FLORAIS DE BACH

São conhecidas essas essências florais criadas e desenvolvidas pelo médico e homeopata Dr. Edward Bach.

A Homeopatia é uma forma alternativa de medicina, utilizada e atuante em Terapias Holísticas, com profissionais que cuidam da saúde energética.

Segundo essas terapias, as doenças e sintomas possuem suas origens de dentro do ser humano para fora, ou seja, com desequilíbrios energéticos, emocionais e mentais, uma somatória de problemas não resolvidos, resultariam em sintomas físicos e doenças no corpo.

Florais de Bach – Como tudo começou

Doutor Bach foi um médico britânico que se especializou em bacteriologia. Foi em 1926 que começaram os seus estudos através dos conhecimentos da Homeopatia e Dr. Bach fez seus primeiros experimentos medicamentosos com plantas e flores.

Dr. Bach se inseriu cada vez mais nesses experimentos e foi criando pouco a pouco seus frascos de florais que levaram seu sobrenome.

Segundo ele, as doenças se originam de conflitos não resolvidos da alma, o que nos gera mal humor e falta de harmonia energética que acabariam nos adoecendo, portanto, ele decidiu seguir essa filosofia e crença, adotando cada vez mais certeza de seus estudos.

Edward Bach era muito ligado as plantas e segundo ele mesmo, afirmava ter conexões psíquicas com as mesmas. Sendo assim, de forma intuitiva e experimentava, Bach deu origem aos florais que são compostos basicamente por água, álcool ou brandy (conhaque) e a energia das flores por meio da luz solar.

Dr. Bach selecionava as flores que sentia maior vibração energética entre as mãos e as depositava numa vasilha com água para receber a energia solar; antes do pôr do sol as retirava e então com essa água, diluía no álcool ou brandy e confeccionava os florais. Em dias nublados, ele fazia o processo de fervura da água com as flores. Com esse método, extraía litros de florais e aos poucos misturava nos frascos para a alquilização (a composição até hoje é basicamente 20% de floral á 80% de conhaque ou 50/50).

Florais de Bach cura através da natureza.

Florais de Bach – Recomendações

Os Florais de Bach, como todo método terapêutico holístico, podem ser utilizados em conjunto com outros tratamentos da medicina convencional.

Por sua simplicidade no preparo (atualmente já se pode comprar os Florais prontos em farmácias homeopáticas ou obtê-los com um Terapeuta Floral) não há contra indicações, não provocam efeitos colaterais e atualmente são legalmente reconhecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

São tomados de forma sublingual, normalmente 4 gotas são indicadas, de três a quatro vezes ao dia, mas isso vai depender de pessoa para pessoa, cada necessidade pessoal, pode ser indicado tomar mais gotas ou até mais de um floral.

Obs.: se você se interessou por este método, busque um profissional que irá avaliar as suas necessidades e orientá-lo de forma adequada, com os florais reagentes ao seu caso de modo específico.

Florais de Bach – Suas funcionalidades

Os Florais serão indicados após uma anamnese feita por um Terapeuta Floral, assim, dependendo dos sintomas relatados, desconfortos, sejam eles de causa mental, emocional ou mesmo física, cada floral irá agir de um modo, para cada caso e para cada pessoa.

Normalmente os Florais de Bach contribuem na remoção e/ou superação de bloqueios emocionais e mentais, indo diretamente na raíz daquele problema, mas de modo sutíl, até que se aprofunde.

Um dos principais objetivos dos florais é organizar as emoções em desarmonia, filtrando e destacando as que estiverem em maior desequilíbrio, ou seja, as que mais perturbam e dominam a pessoa.

Pode acontecer, durante esse processo, o surgimento de novas situações em desarmonia; isso ocorre porque como foi dito, os florais de Bach vão selecionando as emoções mais fortes, assim quando estas estiverem em harmonia, os florais irão atuar em outras emoções. Com isso, podem ser necessárias novas avaliações para o requerimento de um novo floral.

Florais de Bach – Defeitos x Qualidades

Ao todo são 38 Florais de Bach desenvolvidos pelo Dr., existem mais florais de outros métodos como os Florais de Saint Germain, por exemplo. Mas neste artigo, citaremos uma lista com os SETE principais Florais de Bach que são muito utilizados, pois segundo o Dr., certas doençam se desencadeiam através dos sete defeitos do homem:

1 – Orgulho

2 – Crueldade

3 – Ódio

4 – Egoísmo

5 – Ignorância

6 – Instabilidade mental

7 – Exageros (como cobiça, gula)

Florais de Bach cura através da natureza.

Em oposição complementar desses defeitos, estão os sete caminhos do equilíbrio que os florais visam promover:

1 – Paz

2 – Esperança

3 – Alegria

4 – Fé

5 – Certeza

6 – Sabedoria

7 – Amor

Florais de Bach- 7 Principais

1 – Agrimony: Nosso primeiro da lista é o mais popular calmante do método Bach.

Indicado para pessoas que sofrem com ansiedade, síndrome do pânico, medo da solidão e problemas com alcoolismo.

2 – Cherry Plum: Indicado para pessoas que sofrem com impulsos, falta de controle e neuroses obsessivas.

3 – Beech: Para pessoas muito rígidas e críticas (consigo e com os outros), intolerantes, arrogantes e perfeccionistas.

4 – Centaury: Indicado para pessoas com dificuldade em dizer “não”, muito submissas.

5 – Crabb Apple: É conhecido como a essência da limpeza. Esse floral de Bach auxilia pessoas que se sentem muito culpadas ou que sentem vergonha de si mesmas, “sujas” por alguma ação ou escolha na vida. Também indicado para pessoas com TOC em relação á higiene física e contato físico á outras pessoas.

6 – Impatiens: Indicado para pessoas com níveis elevados de estresse, irritadiças, inquietas e antissociais.

7 – Walnut: Muito utilizado para mudanças bruscas na vida, como o processo de um luto ou uma separação e também para harmonizar a pessoa na aceitação de ciclos naturais da vida como a puberdade, ciclo menstrual e menopausa. Indicado para estados de transição e desapegos.

Florais de Bach, conclusão:

Atualmente vivemos em meio a uma sociedade caótica e competitiva. Passamos por vários estresses nos estudos, no trabalho, situações desafiadoras durante nosso crescimento e desenvolvimento pessoal, relacionamentos afetivos e familiares  conturbados, amizades que podem ser alvo de falsidades, experienciamos luto, depressão, ansiedade, etc.

Esse misto de situações acarretam em nós um acúmulo de emoções que podem nos enfraquecer. Passamos por uma distorção da realidade e ansiamos para que o tempo passe rápido durante algum momento incomodo para nós; chegamos a duvidar de nossas capacidades, sentimos frustração, vergonha, raiva de nós mesmos, enfim, desenvolvemos o medo de viver e sermos mais felizes.

Foi por conta desses sintomas que um médico abriu sua mente e aderiu a crença na possibilidade de vivenciarmos outras áreas de saúde: saúde energética, saúde emocional e mental, além da física.

Diante desse conhecimento, o Dr. Bach optou por métodos não convencionais para cuidar desses desequilíbrios emocionais; foi através de meios naturais vindos de plantas e flores que se deu origem aos Florais de Bach, essências florais indicadas para reequilíbrio emocional de nossa saúde holística.

Florais de Bach cura através da natureza.

Gostou do nosso artigo? Comente aqui embaixo e compartilhe em suas redes sociais.

Florais de Bach cura através da natureza.
9 Compart.
Twittar
Compartilhar3
Compartilhar
Pin6