novembro 27, 2020

Filhos de Ogum: personalidade, características e arquétipos

Nesse artigo vamos falar sobre as características, a personalidade e muito mais sobre os filhos de Ogum.

Ogum é o orixá representado pela figura de um guerreiro e simboliza a luta e a conquista. Associado à guerra e ao fogo, é o que possui maior proximidade com os seres humanos depois de Exu. Filho de Iemanjá e irmão mais velho de Exu e Oxóssi, é o Orixá que fez suas armas com suas próprias mãos e por isso seu elemento é o ferro.

Seu sincretismo é um dos mais fortes e cultuados, já que sua representação no catolicismo é através de São Jorge, guerreiro da Capadócia que matou o dragão com sua lança com apenas um golpe, nunca abandonou sua causa e é um dos santos com mais devotos no Brasil.

Filhos de Ogum

Aquele que Ogum coroa como filho receberá uma enorme proteção e força para sempre lutar pelo que almeja.

Os filhos de Ogum não fogem à luta, sabem de onde vem sua garra e por isso possuem tamanha devoção pelo seu pai, tanto que em seu dia de comemoração, que é 23 de abril, os festejos se iniciam com fogos de artificio logo na alvorada e vão até a noite, com feijoada e muita louvação e agradecimentos pelos caminhos abertos e pelas vitórias de cada dia.

Diante disso, vamos explicar como são os filhos deste orixá guerreiro, sua personalidade central, como são seus arquétipos, e como atuam no campo espiritual, físico, de relacionamentos e profissional.

Personalidade dos filhos de Ogum

A principal característica dos filhos de Ogum é a de que dão um boi para entrar em uma briga e ainda uma boiada para permanecer dentro dela.  Mesmo que o motivo ou a consequência não os envolva diretamente. Se um filho de Ogum tem uma causa para lutar, eles jamais fugirá à luta.

Adoram uma boa festa e, como são pessoas muito divertidas e animadas, apesar do temperamento forte e impulsivo, acabam levando a alegria contagiante de um festeiro onde quer que cheguem.

A característica mais marcante dos filhos de Ogum é o esforço para conseguir alcançar o que desejam, são verdadeiros humanos incansáveis, são muito persistentes, além de serem líderes natos, valentes, impetuosos e destemidos.

Não confundam esta personalidade com teimosia, pois eles sabem que apenas irão desejar aquilo que é certo, que lhes fará bem e que irá lhes trazer felicidade. Não dão murro em ponta de faca. São inteligentes na guerra e na vitória.

Porém, caso isso não seja dosado, podem se tornar prepotentes, vaidosos e arrogantes, já que raramente os filhos de Ogum perdem sua batalha, e isso pode se tornar uma grave soberba.

No entanto, tanta força acaba trazendo algumas consequências para a saúde física dos (as) filhos (as) deste orixá. Seu ponto fraco está localizado na cabeça e com isso é comum vê-los sofrer com ansiedade, graves dores de enxaqueca, gastrite nervosa, tensão e nervosismo.

Por isso, é sempre recomendado que os filhas e filhos de Ogum pratiquem constantemente atividades físicas, para que liberem toda a energia que guardam dentro de si, já que nem sempre a vida terá uma batalha a ser enfrentada. E eles não sabem viver em calmaria.

É preciso fazer atividades que relaxem e libertem o estresse. Além disso, dormir é algo muito importante para a saúde dos (as) filhos (as) de Ogum. Eles precisam de uma boa noite de sono para ter um bom humor.

Por fim, são pessoas livres e gostam de viver intensamente suas vidas, sem dar satisfação a ninguém. Detestam rotina e mesmice, entediam-se muito rapidamente quando algo não lhe traz movimento e intensidade, e por isso possuem grande ânsia por mudança. São pessoas que gostam muito de viajar, conhecer novos lugares, pessoas e ver coisas diferentes.

Por fim, sua personalidade central será sempre de uma pessoa com temperamento forte, cabeça quente e de fácil irritabilidade. Contudo, apesar de seu temperamento difícil, têm um forte sentido de honra, justiça e respeito pelos outros.

Arquétipo dos filhos de Ogum

Claro que as pessoas são diferentes, mas em geral os (as) filhos (as) de Ogum são magros, altos, fortes e de estatura e porte esguios, como se estivessem com uma armadura e em posição de batalha.

