dezembro 22, 2020

Filhos de Oxum – Personalidade e características.

Neste artigo vamos conhecer as características dos Filhos de Oxum.

Oxum é a orixá rainha da água doce, dos rios e das cachoeiras. Conhecida também como a deusa do ouro, da beleza e da fertilidade. A grande deusa do amor! Tanto que seu símbolo é constituído por corações e flores amarelas.

Seu nome vem do Rio Oxum, que corre na região de Ijexá e Ijebu e, por isso, é cultuada como a rainha da nação Ijexá.

Oxum é filha de Iemanjá com Oxalá e foi a segunda mulher de Xangô, o grande orixá, rei da justiça. Além de Xangô, diz a lenda que ela também foi mulher de Ogum e Oxossi (com quem teve Longun Edé).

Dona dos sentimentos, Oxum traz o equilíbrio necessário nesse campo para seus filhos e filhas e para aqueles que a procuram. Traz a força e o acolhimento a todos que estão vivendo tempestades emocionais.

Mamãe Oxum, como é carinhosamente chamada pelos seus filhos e pelos integrantes da Umbanda e do Candomblé, é sincretizada no catolicismo com Nossa Senhora, com variação em cada região do Brasil.

No Sudeste, é sincretizada com Nossa Senhora da Aparecida. Já na Bahia com Nossa Senhora da Candeia ou dos Prazeres. Já em Pernambuco é com Nossa Senhora do Carmo.

Agora iremos mostrar um pouco de como são os filhos(as) dessa Orixá, seus arquétipos, personalidades e como eles agem no campo espiritual, físico, amoroso e profissional.

Personalidade dos filhos de Oxum

Filhos de Oxum

Oxum, orixá dona das águas das cachoeiras, personifica essa representação através do lado emotivo de seus filhos e filhas.

Essa é a característica mais marcante de sua personalidade. Por isso, seus filhos e filhas são conhecidos por serem muito sensíveis e chorões. Sendo, inclusive, os mais sensíveis dentre todos os protegidos dos orixás.

Não é à toa que a maioria dos filhos de Oxum que a incorporam, em terreiros da Umbanda e do Candomblé, podem ir às lágrimas durante a incorporação, até como uma representação de suas águas. Não é um choro de tristeza, e sim uma representação da emoção e uma forma de axé.

Toda essa sensibilidade torna os filhos de Oxum extremamente dengosos, carinhosos e até um pouco mimados para com aqueles que amam e os cercam. Estão sempre prontos para ofercer um colo a quem precisa, mas também para pedir colo quando estão tristes.

Não diferente disso, a Deusa do Ouro traz para seus filhos o gosto pela riqueza, pelo belo, pelas joias, pelo ouro. Costuma-se dizer que o filho de Oxum tem um toque de Midas (o rei que tudo que tocava virava ouro).

Extremamente vaidosos, se os filhos de Oxum não souberem ter equilíbrio, podem acabar se tornando fúteis e interesseiros e a ostentação pode se tornar uma das suas principais características.

Toda essa vaidade acaba tornando os filhos de Oxum muito suscetíveis à opinião alheia. Eles dão muita importância ao que os outros falam e, por isso, tendem a ser mais diplomáticos e a evitar a fofoca.

Focados em seus objetivos, eles podem usar de manipulação para alcançar aquilo que almejam. Entretanto, apesar dessa característica, são pessoas extremamente justas e honestas.

Por fim, uma característica bem marcante dos filhos de Oxum é que são muito intuitivos, espiritualizados e sensitivos. Pelo seu lado espiritual aguçado, é natural que as maiores Ialorixás que o Brasil tem e já teve são filhas ou filhos de Oxum.

Características dos filhos de Oxum

Assim como os filhos da orixá Iemanjá, rainha das águas salgadas, os filhos de Oxum tendem a engordar. Costumam ter uma estrutura física com cintura fina e quadris largos.

Apesar de vaidosos e muito ligados à aparência, possuem grande autoestima. Logo, os filhos de Oxum criam seus próprios padrões de beleza.

