewa, que dizem que coisas boas aconteceram em sua vida. Viva o lado positivo destes orixás

E assim vai acontecendo o jogo, conforme as perguntas e caídas dos búzios, trazendo suas respostas.

Conclusão:

O jogo é um oráculo muito utilizado para se prever o futuro ou para se ter ideia do que está acontecendo no presente, isto para qualquer pessoa, consulente ou filho da casa.

Nem sempre os orixás que respondem aos búzios são os seus pais de cabeça. Responde quem está ali naquele momento e que pode lhe trazer a resposta e às vezes a solução da pergunta ou problema.

Para um filho da casa, o oráculo pode indicar até que tipo de fio de conta ele precisa usar, qual a capa do seu exu, o que ele precisa fazer para agradar um orixá, além, é claro, de lhe responder qualquer outra pergunta que ele queira fazer.

Às vezes o jogo se fecha, o que quer dizer que não será possível jogar para aquela pessoa naquele dia, e ela precisara voltar em outro momento, e nestes casos não adianta insistir porque não se terá nenhuma resposta.

Como disse anteriormente, nem todo mundo tem o “poder” para jogar, pode até ter estudado os odus, mas não conseguirá usá-los para nada.

Só quem tem o dom e a força dos orixás é que pode jogar.

Gostaram do artigo?

Se sim, compartilhem em suas redes sociais.

Ficou alguma dúvida, quer fazer algum comentário?

Envie-nos um e-mail e teremos muito prazer em responder.



Dúvidas no Amor?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

outubro 14, 2019

>