dezembro 25, 2020

Gratidão: o que é, por que é necessária e como desenvolvê-la

O que é a gratidão?

gratidão

O que é gratidão? Qual é o significado profundo e oculto dessa palavra? Por que ela deve se tornar parte de nossa vida diária?

Por que a gratidão é necessária para desenvolvermos nós mesmos e nosso relacionamento com os outros e com os acontecimentos de nossa vida? Ele pode ser desenvolvida? De que forma?

Neste artigo, você encontrará a resposta a essas e outras perguntas sobre um dos aspectos de vida mais importantes para as pessoas de verdadeiro sucesso: justamente a gratidão.

Geralmente, quando você ouve a palavra gratidão, você pensa naquele sentimento de gratidão que sente por alguém (ou por algo) quando certas condições são atendidas.

No entanto, a gratidão não é apenas isso, mas pode (e deve) também ser algo ativo e dinâmico.

Nos últimos tempos, esta palavra tem sido muito ouvida e muitas vezes associada a uma espécie de felicidade estéril que o homem deve sentir para atrair coisas, acontecimentos e situações favoráveis à sua existência.

Há quem diga que não podemos saber cientificamente se esse é realmente o caso ou não, mas também é verdade que pesquisadores de todos os campos estão cada vez mais provando que o bem-estar interno de um indivíduo está intimamente ligado ao papel que a gratidão tem em sua vida.

O que a gratidão não é?

A partir desta breve introdução, você pode entender o que a gratidão certamente não é: um se forçar a ser feliz sob todas as circunstâncias ou permanecer em uma condição tentando ser feliz.

A bem da verdade, permanecer em um estado de sofrimento sem agir é um dos maiores erros que o ser humano pode cometer. Então, o que é gratidão? Em uma palavra, energia.

O homem vive em um universo extremamente generoso, um universo que continuamente assiste suas criaturas, assim como uma mãe cuida de seus filhos. No entanto, a maioria dessas criaturas não percebe a ajuda do universo, embora este seja muito claro em sua atuação.

Por que a gratidão é necessária?

gratidão-é-necessaria

Todo o mecanismo do universo tem o propósito de favorecer nossa existência.

Do oxigênio que respiramos aos movimentos das galáxias mais remotas, tudo se encaixa em um sistema maior e mais complexo que tem o único propósito de evoluir e promover a vida.

Sem gratidão, todos esses milagres maravilhosos e contínuos que o universo disponibiliza para nós passam despercebidos.

A gratidão permite que o indivíduo compreenda uma verdade fundamental: que ele é o principal beneficiário desses milagres.

Gratidão é aquele poder que leva o homem a uma conexão mais profunda com a verdadeira natureza das coisas.

Viver com gratidão não é apenas possível, mas também necessário para acessar todo um novo leque de emoções que podem desenvolver e motivar as pessoas para novos horizontes.

Viver com uma atitude de gratidão pode fazer uma grande diferença.

Pelo que você pode ser grato?

Para alguns esta pergunta pode parecer fácil.

Para outros, no entanto, pode não ser uma resposta precisa.

No entanto, em ambos os casos, uma possível solução poderia ser a seguinte: podemos ser gratos pelas coisas que são tidas como certas.

Na rotina diária, você não tem tempo para parar e pensar que está literalmente cercado por bênçãos de todos os tipos e graus.

Pense na sua comida, na sua cama, na sua casa, no seu computador, no seu celular, nos seus entes queridos, no seu animal de estimação, etc…Pare um pouco e pense que poderia não ter nada disso.

Muitas vezes as pessoas mais pobres ainda assim são extremamente gratas: por um prato de sopa, um pedaço de pão ou um gesto de caridade.

Seja assim também!

Sinta gratidão pelas pequenas coisas

Gratidão: o que é, por que é necessária e como desenvolvê-la

Vimos acima algumas possíveis pequenas grandes bênçãos pelas quais devemos ser gratos.

Muitas vezes entendemos a real importância de uma coisa quando a perdemos, enquanto raramente somos gratos por ter essa coisa.

Por isso é tão importante ser grato e sentir gratidão continuamente e também (e acima de tudo) pelas pequenas coisas, aquelas coisas óbvias em que quase nunca pensamos.

Quando você é grato, você muda completamente: você fica mais feliz, otimista, entusiasmado, enérgico e começa a sentir algo dentro de você que lhe diz que sim, você também é, no final das contas, uma pessoa de sorte.

Gratidão: um ímã de alegria e prosperidade

Uma vez que somos seres pensantes que se tornam criaturas à imagem e semelhança do que pensam, o que você acha que acontece quando você começa a se sentir grato?

Eventos e situações favoráveis a esse estado de espírito começam a se revelar. Por quê?

Porque a gratidão gera fé, a fé gera expectativa e a expectativa faz você pensar em eventos e situações que você espera e que (coincidentemente e quase sempre) ocorrem. Mas não só.

