FLORAIS DE BACH
São bastante conhecidas e divulgadas essas essências florais criadas e desenvolvidas pelo médico e homeopata Dr. Edward Bach.
A Homeopatia é uma forma alternativa de medicina, utilizada e atuante em Terapias Holísticas por meio de profissionais que cuidam da saúde energética.
Segundo essas terapias, as doenças e sintomas possuem suas origens de dentro do ser humano para fora, ou seja, estão relacionadas a desequilíbrios energéticos, emocionais e mentais. Uma somatória de problemas não resolvidos resultaria em sintomas físicos e doenças no corpo.
Florais de Bach – Como tudo começou
Doutor Bach foi um médico britânico que se especializou em bacteriologia. Foi em 1926 que começaram os seus estudos através dos conhecimentos da Homeopatia. Então o Dr. Bach fez seus primeiros experimentos medicamentosos com plantas e flores.
O Dr. Bach se empenhou cada vez mais nesses experimentos e foi criando pouco a pouco os frascos de florais que levam seu sobrenome.
Segundo ele, as doenças se originam de conflitos não resolvidos na alma, o que gera em nós problemas como o mau humor e a falta de harmonia energética que acaba nos adoecendo. Portanto ele decidiu seguir essa filosofia e crença, adotando uma certeza cada vez mais mais firme em seus estudos.
Edward Bach era muito ligado às plantas e, segundo ele mesmo, afirmava ter conexões psíquicas com as mesmas. Sendo assim, de forma intuitiva e experimental, Bach deu origem aos florais, que são compostos basicamente por água, álcool ou brandy (conhaque) e pela energia das flores por meio da luz solar.
O Dr. Bach selecionava as flores em relação às quais sentia maior vibração energética entre as mãos e as depositava numa vasilha com água para receber a energia solar. Antes do pôr do sol, retirava-as e então, com essa água, fazia a diluição no álcool ou no brandy e confeccionava os florais.
Em dias nublados, ele fazia o processo de fervura da água com as flores. Com esse método, extraía litros de florais e aos poucos os misturava nos frascos para a alquilização (a composição até hoje é basicamente 20% de floral e 80% de conhaque ou 50/50).
Florais de Bach – Recomendações
Os Florais de Bach, como todo método terapêutico holístico, podem ser utilizados em conjunto com outros tratamentos da medicina convencional.
Por sua simplicidade no preparo (atualmente já se pode comprar os Florais prontos em farmácias homeopáticas ou obtê-los com um Terapeuta Floral), não há contra indicações, não provocam efeitos colaterais e atualmente são legalmente reconhecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
São tomados de forma sublingual. Normalmente 4 gotas são indicadas, de três a quatro vezes ao dia, mas isso vai depender de pessoa para pessoa, segundo a necessidade individual. Podem ser indicadas 5 gotas por quatro vezes ao dia ou até mais.
Obs.: se você se interessou por este método, busque um profissional que irá avaliar as suas necessidades e orientá-lo da forma adequada, com os Florais reagentes ao seu caso de modo específico.
Florais de Bach – Suas funcionalidades
Os Florais serão indicados após uma anamnese feita por um Terapeuta Floral. Assim, dependendo dos sintomas relatados, dos seus desconfortos, sejam eles de causa mental, emocional ou mesmo física, cada floral irá agir de um modo, para cada caso e para cada pessoa.
Normalmente, os Florais de Bach contribuem na remoção e/ou superação de bloqueios emocionais e mentais, indo diretamente na raiz daquele problema, mas de modo sutil, até que se aprofunde.
Um dos principais objetivos dos Florais é organizar as emoções em desarmonia, filtrando e destacando as que estiverem em maior desequilíbrio, ou seja, as que mais perturbam e dominam a pessoa.
Pode ocorrer, durante esse processo, o surgimento de novas situações em desarmonia. Isso acontece porque, como foi dito, os Florais de Bach vão selecionando as emoções mais fortes. Assim, quando estas estiverem em harmonia, os Florais irão atuar em outras emoções. Com isso, podem ser necessárias novas avaliações para o requerimento de um novo Floral.
Florais de Bach – Defeitos x Qualidades
Ao todo são 38 os Florais desenvolvidos pelo Dr.Bach. Existem mais florais de outros métodos, como os Florais de Saint-Germain, por exemplo. Mas neste artigo, citaremos uma lista com os SETE principais Florais de Bach que são muito utilizados, pois segundo o doutor certas doenças se desencadeiam através dos sete defeitos do homem. São eles:
1 – Orgulho
2 – Crueldade
3 – Ódio
4 – Egoísmo
5 – Ignorância
6 – Instabilidade mental
7 – Exageros (como cobiça, gula, etc)
Em oposição complementar a esses defeitos, estão os sete caminhos do equilíbrio que os Florais visam promover:
1 – Paz
2 – Esperança
3 – Alegria
4 – Fé
5 – Certeza
6 – Sabedoria
7 – Amor
Florais de Bach- os 7 Principais
1 – Agrimony: Nosso primeiro da lista é o mais popular calmante do método Bach.
Indicado para pessoas que sofrem com ansiedade, síndrome do pânico, medo da solidão e problemas com alcoolismo.
2 – Cherry Plum: Indicado para pessoas que sofrem com impulsos, falta de controle e neuroses obsessivas.
3 – Beech: Para pessoas muito rígidas e críticas (consigo e com os outros), intolerantes, arrogantes e perfeccionistas.
4 – Centaury: Indicado para pessoas com dificuldade em dizer “não”, muito submissas.
5 – Crabb Apple: É conhecido como a essência da limpeza. Esse floral de Bach auxilia pessoas que se sentem muito culpadas ou que sentem vergonha de si mesmas, que se sentem “sujas” por alguma ação ou escolha na vida. Também indicado para pessoas com TOC em relação à higiene física e ao contato físico as outras pessoas.
6 – Impatiens: Indicado para pessoas com níveis elevados de estresse, irritadiças, inquietas e antissociais.
7 – Walnut: Muito utilizado para mudanças bruscas na vida, como o processo de um luto ou uma separação e também para harmonizar a pessoa na aceitação de ciclos naturais da vida como a puberdade, o ciclo menstrual e a menopausa. Indicado para estados de transição e desapegos.
Florais de Bach, conclusão:
Atualmente vivemos em meio a uma sociedade caótica e competitiva. Passamos por vários estresses nos estudos, no trabalho, em situações desafiadoras durante nosso crescimento e desenvolvimento pessoal, nos relacionamentos afetivos e familiares, que podem ser conturbados, nas amizades, que podem ser alvo de falsidades, e assim por diante.
Experimentamos luto, depressão, ansiedade.
Esse misto de situações problemáticas acarreta em nós um acúmulo de emoções que pode nos enfraquecer.
Passamos por uma distorção da realidade e ansiamos para que o tempo passe rápido durante algum momento incômodo para nós; chegamos a duvidar de nossas capacidades, sentimos frustração, vergonha, raiva de nós mesmos, enfim, desenvolvemos o medo de viver e de sermos mais felizes.
Foi por conta desses sintomas que um médico abriu sua mente e aderiu à crença na possibilidade de vivenciarmos outras áreas de saúde: saúde energética, saúde emocional e mental, além da física.
Diante desse conhecimento, o Dr. Bach optou por métodos não convencionais para cuidar desses desequilíbrios emocionais; foi através de meios naturais advindos de plantas e flores que deu origem aos Florais de Bach, essências florais indicadas para o reequilíbrio emocional de nossa saúde holística.
Gostou do nosso artigo? Comente aqui embaixo e compartilhe em suas redes sociais.