No entanto, é preciso que se cuidem na questão da saúde e não da estética em si, pois são bem preguiçosos para fazer dieta e exercício físico.

Adoram os prazeres da vida e da comida e, por isso, seu padrão de beleza costuma estar acima do peso corporal saudável.

Filhos de Oxum no amor

Por serem muito sensuais e carismáticos, os (as) filhos (as) de Oxum costumam atrair muitos olhares e, por essa razão, precisam selecionar bem aqueles que deles se aproximam, já que se entregam facilmente a elogios e galanteios, mas sem perder seu centro próprio.

Por isso, não são pessoas que se desesperam por paixões, muito pelo contrário, sua principal paixão sempre vai ser a por eles mesmos.

O (a) filho (a) de Oxum sempre se coloca em primeiro lugar. Possui uma ótima autoestima e seu amor próprio é primordial dentro de qualquer situação, chegando, muitas das vezes, a serem narcisistas. O único que vem em primeiro lugar é seu filho, por conta do seu lado maternal.

Estas pessoas vão sempre priorizar a felicidade no relacionamento, tanto que se não estiverem felizes e plenamente realizados, terminam tudo rapidamente.

Seu maior desejo em vida é encontrar um grande amor e logo se casar e formar uma família.

São bastante dedicados ao companheiro (a) e ao relacionamento, porém também são muito ciumentos e, caso se sintam ameaçados, ou até mesmo suspeitarem de alguma traição, se tornam possessivos e não conseguem imaginar a ideia de dividir o seu amor com outra pessoa. 

Contudo, também não sofrem ou se lamuriam, se desiludidos logo partem para encontrar um novo amor.

Filhos de Oxum no profissional e material

Filhos (as) de Oxum no campo profissional e material

Por gostarem demais da riqueza e do luxo, os filhos de Oxum sabem que precisam se empenhar na vida profissional para sustentar todos os seus caprichos materiais.

Por conta disso são esforçados, trabalhadores e tendem a se dar muito bem nas profissões que escolhem.

Estas são mais ligadas à estética, à alimentação e à psicologia.

Por serem bem diplomáticos, áreas voltadas para o público fazem os (as) filhos (as) de Oxum se destacarem.

São competentes e dedicados, do tipo de pessoa que se dedica tanto ao que faz que acaba se tornando indispensável dentro da área em que está atuando profissionalmente.

Oração dos filhos de Oxum

Diante de uma linda cachoeira, molhando os pés na água doce, os filhos costumam recitar cantos e orações em agradecimento a Mamãe Oxum por todas as conquistas em vida, pedindo-lhe amor e prosperidade.

Costumam presentear sua mãe com espelhos, símbolo máximo da orixá, de forma que ela possa admirar sua beleza e majestade.

Vamos à oração:

“Salve Mãe, orixá das águas doces, dos rios e cachoeiras. Banhe minha vida de alegrias e de equilíbrio emocional.

Peço a Vós alegria para o coração, removendo as mágoas, a depressão, as tristezas e pensamentos negativos.

Que as feridas que os outros me causaram sejam curadas, que as lembranças que me fazem sofrer sejam esquecidas.

Peço a vós paz na alma e no coração, e que Vossa Falange me proteja das falsidades e das pessoas amargas.

Que toda a negatividade que me desejarem retorne em amor para quem me desejou mal.

Conceda, minha Mãe Oxum, prosperidade, e que as boas energias do trabalho voltem como forma de bênçãos e de caminhos tranquilos e com abundância.

Mamãe Oxum, tenho um pedido especial para a minha vida amorosa: FAZER O PEDIDO.

Que Vós e Vossa Falange reconheçais a sinceridade do meu coração ao fazer este pedido. Concedei-me sua realização!

Salve a Vossa Luz!

Aieiê Mamãe Oxum!

Que assim seja e que assim se faça!

Que assim se faça e que assim se cumpra!”

Gostou do artigo? Comente aqui e compartilhe em suas redes sociais!



Dúvidas no Amor?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

setembro 20, 2021

agosto 13, 2021

julho 23, 2021

>