A gratidão também é um mecanismo de purificação interna que permite limpar toda a negatividade que você tem dentro de si: pensamentos, comportamentos, imagens mentais, etc.

Em última análise, a gratidão é um poderoso catalisador que pode transformar uma existência, por assim dizer, vazia, em uma vida em que eventos mágicos e maravilhosos gravitam todos os dias.

Quando tempos difíceis chegam

Quando você passa por momentos particularmente difíceis, a gratidão permite que você tenha energia suficiente para enfrentá-los e seguir em frente.

Todos os estados mentais negativos, como ansiedade, depressão, baixa auto-estima, apatia, paranoia e medo, podem ser combatidos com gratidão.

Assumimos que tais estados mentais são criados em nossas mentes. Na maioria das vezes, não há nenhum fator externo real causando esses estados.

Na maioria das vezes, a negatividade tira sua força de um pensamento que, considerado individualmente, pode até parecer inofensivo.

Porém, esse pensamento, se mantido ao longo do tempo, pode crescer cada vez mais, levando a obscurecer tanto a sua mente que você não poderá mais ver a luz do Sol, ou seja, a positividade da própria vida.

A única maneira de lutar e destruir essa escuridão é por meio do uso consciente e voluntário da gratidão.

Gratidão também é um estado de espírito (aquela sensação de leveza e serenidade que você sente quando é grato por algo); e a gratidão também pode ser ativada por um único pensamento e sob comando e vontade.

Quando, durante o dia, você perceber que seus pensamentos o estão conduzindo na direção errada, imediatamente use um pensamento de contraste para cancelar os efeitos negativos: pense em algo pelo qual ser grato, mesmo que seja uma coisa pequena, como visto no parágrafo anterior .

Isso não apenas quebrará o “encanto” dos pensamentos negativos, mas também o trará de volta a um estado mental mais feliz e produtivo, com todos os excelentes efeitos colaterais que isso produz.

Você deve se lembrar de que está na presença de um universo extremamente generoso, um universo que criou a vida e vive para dar continuidade à sua existência. Todo o poder está lá.

Se você se conectar com esta fonte perpétua de generosidade, você entrará em contato com uma fonte perpétua de gratidão que fará constantemente sua vida brilhar.

E lembre-se: não estamos falando de feitiços fantásticos, mas de fundamentos extremamente sólidos sobre os quais repousa o fator da gratidão.

Como desenvolver a gratidão

desenvolver-a-gratidao

Existem várias maneiras de desenvolver um sentimento de gratidão profundo e gratificante.

O que é comum a todos esses métodos é certamente o hábito de encontrar algo pelo qual ser grato.

Você pode fazer este exercício mentalmente ou com um diário, desde que o faça diariamente.

O exercício consiste em encontrar pelo menos três coisas todos os dias pelas quais ser grato. Você precisa escolher aspectos de sua vida pelos quais se sinta verdadeiramente grato.

Você pode pegar uma dica dos parágrafos anteriores. Você pode ser grato por qualquer coisa, grande ou muito pequena, desde que realmente se sinta grato por isso.

Até mesmo um lápis com o qual se consegue escrever pode ser algo pelo qual devemos agradecer

Com o tempo, você encontrará mais e mais coisas pelas quais agradecer. Talvez, no início, você tenha dificuldade em pensar em coisas pelas quais ser grato, ou talvez pense em coisas muito, muito grandes e importantes para você.

Com o passar dos dias, entretanto, você começará a perceber que mesmo coisas como uma caneta ou um lápis ou mesmo este blog, com o fato de saber ler e poder adquirir conhecimento, são coisas pelas quais você deve ser grato e você começará a se sentir extremamente sortudo.

Sempre tente encontrar coisas novas e novos aspectos pelos quais ser grato.

Eles não precisam ser necessariamente objetos, mas também podem ser eventos ou situações que estão acontecendo com você ou que aconteceram com você no passado.

Existem tantas opções e milhões de coisas pelas quais agradecer.

Faça este exercício até conseguir encontrar o Santo Graal da felicidade e da positividade, bem como um talismã muito poderoso contra a negatividade.



Marcello Salvaggio
logotipo amazon

Marcello Salvaggio


Sou escritor e pesquisador nas áreas da religião, da literatura, do misticismo e da história.
Considero a espiritualidade a chave fundamental para o entendimento de nossas vidas, para encontrarmos o verdadeiro sentido de nossa existência, e todo meu trabalho é orientado nesse sentido.
Tenho livros publicados no Brasil e na Itália e sou formado em Letras pela USP e auricoloterapia pelo instituto EOMA, escola especializada em acupuntura e em outros ramos da medicina tradicional chinesa.
No campo da terapia e do aconselhamento, considero essenciais a empatia e o respeito ao livre-arbítrio alheio.

Já consultou nossos Tarólogos?

A partir de R$ 9,90


Faça sua consulta online agora mesmo!


Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas sobre Amor, Dinheiro, Emprego etc.


Veja também...

setembro 17, 2021

setembro 14, 2021

setembro 13, 2021

>