Arquétipo dos filhos de Ogum

São pessoas com forte habilidade para os esportes e possuem um corpo atlético que se soma à sua aptidão para a prática de atividades físicas. Como dito antes, precisam se manter em movimento para gastar a grande energia que acumulam dentro de si.

Geralmente são pessoas bonitas, vaidosas, embora sem se apegar a padrões, talentosas e inteligentes. Gostam de ser notadas, porém, muito mais pelas suas vitórias do que pelo que apresentam de beleza exterior.

Filhos de Ogum no amor

Os (as) filhos (as) de Ogum não são pessoas de fácil trato quando o assunto é relacionamento, já que são bastante egoístas, porém quando se apaixonam de verdade fazem de tudo para conquistar a pessoa amada e não desistem facilmente. Adoram tomar a iniciativa e sabem de seu poder e charme para o momento da conquista. São geralmente pessoas de autoestima elevada e por isso atraem facilmente inúmeros amores.

Alguns podem achar que, por conta disso, são pessoas infiéis, mas se estiverem verdadeiramente apaixonados e o amado os corresponder, os filhos de Ogum são bastante fiéis e se entregam de corpo e alma, fazendo de tudo pelo relacionamento.

A única coisa que o parceiro não pode fazer é tirar sua liberdade. Se isso ocorrer, pode ter certeza de que o filho ou filha de Ogum irá imediatamente se desapegar do relacionamento e do parceiro. São muito possessivos e ciumentos, e capazes de armar verdadeiros barracos caso o ciúme ataque.

Filhos de Ogum no profissional e no material

Os (as) filhos (as) de Ogum são líderes natos e muito determinados, então costumam ocupar cargos de grande liderança no campo profissional.

Além disso, são pessoas de bom raciocínio, inteligentes e espertos, e por isso normalmente acompanham a evolução dos tempos, conectando-se a assuntos ligados às novas tecnologias e a cálculos.

São pessoas muito ambiciosas e que desejam sempre ser bem-sucedidos, ou seja, querem alcançar a vitória também no campo profissional. E precisam realmente ser bem-sucedidos, já que são muito gastadores.

Geralmente escolhem profissões como engenharia, física, administração e contabilidade, ou atuam como professores da áreas de exatas.

Contudo, de temperamento difícil e de grande impulsividade, tomam decisões de cabeça quente e isso pode lhes trazer problemas.

Além disso, por não gostarem de rotina, estão sempre em busca de novos desafios e isso pode fazer com que vivam na inconstância de novos empregos, que lhes tragam mais motivação e desafios diferentes.

Não conseguem guardar dinheiro, já que tudo o que recebem, gastam de imediato, de forma a satisfazer seus desejos momentâneos.

Não possuem qualquer apego material e, se não tomarem cuidado, poderão acumular até dividas e desenvolver um consumismo patológico, isso pelo desejo impulsivo de liberdade e de fazer o que querem sem medir as consequências.

Oração dos filhos ao pai Ogum

Oração dos filhos ao pai Ogum

Geralmente, os filhos de Ogum possuem em suas casas, escritórios ou locais de trabalho a planta chamada Espada de São Jorge, para que seu pai possa manter os caminhos abertos, protegê-los contra os inimigos e livrá-los de qualquer mal.

Para isso também podem entoar a seguinte oração:

“Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge,
para que meus inimigos tendo pés não me alcancem,
tendo mãos não me peguem,
tendo olhos não me enxerguem
e nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão,
facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar,
cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrarem.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça.

Virgem Maria de Nazaré, cubra-me com o seu sagrado e divino manto, protegendo-me em todas minhas dores e aflições.

E Deus, com a sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades ee perseguições dos meus inimigos,

Glorioso São Jorge, em nome de Deus,
estenda-me o seu escudo e as suas poderosas anulas,
defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza
do poder dos meus inimigos carnais e espirituais e de todas suas más influências, e que debaixo das patas de seu fiel ginete,
meus inimigos fiquem humildes e submissos ao senhor,
sem se atreverem a um olhar sequer que me possa prejudicar.

Assim seja, com o poder de Deus e de Jesus e da falange do divino Espírito Santo.

Amém.

Ogunhê

Gostou do artigo? Comente aqui e compartilhe em suas redes sociais!



Dúvidas no Amor?


Nossos Tarólogos Online respondem tudo!


A partir de R$ 9,90

Consultores VidaTarot

Coloque um ponto final nas suas dúvidas agora mesmo!


Veja também...

setembro 20, 2021

agosto 13, 2021

julho 23, 2021

>