junho 7, 2021

Filhos de Oxalá: Características e preceitos

Oxalá

Filhos de Oxalá: Oxalá é o pai de todos. Primeiro filho de Olorum, o Orixá mais velho, aquele ao qual foi confiada a criação do mundo. É o regente do trono da fé, e é ele quem nos guia pelos caminhos da vitória.

Esse Orixá é muito conhecido pela sua benevolência com seus filhos. Ele traz consigo a bondade, o respeito pelo próximo e por todas as coisas divinas, a iluminação do espírito, da mente e do coração e, assim, consegue nos aproximar mais de Deus, bem como nos ajuda a nos aproximamos mais de nós mesmos.

Por ser o primogênito de Olorum, Oxalá é conhecido por seu perfeccionismo, por sua extrema exigência e, muitas das vezes, por possuir um ar prepotente, além de ser extremamente teimoso.  No sincretismo católico, Oxalá representa Jesus Cristo.

Características dos filhos de Oxalá

Para falarmos sobre os filhos de Oxalá, a primeira coisa que devemos dizer é que esse Orixá se divide em duas personalidades, e assim seus filhos também possuem essas características diferentes, que modificam todo o seu modo de viver e agir em sociedade:

  • Oxalá Oxalufan – é o Oxalá mais velho, seu templo é em Ifon. Ele tem uma postura curvada, por conta do tempo que lhe pesa no corpo, além de se deslocar vagarosamente como uma pessoa bem idosa. Para se locomover, utiliza o Opaxorô, um bastão de metal branco com a imagem de um pássaro. Esse Orixá está diretamente ligado com aspectos como tranquilidade, paz, sabedoria e paciência.

Devido à aparência do pai, os filhos de Oxalufan aparentam ser mais velhos do que realmente são. São sábios e não guardam rancor. São calmos e amáveis, mas não tente enganá-los: eles não serão passados para trás. São perfeccionistas e exigem isso dos outros com quem convivem.

Dificilmente você verá um filho de Oxalufan perder a cabeça. Eles são muito equilibrados, pacientes e assertivos em suas escolhas. São pessoas que amadurecem muito cedo. Seu ponto negativo é a teimosia. Tendem a achar que estão sempre corretos e costumam fugir de problemas que não acham importantes, fazendo com que vire uma bola de neve.

  • Oxalá Oxaguian – Ele é filho de Oxalufan. É um Orixá jovem, forte e guerreiro. Seu principal templo é o Ejigbo (cidade e área de governo local no Osun, na Nigéria, cerca de 40 quilômetros a nordeste de Ibadan). Em suas mãos, estão escudo, espada, mão de pilão e polvarim.
  • Oxaguian é o Orixá responsável por encorajar seus filhos nas lutas diárias para que eles possam superá-las. É dinâmico e está sempre em movimento, rege a inovação. De características severas, Oxaguian é quem motiva com espírito de luta e vontade de vencer.

Assim como os filhos de Oxalufan, os de Oxalá Oxaquian são extremamente teimosos, além de serem líderes natos. Costumam ser bem comunicativos e são muito apegados à família.

Ao mesmo tempo que você encontrará filhos que adoram uma boa briga, encontrará outros extremamente calmos e essa contradição se explica pela representação de seus braços, pois numa mão ele carrega a espada e na outra o pilão.

Agora que demos uma leve pincelada nas características básicas das qualidades de Oxalá, iremos retratar as características de seus filhos de uma forma geral.

Podemos dizer que a calmaria é uma das suas marcas registradas. Entretanto, não se engane achando que a calmaria os torna lentos ou preguiçosos. Eles são ativos e bem extrovertidos.

Vaidosos, procuram sempre ter boa aparência, um porte bem ereto, demonstrando toda a sua elegância, e são bem agradáveis. Possuem gostos caros e gostam muito de um bom vinho.

São bons pais, mas às vezes se tornam um pouco controladores e ciumentos com suas crias. Dizem que são os melhores chefes de família e sabem equilibrar muito bem o lado emocional com o racional.

