junho 11, 2021

O hibisco: benefícios e simpatia com seu chá.

O hibisco costuma ser usado como uma bebida refrescante que sacia a sede. Ou então em combinação com outras plantas para dar aos chás de ervas um sabor ácido característico e uma cor vermelha.

No entanto, também mostrou resultados promissores na redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol: vamos ver quais são as propriedades e benefícios do hibisco.

O hibisco: características da planta

O hibisco: características da planta

O hibisco, também conhecido como Rosa Abissínia, é um arbusto pertencente à família Malvaceae, nativa da Índia e agora cultivada e difundida em diferentes áreas do mundo.

A substância, que é a parte da planta com maior teor de elementos benéficos, é representada pelo cálice das flores, que durante a floração torna-se carnudo e de coloração vermelho-púrpura.

O cálice das flores de hibisco contém diversos ácidos que conferem o sabor ácido e as antocianinas a que devemos a cor vermelha; ácidos e antocianinas também são compostos que se acredita serem responsáveis pelas propriedades.

O hibisco é geralmente usado na forma de chá, sozinho ou em combinação com outras ervas, muitas vezes apenas para dar sabor e cor à bebida.

Propriedades e benefícios do hibisco

Propriedades e benefícios do hibisco

A infusão de hibisco é consumida principalmente durante os meses de verão, pois é considerada uma bebida refrescante e matadora de sede.

Propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antipiréticas, analgésicas e antibacterianas também são atribuídas ao hibisco, mas os estudos disponíveis sobre o hibisco dizem respeito principalmente à sua ação na hipertensão e na hiperlipidemia a hiperlipidemia abrange uma série de condições onde as gorduras estão elevadas mas, de maneira geral, ela se aplica à alta de colesterol e de triglicérides no sangue. Altos níveis de lipídios podem acelerar o processo de aterosclerose, ou seja, o acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias.

O hibisco parece ser especialmente eficaz no tratamento da hipertensão leve e moderada, uma vez que seria capaz de reduzir a pressão sistólica e diastólica.

Quanto à ação sobre a hiperlipidemia, o consumo de hibisco parece ser capaz de reduzir a oxidação das lipoproteínas LDL, bem como reduzir os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos.

Os resultados dos efeitos sobre a pressão arterial e a hiperlipidemia são promissores para uma possível utilização do hibisco na prevenção de doenças cardiovasculares, mas as análises realizadas na literatura referentes ao hibisco apontam para a necessidade de mais estudos.

O hibisco também é tradicionalmente usado em casos de resfriados, catarro, distúrbios circulatórios, falta de apetite e como um laxante leve e diurético.

Aqui abaixo apresentamos uma lista completa das propriedades terapêuticas do hibisco:

Rico em ácidos orgânicos

Rico em vitamina C

As propriedades antigripe e vitamínicas significam que o hibisco atua como um suporte para o sistema imunológico

Propriedades antioxidantes que ajudam a limpar o corpo dos radicais livres. É portanto, um excelente antienvelhecimento, retardando a formação das rugas

Rico em mucilagem, importante para a saúde do nosso intestino

Possui propriedades calmantes, pois não contém teína e cafeína

Possui baixo teor de calorias

Facilita a digestão: a infusão de hibisco pode ajudar a eliminar os resíduos que são produzidos durante a digestão dos alimentos

Ele protege os vasos sanguíneos

Tem propriedades antibacterianas úteis para neutralizar dores de garganta, gripe, tosse, resfriado e inflamação das membranas mucosas

Tem propriedades antissépticas que ajudam a erradicar infecções do trato urogenital (por exemplo, cistite)

Ativa a produção de bile

Melhora a aparência geral da pele, ajudando a mantê-la radiante, macia e suave

Também é excelente para a saúde do cabelo, para aliviar a fragilidade capilar

Efeitos colaterais

O hibisco não tem efeitos colaterais significativos e parece ser um remédio muito bem tolerado, mas parece ter uma interação com alguns medicamentos, incluindo o paracetamol.

Simpatia com o chá de hibisco para abrir caminhos em sua vida

Simpatia com o chá de hibisco para abrir caminhos em sua vida

Você também pode recorrer a uma interessante simpatia com o chá de hibisco!

Estando com dificuldades em qualquer campo de sua vida, primeiro escreva-as em um papel, as que mais te incomodam. Então dobre o papel.

Ferva uma panela de água. Enquanto espera, você pode preparar os ingredientes e limpar o bule que usará.

Coloque as flores de hibisco secas em um bule vazio. A receita indica 2 colheres de chá (10 ml) de flores como dosagem, mas você pode usar uma quantidade menor ou maior para um sabor mais forte ou mais delicado.

O hibisco não contém cafeína, portanto, adicionar mais não te dará um “impulso” de energia, mas fará bem à sua saúde física e espiritual.

Despeje a água fervente no bule. Encha o bule até a borda (ou apenas o suficiente para fazer a quantidade de chá que você deseja beber).

Use suportes para panelas ou um pano de prato para não se queimar. Despeje a água lentamente e verifique se não transborda.

Se você quiser uma bebida contendo teína, adicione um saquinho de chá à água. Conforme descrito acima, o hibisco não contém nem teína nem cafeína.

Se quiser que a bebida lhe dê alguma energia extra (ou apenas goste do sabor), adicione um saquinho de seu chá favorito.

No entanto, o chá de hibisco também é muito bom por si só.

Deixe em infusão por 5 minutos. Essa é a parte mais fácil, basta esperar. 5 minutos devem ser suficientes para permitir que as flores deem à água seu sabor ácido e a cor vermelha. Para um sabor mais forte, deixe mais tempo para infundir. Para um sabor mais delicado, reduza o tempo.

Nesse período, você vai ter em mão o papel em que escreveu seus problemas. Concentre-se neles indo embora, rasgue o papel e jogue os restos no lixo.

Agora volte ao chá e coe-o enquanto o despeja. Agora você só precisa remover as flores. Se o bule não tiver filtro embutido, despeje o chá na xícara por meio de uma peneira.

Se quiser, também pode deixar as flores no chá. Elas não vão te machucar, não há evidências de que possam ser venenosas de alguma forma.

Adoce o chá a gosto. Agora, ele está pronto para ser consumido. Se desejar, você pode adicionar um pouco de seu adoçante favorito. O sabor delicado e doce do mel combina perfeitamente com a acidez do hibisco. Açúcar e adoçantes também são boas escolhas.

Você pode adicionar fatias de canela, hortelã ou limão. Se quiser dar ao chá “algo a mais”, experimente um desses ingredientes (ou os três).

O sabor e o aroma destes elementos enriquecem o chá de hibisco criando três combinações diferentes e excelentes.

Depois de tomar o chá, você pode fazer uma oração para livramento e abertura dos seus caminhos na vida.



Marcello Salvaggio
logotipo amazon

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.

Já consultou nossos Tarólogos?

A partir de R$ 9,90


Faça sua consulta online agora mesmo!


Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas sobre Amor, Dinheiro, Emprego etc.


Veja também...

outubro 20, 2021

abril 23, 2021

abril 14, 2021

>