O guacamole é uma receita à base de abacate típica da culinária mexicana e possui uma tradição milenar se você considerar que os astecas já utilizavam o guacamole em seus banquetes.
Além de ser um aliado para emagrecer, o abacate também é rico em gorduras boas para a saúde. Possui substâncias como o ácido linoleico e o ômega 3, que são ótimas para o coração e para o colesterol. Portanto, é um alimento precioso, cheio de nutrientes úteis para o corpo.
Abacate, sumo de limão, sal e pimenta do reino: são estes os ingredientes do molho guacamole segundo a receita original. Hoje, o molho é frequentemente enriquecido com outros ingredientes para torná-lo ainda mais saboroso.
Guacamole: as propriedades nutricionais
O abacate é considerado um superalimento, mas ainda tem muitas calorias (160 calorias / 100 g).
No entanto, é errado excluí-lo de sua dieta, porque ele contém gorduras que ajudam a manter a saúde do corpo e são boas para sua saúde.
A porção ideal para quem está de dieta são duas colheres de sopa acompanhadas de torradas, talvez de uma a duas vezes por semana.
O guacamole que vamos sugerir é preparado com pimenta, cebola vermelha e salsa, mas as variações são inúmeras.
Preparar esta receita é rápido e fácil. Você pode usar o liquidificador ou mexer tudo à mão, com um garfo. O objetivo é obter um molho com consistência espessa e cremosa, não muito líquida, mas que possa espalmar.
Importante: o abacate deve estar bem maduro, principalmente se você não estiver usando um liquidificador ou batedeira.
O abacate e suas propriedades nutricionais
Primeiro que tal dar uma olhada nas propriedades nutricionais do abacate?
O abacate é uma fruta muito rica, que contém uma grande variedade de nutrientes essenciais e boas gorduras vegetais.
Apesar de ser considerado muito gorduroso e energético, o abacate possui, na verdade, uma densidade energética média.
Uma grande parte da porção comestível da fruta é composta por água e fibra alimentar. Por esta razão, também se descobriu que tem efeitos de controle de peso semelhantes aos de frutas e vegetais com baixo teor de gordura.
Com 231 kcal para cada 100 gramas, o abacate contém:
Água: 64 g
Proteínas: 4,4 g
Lipídios: 23 g
Carboidratos disponíveis: 1,8 g
Açúcares solúveis (g): 1,8
Fibra total (g): 3,3
O abacate e seus benefícios para a saúde
O abacate tem amplos benefícios funcionais para o nosso corpo, incluindo atividade anticancerígena, anti-inflamatória, antioxidante e antimicrobiana. Aqui estão eles em detalhes:
Protege o sistema cardiovascular e reduz o colesterol: apesar de ter uma matriz gordurosa abundante na polpa, o conteúdo lipídico da fruta não precisa assustar.
Os ácidos graxos ômega 3 que ele contém, na verdade, são extremamente importantes para neutralizar o aumento dos níveis de colesterol. Graças à contribuição significativa de folatos (B9) e vitamina B6, o abacate também contribui para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Fique longe de doenças degenerativas: a combinação da vitamina C com a vitamina E confere ao abacate grandes propriedades antioxidantes. Junto com o ômega 3, isso ajuda a desacelerar o envelhecimento celular, bloqueando a ação dos radicais livres.
Além disso, também é rico em vitamina K1, que está envolvida na importante função de coagulação do sangue.
Ajuda a satisfazer você mais rapidamente: O abacate tem densidade energética média, altos teores de fibra alimentar e óleos que colaboram para aumentar a sensação de saciedade. Ao contrário do que se pensa, na verdade, é um excelente aliado para quem está de dieta.
Tem efeitos antidiabéticos: Uma dieta na qual o abacate está presente produz efeitos de controle glicêmico. Com apenas meio abacate por dia, há uma redução significativa da insulina no sangue.
Afasta a artrite: Um estudo relatou que frutas e vegetais ricos em luteína e zeaxantina, os principais carotenoides do abacate, estão associados a um risco reduzido de defeitos da cartilagem e ao combate ao aparecimento de osteoartrite.
Previne várias formas de câncer: o abacate contêm um número substancial de fitoquímicos bioativos, incluindo carotenoides, terpenoides, fenóis e glutationa, com propriedades anticarcinogênicas comprovadas.
Protege contra doenças intestinais: Alguns resultados recentes revelaram o efeito preventivo do extrato de abacate contra doenças colíticas. O abacate pode ser considerado uma opção terapêutica potencial para doenças inflamatórias intestinais.
Contraindicações do abacate?
Não há contraindicações específicas para o consumo de abacate, exceto em casos de alergia comprovada.
Uma dieta à base de abacate não deve ser desencorajada, desde que observadas as quantidades recomendadas, por se tratar de uma fruta bastante calórica. O consumo excessivo prolongado pode levar a um possível ganho de peso como efeito colateral.
Por isso tenha sempre em mente o equilíbrio, nunca o exagero.
A única contraindicação real diz respeito a quem sofre de insuficiência renal.
O conteúdo abundante de potássio, de fato, não é recomendado em indivíduos com algum comprometimento renal. Nesse caso, é sempre bom consultar o seu médico e/ou nutricionista sobre se deve consumir abacate e em que medida.
No geral é uma fruta bem segura.
Como guardar o guacamole
Agora que já falamos bastante sobre os benefícios do abacate, para que você não tenha receio desta fruta, voltemos ao guacamole!
É importante você saber que, depois de pronto, o guacamole deve ser colocado em um frasco de vidro com tampa hermética, bem fechado na geladeira.
Como não contém conservantes, é impensável mantê-lo do lado de fora em temperatura ambiente se você não for consumi-lo imediatamente.
Pelo mesmo motivo, guarde-o por no máximo 2 dias.
O molho de guacamole vai bem com pratos de peixe e carne para criar nuances de sabor incomuns.
Mas o ideal é espalhá-lo em pães e torradas. Claro que sem se exceder no consumo desses carboidratos.
Como preparar o guacamole
Porção para 6 pessoas (você também pode fazer para três dividindo a receita pela metade)
Calorias por pessoa
106
Calorias totais
636
Ingredientes:
250 g de abacate
1 limão
50 g de pimenta vermelha
10 g de cebola roxa (se não tiver cebola roxa, pode usar outro tipo)
5 g de óleo de pimenta
salsa a gosto
sal a gosto.
Instruções
Descasque e amasse o abacate e acrescente o suco de limão, o óleo de pimenta, a salsa picada, a cebola e a pimenta vermelha.
Tempere com sal e mexa bem para misturar os ingredientes.
Deixe o guacamole descansar por pelo menos uma hora na geladeira coberto com filme plástico.
Distribua em recipientes pequenos e sirva.