janeiro 8, 2021

Filhos de Xangô. Saudações e Características.

Nesse artigo vamos falar sobre as características, personalidade e muito mais sobre os filhos de Xangô.

Xangô é o Orixá que tem representada como suas maiores características o poder e a justiça. Apesar de, entre todos os Orixás, não existir uma hierarquia que diga qual dos Orixás é o mais poderoso, o destaque de Xangô é bastante acentuado, sendo considerado o rei dos Orixás.

Filhos de Xangô

O único que se destaca sobre os outros Orixás seria Oxalá.

Mas Xangô tem uma posição de rei, de força, o que o faria ser escolhido como todo-poderoso.

A saudação de costume de exaltação a Xangô é “KawóKabiesilé”. que significa “Salve o grande Rei”.

Seu poder está no fogo e suas armas são os raios e os trovões, que punem aqueles que fazem o mal ou que não honram seu nome poderoso.

Suas cores representativas são o vermelho, o marrom e o branco.

Assim como cada orixá tem um dia de destaque na semana, o dia escolhido para se exaltar Xangô são as quartas-feiras.

Xangô teve três esposas, que são as Orixás de nome:

  • Iansã – Outrora esposa de Ogum, que acabou encantada pelos poderes e pela força de Xangô;
  • Obá– a primeira esposa de Xangô;
  • Oxum, a segunda esposa de Xangô, e antiga esposa de Oxóssi.

É também considerado o filho poderoso de Oranian e Torosi, e seu poder concentra-se no domínio das rochas.

Sempre foi regido pela coragem e pela firmeza nas atitudes, lutando sempre sem desistir, sem medo algum e com uma perseverança inigualável nas batalhas que enfrentava.

É um Orixá muito importante no Brasil, onde, principalmente em Pernambuco, é homenageado com grande cultos e festas.

Características dos Filhos de Xangô

  • São justiceiros – Por serem filhos de um Orixá que tem em suas forças o poder da justiça, os filhos de Xangô não poderiam deixar de exercer essa característica tão acentuada. São extremamente julgadores e não se deixam abater pelas coisas que consideram erradas, lutando ardentemente por justiça e para dar aos outros aquilo que é devido, sendo capazes de brigar por uma causa, e não se deixam vencer facilmente.
Características dos Filhos de Xangô

São pessoas que dificilmente admitem estar equivocados em alguma questão. Teimosos e insistentes em tudo o que imaginam ter razão.

Complicados no quesito julgamento, transmitem a insistência em seus argumentos e atitudes;

  • São carismáticos – Persuasivos e encantadores, os filhos de Xangô conseguem, com seu carisma e poder de fascínio, conquistar e agradar as pessoas, seduzindo-as com suas atitudes, seu jeito de ser e seu charme todo especial.

Característica marcante e muito acentuada, o carisma faz estas pessoas serem consideradas exemplos de simpatia e amabilidade.

  • São muito complicados de lidar no ambiente de trabalho – Com uma forte característica de falarem o que pensam, sem se importarem com as consequências, os filhos de Xangô acabam por serem considerados pessoas um pouco mais complicadas para se relacionar profissionalmente.

Podem trocar muito de emprego, devido a serem assim, tão complicados com os colegas e patrões.

Ao mesmo tempo, as profissões em que têm mais possibilidades de atingirem sucesso e de se saírem melhor são nas áreas de contabilidade, direito, administração; e também podem se dar muito bem no comércio,

  • São pessoas que possuem um nervosismo exagerado – Esta característica acaba trazendo uma variedade de doenças, fazendo com que estas pessoas sejam bem afetadas fisicamente, devido ao estado emocional e à tensão constante em meio à qual vivem.

Como são pessoas que levam tudo a ferro e fogo, acabam ficando sempre nervosas e tensas, e estas sensações, quando não são colocadas para fora, as levam a adoecer.

Se tornam facilmente indivíduos com problemas de hipertensão, problemas cardíacos, dores em geral e alterações no sistema nervoso.

É preciso muita cautela no controle das emoções, para evitar atritos fortes, que geram brigas e desafetos.

Sentem saudades, medos e anseios em demasia, e esse amontoado de sentimentos travados dentro delas mesmas faz da vida dos filhos de Xangô uma verdadeira batalha contra dores e angústias.

  • São gulosos e consequentemente bastante pretensos à obesidade – por causa da ansiedade, que é uma das maiores responsáveis pela vontade constante de comer alguma coisa, na busca frequente de saciar a fome, estas pessoas sentem mais vontade de comer do que seria considerado normal.

Gostam de uma boa comida, em quantidades geralmente exageradas. Estão sempre buscando uma forma de aliviar essa fome constante que sentem. Por isso, são, quase sempre, mais robustos e encorpados do que outras pessoas.

  • São considerados inconstantes nos relacionamentos –  chamados de paqueradores, acabam tendo muitos relacionamentos, e não conseguem ficar por muito tempo junto da mesma pessoa, mudando com frequência de parceiros.

Não são adeptos à fidelidade quando amam, traindo por se sentirem tentados a viver aventuras românticas, mas são considerados ótimos e inesquecíveis amantes.

São ousados e possuem uma coragem e vontade incontrolável de cair em tentação quando se sentem atraídos por alguém, não se importando, de forma alguma, se irão magoar ou não a pessoa com quem estão mantendo algum relacionamento mais sério.

Se houver desejo, partem para cima da pessoa desejada, paquerando e buscando a conquista almejada.

Esta inconstância é uma forte característica, marcando muito o coração de quem se apaixona por um filho de Xangô.