São pessoas muito justas, se assemelhando muito aos filhos de Xangô. Eles prezam pelo correto, pelo justo e vão até o fim, se for necessário, para que uma pessoa consiga receber o que lhe é correto e de direito. Por isso, é muito comum ver filhos de Oxalá trabalhando com ONGs e projetos sociais.

São pessoas extremamente diplomáticas e sempre zelam pelo bem-estar e harmonia de todos. Por conta disso têm dificuldade de criticar outras pessoas. Entretanto, apesar dessas características, os filhos de Oxalá não conseguem estabelecer facilmente uma relação de confiança com alguém. Quando isso acontece, são amigos fiéis.

No entanto, como as pessoas não são feitas somente de qualidades, eles apresentam o grande defeito da teimosia, além de serem conhecidos por reclamarem muito de tudo. Isso porque se acham os donos da verdade, únicos conhecedores de todos os assuntos e são bastante egocêntricos.

Os filhos de Oxalá são o tipo de pessoa que não deixa nada por dizer, nem que seja somente para esclarecer tudo muito bem esclarecido.

Filhos de Oxalá no amor

Na vida amorosa, os filhos de Oxalá sofrem muito com sua timidez e acabam se tornando muito sozinhos e por isso vivem poucos relacionamentos. E isso também se deve à sua personalidade forte e à sua falta de sorte nas relações.

Filhos de Oxalá no amor

Podem porém encontrar seu grande amor ainda novos, e costumam levar esse relacionamento até o final de sua vida.

Quando conseguem vencer suas dificuldades e se entregar ao amor, são bem sedutores e românticos. Assim conseguem manter acessa a chama da paixão.

Lidam com facilidade com situações de atritos e sabem conversar e dialogar para resolver as coisas e selar a paz. Você não verá um filho de Oxalá usando palavras ásperas e de baixo calão com seus parceiros.

São muito sinceros e honestos com seus parceiros e quando têm filhos costumam se tornar pessoas ainda melhores.

Filhos de Oxalá no profissional

Os filhos de Oxalá são reconhecidos pela sua sabedoria e essa sabedoria vem desde muito pequenos. São capazes de resolver problemas com maestria, com muita paciência.

 Por serem muito diplomáticos e justos, tendem a ser sempre muito bem recompensados na vida profissional.

Se destacam em trabalhos que buscam ajudar o próximo e dificilmente atuam focados somente no retorno material, pois gostam de se sentir úteis e de ajudar com o seu trabalho. Por conta disso, normalmente essas pessoas escolhem como profissões as áreas de educação, diplomacia, política e artes.

Um dos seus grandes méritos profissionais reside em seu enorme senso de responsabilidade e liderança. Em contrapartida, como característica negativa e que precisa de muita atenção, tendem a ser volúveis, fúteis e de sensibilidade exagerada, o que pode trazer problemas dentro do trabalho.

Oração dos Filhos de Oxalá

Oxalá!

Oração dos Filhos de Oxalá

Divina manifestação do bem,
senhor da perfeita sabedoria e do bendito amor,
Ó vós que recebestes o poder do supremo doador para tudo e todos.
Protegei-nos das ciladas ilusórias do mundo enganador,
despertai-nos para a realidade da vida imortal,
sois a imaculada irradiação do altíssimo,
vosso nome é só mavioso e compassivo,
e nos guia; com ternura e esperança, para a Aruanda – cidade de luz.


Ai de nós empedernidos, na mais grosseira materialidade,
afogados em sentimentos inferiores;
rogamos contritos pela salvação da nossa consciência.
Junto a vós, trilharemos por caminhos iluminados,
porque sois a divina pureza, acolhedora e misericordiosa.
Santo nome, envolvei-nos em sentimentos fraternos
de real amor, a fim de chegarmos até vós.
Oxalá ! Tende pena de nós, tende compaixão…
êpa, êpa, babá oxalá!

Gostou do artigo? Comente e compartilhe em suas redes sociais!



Dúvidas no Amor?

Dinheiro?

Emprego?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

julho 23, 2021

julho 9, 2021

julho 2, 2021

>