  • São muito extrovertidos – Estas pessoas são, geralmente, alegres e engraçadas, o que ajuda a passar a imagem de bondade e tranquilidade, conquistando os que se encontram ao seu redor.

Brincalhões e bem-humorados quando estão de boa e não há nada perturbando suas atitudes, tornam-se ótimas companhias. No entanto, quando sentem se aproximar qualquer tensão, ficam logo estranhos e mudam de comportamento muito rapidamente.

Este lado alegre faz com que as outras pessoas gostem de ficar perto dos filhos do poderoso Xangô, pois são, muitas vezes, certeza de diversão garantida quando estão próximos.

Gostam de ser o centro das atenções, e sabem abrir espaço para que se sintam assim, admirados e esperados.

  • São vingativos ao extremo –   São pessoas movidas pelo sentimento ardente de dar o troco quando alguém lhes causa algum mal ou rancor.

Levam a ideia de vingança até o fim, e, enquanto não se sentirem satisfeitos e verdadeiramente vingados, não desistem de dar a volta por cima.

Costumam dizer que um verdadeiro filho do justiceiro Xangô nunca morre deixando a vingança sem ser concretizada.

  • São pessoas fortes – Parecem rocha; quando nos referimos à força que possuem aqueles que são filhos do Orixá mais poderoso que existe, devemos pensar em indivíduos extremamente firmes.

Não existe nenhum adversário que estas pessoas não joguem por terra.

Nenhum combate para eles é impossível de vencer, não temem nada nem ninguém.

Além da força física, que tem suma importância para eles, são considerados donos de uma força interna também poderosíssima.

Não se deixam abater facilmente. Nada os derruba ou desanima. São lutadores natos, cuja força é sua maior aliada.

  • São considerados ligeiros – São pessoas rápidas, ligeiras nas atitudes e ações. Tem velocidade. Alcançam logo o caminho que pretendem percorrer. Isto faz destas pessoas mais ágeis que os outros, facilitando a conquista de seus objetivos.

Possuem também uma grande velocidade no pensamento e facilidade nas resoluções de problemas, transformando-se em fortes estrategistas. São bons em jogos e feras em contra-atacar, deixando seus inimigos assustados e admirados com a força e a rapidez de seu raciocínio.

A facilidade que possuem para organizar pensamentos é uma marca acentuada em suas personalidades, deixando-os sempre em destaque em relação às outras pessoas.

  • Não sabem perdoar – Uma fraqueza, sem dúvida, nestas pessoas, é que não são capazes de perdoar aqueles que lhes causam mal ou que traem sua confiança.

Por isso, sempre buscam vingança, pois não conseguem esquecer e acalmar dentro deles mesmos o rancor e raiva acumulada, causada pela dor da traição.

O sentimento ruim, que vem das atitudes erradas de quem amam, acelera a mágoa, vindo a formar marcas eternas dentro destas pessoas.

Isto é ruim e causa dor, medo, angústia e sofrimento.

  • Não gostam de carinho em demasia – São pessoas que precisam estar sempre amando, mas os carinhos, quando são constantes e exagerados, as incomodam e afastam da pessoa amada.

Gostam das atitudes simples, de estar simplesmente juntos, sem muitos agarramentos e sem que a liberdade seja tolhida.

Precisam de espaço para amar intensamente. Se sentirem que estão completamente cercados, tendem a pular a cerca, no sentido de trair e partir para outro relacionamento.

Aos parceiros dos filhos de Xangô, é preciso aprender a dosar o sentimento, e que saibam que o amor é um santo remédio, mas a melhor forma de tomá-lo é com doses pequenas e constantes, para que não haja exagero e acabem perdendo a pessoa amada.

  • Possuem uma excelente autoestima – Esta característica, também muito marcante, torna estas pessoas seguras e tranquilas diante das outras.

Se sentem sempre imponentes, conquistadoras, e capazes de se fazerem desejadas. Isto transmite uma postura nobre e galante, aproximando-as dos objetos de seu desejo.

São pessoas consideradas bem interessantes, e conseguem perceber isto, fazendo com que aumente cada vez mais a autoestima, que traz uma serenidade e sensualidade nas atitudes e no seu comportamento em geral.

Os filhos de Xangô são pessoas muito especiais e lidar com elas é um aprendizado diário, devendo ser cultivado com atenção e desvelo, para que não aconteçam atritos e desentendimentos desnecessários.

         É muito importante aprender a lidar com todas as pessoas, para o aprimoramento espiritual e para a tranquilidade necessária para vivermos em harmonia sempre.

Quizila de xango

Quizila de Xangô

Quizila é tudo o que vai contra o Axé (força, energia, sustentação) do Orixá. Geralmente as quizilas são para os filhos do Orixá e não para o Orixá.

Filhos de Xangô não podem comer quiabo, nem comer camarão sem retirar a cauda e os espetos da cabeça do camarão.

O que pode acontecer se um filho de Xangô comer o quiabo ou o camarão sem tirar a cauda e os espetos da cabeça?

Ele pode passar mal, simplesmente. Nada de ruim na vida acontecerá, mas ele terá uma indigestão e sentirá um mal-estar por isto.

Pode perder um pouco de energia, sentir-se fraco.

Em suma, é isto. Assim concluímos nosso texto, esperando ter esclarecido bastante suas dúvidas a respeito dos filhos de Xangô

Gostou do artigo? Comente aqui e compartilhe em suas redes sociais!




Veja também...

junho 18, 2021

Filhos de Nanã Buruque: características e energias

junho 7, 2021

Filhos de Oxalá: Características e preceitos

junho 4, 2021

Pomba Gira Menina: como ela pode te ajudar.
>